Olá a todos, tudo bem?
Uma dúvida que me surgiu ao ler muitas páginas aqui, é o por que da rede da telefônica/vivo, em algumas regiões é possível subir terminais gpon, tipo o tx6110 e xz000-g3 e em outras não. Creio que eu tenha uma teoria sobre isso.
Pelo que eu andei falando com alguns técnicos, existem setores e em cada setor, existe uma lista de equipamentos cadastrados. E pelo que pude constar, pode ter 3 cenários:
1º Uso só do SLID (Gpon Password)
2º Uso só do Gpon S/N
3º Uso do SLID + MAC + S/N do equipamento
Nos dois primeiros cenários, isso explica o porque de muitos terminais gpon subirem só com o SLID ou S/N.
Quem está tendo problemas em subir esses equipamentos, deve ter pegado algum setor que usa o mac do equipamento deles (hgus por exemplo).
Nesse caso, tenho a impressão que só clonar o mac não resolve, teria que ser feito alguma alteração no registro físico do hardware do terminal gpon, literalmente trocando o mac, pelo mac da hgu. Editando o firmware setando um mac ali? (será que daria certo)? Pegar a placa do terminal gpon e fazer a ligação de acesso nela e editar ali? (será que daria certo também?)
Bem, o que acham da teoria? Como disse, é apenas uma teoria.
O que acham da teoria?
Uma dúvida, aproveitando o gancho.
Existem a possibilidade de transformar a hgu em um terminal que só recebe a fibra e a mesma ficar estável?
Já peguei hgu que se fosse jogada pra bridge, ela conectava e depois de uns 10 minutos, derrubava a conexão, o discador pppoe do computador, caia depois que a mesma se reconectava e o discador demorava pra se reconectar até 2 minutos. E depois repetia isso e ficava totalmente estável. Ou é azar meu mesmo rsrs.
Valeus.