[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Na verdade quando ocorria isso, a tim cancelada o contrato. Não era só bloquear acesso. Eles cancelaram, mandavam retirar equipamentos, e se a pessoa estivesse na fidelidade, ainda cobrava multa (sim, isso é absurdo)
Uma coisa é ela cobrar. A outra é eu pagar. Já perdi as contas de quantas multas as operadoras (inclusive a TIM) cobraram de mim nos últimos 20 anos. Nunca paguei nenhuma, tenho serviços das três, e ainda pago menos que 99% das pessoas pagam pelas mesmas coisas.

Tinha uma época que a tim realmente cancelava, mas eles deram uma parada. Se eles cancelarem, nada impede da pessoa entrar na justiça (normalmente ganha), pq isso que eles faziam era absurdo, contra a lei.
Nesse ponto, já sou contra. Não uso o estado para quase nada! E defendo a liberdade da empresa de propor a cláusula contratual que ela quiser. Ninguém é obrigado a assinar. Da mesma forma, ela não é obrigada a me ofertar. Se ofertou, então quer que eu assine. Se assinei, foi por que quis. E a gente resolve isso tudo dentro dos limites da liberdade, do capitalismo (individualismo) e da propriedade privada. Na maioria das vezes, funciona. A alternativa estatal, sempre, invariavelmente, traz efeitos colaterais indesejados.

Sim e nao. Na verdade, contratualmente, só pode ser utilizado dentro do domicilio do reclamante. Claro que se levar para outro domicilio na mesma localidade funcionará, mas contratualmente nao é permitido. Óbvio que entre o que está no contrato e a prática é diferente.
Assim como a Netflix agora quer forçar os assinantes a só compartilharem a senha com quem "mora na mesma residência". Risível. Na prática, primeiro vem o bom senso. Depois vem o combate de forças. Um contrato só tem validade se as pessoas lhe atribuírem valor.

A questão é que do ponto de vista técnico, ele não poderia fazer isto, mas muitos técnicos não vão querer ficar se aborrecendo com cliente por conta de um decoder. Mas nada impede que se uma situação análoga ocorrer novamente, o técnico relate para os superiores, ou mesmo realize a desconexão do ponto irregular.
Ele não fez nada. Quem disse que ele fez algo? Ele não foi à casa do outro lado da rua trocar o STB. Imagine. Acho que me expressei mal. Eu jamais lhe pediria para mexer no aparelho que deveria estar na minha casa, em outra casa. Isso que você leu não aconteceu. É tudo coisa da sua cabeça! :p:D🤣🤷‍♂️

Falando sério, eu até lhe pedi desculpas, e disse que eu poderia buscar o aparelho lá. Mas ele se ofereceu de ir até lá. Um técnico muito gentil. Parabéns. Se ele fosse funcionário em minha empresa, e fizesse algo do tipo, ganharia o prêmio de funcionário do mês. Afinal, todos sairiam ganhando, inclusive eu. :)

Se um pretenso técnico, um dia, vier a relatar aos superiores que eu tenho um STB registrado num endereço, em outro, aposto que nada acontecerá. Enfim, assumo o risco e digo: não me importo. :p

No fundo, hoje certas coisas até são toleradas pelas operadoras devido a situação econômica do país. Se ficarem encrencando com tudo, perdem cliente, ainda mais que televisao por cabo é um serviço que anda tendo queda no número de assinantes.
Exatamente. Esse é o espírito da coisa. Tanto é que, se eles puderem cobrar mais, pode ter certeza de que cobrarão, sem se preocupar com a situação econômica do assinante. Ou seja, é totalmente ético lhes devolver a gentileza. Que se virem para se manter no mercado, assim como nós nos viramos para pagar. Capitalismo é assim, e, por incrível que pareça, é o que melhor funciona para ambas as partes.

Nesse ponto, já sou contra. Não uso o estado para quase nada! E defendo a liberdade da empresa de propor a cláusula contratual que ela quiser. Ninguém é obrigado a assinar. Da mesma forma, ela não é obrigada a me ofertar. Se ofertou, então quer que eu assine. Se assinei, foi por que quis. E a gente resolve isso tudo dentro dos limites da liberdade, do capitalismo (individualismo) e da propriedade privada. Na maioria das vezes, funciona. A alternativa estatal, sempre, invariavelmente, traz efeitos colaterais indesejados.
Neste ponto, tenho pensamento distinto.

Por norma, é proibido o estabelecimento de franquias, e a tim vende o serviço como ilimitado, mas pode cancelar se consumir mais de 2tb.

Bom, sem nem entrar no mérito da norma da anatel, o contrato é contrário ao que a propria tim anuncia, logo, evidente propaganda enganosa.

Como se isso não fosse suficiente, eles alteraram um contrato em vigor sem aviso prévio (originalmente o limite para uso abusivo era 17tb). A empresa não respeitar nem o contrato que ela própria estabeleceu é o cumulo da má-fé da empresa.

Portanto, penso que alguém que tenha o serviço cancelado deve entrar na justiça, tanto pelo desrespeito a norma, pela alteração contratual ilegal, quanto pela propaganda enganosa.

Agora, permitir que as empresas estabeleçam franquias, ao meu ver, é incorreto. Se for permitido, todas adotarão, e não haverá saída (noutros tempos era assim, por exemplo, em 2005 o speedy da telefonica tinha franquia, e o net virtua também, então não tinha para onde fugir).

A regulação por parte da anatel é positiva, pois evita que a balanca penda em excesso para o lado das operadoras, além de garantir um mínimo de qualidade, mas sem inviabilizar a atividade empresarial. O problema é que tudo em excesso é problema.

(faço ainda uma observacao: se a pessoa tiver a fibra da tim, eles cancelarem o contrato, e não tiver nenhuma outra operadora disponivel no endereco, a pessoa invariavelmente tera que entrar na justica...)
Assim como a Netflix agora quer forçar os assinantes a só compartilharem a senha com quem "mora na mesma residência". Risível. Na prática, primeiro vem o bom senso. Depois vem o combate de forças. Um contrato só tem validade se as pessoas lhe atribuírem valor.
Do Netflix é algo um pouco diferente pq eles sempre toleraram o compartilhamento. O erro, indiretamente, foi deles.

Se lá atrás eles tivessem tomado medidas para impedir compartilhamento, não teria chegado na situação atual.

Olá pessoal,

Acompanho o fórum faz anos, mas nunca tinha feito o registro.
Mas hoje fiz o registro pra compartilhar com vocês um problema que alguns usuários aqui já tiveram. E sobre a Tim Ultra fibra. Sou cliente de internet banda larga da Tim a mais de 10 anos e nunca tinha tido problema com questão de franquia. Usava cabo metálico e qndo chegaram com a fibra, fui um dos primeiros a fazer a troca de metálico pra fibra no momento que chegou aqui no meu bairro. E fiz justamente por poder usar a internet ilimitada.
No dia 22/06/2023 eu recebi a notificação extrajudicial referente ao uso abusivo dizendo que ultrapassei os 2TR, e que cheguei a usar 8,62 TR.
Liguei no 10341, relatei sobre o caso e os atendentes falaram que não há nada sobre cancelamento no meu cadastro. Mas hoje 11/07/2023, pela manhã, eu recebi uma ligação da Tim S.A dizendo que minha internet seria cancelada após 5 dias.
Como já tinha os protocolos das ligações para o 10341 que fiz referente a essa carta, fiz uma reclamação no app Anatel Consumidor.
Se necessário, vou prosseguir com processo, pq qndo fiz a adesão, era pra ser de uso ilimitado. Caso haja franquia, que seja de 17TB, como era no contrato antigo, que foi com oq eu concordei.

Olá pessoal,

Mas hoje fiz o registro pra compartilhar com vocês um problema que alguns usuários aqui já tiveram. E sobre a Tim Ultra fibra. Sou cliente de internet banda larga da Tim a mais de 10 anos e nunca tinha tido problema com questão de franquia. Usava cabo metálico e qndo chegaram com a fibra, fui um dos primeiros a fazer a troca de metálico pra fibra no momento que chegou aqui no meu bairro. E fiz justamente por poder usar a internet ilimitada.
No dia 22/06/2023 eu recebi a notificação extrajudicial referente ao uso abusivo dizendo que ultrapassei os 2TR, e que cheguei a usar 8,62 TR.
Liguei no 10341, relatei sobre o caso e os atendentes falaram que não há nada sobre cancelamento no meu cadastro. Mas hoje 11/07/2023, pela manhã, eu recebi uma ligação da Tim S.A dizendo que minha internet seria cancelada após 5 dias.
Como já tinha os protocolos das ligações para o 10341 que fiz referente a essa carta, fiz uma reclamação no app Anatel Consumidor.
Se necessário, vou prosseguir com processo, pq qndo fiz a adesão, era pra ser de uso ilimitado. Caso haja franquia, que seja de 17TB, como era no contrato antigo, que foi com oq eu concordei.
se eu tivesse só a tim como opção de grande, eu assinaria qualquer provedor fundo de quintal.
não existe nada mais PATÉTICO que pagar qualquer coisa e não poder usar. não é favor.
meu uso nem passa de 2tb, mas só de ter essa preocupação na cabeça, não compensaria assinar.

se eu tivesse só a tim como opção de grande, eu assinaria qualquer provedor fundo de quintal.
não existe nada mais PATÉTICO que pagar qualquer coisa e não poder usar. não é favor.
meu uso nem passa de 2tb, mas só de ter essa preocupação na cabeça, não compensaria assinar.
Até tem algumas opções de provedores pequenos aqui na minha região, mas eu fico com o pé atrás qndo o assunto é suporte técnico. Se tivesse Vivo Fibra eu não pensaria duas vezes antes de assinar e nem iria esperar meu sinal de internet cair, mas infelizmente a Vivo Fibra ainda não tem cobertura nessa região.
E mesmo que eu diminua meu consumo, não existe um site ou aplicativo que mostre esse consumo.
Quero que ao menos minha "franquia de internet ilimitada" (olha a maluquice), seja de no mínimo 17tb, como era no momento da adesão.
A minha reclamação na Anatel já pipocou pra eles lá, e um atendente de nome Robson disse que vai acompanhar minha solicitação, via whatsapp.

Vou atualizando vocês aqui por esse tópico.

Mas fiquem ligados... Tim Ultrafibra NÃO É INTERNET ILIMITADA.

Até tem algumas opções de provedores pequenos aqui na minha região, mas eu fico com o pé atrás qndo o assunto é suporte técnico. Se tivesse Vivo Fibra eu não pensaria duas vezes antes de assinar e nem iria esperar meu sinal de internet cair, mas infelizmente a Vivo Fibra ainda não tem cobertura nessa região.
E mesmo que eu diminua meu consumo, não existe um site ou aplicativo que mostre esse consumo.
Quero que ao menos minha "franquia de internet ilimitada" (olha a maluquice), seja de no mínimo 17tb, como era no momento da adesão.
A minha reclamação na Anatel já pipocou pra eles lá, e um atendente de nome Robson disse que vai acompanhar minha solicitação, via whatsapp.

Mas fiquem ligados... Tim Ultrafibra NÃO É INTERNET ILIMITADA.
Tu tá ligado que tu tá se pondo como refém de um serviço que não te atende e tem contrato abusivo por causa de um preconceito, né?
Ser empresa grande não tá dá garantia nenhuma de qualidade, assim como ser um pequeno não é certeza de um serviço ruim.
Pior que isso é pensamento recorrente aqui no Adrenaline.
Não sei de onde as pessoas tiram essas conclusões.

Olá pessoal,

Amigo, honestamente, anatel não vai resolver.

Procure um advogado e processe a tim.

Como você só se cadastrou agora, não sei há quanto tempo você acompanha o tópico, mas vou encurtar a história pra você: vão continuar negando o que tem escrito no contrato até o fim, vão dizer no atendimento que a internet é sim ilimitada e o atendente na Anatel vai fingir se importar, mas na data marcada na notificação vão cortar teu serviço e cancelar, e se tiver fidelidade vão cobrar a multa.
A TIM vai negar até o fim, e só vão religar a sua internet se você for na justiça.

Mas fiquem ligados... Tim Ultrafibra NÃO É INTERNET ILIMITADA,
se vc quiser mexer com eles, e não quiser correr risco de ficar sem, vai a ideia
pesquisa eles deles no bgp.he.net, pega 2 que não compra link do mesmo fornecedor, ou que tem links diferentes
assina o plano basico de cada um e liga os dois num roteador dual wan com fail over (tem uns basicos da tplink igual switch que faz isso)
qd os dois tiverem on, se somam, qd um off, o outro ja assume automatico
pra wifi usa seu roteador mesmo.
aqui mesmo no forum deve ter um monte de tutorial
to ligaod que o suporte desses pequenos as vezes é meio demorado, não que eu já não tenha ficado dias fora por conta da vivo fibra que vc mesmo elogiou, inclusive enquanto redigia aqui o PPPoe dela caiu e ficou uns 5 min off. não existe nada perfeito, pra isso tu faz redundancia conforme cabe no seu bolso.

Como você só se cadastrou agora, não sei há quanto tempo você acompanha o tópico, mas vou encurtar a história pra você: vão continuar negando o que tem escrito no contrato até o fim, vão dizer no atendimento que a internet é sim ilimitada e o atendente na Anatel vai fingir se importar, mas na data marcada na notificação vão cortar teu serviço e cancelar, e se tiver fidelidade vão cobrar a multa.
A TIM vai negar até o fim, e só vão religar a sua internet se você for na justiça.
Quando recebi a notificação já pensei nesse fórum aqui pela organização e sabia que alguém poderia está tendo o mesmo problema. E eu acompanhei as atualizações de uns 3 ou 4 usuários aqui. Sei que teve um que ganhou na justiça e continuou usando e provavelmente está até hoje. E foi como vc disse, só ativaram perante a decisão de um juíz. Teve um também que reportou que recebeu a notificação, e que a internet ainda estava ativa após 2 meses do recebimento dessa notificaçãoe pelo que acompanhei os post seguintes, não reclamou mais sobre isso. Espero que eu não precise entrar com ação na justiça. Só quero o meu contrato de 17TB, como era, pq só assim tenho a garantia que não vou chegar a usar tanto assim. Ou que no mínimo eles me dêem uma opção de acompanhar esse uso (mas sei que essa opção não vai existir).

Quando recebi a notificação já pensei nesse fórum aqui pela organização e sabia que alguém poderia está tendo o mesmo problema. E eu acompanhei as atualizações de uns 3 ou 4 usuários aqui. Sei que teve um que ganhou na justiça e continuou usando e provavelmente está até hoje. E foi como vc disse, só ativaram perante a decisão de um juíz. Teve um também que reportou que recebeu a notificação, e que a internet ainda estava ativa após 2 meses do recebimento dessa notificaçãoe pelo que acompanhei os post seguintes, não reclamou mais sobre isso. Espero que eu não precise entrar com ação na justiça. Só quero o meu contrato de 17TB, como era, pq só assim tenho a garantia que não vou chegar a usar tanto assim. Ou que no mínimo eles me dêem uma opção de acompanhar esse uso (mas sei que essa opção não vai existir).
Pelos relatos aqui, a TIM atualizou o contrato de todos, incluindo o seu. Ninguém tem mais essa versão do contrato que previa uso abusivo após 17 TB.
Você só vai conseguir questionar isso na justiça.

Pelos relatos aqui, a TIM atualizou o contrato de todos, incluindo o seu. Ninguém tem mais essa versão do contrato que previa uso abusivo após 17 TB.
Você só vai conseguir questionar isso na justiça.
Então, pedi a internet deles justamente por poder usar sem me preocupar e poder trabalhar tranquilamente. Se fizeram essa revisão no contrato sem antes avisar, eles estão totalmente errados. Se tivessem avisado antes, e caso eu concordasse, claro que eu iria ou me adequar aos novos padrões ou iria procurar outros provedores. Mas fazer uma mudança sem mais nem menos, atrapalha e muito o meu trabalho. Não entrego conteúdo de vídeo (trabalho com edição de vídeo) desde o dia 06/07 por receio de fazer download e upload de arquivos. Torrent eu já não usava a muito tempo mas mesmo assim já risquei da lista e não vou usar pra não comprometer a quantidade de conexões simultâneas. Ainda acredito que possam não desligaram o meu sinal. Não quero ter dor de cabeça com processo na justiça. Sei que se eu for a fundo tenho uma chance grande de ganhar na justiça ,assim como o outro usuário aqui do fórum ganhou a causa.

Mesmo com a reclamação na Anatal, faça uma no Reclame Aqui também. Eles passaram a responder por lá e a reclamação fica pública pra que outras pessoas fiquem alertas quanto a isso. A última reclamação sobre isso por lá completou 2 anos esse mês.

De fato entre as grandes só a Vivo não tem essa franquia. Por contrato a da Oi é de menos de 1TB e a da Claro 4TB

Eu uso a Internet para ver TV, só desligo na hora de dormir... isso deve consumir os 2T? O modem F6600P não exibe os bytes trafegados =/

Pior que pra streaming eu acho a Tim melhor que a vivo. Tenho as duas pra ter redundância mas a notícia do colega acima que voltaram a aborrecer com limite de dados é um saco viu. Ainda bem que pra der umas de Heavy User eu uso meu link da Vivo.
Espero que alguém sensato da Tim reveja o teto dos limites pois 2TB hj em dia não é muito não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenta marcar esse pessoal que teve problemas no passado para ver se eles relatam como estão as coisas hoje em dia caso eles continuem na Tim. Recordo bem superficialmente dos que você comentou mas nem lembro o nome dos usuários.

Pior que pra streaming eu acho a Tim melhor que a vivo. Tenho as duas pra ter redundância mas a notícia do colega acima que voltaram a aborrecer com limite de dados é um saco viu. Ainda bem que pra der umas de Heavy User eu uso meu link da Vivo.
Espero que alguém sensato da Tim reveja o teto dos limites pois 2TB hj em dia não é muito não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenta marcar esse pessoal que teve problemas no passado para ver se eles relatam como estão as coisas hoje em dia caso eles continuem na Tim. Recordo bem superficialmente dos que você comentou mas nem lembro o nome dos usuários.
Ótima observação, @skullao

Vou marcar os usuários que me recordo que tiveram esse problema e que postaram aqui na época:

@deazone
@FelipeMoura
@XSonyBRX

edit:

Vocês conseguiram reverter esse problema de cancelamento referente a esse suposto uso abusivo?

Olá pessoal,

Com seu Relato, muita gente vai fugir da tim ultrafibra por essa propaganda enganosa deles assim como a Claro.
Pois sempre perguntam: o atendimento e bom? tem franquia? o ip e publico? sinal e bom? tem quedas?...

Na hora de vender e um país das maravilhas

depois vem o país das sacanagens! Isso que acontece contigo e muitos e falta de gestão e ganancia... pois nem eles sabem que é fibra óptica com a mentalidade de par metálico

Obs: essas comunicações dessas empresas que unem pra falar mal de uma da outra é surreal

Eu pensando em "sair da oi" pra ir pra Tim (que usa rede da V.Tal) aqui na minha cidade, ai fiquei pensando, será que essas sacanagens da Tim só se "aplicam" na "rede própria" ou quando utilizam a rede neutra da V.Tal também?! Imagino que ninguém tenha a resposta, agora estou com o pé atrás de mudar quando acabar minha fidelidade na oi.

Atualizando sobre o suposto uso abusivo:

O setor comercial me enviou mensagem via whatsapp, dizendo que foi quebra de contrato, e que não podem fazer nada porque eu realmente usei de forma abusiva a internet da Tim Ultrafibra, ultrapassando o limite de 2 TB.

Falei sobre a propaganda enganosa de internet ilimitada e não obtive mais resposta.

Me enviaram um documento de adesão com data de 21/08/2022, que consta esse limite de 2TB.

Já irei providenciar outra internet, mas mesmo assim irei processar a Tim S.A por propaganda enganosa e danos morais.
Provavelmente eles vão continuar cortando o acesso de mais pessoas, caso esse limite seja ultrapassado.
Se alguém tiver contato de algum advogado na região de São Paulo, por favor me passe.
Se eu não conseguir aqui, eu irei postar a reclamação no Jusbrasil, que com certeza algum advogado vai cuidar do caso.

TIM ULTRAFIBRA NÃO É INTERNET ILIMITADA.

É LIMITADA E MUITO.

Olá pessoal,

Você só não deixou claro ainda como se alcançou os quase 9TB na rede. Foi com o que? Streaming, baixando jogos, ou torresmo?

O setor comercial me enviou mensagem via whatsapp, dizendo que foi quebra de contrato, e que não podem fazer nada porque eu realmente usei de forma abusiva a internet da Tim Ultrafibra, ultrapassando o limite de 2 TB.

Falei sobre a propaganda enganosa de internet ilimitada e não obtive mais resposta.

Me enviaram um documento de adesão com data de 21/08/2022, que consta esse limite de 2TB.

Já irei providenciar outra internet, mas mesmo assim irei processar a Tim S.A por propaganda enganosa e danos morais.
Provavelmente eles vão continuar cortando o acesso de mais pessoas, caso esse limite seja ultrapassado.
Se alguém tiver contato de algum advogado na região de São Paulo, por favor me passe.
Se eu não conseguir aqui, eu irei postar a reclamação no Jusbrasil, que com certeza algum advogado vai cuidar do caso.

É LIMITADA E MUITO.

Apenas uma dica para quem não sabe:

Caso o valor da causa não exceda 40 vezes o salário mínimo não é necessário ter um advogado, basta procurar o setor de atermação no Juizado Especial Cível (tribunais de alguns estados inclusive disponibilizam a pré-atermação pelo site). Lá no Juizado Especial, o servidor irá proceder com todo o suporte jurídico necessário.

Baixando jogos (Playstation Plus, Xbox Live e Steam). 3 TVs usando streaming com qualidade HD e alguns filmes 4k pela Netflix. Dois computadores, um notebook, 3 celulares.
Baixo vídeos em HD, trato eles e envio em 4k para clientes (trabalho com edição de vídeo).
Fui dar uma olhada nos jogos baixados na Playstation Plus e Xbox Live.

Playstation Plus: 628GB (mês de junho)
Xbox Live: 123GB (mês de junho)

Sobre o streaming de vídeo, não tenho os dados.

Mas fica bem claro que não é difícil chegaram a 2TB no mês.

É LIMITADA E MUITO.
TIM Ultra fibra aplicando FRANQUIA de CORTE !

Apenas uma dica para quem não sabe:

Caso o valor da causa não exceda 40 vezes o salário mínimo não é necessário ter um advogado, basta procurar o setor de atermação no Juizado Especial Cível (tribunais de alguns estados inclusive disponibilizam a pré-atermação pelo site). Lá no Juizado Especial, o servidor irá proceder com todo o suporte jurídico necessário.
Muito obrigado pela dica.

Vou procurar um novo provedor de internet, pq nem eu e nem minha namorada que faz home office, podemos ficar sem internet.
Mas não vou simplesmente deixar pra lá esse assunto. Vou entrar com uma ação contra a Tim.
A cada dia que passa, aumenta a qualidade dos streamings de vídeo, qualidade de jogos e etc, assim o consumo aumenta gradativamente. Não podemos simplesmente abaixar a cabeça, pq cada vez que isso acontece, a gente acaba ficando cada vez mais refém dessas grandes empresas.

Users who are viewing this thread

Voltar