Tmj , depois vai nos falando do desempenhoOlá. Fiz alteração. Próximos dias vou acompanhar se melhorou. Obrigado!
Tmj , depois vai nos falando do desempenhoOlá. Fiz alteração. Próximos dias vou acompanhar se melhorou. Obrigado!
Olá. Agradeço à resposta bem detalhada. Então, a porta 4 do roteador da Tim é 2,5gb. Da Claro também, tenho Claro 750 mas upload é patético, por isso peguei o Tim Fibra 1GB por causa da oferta de 112 reais. Em relação ao Deco X60, é um bom produto mas infelizmente só tem duas portas, como uso uma para entrada só resta uma para saída e eu preciso de mais, duas para ligar os outros dois deco x60 e mais uma para ligar o PC, outra para o switch. Por isso não posso abrir mão das outras portas. Precisaria então de uma entrada e quatro saídas pelo menos. Aparelhos mesh raramente tem essa quantidade de portas. Aí tive que improvisar um outro switch pequeno só para alimentar outros dois deco. O meu conjunto fica assim: roteador da Tim usando três portas, uma vai para o Deco principal, outra para o PC e outra para um switch de 16 portas que é o que recebe os cabos das câmeras IP. Tirando os cabos das câmeras IP todos os outros são cat6, sendo alguns cat 7 e outros cat8 que são os mais curtos, os que ligo roteador e PC, e roteador e Deco. Maior distância é cat6. Fiz a alteração que o colega sugeriu sobre a auto negociação, desabilitei e coloquei o máximo. Como tenho Claro + Tim eu gostaria de comprar aqueles roteadores que permitem somar as Internet, só não sei se vale a pena, se realmente funciona pois aqui a Claro não é fibra, somente a TIM, então não sei se há alguma restrição. Mas gostaria de trocar por um novo modelo, preferência mesh pois preciso de pelo menos três aparelhos e com Wi-Fi 6E, e que tenha quatro portas de saída, uma de entrada, e que as portas sejam pelo menos 2,5gb. Já vi alguns lançamentos com todas portas 2,5 e até mesmo 10GBPS mas só importandando, vi na Amazon USA. Preço até aceitável mas com impostos triplica e passa de 5 mil reais cada aparelho. Alguma sugestão que possa me atender? Somar as duas Internet, mínimo 4 portas 2,5gb, Wi-Fi 6e. Impossível né? rsrsOlha, se não me engano (se eu estiver falando besteira me desculpem) quando você usa modo Bridge, você vai usar apenas uma porta (geralmente a LAN 4) que vai ser conectada a um roteador de sua preferência, que se encarregará de gerenciar todo o tráfego de rede incluindo a autenticação. O modem da operadora será apenas um "laranja" passando o sinal da conexão sem interferir em nada. As portas restantes (LAN 3, 2, 1) perdem a função.
Colocar em Bridge ajuda em você ter mais controle sobre sua conexão, pois você estará gerenciando ela através de um roteador personalizável, e não um roteador de operadora que geralmente vem todo "engessado" no software e hardware. Raros são os aparelhos oferecidos por eles que até possuem um bom hardware, mas que são colocados a perder por um software capado. Geralmente quem quer performance e domínio, usa Bridge aliado a um bom roteador de sua escolha. A dor de cabeça advém da política de operadoras em tratar todo usuário como imbecil, dificultando ao máximo a vida de quem foge desse perfil, seja por encrencando o tempo de liberar a autenticação, ou bugs que esculhambam o software do modem como acontecem com alguns modelos da Claro por exemplo. Eles não querem que você use como eles não querem, e não fazem o menor esforço para corrigir eventuais problemas ou dificuldades para quem queira ter um pouco mais de liberdade de como gerir sua rede. Chega a ser uma síndrome de porteiro, parece até que um erro de sua parte vai sair queimando tudo até a central, e você vai ver um cogumelo atômico pela janela.
Sua rede parece estar normal, e são essas as velocidades esperadas no cabo e wi-fi de acordo com o plano e sua rede interna. Passando para Bridge neste momento você não vai notar certa diferença, as melhorias só serão evidentes se houver uma intervenção mais profunda, como a troca do modem da Tim por um modelo que tenha porta 2,5GbE, OU a substituição desse modem da Tim por uma ONU / ONT particular com uma porta 2,5GbE, e conectada em um bom roteador também próprio, igualmente servido de uma porta 2,5GbE. Seus computadores conectados via cabo a esse roteador também tem que possuir uma placa de rede de 2,5GbE, bem como os equipamentos Mesh. O cabeamento preferencialmente iria passar a ser o de CAT6, e nisso você veria um incremento na velocidade final que passaria dos 950Mbps e bateria nos "1000 e alguma coisa" Mbps. Já o wi-fi / Mesh, dependeria de qual equipamento usado para saber se teria ou não algum incremento visível, principalmente aos aparelhos conectado nela.
E esses 2,5GbE (Gigabit Ethernet) significam uma porta capaz de trafegar 2,5Gbps (2,5 Gigabits por segundo / 2500Mbps), a maioria de portas encontradas nos equipamentos atualmente são de 1Gb, ou seja, 1Gbps (1000Mbps), sendo que ainda é muito comum o padrão Fast Ethernet em alguns dispositivos em que a porta opera em 100Mbps... por aí você pode deduzir que se conectar seu computador que tenha uma porta dessas, seu download não vai passar de 95Mbps (ou 11,8MB/s) e aquele seu Torrent ou algum joguinho de alguns gigas vai levar uma pá de tempo para baixar.
Fast Ethernet - 10/100
Gigabit Ethernet - 10/100/1000
2,5GbE - 2500/1000/100/10
Enfim, não há impeditivo para que você passe a usar Bridge conjugado a um BOM roteador de sua preferência. Vai do seu tipo de uso, gosto, e bolso. Prejuízo você não terá, isso é certo, fica a seu encargo se acha se vale a pena ou não.
Tu foi de grande ajuda. Teria ajudado mais ainda se tivesse ficado quieto.Só entrar no site da tim, e pegar os telefones![]()
Obrigado, pra usuário acomodado que não se da ao trabalho de fazer o mínimo, é esse tipo de ajuda que você recebeTu foi de grande ajuda. Teria ajudado mais ainda se tivesse ficado quieto.
Sem fidelidade. É que teve uma BF foi um parto conseguir mudar de plano com desconto da BF. Eles alegavam que era só para novos clientes. Na época eu e muitos outros aqui só conseguiram pelo pré Anatel da Tim.Não sei na Tim mas acho que nem adianta se ainda estiver em fidelidade.
Sei bem como é, sempre usam isso como desculpa, mas sem fidelidade as vezes um "então vou ter que cancelar" resolve até pq pela lógica seria a mesma coisa cancelar e recontratar, acabei tendo que fazer isso no passado na Claro pois me negaram o valor promocional e sem fidelidade mas eles me proibiram de recontratar por 6 meses, só me deu o trabalho de ligar novamente e assinar no nome da mulher.Sem fidelidade. É que teve uma BF foi um parto conseguir mudar de plano com desconto da BF. Eles alegavam que era só para novos clientes. Na época eu e muitos outros aqui só conseguiram pelo pré Anatel da Tim.
sim ANORMALNossa a TIM é meio enrolada né, agendaram a instalação para hoje entre 08:00 e 13:00 ninguém apareceu… as 15:00 mandam mensagem que o técnico não vai poder ir e reagendaram… tipo eles só tem 1 técnico?
Não recebi um email confirmando o os dados do produto contratado… nenhuma formalização…
É normal isso?
HDSADHSADUSAHDHUASObrigado, pra usuário acomodado que não se da ao trabalho de fazer o mínimo, é esse tipo de ajuda que você recebe![]()
Na Claro vc não tem esse tipo de problema, tem sempre um técnico moscando por aqui dentro do carro kkk mas tbm pelo salário mixuruca que pagam preferem focar na quantidade, agora técnico da Vivo era raridade, chamados eram prazo de 48h e ainda vinham a noite cansados fazendo hora extra, pelo menos eram instruídos, já dá Claro cansei de comentar o contrário, mal tinham treinamento.Nossa a TIM é meio enrolada né, agendaram a instalação para hoje entre 08:00 e 13:00 ninguém apareceu… as 15:00 mandam mensagem que o técnico não vai poder ir e reagendaram… tipo eles só tem 1 técnico?
Não recebi um email confirmando o os dados do produto contratado… nenhuma formalização…
É normal isso?
Que tipo de cabo de rede está usando? A porta do computador de teste está com qual rate?Aproveitando o gancho que vocês falaram de a TIM ser enrolada...
Hoje, depois de quase 1 semana, finalmente subiram a minha velocidade pra 1gb.
Claro, ela não bate fielmente os 1gb (chega em 935, com alguns saltos para 1.1gb, mas o "normal" é 930).
Achei engraçado que, quando o plano era de 500mb, batia 600/700 fácil. Agora que é 1gb, parece que a velocidade segura ao máximo kkk
Enfim. Vamos ver como se comporta o 1gb na rede da V.tal![]()
Cabo Cat7, com porta gigabit 10/100/1000Mbps em Full Duplex.Que tipo de cabo de rede está usando? A porta do computador de teste está com qual rate?
Só vai dar isso mesmo em placa de rede gigabit. Pra chegar no 1 giga ou um pouco mais, terá que substituir a placa de rede de todos os pcs onde vc conectar o cabo para 2.5gbit e verificar se a porta rj45 da ont tb é 2.5g. Caso contrário, nem adianta trocar as placas de rede. Essa limitação não tem ligação com a qualidade da internet. Uma alternativa é trocar a ont por uma compatível e que tenha porta 2.5g como a v-sol V2802RH. Aqui no adrena tem tópico falando sobre o assunto e mostrando como faz.Cabo Cat7, com porta gigabit 10/100/1000Mbps em Full Duplex.
Tentar realizar o procedimento abaixo.Aproveitando o gancho que vocês falaram de a TIM ser enrolada...
Hoje, depois de quase 1 semana, finalmente subiram a minha velocidade pra 1gb.
Claro, ela não bate fielmente os 1gb (chega em 935, com alguns saltos para 1.1gb, mas o "normal" é 930).
Achei engraçado que, quando o plano era de 500mb, batia 600/700 fácil. Agora que é 1gb, parece que a velocidade segura ao máximo kkk
Enfim. Vamos ver como se comporta o 1gb na rede da V.tal![]()
Vou tentar chorar esse desconto da black friday, me desejem sorte.
Dificilmente operadoras cedem descontos pra clientes novos aos clientes existentes, e parece que a regra da anatel que isso deveria ser obrigado foi derrubado:Não entendi, qual o problema?
Dificilmente operadoras cedem descontos pra clientes novos aos clientes existentes, e parece que a regra da anatel que isso deveria ser obrigado foi derrubado:
![]()
Justiça derruba regra da Anatel que permite que clientes atuais aproveitem promoções – Tecnoblog
Artigo 46 do RGC da Anatel obrigava operadoras a aceitar migração de clientes atuais para planos promocionais; para TJDF, agência não pode determinar issotecnoblog.net
Então vou só ligar pra chorar e tentar o desconto sem muitas expectativas kkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Aparentemente consegui, foi mais simples do que pensei, atualizou a fidelidade e ganhei o desconto, 94 reais pelos 500mb agora kkkkk
Nope, só falei da promoção, disse que era cliente existente e perguntei se dava pra eu aderir, 15 min de ligação no mudo esperando e depois a atendente avisou que deu tudo certo kkkkkNão precisou ameaçar a cancelar? Kkkkk
Nope, só falei da promoção, disse que era cliente existente e perguntei se dava pra eu aderir, 15 min de ligação no mudo esperando e depois a atendente avisou que deu tudo certo kkkkk
Nada, acho que deve ter uns 6 meses só.Boa!
Seu plano já estava pra vencer? Agora não sei se continuo com 1GB ou se faço o downgrade pra 500MB, mal faço downloads...