Sou leigo no assunto. Se passar para bridge desabilita as quatro portas? digo isso pois uso uma diretamente no PC, outra para Mesh Tp link e outro para um switch para cameras ip. O Wifi da Tim já desabilitei. Aqui é 1GB, está batendo algo em torno de 950 a 980 megas e 545 de upload. Isso no PC, cabo. No wifi da rede mesh bate media de 620 de download e 480 de upload. Consigo melhorar ainda mais? Colocar em Bridge vai ajudar em que? sou leigo.
Olha, se não me engano (se eu estiver falando besteira me desculpem) quando você usa modo Bridge, você vai usar apenas uma porta (geralmente a LAN 4) que vai ser conectada a um roteador de sua preferência, que se encarregará de gerenciar todo o tráfego de rede incluindo a autenticação. O modem da operadora será apenas um "laranja" passando o sinal da conexão sem interferir em nada. As portas restantes (LAN 3, 2, 1) perdem a função.
Colocar em Bridge ajuda em você ter mais controle sobre sua conexão, pois você estará gerenciando ela através de um roteador
personalizável, e não um roteador de operadora que geralmente vem todo "engessado" no software e hardware. Raros são os aparelhos oferecidos por eles que até possuem um bom hardware, mas que são colocados a perder por um software capado. Geralmente quem quer performance e domínio, usa Bridge aliado a um bom roteador de sua escolha. A dor de cabeça advém da política de operadoras em tratar todo usuário como imbecil, dificultando ao máximo a vida de quem foge desse perfil, seja por encrencando o tempo de liberar a autenticação, ou bugs que esculhambam o software do modem como acontecem com alguns modelos da Claro por exemplo. Eles não querem que você use como eles não querem, e não fazem o menor esforço para corrigir eventuais problemas ou dificuldades para quem queira ter um pouco mais de liberdade de como gerir sua rede. Chega a ser uma síndrome de porteiro, parece até que um erro de sua parte vai sair queimando tudo até a central, e você vai ver um cogumelo atômico pela janela.
Sua rede parece estar normal, e são essas as velocidades esperadas no cabo e wi-fi de acordo com o plano e sua rede interna. Passando para Bridge neste momento você não vai notar certa diferença, as melhorias só serão evidentes se houver uma intervenção mais profunda, como a troca do modem da Tim por um modelo que tenha porta 2,5GbE, OU a substituição desse modem da Tim por uma ONU / ONT particular com uma porta 2,5GbE, e conectada em um bom roteador também próprio, igualmente servido de uma porta 2,5GbE. Seus computadores conectados via cabo a esse roteador também tem que possuir uma placa de rede de 2,5GbE, bem como os equipamentos Mesh. O cabeamento preferencialmente iria passar a ser o de CAT6, e nisso você veria um incremento na velocidade final que passaria dos 950Mbps e bateria nos "1000 e alguma coisa" Mbps. Já o wi-fi / Mesh, dependeria de qual equipamento usado para saber se teria ou não algum incremento visível, principalmente aos aparelhos conectado nela.
E esses 2,5GbE (Gigabit Ethernet) significam uma porta capaz de trafegar 2,5Gbps (2,5 Gigabits por segundo / 2500Mbps), a maioria de portas encontradas nos equipamentos atualmente são de 1Gb, ou seja, 1Gbps (1000Mbps), sendo que ainda é muito comum o padrão Fast Ethernet em alguns dispositivos em que a porta opera em 100Mbps... por aí você pode deduzir que se conectar seu computador que tenha uma porta dessas, seu download não vai passar de 95Mbps (ou 11,8MB/s) e aquele seu Torrent ou algum joguinho de alguns gigas vai levar uma pá de tempo para baixar.
Fast Ethernet - 10/100
Gigabit Ethernet - 10/100/1000
2,5GbE - 2500/1000/100/10
Enfim, não há impeditivo para que você passe a usar Bridge conjugado a um BOM roteador de sua preferência. Vai do seu tipo de uso, gosto, e bolso. Prejuízo você não terá, isso é certo, fica a seu encargo se acha se vale a pena ou não.