[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

Mais alguém sem conexão? Aqui caiu há cerca de 1h aproximadamente e até agora nada.
Tijuca
Aqui em Niterói está ok. Ao menos, para mim.

Nada a ver com sua pergunta (eu sou chato assim mesmo), mas...

Alguma notícia sobre o IPv6, na Predialnet?
 
Não tenho informações também a respeito do IPv6..
Sigo sem conexão, ao ligar para lá obtenho a informação de que já identificaram o problema na conexão e estão efetuando reparo..
Vamos aguardar.
 
Mais alguém está percebendo que algo mudou na rede da predialnet? E mudou para melhor.

Estou conseguindo velocidades boas para vários destinos agora. Antes acontecia muito de esbarrar em um "limite" de 200mbs.
 
Quais destinos? Para mim o link internacional continua meio mais ou menos. O link nacional está ótimo.
 
Se você testar contra vários servidores do Rio mesmo (speedtest.net) vai ver isso que estou falando. Parece existir um limite na casa de 200mbs para vários.

E não acontece só com servidores duvidosos. Você pode observar com servidores de operadoras grandes mesmo (Oi, vivo, Tim, claro).

Enquanto isso, outros servidores sempre pegam banda total (PoP-RJ/RNP, por exemplo).

Tem muita cara de ser gargalo na conexão da predial com algumas redes.

O que reparei recentemente é que, pela primeira vez, em alguns momentos consigo banda total até com esses servidores normalmente limitados. Talvez estejam expandindo a capacidade da rede.
 
Se você testar contra vários servidores do Rio mesmo (speedtest.net) vai ver isso que estou falando. Parece existir um limite na casa de 200mbs para vários.

E não acontece só com servidores duvidosos. Você pode observar com servidores de operadoras grandes mesmo (Oi, vivo, Tim, claro).
Alô Allan !

Tudo bem, véio ?

Não é pra isso acontecer não, ué ! o_O

O atual gargalo das conexões da PredialNet está no preço dos roteadores com Wi-Fi 6 (bons modelos na casa dos R$ 450), só por isso que ainda não chega a Gigabit. 😂

Me ajuda a debugar isso ? Aqui da minha casa (que nem usa a rede de 10Gigabits ainda), trafego normal para os servidores de maior capacidade do Rio.

Pra Oi no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219098146

Pra TIM no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219105050

Pra Claro no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219107542

Você tem que conseguir trafegar no talo da conexão pra qualquer servidor confiável, digo porque no Speedtest.Net tem muita estrutura pequena que não vai dar conta de empurrar grandes velocidades, mas esses caras maiores aí não tem erro não.

Consegue refazer os testes que eu fiz e postar aqui ?

Ah. Eu não reparei isso com provedores nacionais - tenho visto é com os internacionais mesmo.
Alô vizinho !

Tudo jóia aí ?

Peguei de um VM Linux conectada direto pro nosso roteador de borda pra fazer alguns testes e ver a que pé estamos. Me ajuda aí ? O seu teste tá pra onde ?

Peguei uns servidores parrudos e isso é o que a gente tem aqui:

Comcast Miami:
https://www.speedtest.net/result/c/e0031806-e112-43fa-9c83-f4473573109d

DNS.NET Berlin:
https://www.speedtest.net/result/c/37b91e92-0013-4a6b-a62a-ff444a3abefb

Spectrum Nova Iorque:
https://www.speedtest.net/result/c/6cfbe0d7-4d56-45a3-8ea5-f47cc7be4669


Gente, vocês têm meu e-mail aí (neilson@predialnet.com.br) ... se o acesso não tiver legal, é só me falar que eu vou correr atrás aqui pra ver o que tá pegando. Trabalho pra vocês. São vocês quem pagam meu salário. 😂

Abraços !
Neilson
 
Tudo certo?

Os testes foram feitos em sequência. Abri e fechei com a PredialNet, para validar que a rede continuava livre. Tinha um outro desktop na rede, rodando um vídeo no Youtube - mas isso nãi vai fazer nenhuma diferença significativa.

Meu plano é o de 400Mb
EDITADO -- Linux, Opensuse Leap 15.3 -- /EDITADO
Asus B450M Gaming/BR
Ryzen 3600X
32GB DDR 3200
Roteador: Mikrotik, hEX (RB750Gr3 - https://mikrotik.com/product/RB750Gr3)

Dia 30/05/2022
Predialnet (20:13)
13219324761.png


Oi, RJ
13219329294.png


TIM, RJ
13219335858.png


Claro net virtua, RJ
13219339143.png


Comcast, Miami
13219343244.png


DNS:NET, Berlin
13219346417.png


Spectrum, NY
13219350179.png


EdgeFibernet, NY
13219354150.png


PredialNet (20:35)
13219373249.png
 
Alô Allan !

Tudo bem, véio ?

Não é pra isso acontecer não, ué ! o_O

O atual gargalo das conexões da PredialNet está no preço dos roteadores com Wi-Fi 6 (bons modelos na casa dos R$ 450), só por isso que ainda não chega a Gigabit. 😂

Me ajuda a debugar isso ? Aqui da minha casa (que nem usa a rede de 10Gigabits ainda), trafego normal para os servidores de maior capacidade do Rio.

Pra Oi no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219098146

Pra TIM no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219105050

Pra Claro no RJ:
https://www.speedtest.net/result/13219107542

Você tem que conseguir trafegar no talo da conexão pra qualquer servidor confiável, digo porque no Speedtest.Net tem muita estrutura pequena que não vai dar conta de empurrar grandes velocidades, mas esses caras maiores aí não tem erro não.

Consegue refazer os testes que eu fiz e postar aqui ?


Alô vizinho !

Tudo jóia aí ?

Peguei de um VM Linux conectada direto pro nosso roteador de borda pra fazer alguns testes e ver a que pé estamos. Me ajuda aí ? O seu teste tá pra onde ?

Peguei uns servidores parrudos e isso é o que a gente tem aqui:

Comcast Miami:
https://www.speedtest.net/result/c/e0031806-e112-43fa-9c83-f4473573109d

DNS.NET Berlin:
https://www.speedtest.net/result/c/37b91e92-0013-4a6b-a62a-ff444a3abefb

Spectrum Nova Iorque:
https://www.speedtest.net/result/c/6cfbe0d7-4d56-45a3-8ea5-f47cc7be4669


Gente, vocês têm meu e-mail aí (neilson@predialnet.com.br) ... se o acesso não tiver legal, é só me falar que eu vou correr atrás aqui pra ver o que tá pegando. Trabalho pra vocês. São vocês quem pagam meu salário. 😂

Abraços !
Neilson

Fala Neilson. Obrigado pelo suporte personalizado :)

Olha o resultado dos meus testes, todos realizados no cabo.

Grandes operadoras RJ (Claro, Oi, Vivo e Tim, na ordem):

13221222114.png
13221226140.png
13221234043.png
13221256252.png
Links: Claro, Oi, Vivo e Tim
Repara que o resultado com o servidor da Tim é bem dentro do esperado e é a isso que eu estava me referindo quando disse que alguma coisa mudou para melhor na rede. Só começou a acontecer recentemente, antes os resultados sempre ficavam na casa dos 200-300. Mas é algo meio instável também. Agora o resultado com a Tim foi o melhor, mas às vezes é o resultado com a Vivo, às vezes com a Oi e, na maior parte do tempo, nenhum deles chega na banda total.​

Grandes Operadoras SP (Claro, Oi, Vivo e Tim, na ordem):

13221242233.png
13221247588.png
13221236926.png
13221245105.png
Links: Claro, Oi, Vivo e Tim
Os resultados com servidores em SP são piores do que os com servidores no RJ.​

Agora, para ficar mais difícil de entender, esses servidores no RJ e em SP dão resultados bons de maneira consistente (principalmente o PoP-RJ/RNP):

13221253299.png
13221340402.png

Os meus resultados internacionais são esses, todos bem abaixo do esperado:

13221374900.png
13221378496.png
13221381437.png

Se não existe gargalo de banda, talvez seja algum limitador da própria predialnet se comportando mal?
Para referência, segue teste contra o servidor da predialnet em Niterói:

13221584967.png

Abs
 
Última edição:
Caramba pessoal, os testes tão uma merda ! :crycat:

Podem ficar tranquilos que nós vamos achar aonde está o gargalo. Me dêem um tempo, por favor. Vou começar a trabalhar imediatamente pra descobrir a razão.

Já já eu retorno ok ?

Muito obrigado @allanmachado1 e @Paternot !

Abraços,
Neilson
 
Fala galera!!
Precisam de mais testes? Posso fazê-los à noite assim que chegar em casa. Só vi os posts agora :limo:
 
Caramba pessoal, os testes tão uma merda ! :crycat:

Podem ficar tranquilos que nós vamos achar aonde está o gargalo. Me dêem um tempo, por favor. Vou começar a trabalhar imediatamente pra descobrir a razão.

Já já eu retorno ok ?

Muito obrigado @allanmachado1 e @Paternot !

Abraços,
Neilson
Tem uma diferença que eu acho que deveria ser verificada...

No teste internacional vc usou o speedtest cli e eles usaram o web, e isso da diferença para ser sincero! Muitos afirmam que o correto é usar o CLI e não o web, ainda mais para testes internacionais.

OBS: Não li o histórico todo da situação, só olhei rápido o post com os testes internacionais e os outros testes das outras pessoas.
 
Se me arrumar o ID do servidor, eu testo. Não achei lista com IDs, e os que encontrei estão desatualizados.
 
Se me arrumar o ID do servidor, eu testo. Não achei lista com IDs, e os que encontrei estão desatualizados.
Servidor: DNS:NET Internet Service GmbH - Berlin
id: 20507

Servidor: Comcast - Miami - FL
id: 1779

Servidor: Spectrum - New York - NY
id: 16976

Comando para usar o speedtest cli no cmd:
speedtest.exe -s id do servidor

Como achar o id dos servidores usando a API do site speedtest:
-> https://www.speedtest.net/api/js/servers?engine=js&search=variavel&limit=100

Aonde variavel é = cidade do servidor ou país ou nome servidor e etc.

Site jason2table, serve para melhor visualizar os dados gerados pela API do site speedtest:
-> http://json2table.com/

Basta copiar tudo e jogar nele.
 
Última edição:
Nenhum ID, que não seja parte da lista automática (e só mostra os brasileiros perto de mim), funciona.

speedtest-cli --version
speedtest-cli 2.1.3
 
Nenhum ID, que não seja parte da lista automática (e só mostra os brasileiros perto de mim), funciona.

speedtest-cli --version
speedtest-cli 2.1.3
Para mim está funcionando perfeitamente, conforme eu expliquei :joia:

oXytHEJ.png


-> https://www.speedtest.net/result/c/55672955-78c1-4326-a496-cc02b899b55f

55672955-78c1-4326-a496-cc02b899b55f.png


Agora o mesmo teste para o mesmo servidor via web:

-> https://www.speedtest.net/result/13222854370

13222854370.png


Você deve está executando o comando errado ou fazendo algo errado? Fora que os id's que eu passei estão 100% certos já que vem direto da API do speedtest.

Vou ligar a maquina virtual aqui do ubuntu e verificar.

Edit:

pZz460o.png


Funcionando perfeitamente na VM do ubuntu 18.04 tbm.
 
Última edição:
Para mim está funcionando perfeitamente, conforme eu expliquei :joia:

oXytHEJ.png


-> https://www.speedtest.net/result/c/55672955-78c1-4326-a496-cc02b899b55f

55672955-78c1-4326-a496-cc02b899b55f.png


Agora o mesmo teste para o mesmo servidor via web:

-> https://www.speedtest.net/result/13222854370

13222854370.png


Você deve está executando o comando errado ou fazendo algo errado? Fora que os id's que eu passei estão 100% certos já que vem direto da API do speedtest.

Vou ligar a maquina virtual aqui do ubuntu e verificar.

Edit:

pZz460o.png


Funcionando perfeitamente na VM do ubuntu 18.04 tbm.

Repara que o resultado na cli que você printou foi basicamente igual ao resultado web.

Eu sinceramente acho que faz muito pouca diferença usar web ou cli. Não é isso que explica os resultados estranhos.
 
Repara que o resultado na cli que você printou foi basicamente igual ao resultado web.

Eu sinceramente acho que faz muita pouca diferença usar web ou cli. Não é isso que explica os resultados estranhos.
Se refere da vm do linux? Mais ai é outra situação já que é uma vm, setada de forma diferente... Apenas rodei para mostrar que funciona e que o outro usuário está fazendo algo de errado na hora de executar o speedtest.

O teste real seria em maquina nativa no sistema que vc usa e no meu caso é o windows e no windows como tu ve o primeiro teste, a diferença é grande, tanto desempenho como ping.
 
Se refere da vm do linux? Mais ai é outra situação já que é uma vm, setada de forma diferente... Apenas rodei para mostrar que funciona e que o outro usuário está fazendo algo de errado na hora de executar o speedtest.

O teste real seria em maquina nativa no sistema que vc usa e no meu caso é o windows e no windows como tu ve o primeiro teste, a diferença é grande, tanto desempenho como ping.

A diferença não é tão grande assim... Ambos os resultados são estranhos.

E pode ser explicada por outros fatores, como flutuação de carga nos links daqui até lá. Sendo um servidor distante, tem bastante variável aí.

De qualquer forma, como você mesmo falou, o teste real é "como você usa". Todos navegam na Internet pelo browser, não por linha de comando, certo? 😅
 
Não, a coisa só não funciona para mim. Olha só:

speedtest-cli --server 10410
Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda (177.12.1.235)...
Retrieving speedtest.net server list...
ERROR: No matched servers: 10410

---------------------------------------------------------------

speedtest-cli --list
Retrieving speedtest.net configuration...
3065) TIM Brasil (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
14612) Claro net vírtua (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
34529) Su@net Provedor (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
39881) Ultra Fibra (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
30827) Stokinfo Telecomunicações (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
11734) Citta Telecom (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
19463) SJNET TELECOMUNICAÇÕES (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
28683) Webfiber Provedor (Rio de Janeiro, Brazil) [8.07 km]
26318) Falenet (Nilópolis, Brazil) [33.38 km]
35408) VLC (Nilopolis, Brazil) [33.38 km]

---------------------------------------------------------------

speedtest-cli --server 3065
Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda (177.12.1.235)...
Retrieving speedtest.net server list...
Retrieving information for the selected server...
Hosted by TIM Brasil (Rio de Janeiro) [7.17 km]: 3.577 ms
Testing download speed................................................................................
Download: 412.49 Mbit/s
Testing upload speed......................................................................................................
Upload: 640.50 Mbit/s

---------------------------------------------------------------

Estou criando uma VM Windows, para rodar o teste. Vamos ver no que dá.
 
A diferença não é tão grande assim... Ambos os resultados são estranhos.
De 2mb para quase 24 mb é basicamente 12 vezes maior :naza: se vc acha isso pouco ai é outros 500 :limo:

E pode ser explicada por outros fatores, como flutuação de carga nos links daqui até lá. Sendo um servidor distante, tem bastante variável aí.
Fiz vários testes e estava consistente no momento do teste tanto o resultado do cli como do web.

Na minha opinião, é preciso respeitar o mesmo método de teste para se ter um resultado aceitável nessa situação. E no caso do teste original pelo @neilsonhenriques foi feito usando CLI para os destinos\servidores internacionais.

Essa questão speedtest web vs cli já foi discutida bastante aqui no forum, no tópico da claro então rolou e rola bastante e o cli sempre traz resultados melhores, principalmente no download em testes internacionais.

Eu acho que não custa nada tu testar via cli tbm, se tu fizer um teste no web e um no cli e eles derem resultados parecidos, blz da para descartar que seja isso! Porém, mesmo assim eu sempre usaria o cli para fazer o teste e não o web.

De qualquer forma, como você mesmo falou, o teste real é "como você usa". Todos navegam na Internet pelo browser, não por linha de comando, certo? 😅
É, mais browser algum vai usar um o link todo de internet para navegar, se for para chegar nesse ponto então vc não teria que testar um download\upload de arquivos com gerenciadores próprios para isso 😅 e ignorar speedtest da vida. :shrug:

Eu mesmo testei isso, ou seja, fiz um speedtest no servidor da hetzner em frankfurt e no speedtest o resultado era muito maior no download do que eu realmente conseguia baixar o arquivo de lá, já que a mesma empresa fornece arquivos de até 10Gb do mesmo servidor e localidade para testar a velocidade de download.

hTRqcP5.png


No speedtest ficou bem estável na época nos 110-120 Mbps, já no download nunca chegou nem perto disso.

Fora que pessoas usam extensões, existem configs nos browsers e etc, que podem afetar ou não o resultado... O objetivo do CLI é precisamente evitar qualquer tipo de interferência desse naipe e ter um resultado o mais perto da realidade possível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não, a coisa só não funciona para mim. Olha só:

speedtest-cli --server 10410
Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda (177.12.1.235)...
Retrieving speedtest.net server list...
ERROR: No matched servers: 10410

---------------------------------------------------------------

speedtest-cli --list
Retrieving speedtest.net configuration...
3065) TIM Brasil (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
14612) Claro net vírtua (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
34529) Su@net Provedor (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
39881) Ultra Fibra (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
30827) Stokinfo Telecomunicações (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
11734) Citta Telecom (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
19463) SJNET TELECOMUNICAÇÕES (Rio de Janeiro, Brazil) [7.17 km]
28683) Webfiber Provedor (Rio de Janeiro, Brazil) [8.07 km]
26318) Falenet (Nilópolis, Brazil) [33.38 km]
35408) VLC (Nilopolis, Brazil) [33.38 km]

---------------------------------------------------------------

speedtest-cli --server 3065
Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda (177.12.1.235)...
Retrieving speedtest.net server list...
Retrieving information for the selected server...
Hosted by TIM Brasil (Rio de Janeiro) [7.17 km]: 3.577 ms
Testing download speed................................................................................
Download: 412.49 Mbit/s
Testing upload speed......................................................................................................
Upload: 640.50 Mbit/s

---------------------------------------------------------------

Estou criando uma VM Windows, para rodar o teste. Vamos ver no que dá.
Ta usando qual distro? Porque eu na ubuntu 18.04 nem se usa mais speedtest-cli no comando e sim apenas speedtest na ultima versão do cli que é instalada, conforme eu mostrei no print.

De repente vc está usando uma versão antiga do speedtest cli?
 
Cara, uma discussão web vs cli quando ambos dão resultados grotescamente diferentes dos resultados do Neilson não faz sentido. Isso simplesmente não é um fator relevante na questão.
 
Ok, temos uma diferença de fato, entre o aplicativo no browser e na linha de comando. Estranho, já que localmente eu chego no limite da banda. Bom, não dá para discutir com resultado.

DNS:NET, Berlin (browser)

DNS:NET, Berlin (cli)

Mas isso nos leva à próxima pergunta:
O teste internacional via browser é mais lento porque o código do Speedtest é ruim?
Ou o teste internacional via browser é o mais próximo da realidade, e o código do Speedtest, ao não usar HTTP, induziu a uma configuração ineficiente da rede?

Porque ninguém aqui navega usando raw socket ou coisa que o valha. Se o teste do Speedtest usa isso, deixa de ser um teste válido - porque passa a testar o que não usamos.
 
Ok, temos uma diferença de fato, entre o aplicativo no browser e na linha de comando. Estranho, já que localmente eu chego no limite da banda. Bom, não dá para discutir com resultado.

DNS:NET, Berlin (browser)

DNS:NET, Berlin (cli)
Tem algo de errado na url do resultado do cli, da uma verificada.

Mas isso nos leva à próxima pergunta:
O teste internacional via browser é mais lento porque o código do Speedtest é ruim?
Ou o teste internacional via browser é o mais próximo da realidade, e o código do Speedtest, ao não usar HTTP, induziu a uma configuração ineficiente da rede?

Porque ninguém aqui navega usando raw socket ou coisa que o valha. Se o teste do Speedtest usa isso, deixa de ser um teste válido - porque passa a testar o que não usamos.
É ai que está, né!

Essas são algumas das questões que realmente fazem sentido, não é mesmo? Agora caso o argumento de que o teste do cli não é valido porque não é o mundo real, então os testes que o @neilsonhenriques fez, teriam que ser refeitos no web para ser ter uma base comparável!

Como eu falei, temos que respeitar o mesmo método de teste para que o resultado seja valido e o mais perto da realidade possível!

O meu objetivo aqui foi realmente apenas apontar o que eu vi ali, ou seja, testes usando metodos diferentes tendo resultados diferentes o que não é o correto a se fazer e com isso levantar essa questão para que vcs que são usuários e gerentes do provedor possam tirar suas próprias conclusões, ainda mais quando temos algo raro aqui que é um provedor trazendo um atendimento próximo de usuários mais avançados diretamente em um forum.

É um oportunidade única para se ter diversas confirmações e informações validadas.
 
Última edição:
Gente, vocês querem discutir o 5% e ignorar o 95%?

Só para ser mais claro: as diferenças que vocês observam entre web e cli são muito menores do que a diferença entre os seus resultados (ou a mediana deles, que seja) e os do Neilson. Ou não?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo