[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Opa, queria perguntar pra vocês se vale a pena deixar o modem-roteador da VIVO (HGU Askey) em modo Bridge e usar um Archer C5 pra gerir a rede.
Aqui em geral o roteador da Vivo parece funcionar muito bem, pega o total da velocidade e entrega Wi-Fi na casa toda, mas em alguns celulares aqui em casa o sinal de Wi-Fi às vezes fica muito ruim (só em um dispositivo, contudo), e depois volta ao normal.
Será que é problema no roteador?
Eu tenho um Archer C5 aqui de lado, será que vale mais a pena pegar o roteador da VIVO e botar em bridge e usar o Archer pra levantar o peso real?

Edit: outras coisinhas que eu percebo na minha net: às vezes o ping de mineração tá bem baixo, aí dá uns picos...
Já vi pessoas com 300mb tendo problema usando esse router (instabilidade na rede), o jeito é colocar em bridge e testar se fica bom ou não.

Olá a todos, tudo bem?

Uma dúvida que me surgiu ao ler muitas páginas aqui, é o por que da rede da telefônica/vivo, em algumas regiões é possível subir terminais gpon, tipo o tx6110 e xz000-g3 e em outras não. Creio que eu tenha uma teoria sobre isso.

Pelo que eu andei falando com alguns técnicos, existem setores e em cada setor, existe uma lista de equipamentos cadastrados. E pelo que pude constar, pode ter 3 cenários:

1º Uso só do SLID (Gpon Password)
2º Uso só do Gpon S/N
3º Uso do SLID + MAC + S/N do equipamento

Nos dois primeiros cenários, isso explica o porque de muitos terminais gpon subirem só com o SLID ou S/N.
Quem está tendo problemas em subir esses equipamentos, deve ter pegado algum setor que usa o mac do equipamento deles (hgus por exemplo).
Nesse caso, tenho a impressão que só clonar o mac não resolve, teria que ser feito alguma alteração no registro físico do hardware do terminal gpon, literalmente trocando o mac, pelo mac da hgu. Editando o firmware setando um mac ali? (será que daria certo)? Pegar a placa do terminal gpon e fazer a ligação de acesso nela e editar ali? (será que daria certo também?)

Bem, o que acham da teoria? Como disse, é apenas uma teoria.

O que acham da teoria?

Uma dúvida, aproveitando o gancho.
Existem a possibilidade de transformar a hgu em um terminal que só recebe a fibra e a mesma ficar estável?
Já peguei hgu que se fosse jogada pra bridge, ela conectava e depois de uns 10 minutos, derrubava a conexão, o discador pppoe do computador, caia depois que a mesma se reconectava e o discador demorava pra se reconectar até 2 minutos. E depois repetia isso e ficava totalmente estável. Ou é azar meu mesmo rsrs.

Valeus.

Comprei um Terminal GPON TP-Link XZ000-G3 para arrancar o roteador da Vivo Fibra e manter apenas o Terminal GPON + Roteador com DHCP

Usei como base o conteúdo nessa página do https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-vivo-xdsl-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/page-790 do _rick007

No meu caso eu fiz um pouco diferente.

• Acessar roteador da vivo no endereço http://192.168.15.1/
  • Acessar o menu Estatística
  • Logar com o usuário e senha que se encontra atrás do aparelho
  • Obter a informação de SLID para adicionar no Modem GPON
  • Obter o GPON S/N do roteador -> MSTC01A1A1A1 Convertendo os 4 primeiros dígitos MSTC em hexadecimal (4d 53 54 43), concatenando com o restante já em hexadecimal fica (4d53544301A1A1A1)

• Ligar o Termina GPON.
  • Acessar ele em 192.168.1.1
  • Remover a fibra do roteador da Vivo e adicionar no Terminal GPON (Algo curioso é que entra ao contrário... o encaixa está para baixo no Terminal e em cima no roteador da Vivo

No menu Configuração de VLAN
  • Ativar VLAN Mode: VLAN TAG Mode e opção VLAN Vid: 10 / VLAN Priority: 0 (No caso 10 é o utilizado em São Paulo)

No menu GPON Certification
  • O SLID obtido no roteador da Vivo deve ser inserido em GPON Password para autenticação, se a luz do Terminal GPON estiver verde não piscante, foi autenticado. Caso contrário o Terminal GPON pode ficar pedindo autenticação com a luz verde piscando.
  • O GPON S/N que agora está em hexadecimal e 16 digitos deve ser inserido em GPON SN.

No seu roteador
  • Configurar no roteador Utilizar PPPoE com Usuário: cliente@cliente e Senha: cliente e DHCP ligado.
Eu mantive o DHCP do Terminal GPON habilitado, já que ele veio habilitado no 192.168.1.1 e no meu roteador eu uso a faixa 192.168.30.1

Dessa forma eu testei e funcionou perfeitamente.
Eu tive sucesso também seguindo o mesmo procedimento que vc descreveu. A ONT se registra e consigo fazer o PPPoE à partir do meu roteador (TP Link Deco M5). Entretanto, toda vez que o XZ000-G3 desliga, ele perde as configurações e o Deco M5 não consegue obter o IP via PPPoE. Quando isso acontece, preciso conectar novamente na ONT e refazer o procedimento. Vi um outro usuário reportando a mesma coisa e parece ser algo no firmware. O interessante é que as outras configurações como o SLDI e S/N se mantém.

E vc tem Vivo TV no seu setup ou só Internet? Porque a TV aqui funciona em bridge por alguns dias, mas depois passa a acontecer o erro GCN9.

Liguei na vivo agora, segundo a mulher que me atendeu não tem degustação. Falei que conhecia pessoas, disse que a vivo não trabalha com degustação. Agora estou na dúvida… atualmente tenho tv e internar, mas tô pensando em cancelar a tv e ficar só com a net e comprar essas iptvbox. Vcs usam televisão?
Oi fibra 1gb tá 499
Vivo fibra 600 tá 299

dúvida cruel hahaha
Tem degustação sim. Eu já tinha conseguido só ligando no setor de cancelamento no final do mês passado para uma casa. E hoje acabei de conseguir aqui para São Paulo na de 200mb plano novo.

A Vivo está me dando um prazo de 3 meses para realizar a portabilidade do meu número fixo. Essa central é foda. Parece que só existe atendimento pelo consumidor gov.

Tem degustação sim. Eu já tinha conseguido só ligando no setor de cancelamento no final do mês passado para uma casa. E hoje acabei de conseguir aqui para São Paulo na de 200mb plano novo.
Como funciona isso? Você apenas pede ou ameaça cancelar?

Eu tive sucesso também seguindo o mesmo procedimento que vc descreveu. A ONT se registra e consigo fazer o PPPoE à partir do meu roteador (TP Link Deco M5). Entretanto, toda vez que o XZ000-G3 desliga, ele perde as configurações e o Deco M5 não consegue obter o IP via PPPoE. Quando isso acontece, preciso conectar novamente na ONT e refazer o procedimento. Vi um outro usuário reportando a mesma coisa e parece ser algo no firmware. O interessante é que as outras configurações como o SLDI e S/N se mantém.

E vc tem Vivo TV no seu setup ou só Internet? Porque a TV aqui funciona em bridge por alguns dias, mas depois passa a acontecer o erro GCN9.
@gpborges Está com 600 megas no XZ000-G3?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu consegui de primeira solicitando de boas no setor de cancelamento. Vai depender da sua sorte e do atendente também. Mas se não der certo de boas tem que ir pelos outros canais: ouvidoria e consumidor.gov.br

Última edição:
Vai pro setor de cancelamento, fala que tem proposta equivalente/melhor de alguma operadora concorrente e pergunta se eles tem algo, sempre funcionou comigo.
Não chega muito convicto querendo cancelar pq às vezes eles atendem o pedido antes mesmo de você "mudar de ideia" :bem:

Gostaria de tirar uma dúvida com quem conseguiu 600 megas; já Faz cinco dias que meu plano foi alterado, porem não alterou totalmente no MEU VIVO (igual aconteceu para usuarios que pediram a degustação a meses atras). O unico local que alterou foi no Resumo do Contrato (que continua aparecendo no ''titulo'' como 300mbps, mas a velocidade foi corrigida). A velocidade (que é o importante) continua chegando certinho os 600 megas. Sera que esta tudo certo?
image.png

image.png

Pergunto para saber se mais alguém teve experiencia parecida e para me precaver em eventuais dores de cabeça (tipo alegarem que nunca me forneceram degustação, etc)

Quando vc diz refazer o procedimento seria colocar a config de VLAN 10 novamente? Pq o resto ele parece ficar gravado.

Eu não tenho tv a cabo hoje, mas talvez funcione com uma configuração ou um equipamento mais completo.

a Vivo me entregou esse roteador "tudo em um" quando passei a conta apenas para internet, mas antes eu tinha o combo com tv.... e os aparelhos eram diferentes.
Era uma ONT + Roteador vivo + Aparelho da TV a cabo + Meu roteador
No caso configurei na época o roteador vivo em bridge apenas na parte da internet e mantive a tv sem alterar.

Acredito que seria possível na ONT separar a VLAN 10 para internet e alguma outra VLAN para TV e usar um roteador que consiga receber esses sinais e colocar o sinal de alguma porta do roteador para o aparelho da tv, mas não tenho esse conhecimento técnico.

Mas não sei se vale a pena manter a tv a cabo convencional, em breve deve ser tudo por streaming e isso facilita a manutenção dos equipamentos. Tudo será um app.

Gostaria de tirar uma dúvida com quem conseguiu 600 megas; já Faz cinco dias que meu plano foi alterado, porem não alterou totalmente no MEU VIVO (igual aconteceu para usuarios que pediram a degustação a meses atras). O unico local que alterou foi no Resumo do Contrato (que continua aparecendo no ''titulo'' como 300mbps, mas a velocidade foi corrigida). A velocidade (que é o importante) continua chegando certinho os 600 megas. Sera que esta tudo certo?
image.png

image.png

Pergunto para saber se mais alguém teve experiencia parecida e para me precaver em eventuais dores de cabeça (tipo alegarem que nunca me forneceram degustação, etc)
está tudo certo

Qual é o período dessa degustação de 600?

12 meses ?
Sim, mas tem gente que tem que brigar por que disponibilizam por período menor. Mas em geral 12 meses.

Vai pro setor de cancelamento, fala que tem proposta equivalente/melhor de alguma operadora concorrente e pergunta se eles tem algo, sempre funcionou comigo.
Não chega muito convicto querendo cancelar pq às vezes eles atendem o pedido antes mesmo de você "mudar de ideia" :bem:

Eu muitas vezes ligava e me fazia de burro, ligava para o cancelamento e pedia portabilidade para a operadora concorrente, aí não podiam cancelar, mas entendiam o problema.. kkkk

Vocês que são bom em descobrir as coisas; qual pode ser a empresa que a Cloudflare fez parceria para possibilitar expansão dos servidores para 32 cidades?

" A chegada dos novos pontos de tráfego foi possível por conta de uma parceria com uma grande (e não revelada) operadora brasileira de internet."

Vocês que são bom em descobrir as coisas; qual pode ser a empresa que a Cloudflare fez parceria para possibilitar expansão dos servidores para 32 cidades?

" A chegada dos novos pontos de tráfego foi possível por conta de uma parceria com uma grande (e não revelada) operadora brasileira de internet."

É essa aqui mesmo, pode apagar os posts nos outros tópicos :vish:

Boa noite pessoal a vivo está readequação do serviço fibra e passou cabo na minha rua e está descendo os técnicos fazendo CTO. uma dúvida demora muito para liberar as vendas, vai ter consulto oferecendo serviço, pois queria chora para pegar 200 Mb por 99.
Sobre IP, todos planos vem ipv4 dinâmico, uso rb 750 gr3 para gerenciar a rede doméstica.quando acaba energia o HGU tem lesse time com mesmo ip ou sempre muda. Segunda vez que vou testa vivo fibra a primeira vez foi em 2011 , 50 Mb não gostei da qualidade, não matinha torrent com upload bem, mas hj outro tempo não uso serviço mais kkkk.Outra dúvida o youtube funciona bem pois assisto em 720p em 2x.
Sou Campinas/SP
Desde já obrigado.

É sério?
É só fazer isso?
Vou ver se consigo melhorar aqui o preço da internet, como acabei migrando pra fibra a um mês e alguma coisa, sendo clientes dos caras a mais de 10 anos (>< ),será que darei sorte?

Valeus ;)

Boa noite pessoal a vivo está readequação do serviço fibra e passou cabo na minha rua e está descendo os técnicos fazendo CTO. uma dúvida demora muito para liberar as vendas, vai ter consulto oferecendo serviço, pois queria chora para pegar 200 Mb por 99.
Sobre IP, todos planos vem ipv4 dinâmico, uso rb 750 gr3 para gerenciar a rede doméstica.quando acaba energia o HGU tem lesse time com mesmo ip ou sempre muda. Segunda vez que vou testa vivo fibra a primeira vez foi em 2011 , 50 Mb não gostei da qualidade, não matinha torrent com upload bem, mas hj outro tempo não uso serviço mais kkkk.Outra dúvida o youtube funciona bem pois assisto em 720p em 2x.
Sou Campinas/SP
Desde já obrigado.
O ip da VIVO para contratos PF é dinâmico e o logon genérico no PPPoE fornece sempre um ip diferente. A única melhoria recente é que o lease time aumentou de 2 dias para 8 dias. Após os 8 dias a conexão cai por 1-2s e retorna com outro ip. O contrato PJ parece incluir um ip fixo.

Sou Campinas/SP
Desde já obrigado.
O serviço è totalmente estável sendo sua necessidade, você pode assinar por 7dias, e se não gostar cancelar sem multa e dor de cabeça.
Sou cliente desde 2013.

Users who are viewing this thread

Voltar