[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde.

Pessoal aí que mora aonde já tem Vivo Fibra, sabe me informar se eles levam o cabeamento a cidade toda ou apenas no centro e bairros na volta da área central, meu bairro e bem distante do centro, então estou na expectativa que meu bairro seja contemplado.

Valeu.
O padrão da Vivo é fibrar primeiro os bairros mais centrais e verticalizados. Bairros mais afastados ou pouco densos são os últimos a receber fibra.

Boa tarde.

Pessoal aí que mora aonde já tem Vivo Fibra, sabe me informar se eles levam o cabeamento a cidade toda ou apenas no centro e bairros na volta da área central, meu bairro e bem distante do centro, então estou na expectativa que meu bairro seja contemplado.

Valeu.

Não existe um padrão não...

Boa tarde.

Valeu.
depende da estratégia da operadora.

Exato.
Eu tinha até me esquecido da BrSulNET (rsrsrs) mas aqui na serra ela é bem forte também.
Da Naja conheço bastante gente que tem, e ela é muito instável, o ponto positivo dela é que usava, em grande parte do backbone, as rotas da Oi (de acordo com o site da Hurricane Electric https://bgp.he.net/AS262848) e conseguiam uma boa latência pra servidores em SP.
Agora que foi comprada pela Unifique, já é possível observar uma nova mudança nas rotas e um novo período de instabilidades para quem tem...
Faziam também muitas instalações fora de padrão aqui na cidade... usavam ONTs da China Telecom, emendavam fibra com conector, faziam emendas de prologamento dentro das CTOs e não em CEAs (Caixa de Emenda Aérea), ou seja, tudo contribuindo para essa instabilidade toda que eu citei acima... uma vez tmb fui fazer um Speedtest na rede da Naja e ele estava identificando como ISP a Algar Telecom?? ksksksks bem bugado esse lance de configuração deles também.
Mas ainda assim, pegaram muitos clientes na periferia de Caxias e mais uma vez, Vivo Fibra com cada vez menos chances de competir...
Saudades da GVT tá grande viu kkkkk 4ms de ping pra Porto Alegre nos 35 mega VDSL, isso que era conectividade sksksksk

Sobre a Naja já tinha observado que as rotas eram legais, com a Unifique já mudou alguma coisa. E sobre a infra deles, bom, é só olhar nos postes: Nenhum padrão, CTO amarrada com arame, bem como você falou. Quanto fica teu ping hoje pra POA?

Boa tarde pessoal,
Na Vivo para fazer a conexão pelo roteador (o roteador deles já está em bridge, irei utilizar o meu pra fazer a conexão), como consigo o usuário e senha?
Tenho que ligar lá ou é padrão pra todos?

Boa tarde pessoal,
Na Vivo para fazer a conexão pelo roteador (o roteador deles já está em bridge, irei utilizar o meu pra fazer a conexão), como consigo o usuário e senha?
Tenho que ligar lá ou é padrão pra todos?

A senha é padrão pra todos, agora quando vc coloca em bridge vc não consegue acessar mais o roteador. Mas tem uma maneira de acessa-lo mesmo em bridge, como não manjo muito não sei te informar.

A senha é padrão pra todos, agora quando vc coloca em bridge vc não consegue acessar mais o roteador. Mas tem uma maneira de acessa-lo mesmo em bridge, como não manjo muito não sei te informar.
Consegui aqui amigo.
Ao ativar o modo bridge na interface padrão o roteador deles não ativa o PPPoE Passthrough, aí tem que entrar no gateway padrão colocando "/padrao" no final... Traz uma interface muito mais completa de configurações, inclusive com a possibilidade de ativar o modo bridge com PPPoE Passthrough.
Feito isso, foi só colocar a senha padrão mesmo (cliente@cliente e cliente).

Sobre a Naja já tinha observado que as rotas eram legais, com a Unifique já mudou alguma coisa. E sobre a infra deles, bom, é só olhar nos postes: Nenhum padrão, CTO amarrada com arame, bem como você falou. Quanto fica teu ping hoje pra POA?
Pessoal aqui é tópico da vivo

Boa noite a todos, pessoal tem como diminuir o uso de cpu da HGU?? Estou com bastante aparelhos conectados, e ela está travando como já era esperado. Já comprei um novo roteador para deixar em bridge, porém precisava de um "quebra galho" até o roteador chegar. Fixar o ip para os aparelhos faz a hgu trabalhar menos?? Aumentar o tempo de concessão do dhcp ajuda?? Oq mais é indicado?? Só preciso q a hgu pare de travar tanto e fique usável nesse intervalo de tempo

Obrigado a todos

Hoje na Oi Fibra fica em torno de 12ms a 32ms a depender muito do servidor escolhido. Desconfio que com esse tempo de resposta a rota deva estar saindo do estado e voltando, ou dando muitas voltas por aí... no próprio servidor da Oi ou no servidor da Vivo (Vivo PAE), no entanto, aí sim fica abaixo de 10ms.
Mas estranho o quanto que subiu esse ping aí, quando eu contratei em Outubro de 2020, o ping pro RS era baixíssimo, inclusive alguns equiparavam-se à antiga GVT, agora já subiu bastante... mas vou ficar monitorando pra ver. Enquanto não passar de 34ms tá valendo sksksksk
Lembro que na Vivo Fibra pegava coisa de 45ms pra cima, pra qualquer servidor em POA, tirando o deles. Agora deu uma baixada e estabilizou em 40ms mais ou menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde.

Valeu.
Aqui em Caxias do Sul eles começaram pelo centro e desde Abril de 2020 estão "expandindo", no entanto, a passos muito lentos.

Boa noite a todos, pessoal tem como diminuir o uso de cpu da HGU?? Estou com bastante aparelhos conectados, e ela está travando como já era esperado. Já comprei um novo roteador para deixar em bridge, porém precisava de um "quebra galho" até o roteador chegar. Fixar o ip para os aparelhos faz a hgu trabalhar menos?? Aumentar o tempo de concessão do dhcp ajuda?? Oq mais é indicado?? Só preciso q a hgu pare de travar tanto e fique usável nesse intervalo de tempo

Obrigado a todos
Aqui eu coloquei 4 copinhos de remédio embaixo dos pés da HGU...
Fica horrível, mas ventila ela e faz com que não trave...
Essa HGU é uma bosta.... mas aqui se eu coloco ela em bridge, fico limitado a 90 / 90 mbps...
Estou em Santo André, SP.

Essa HGU é uma bosta.... mas aqui se eu coloco ela em bridge, fico limitado a 90 / 90 mbps...
ve se sua rede ta 1gbps
Z31WekV.png

Obrigado a todos

por curiosidade, qtos dispositivos vc tem conectado na HGU (via cabo e via wifi)?

Hoje na Oi Fibra fica em torno de 12ms a 32ms a depender muito do servidor escolhido. Desconfio que com esse tempo de resposta a rota deva estar saindo do estado e voltando, ou dando muitas voltas por aí... no próprio servidor da Oi ou no servidor da Vivo (Vivo PAE), no entanto, aí sim fica abaixo de 10ms.
Mas estranho o quanto que subiu esse ping aí, quando eu contratei em Outubro de 2020, o ping pro RS era baixíssimo, inclusive alguns equiparavam-se à antiga GVT, agora já subiu bastante... mas vou ficar monitorando pra ver. Enquanto não passar de 34ms tá valendo sksksksk
Lembro que na Vivo Fibra pegava coisa de 45ms pra cima, pra qualquer servidor em POA, tirando o deles. Agora deu uma baixada e estabilizou em 40ms mais ou menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui em Caxias do Sul eles começaram pelo centro e desde Abril de 2020 estão "expandindo", no entanto, a passos muito lentos.

Então, eu descobri esse looking glass do IX.br que mostra as sessões BGP dos participantes em todas as cidade que tem PTT. Aqui em Caxias a Vivo não tem sessão estabelecida há 9 meses, em POA nada também, apesar de "participar" dos PTT nas duas cidades. Isso corrobora com a tese do tráfego estar saindo do estado somente pela rede da Vivo, causando esse ping elevado pra qualquer ISP em POA. Tava fazendo uns testes, e olha só: Pra esse IP da UFRGS, 200.132.66.1, o ping ficou em 146ms, a rota vai pra Miami pela Cogent e depois volta pro Brasil pelo backbone da RNP.

Sobre a expansão da fibra: Muito lenta mesmo, moro próximo a Ceasa e só cabearam aqui na metade desse ano.

Na notícia que o colega a cima postou falou que será nós próximos meses, porém não disse quando irão começar aqui pelo litoral, estou bastante ansioso e na expectativa, espero que seja logo, não sei como funciona o processo para entrar em uma cidade, se demora ou não, mas vamos lá, só resta aguardar e torcer para que meu bairro seja contemplado.

Valeu.

PSS: alguém sabe o nome da empresa que faz o lançamento de cabos para VIVO aqui no RS? Conheço algumas, porém não sei se é, tem a sinos, radiante, am telecomunicações, são as que eu conheço e que faz para as grandes.

Última edição:
Boa idéia, irei tentar isso pq ela está esquentando bastante.
Já verificou o cabo?? Pois 90/90 vc está em fast ethernet.

por curiosidade, qtos dispositivos vc tem conectado na HGU (via cabo e via wifi)?
Atualmente 27

Obrigado a todos
Nunca tive esse problema com minha HGU da askey quando estava no modo router.
Eu deixo a HGU no piso frio que ajuda bastante a refrigeração dela

Boa idéia, irei tentar isso pq ela está esquentando bastante.
Já verificou o cabo?? Pois 90/90 vc está em fast ethernet.

Atualmente 27

eu tive esse problema esporadicamente qdo usava a minha (era uma mitrastar) com bastante dispositivos tbm (uns 30-35).... era meio raro acontecer. Na época, seguindo sugestões daqui mesmo, aumentei o tempo de concessão/empréstimo de ip p/ 24 horas (pelo q me lembro o meu estava setado em 8 horas)..... outro dia apareceu outro user tbm reclamando disso

até onde me recordo, pelo restante do tempo (não foi mto, umas 2 semanas acho) q usei a hgu em router e como servidor dchp desse monte de dispositivos, não deu mais problema (mas enfim, foi meio inconclusivo o teste pq usei pouco tempo depois da mudança)

um detalhe é q, no meu caso, a hgu não parecia estar quente/aquecendo.... a temperatura ficava tranquila

eu tive esse problema esporadicamente qdo usava a minha (era uma mitrastar) com bastante dispositivos tbm (uns 30-35).... era meio raro acontecer. Na época, seguindo sugestões daqui mesmo, aumentei o tempo de concessão/empréstimo de ip p/ 24 horas (pelo q me lembro o meu estava setado em 8 horas)..... outro dia apareceu outro user tbm reclamando disso

até onde me recordo, pelo restante do tempo (não foi mto, umas 2 semanas acho) q usei a hgu em router e como servidor dchp desse monte de dispositivos, não deu mais problema (mas enfim, foi meio inconclusivo o teste pq usei pouco tempo depois da mudança)

um detalhe é q, no meu caso, a hgu não parecia estar quente/aquecendo.... a temperatura ficava tranquila
Então eu li o seu caso e é igual o meu (distribuia ip inválido), aqui também era raro acontecer, porém de uns dias para cá cai 2-3x por dia. Essa tarde eu aumentei o tempo de concessão do DHCP e até agora não travou.

Por curiosidade, qual roteador vc está usando agora?? Está dando conta com essa quantidade de dispositivos?

Nunca tive esse problema com minha HGU da askey quando estava no modo router.
Eu deixo a HGU no piso frio que ajuda bastante a refrigeração dela
Aqui é uma mitrastar.
Coloquei ela no chão aqui para ver, mas acredito que não seja questão de temperatura, pois ela sempre foi quente e a temperatura aumentou, mas não tanto em relação ao que era.
O problema dela é que ela começa a dar ip inválido e após um tempo ela trava de vez, as luzes amarelas atrás também param de piscar, ai só resetando ela para voltar ao normal.

Então eu li o seu caso e é igual o meu (distribuia ip inválido), aqui também era raro acontecer, porém de uns dias para cá cai 2-3x por dia. Essa tarde eu aumentei o tempo de concessão do DHCP e até agora não travou.

Por curiosidade, qual roteador vc está usando agora?? Está dando conta com essa quantidade de dispositivos?

Aqui é uma mitrastar.
Coloquei ela no chão aqui para ver, mas acredito que não seja questão de temperatura, pois ela sempre foi quente e a temperatura aumentou, mas não tanto em relação ao que era.
O problema dela é que ela começa a dar ip inválido e após um tempo ela trava de vez, as luzes amarelas atrás também param de piscar, ai só resetando ela para voltar ao normal.

to usando um udm-pro

Alguém que tem pfsense/opnsense com o mitrastar em bridge com ipv6 funcionando? Acabei de configurar aqui inicialmente, ainda estou aprendendo sobre, se alguém conseguir me dar uma luz, seria ótimo.

Obrigado.

Aliás, nessa mesma pegada, tem como colocar o mitrastar em bridge, mas usar o wireless dele? Quando coloquei o meu ficou ativado, mas não funcionava. Tô com um Airport aqui, mas ele é bem pior de sinal que o próprio mitrastar, o que é uma vergonha, pra ser sincero.

Última edição:
Recomenda para rede doméstica? ou é overkill?

acho q é meio overkill (p/ mim, rede domestica sem nada de "especial", é), mas eu já tinha os outros equipamentos da ubiquiti/unifi (switch, access point etc..), como o preço na loja oficial estava "bom" (considerando os preços q vc vê tem por aí), como ele tem alguns recursos na parte de "network" a mais q a combinação q eu tinha - usg+cloud key - (AR, wifiman, mais estatisticas em tempo-real etc..) e como é o único equipamento mais moderno do tipo oferecido pela ubiquiti (usg é muito antigo e eu já tinha, não existe o udm normal oficialmente no br e qdo vc acha é mais caro q o pro na loja oficial, além disso o normal tem access point/wifi integrado e eu não queria... já tinha uns mais "modernos"), tudo isso e a curiosidade somada, acabei pegando.... antes eu usava usg+cloud key e, p/ fins práticos (velocidade, estabilidade etc..) dava na mesma (na mesma = mto bom).... o q mudou, p/ mim, foi esses penduricalhos a mais no software...

recomendar ou não é dificil pq eu não sei do q vc gosta, se vc já tem os outros equipamentos (eu, por exemplo, acho mto legal o capricho q eles colocam no software, o monte de estatistica q fornecem - embora as vezes cheia de bugs e com coisas malucas/nada a ver q eles vivem tentando corrigir)... mas acredito q se o foco é estabilidade, velocidade etc.. (coisas mais práticas do uso) p/ uma rede domestica simples, sem mtas "exoticidades", deve ter um monte de opções por aí muito mais barata e q ocupa menos espaço (o negócio é gde, "p/ rack")... agora se vc quer completar o ecossistema deles e não tem um usg+cloud key, acho q no br, hj, é a melhor opção pela combinação preço na loja/hardware/suporte (3 anos de garantia, oficiais por eles) - o outro combo fica mais caro ou quase isso e o usg é bem velhinho, não tem alguns recursos "consumer friendly" etc..

Última edição:
Na notícia que o colega a cima postou falou que será nós próximos meses, porém não disse quando irão começar aqui pelo litoral, estou bastante ansioso e na expectativa, espero que seja logo, não sei como funciona o processo para entrar em uma cidade, se demora ou não, mas vamos lá, só resta aguardar e torcer para que meu bairro seja contemplado.

Valeu.

PSS: alguém sabe o nome da empresa que faz o lançamento de cabos para VIVO aqui no RS? Conheço algumas, porém não sei se é, tem a sinos, radiante, am telecomunicações, são as que eu conheço e que faz para as grandes.
aqui onde eu moro foi no centro primeiro e depois outros bairros perto do centro, aqui demorou uns 9 meses para eles vim, e eu moro muito afastado do centro do meu bairro, acho que eles instala primeiro no centro pq é ponto que mais vende por conta dos prédios e os comércios

Users who are viewing this thread

Voltar