[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal,

Qual o melhor router até 600-700 com wifi6 para um apartamento de 70 metros? Fibra 300

Pessoal,

Qual o melhor router até 600-700 com wifi6 para um apartamento de 70 metros? Fibra 300
Da uma lidas nas ultimas paginas:

aqui onde eu moro foi no centro primeiro e depois outros bairros perto do centro, aqui demorou uns 9 meses para eles vim, e eu moro muito afastado do centro do meu bairro, acho que eles instala primeiro no centro pq é ponto que mais vende por conta dos prédios e os comércios
Essa parece que é a forma mais comum que a Vivo inicia a cobertura de fibra, na área mais central e verticalizada, depois partindo para o entorno.

Acho que esse padrão só muda quando a área mais rica e densa não fica na região central da cidade.

Então eu li o seu caso e é igual o meu (distribuia ip inválido), aqui também era raro acontecer, porém de uns dias para cá cai 2-3x por dia. Essa tarde eu aumentei o tempo de concessão do DHCP e até agora não travou.

Por curiosidade, qual roteador vc está usando agora?? Está dando conta com essa quantidade de dispositivos?

Aqui é uma mitrastar.
Coloquei ela no chão aqui para ver, mas acredito que não seja questão de temperatura, pois ela sempre foi quente e a temperatura aumentou, mas não tanto em relação ao que era.
O problema dela é que ela começa a dar ip inválido e após um tempo ela trava de vez, as luzes amarelas atrás também param de piscar, ai só resetando ela para voltar ao normal.
Também tenho um Mitrastar que hoje trabalha em bridge mas quando só tinha ele na minha rede aquecimento nunca foi um problema.

Provavelmente esse aumento no tempo de concessão vai dar uma melhorada no cenário por aí.

Galera, vou encerrar meu contrato com a Copel Telecom. Aqui em Curitiba está um lixo completo, caindo direto, wi-fi péssimo. Sem contar que é a mais cara que tem e eles não baixam.

Algum motivo para não assinar a Vivo? Quanto são os uploads dos planos de 200 e 300 megas? O roteador wi-fi é decente? Trabalha bem com repetidores?

Estou para decidir entre a Vivo e a Tim.
Obrigado!

Pessoal eu to mudando de endereco

Hoje eu tenho assinatura da vivo fibra e o condominio pra onde eu to indo diz que "os slots da vivo estao cheios" quando eu ligo no suporte

Alguem ja passou por isso? Tem algum jeito de forcar eles a me atenderem la?

Fora isso só tem a claro coaxial e uma fibra otica local que parece bem duvidosa, não queria sair da vivo fibra

Galera, vou encerrar meu contrato com a Copel Telecom. Aqui em Curitiba está um lixo completo, caindo direto, wi-fi péssimo. Sem contar que é a mais cara que tem e eles não baixam.

Algum motivo para não assinar a Vivo? Quanto são os uploads dos planos de 200 e 300 megas? O roteador wi-fi é decente? Trabalha bem com repetidores?

Obrigado!
Tenho Vivo 200MB e não tenho do que reclamar mas depende do bairro que você mora.

Hoje eu tenho assinatura da vivo fibra e o condominio pra onde eu to indo diz que "os slots da vivo estao cheios" quando eu ligo no suporte

Fora isso só tem a claro coaxial e uma fibra otica local que parece bem duvidosa, não queria sair da vivo fibra
O que eu aprendi é que pedir um novo é mais simples.

O que eu aprendi é que pedir um novo é mais simples.
Cara até concordo

Mas independente disso, pedindo ligação nova ou transferindo

Naquele condomínio, parece que os slots estão cheios

Pessoal,

xiaomi ax1800
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado!
tenho 2 amigos que mora em Curitiba 1 próximo ao shopping estação
e outro um pouco mais longe na farmácia dele.. ambos estão com a vivo fibra 300mb
e esta funcionando impecavelmente. wifi quebra galho mas se quizer um desempenho melhor é usar um roteador parrudo
e transformar a HGU em bridge.

Tim em curitiba?? precisa ver la no topico dedicado deles.

upload dos 200mb é 100 e dos 300mb é 150. Assina por 7 dias, se não gostar é so cancelar sem multa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voce pode tentar com algum consultor. cancelando seu contrato antigo
ou forçar no site do consumidor.gov.br

Última edição:

Obrigado!
Tô tão por fora da TIM que nem sabia que eles estavam atendendo com Fibra aqui pela região (?), mas lembro deles caçando as bruxas em cima da galera que consome mais banda (link).

Focando no tópico (VIVO), na noite passada houve um 'apagão' aqui na minha região mas felizmente não me atrapalhou muito pois grande parte da indisponibilidade foi durante a madrugada, antes disso eu nem lembro quando foi a última vez que tive problemas graves ou interrupções longas em quase 5 anos de contrato.

Sobre Wi-Fi, é aquilo que falamos no tópico da Copel Telecom e reforço aqui: Particularmente não gosto de usar Wi-Fi como parâmetro comparativo entre operadoras, anos atrás optei por investir em equipamento próprio e não me arrependo, no momento da compra o custo pode parecer alto mas no longo prazo compensa, especialmente para quem tem mulher/pai/mãe que não perdem a chance de reclamar quando a conectividade dá qualquer tipo de oscilada, que nem sempre é causada pelo provedor (leia-se: fora de casa).

Sendo claro e objetivo: Se você morar uma casa pequena, isolada (poucas ou nenhuma rede vizinha) há boas chances do Wi-Fi de equipamento da VIVO atender bem, do contrário não. "Trabalhar bem com repetidores" também é algo bem subjetivo pois repetidores por si só já são gambiarras, no passado eu usei e funcionou, mas não era estável e boa parte da velocidade de internet que eu pagava era perdida.

O upload é sempre a metade da velocidade do download.

Cara até concordo

Mas independente disso, pedindo ligação nova ou transferindo

Naquele condomínio, parece que os slots estão cheios
Cara, infelizmente acho que não tem muito o que fazer não, e de fato, independente de ser novo contrato ou transferência acho que vai dar no mesmo.

Eu moro em um condomínio de casas e tenho vários vizinhos que não conseguiram assinar por falta de portas no CTO (vulgo armário) que nos atende pois ele é compartilhado com as casas vizinhas ao condomínio, pura falta de planejamento e até onde eu sei não há nenhum movimento e/ou forma de mudar isso.

Atualmente quem quer contratar precisa escolher entre Claro (Coaxial), Oi (Fibra) ou torcer para algum assinante VIVO cancelar e liberar a porta, exatamente como era antigamente.

acho q é meio overkill (p/ mim, rede domestica sem nada de "especial", é), mas eu já tinha os outros equipamentos da ubiquiti/unifi (switch, access point etc..), como o preço na loja oficial estava "bom" (considerando os preços q vc vê tem por aí), como ele tem alguns recursos na parte de "network" a mais q a combinação q eu tinha - usg+cloud key - (AR, wifiman, mais estatisticas em tempo-real etc..) e como é o único equipamento mais moderno do tipo oferecido pela ubiquiti (usg é muito antigo e eu já tinha, não existe o udm normal oficialmente no br e qdo vc acha é mais caro q o pro na loja oficial, além disso o normal tem access point/wifi integrado e eu não queria... já tinha uns mais "modernos"), tudo isso e a curiosidade somada, acabei pegando.... antes eu usava usg+cloud key e, p/ fins práticos (velocidade, estabilidade etc..) dava na mesma (na mesma = mto bom).... o q mudou, p/ mim, foi esses penduricalhos a mais no software...

recomendar ou não é dificil pq eu não sei do q vc gosta, se vc já tem os outros equipamentos (eu, por exemplo, acho mto legal o capricho q eles colocam no software, o monte de estatistica q fornecem - embora as vezes cheia de bugs e com coisas malucas/nada a ver q eles vivem tentando corrigir)... mas acredito q se o foco é estabilidade, velocidade etc.. (coisas mais práticas do uso) p/ uma rede domestica simples, sem mtas "exoticidades", deve ter um monte de opções por aí muito mais barata e q ocupa menos espaço (o negócio é gde, "p/ rack")... agora se vc quer completar o ecossistema deles e não tem um usg+cloud key, acho q no br, hj, é a melhor opção pela combinação preço na loja/hardware/suporte (3 anos de garantia, oficiais por eles) - o outro combo fica mais caro ou quase isso e o usg é bem velhinho, não tem alguns recursos "consumer friendly" etc..
É inviável para mim devido o tamanho, o povo aqui de casa me mata se eu colocar um rack kkkkkkkk Mas em questão de qualidade a ubiquiti não tem do que reclamar, todos aparelhos que já usei deles são muito bons.

Mas obrigado cara, ajudou bastante, irei esperar o roteador que comprei chegar e ver no que vai dar, se não der certo vou ter que ir para esse lado "empresarial" msm
Também tenho um Mitrastar que hoje trabalha em bridge mas quando só tinha ele na minha rede aquecimento nunca foi um problema.

Provavelmente esse aumento no tempo de concessão vai dar uma melhorada no cenário por aí.
Aumentei o tempo de concessão para 5 dias e melhorou bastante, aliás se eu fixar o ip para os aparelhos será que melhora mais ou dá na msm?
Alguém que tem pfsense/opnsense com o mitrastar em bridge com ipv6 funcionando? Acabei de configurar aqui inicialmente, ainda estou aprendendo sobre, se alguém conseguir me dar uma luz, seria ótimo.

Obrigado.

Aliás, nessa mesma pegada, tem como colocar o mitrastar em bridge, mas usar o wireless dele? Quando coloquei o meu ficou ativado, mas não funcionava. Tô com um Airport aqui, mas ele é bem pior de sinal que o próprio mitrastar, o que é uma vergonha, pra ser sincero.
Q eu saiba quando vc deixa em bridge vc perde o wireless.

Por curiosidade, qual o tamanho da rede para vc estar usando pfsense??

Q eu saiba quando vc deixa em bridge vc perde o wireless.

Por curiosidade, qual o tamanho da rede para vc estar usando pfsense??

É uma rede residencial pequena, deve ter uns 20 devices, mas tenho alguns serviços hospedados em casa e acho interessante o controle mais granular, além de querer aprender. Quando eu coloquei em bridge o wifi ficou ativo, tanto que tive que conectar um cabo de rede no modem pra poder desativar o wifi manualmente, porém mesmo ativo, o wifi não funcionava (já que a conexão PPOE era feita pelo OPNSense e não pelo modem), mas esse roteador da Apple tá péssimo, eu já usei ele no passado e não tinha tantas dores de cabeça como estou tendo agora.

A outra razão é porque paguei ~R$450 no mini pc que tô rodando opnsense, se fosse pra investir os valores normais de um appliance (~R$1k no Ali e ~R$2k no ML), provavelmente eu ia ficar do jeito que estava.

Qual DNS vcs tem usado? o padrão da vivo, google, Cloudflare?
Deu um pau aqui ontem e achei que era problema do DNS, ai não lembro mais os DNS padrões do modem vivo :cool:

Fiz uns testes aqui com o DNS Benchmark e deu esses dois:
200.175.89.139
200.175.182.139

Última edição:
Então, eu descobri esse looking glass do IX.br que mostra as sessões BGP dos participantes em todas as cidade que tem PTT. Aqui em Caxias a Vivo não tem sessão estabelecida há 9 meses, em POA nada também, apesar de "participar" dos PTT nas duas cidades. Isso corrobora com a tese do tráfego estar saindo do estado somente pela rede da Vivo, causando esse ping elevado pra qualquer ISP em POA. Tava fazendo uns testes, e olha só: Pra esse IP da UFRGS, 200.132.66.1, o ping ficou em 146ms, a rota vai pra Miami pela Cogent e depois volta pro Brasil pelo backbone da RNP.

Sobre a expansão da fibra: Muito lenta mesmo, moro próximo a Ceasa e só cabearam aqui na metade desse ano.
Isso, exatamente. No site do IX.br é possível ver as ligações dos PTTs regionais e, no caso de Caxias (https://ix.br/particip/cxj), foi por lá que comecei a minha racha com a Vivo Fibra, que mesmo tendo participação (da antiga GVT, no caso), simplesmente, depois de Maio de 2018, ela resolveu "cancelar" e redirecionar quase todas conexões para fora do estado (mais especificamente SP). Isso custou aos clientes do serviço, um aumento considerável de tempo de resposta (de mais ou menos, em média, uns 40ms a mais do que já se conseguia).
Eu na época mantive a operadora aqui em casa, pois imaginei que ela pudesse estar fazendo o mesmo que a NET: migrando as conexões dos PTTs regionais para IXs próprios.
Mas, pelo visto, isso até hoje não vingou, pelo menos aqui em Caxias e região, onde o ping continua patético em se tratando de uma internet fibra ótica (até a Oi no par metálico pega menos latência).

Aumentei o tempo de concessão para 5 dias e melhorou bastante, aliás se eu fixar o ip para os aparelhos será que melhora mais ou dá na msm?
Então, grande parte do 'bug' ocorre porque muitos dispositivos devem ficar solicitando/renovando a concessão seguidamente e o HGU não dá conta de todos.

Fixar os IPs pode melhorar sim, mas teria que usar endereços de fora do escopo do servidor DHCP, do contrário um mesmo IP pode ser fornecido para outro dispositivo e vai dar conflito.

Em seu lugar eu ajustaria a concessão para uns 7 ou 10 dias e acompanharia os resultados, não há problema em colocar um período mais longo, especialmente em uma rede doméstica.

Deu um pau aqui ontem e achei que era problema do DNS, ai não lembro mais os DNS padrões do modem vivo :cool:

200.175.89.139
200.175.182.139
Esses são fornecidos na área 'ex-GVT', uso eles há bastante tempo e problemas foram bem raros e pontuais, normalmente são os que performam melhor por aqui.

Esse também funciona bem: 200.175.5.139.

200.175.89.139
200.175.182.139

Uso os do Cloudflare, ping do 1.1.1.1 fica menos que 10ms. Fui testar esse aí e o ping ficou pela casa dos 20ms

Fui testar esse aí e o ping ficou pela casa dos 20ms
Se você estiver na região de SP seus DNS provavelmente devem ser outros e que tem uma latência menor.

Boa tarde amigos

Atualmente tenho Vivo Fibra de 200Mb aqui em Santo André-SP com o HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1 na versão BR_g5.8_1.11(WVK.0)b29

Por morar em sobrado grande eu to tentando montar uma rede doméstica com um segundo roteador instalado no meu escritório que fica no segundo andar ligado de forma LAN - LAN com o HGU Mitrastar instalado no andar de baixo. Pra isso comprei um cabo Cat5e de 30 metros pra fazer essa instalação e confirmei que estava bem montado e funcionando na velocidade correta. A partir disso consegui passar o cabo pelos dutos e saiu no meu escritório com bastante sobra, porém o problema agora está na configuração do segundo roteador.

Eu testei a conexão com esse cabo novo no escritório pra confirmar que o mesmo estava ok utilizando o meu notebook com placa de rede gigabit, ao fazer o teste confirmei que estava em 1,0Gbps e recebendo até mais que os 200Mb.

Agora vem o problema porque eu infelizmente não tenho condição de comprar um roteador novo no momento e tenho apenas um TP-Link WR740n encostado. Fiz a conexão LAN - LAN, coloquei o ip dele na mesma subnet do HGU, setei uma rede wifi 2.4Ghz diferente, e desabilitei o DHCP. Ao ligar o notebook no cabo peguei 94Mb (o que já era esperado pelo gargalo do roteador), porém o wifi fica horrível, fornecendo no máximo 10Mb.

Existe algo que eu poderia fazer de diferente nessa instalação ou com os equipamentos atuais pra melhorar essa questão? Lembrando que não posso gastar $$ no momento pra dar upgrade nesse router.

[]'s

Obrigado!
Aproveita que a vivo CWB herdou a infra da GVT. Sempre que fui para Curitiba usei a rede da vivo (os hotéis em sua maioria usam Copel ou Vivo). Nos lugares em que eu fiquei e tinham rede da vivo me atenderam bem. (no quesito internet) Aqui em SP a vivo é excelente! Tenho há 3 anos e não me arrependo

Eu tô a 4 anos com a vivo só que nos últimos 2 meses eu tive o serviço interrompido 3 vezes pelo mesmo problema de falta de sinal na caixa no poste na rua, pra continuar eu tentei subir a velocidade que e 50MB desde quando coloquei e eles dão desculpa de que só os 200MB que e o mínimo atual e só pra cliente novo, pergunta e tem outro jeito deu tentar melhorar o plano ? E caso eu não consiga como faço pra largar a maldita fidelidade da vivo ?

Boa noite pessoal, estou querendo migrar da claro/net virtua pra a vivo ou tim fibra. Nas ultimas semanas fui andando pela vizinhança e descobri que a vivo esta usando infraestrutura da antiga gvt. Tem alguma diferença em relação as novas estruturas feita pela vivo ou é tudo a mesma coisa?

será que vamos ter promoção de blackfraude para renovar os 600 megas? sauhaauh

Boa tarde amigos

Atualmente tenho Vivo Fibra de 200Mb aqui em Santo André-SP com o HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1 na versão BR_g5.8_1.11(WVK.0)b29

Por morar em sobrado grande eu to tentando montar uma rede doméstica com um segundo roteador instalado no meu escritório que fica no segundo andar ligado de forma LAN - LAN com o HGU Mitrastar instalado no andar de baixo. Pra isso comprei um cabo Cat5e de 30 metros pra fazer essa instalação e confirmei que estava bem montado e funcionando na velocidade correta. A partir disso consegui passar o cabo pelos dutos e saiu no meu escritório com bastante sobra, porém o problema agora está na configuração do segundo roteador.

Eu testei a conexão com esse cabo novo no escritório pra confirmar que o mesmo estava ok utilizando o meu notebook com placa de rede gigabit, ao fazer o teste confirmei que estava em 1,0Gbps e recebendo até mais que os 200Mb.

Agora vem o problema porque eu infelizmente não tenho condição de comprar um roteador novo no momento e tenho apenas um TP-Link WR740n encostado. Fiz a conexão LAN - LAN, coloquei o ip dele na mesma subnet do HGU, setei uma rede wifi 2.4Ghz diferente, e desabilitei o DHCP. Ao ligar o notebook no cabo peguei 94Mb (o que já era esperado pelo gargalo do roteador), porém o wifi fica horrível, fornecendo no máximo 10Mb.

Existe algo que eu poderia fazer de diferente nessa instalação ou com os equipamentos atuais pra melhorar essa questão? Lembrando que não posso gastar $$ no momento pra dar upgrade nesse router.

[]'s
Rede 2,4GHZ nesses roteadores antigos é complicado, tinha um Dlink o DIR 841 com Wan Gigalan e o resto fastlan mas com suporte a rede 5GHZ por menos de 100 realhos.

Mas se puder pegar um com todas as portas Gigalan seria melhor, se não me engano tinha um Tenda AC10 por menos de 200 realhos.

Olha aqui -> https://forum.adrenaline.com.br/thr...ores-domesticos-pergunte-aqui.536593/page-570

Users who are viewing this thread

Voltar