[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Galera, uma dúvida...possuo a vivo 300 com degustação de 600.... Apenas a internet tenho contratado, porém como muitos sabem vem com aquele número de telefone atrelado. Posso usar esse fixo apenas para receber chamadas ou eu pagarei algo a mais se utilizar para receber chamadas?? ( Quando disco pra ele, chama normalmente)
No site, no resumo da compra dentro do contrato, eles chamam o plano de telefone de Plano Valor Zero

Última edição:
Galera, uma dúvida...possuo a vivo 300 com degustação de 600.... Apenas a internet tenho contratado, porém como muitos sabem vem com aquele número de telefone atrelado. Posso usar esse fixo apenas para receber chamadas ou eu pagarei algo a mais se utilizar para receber chamadas?? ( Quando disco pra ele, chama normalmente)
No site, no resumo da compra dentro do contrato, eles chamam o plano de telefone de Plano Valor Zero
Eu utilizo pra receber chamadas e não veio cobrança. Não cheguei a fazer teste gerando ligação local pra ver se cobram.

sim senhor, fiz tudo kkkkk quando digo que tentei de tudo eu literalmente tentei de tudo kkkkk
kkkk ta mas tentou com outro roteador? tentou direto no Windows igual eu fiz? as 4 letras estavam em maiúsculas quando você converteu? lembrando que tem diferença de maiúsculas e minúsculas nas letras quando converte para Hex

Senhores, curiosidade: a Vivo passou a trocar o IP praticamente todo dia.

Estou em BH/MG e, antes, o IP costumava ser o mesmo por vários dias.
Faz uns 5 dias que notei uma piora na navegação (nada que gerasse algum incômodo mais forte), com o IP passando a começar com 152. Hoje, tá começando com 191.

O modem/HGU está em bridge. Não perdi o telefone fixo.

Faz uns 5 dias que notei uma piora na navegação (nada que gerasse algum incômodo mais forte), com o IP passando a começar com 152. Hoje, tá começando com 191.

Aqui em casa a renovação de IP ocorre em 8 dias... aqui esta 189 alguns dias e foi 201 antes.

Última edição:

Ao menos teoricamente isso é um bom sinal.

Provavelmente estão comandando a reconexão dos clientes com maior brevidade para efetivar alterações na rede e assim tentar resolver os problemas.

Ao menos teoricamente isso é um bom sinal.

Provavelmente estão comandando a reconexão dos clientes com maior brevidade para efetivar alterações na rede e assim tentar resolver os problemas.

Discordo. Trocar IP todo dia eh uma merda (independente do horario, sempre vai ter alguem que usa a internet no horario determinado para a troca do ip). Ip deveria ser trocado pelo usuario, ao simplesmente por desconectar e reconectar/reiniciar o modem.

Nao deveria-se trocar o IP para resolver problemas de conexao/rotas. Cheira a amadorismo isso.

Discordo. Trocar IP todo dia eh uma merda (independente do horario, sempre vai ter alguem que usa a internet no horario determinado para a troca do ip). Ip deveria ser trocado pelo usuario, ao simplesmente por desconectar e reconectar/reiniciar o modem.

Nao deveria-se trocar o IP para resolver problemas de conexao/rotas. Cheira a amadorismo isso.
Na verdade foi apenas um palpite com base no que eu já vi acontecer por aqui, a outra opção de repente seria deixar a região inteira desconectada até resolver, vai saber.

A troca de ip esta mais ao meu ver para ferar quem usa ddns.

Agora se solicitar ip fixo resolveria ?
Provavelmente sim, mas uso o No-IP há anos e a atualização geralmente não leva mais de 1~2 minutos, meus monitoramentos externos nem chegam a alarmar.

Cidades cobertas pela Fibrasil

image.png

https://www.telesintese.com.br/fibrasil-propoe-padrao-de-apis-para-redes-neutras-no-pais/

A minha cidade é ex-GVT e não foi contemplada. Acredito que seja a própria Vivo que vai seguir com a fibragem aqui.

O que seria isso ?

Na verdade foi apenas um palpite com base no que eu já vi acontecer por aqui, a outra opção de repente seria deixar a região inteira desconectada até resolver, vai saber.

Provavelmente sim, mas uso o No-IP há anos e a atualização geralmente não leva mais de 1~2 minutos, meus monitoramentos externos nem chegam a alarmar.
Eu usei ele tambem mais estou usando asus e quando altera estou tendo que ir manualmente ativar.

Alguem tem algum script para ativar no roteador ?

Eu usei ele tambem mais estou usando asus e quando altera estou tendo que ir manualmente ativar.

Alguem tem algum script para ativar no roteador ?
No tópico abaixo o pessoal deve conseguir te ajudar melhor:

Há muito tempo atrás tive um AC66U e se não me engano o No-IP foi removido nas últimas atualizações de fw original e no Merlin, mas não lembro direito.

Na época configurei o cliente no meu NAS (Asustor) e funcionava super bem também, se tiver algum outro dispositivo que fique ligado 24/7 também não é difícil implementar.

Atualmente tenho um Mikrotik e nele a configuração é relativamente simples, a cada minuto o script verifica o IP externo e caso mude ele atualiza automaticamente.

No tópico abaixo o pessoal deve conseguir te ajudar melhor:

Há muito tempo atrás tive um AC66U e se não me engano o No-IP foi removido nas últimas atualizações de fw original e no Merlin, mas não lembro direito.

Na época configurei o cliente no meu NAS (Asustor) e funcionava super bem também, se tiver algum outro dispositivo que fique ligado 24/7 também não é difícil implementar.

Atualmente tenho um Mikrotik e nele a configuração é relativamente simples, a cada minuto o script verifica o IP externo e caso mude ele atualiza automaticamente.
Não sei do firmware Asus original, mas o firmware merlin continua suportando noip. Botão Wan -> aba ddns.

Não sei do firmware Asus original, mas o firmware merlin continua suportando noip. Botão Wan -> aba ddns.
Eu uso o original e verifiquei que existe o noip e vários outros.

O problema e que uso o asus e quando troca o ip o asus deixa ddns inativo.

So volta ficar ativo se ativar manualmente.

Existe alguma forma de se conectar ao SIP da Vivo usando o HGU em Bridge? Estou pensando em colocar um Mikrotik aqui e usar um ATA para conectar ao SIP, porém vi que eles usam uma vlan paralela para telefonia. Alguma informação sobre?

Existe alguma forma de se conectar ao SIP da Vivo usando o HGU em Bridge? Estou pensando em colocar um Mikrotik aqui e usar um ATA para conectar ao SIP, porém vi que eles usam uma vlan paralela para telefonia. Alguma informação sobre?
Não tenho telefonia no meu contrato mas lembro de um pessoal comentar aqui no tópico que a telefonia continua funcionando normalmente mesmo com o HGU em bridge.

O problema maior é pra quem tem TV.

Não tenho telefonia no meu contrato mas lembro de um pessoal comentar aqui no tópico que a telefonia continua funcionando normalmente mesmo com o HGU em bridge.

O problema maior é pra quem tem TV.

Beleza, vou dar uma olhada no tópico.
Outra coisa, tu notou alguma diferença de desempenho/latência depois de migrar para Mikrotik?

Update: até mesmo, quais foram as principais melhorias?

Interessante, pelo visto a Vivo, resolveu tentar atacar em regiões com muito potencial aqui no RS, mas até o momento, sinceramente, ela já perdeu muito tempo...
Com toda a infra de celular que eles têm aqui no RS, conhecidos por levar 3G/4G para os locais mais remotos, poderiam ter feito isso bem antes e ter pego a maioria dos clientes que hoje estão felizes e estabilizados com seus provedores FTTH.
Pra se ter uma ideia, no litoral do RS, os pequenos provedores FTTH tomaram conta, como INB, D1, ASNET (os três da VERO INTERNET), Viu Fibra, WebSul Telecom, entre outros, e enxotaram pra longe a Claro / NET HFC que dominava em Capão e Xangri-lá.
Torres tem outros diversos provedores pequenos (inclusive INB, também, RMS TELECOM, MHNET, Private, DigiTotal...) que já entraram em condomínios e prédios, fora a Claro / NET que já tem FTTH com até 1Gbps na cidade e expandindo (na cidade e pro resto do litoral, onde não há HFC presente)...
Serra Gaúcha (Gramado, Canela, Nova Petrópolis), AdylNET domina disparado (ela é tipo uma GVT bem menor, serviço excelente, mesmo no xDSL... Também atende com rádio e FTTH) ...
As outras cidades não tenho conhecimento sobre os provedores, mas Garibaldi e Carlos Barbosa já têm a Claro / NET FTTH as well...
Tendo tudo isso em vista, faz bastante sentido eles estarem na correria pra expandir, e se quiserem realmente pegar os clientes dos pequenos provedores (que muitos deles já testei e são excelentes) e até da própria Claro / NET, acho bom eles se puxarem na questão de rotas, preços e atendimento, pq aqui em Caxias do Sul pelo menos, tem tido dias em que o serviço da Vivo Fibra fica inutilizável e desconto por essas interrupções, instabilidades? Nunca vi.

Cara, quando li a notícia pensei no seguinte: Cidades vizinhas a Caxias são pequenas e já possuem os provedores regionais bem consolidados, Flores da Cunha a Naja Telecom (comprada esse ano pela Unifique, só esperando pra ver o que vai dar), tem 60% de marketshare. São Marcos a BrSulNet tem 70%. Em Veranópolis, do lado de Nova Prata (sede da Adylnet) a mesma tem 72% dos acessos SCM. A pergunta é: A Vivo consegue se consolidar nesses lugares? Eu acho pouco provável.
E como você falou, Adylnet é top mesmo, muita empresa utiliza link deles e dificilmente dá problema. Já a Naja é meio problemática.
Quando era cliente GVT as vezes vinha uns cents de desconto na fatura por interrupção, agora na Vivo Fibra nunca vi aplicarem, e mesmo a poucos meses na Vivo já tive momentos de indisponibilidade.

Fonte: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/acessos

alguem sabe se tem algum jeito de entrar naqueles roteadores quadrados da vivo fibra pra trocar o channel? tem um vizinho usando o mesmo channel e minha internet ta uma merda, suspeito que seja por conta disso, mas nem visita tecnica dessa operadora de merd# nao consigo agendar, tudo querem resolver enchendo saco pelo telefone

Por incrível que pareça minha internet tá funcionando melhor depois que deixei o modem da vivo mitra 2741 em modo router mesmo do jeito que eles colocam e desativei o Wi-Fi e também o ipv6 e coloquei o AX6 em modo AP, ficou muito melhor do que deixar em modo bridge ou trocando o modem pra ont.

Bom dia.

Para quem usa Mikrotik faz agregação de link ?

Qual e o modelo ?

Ou sabe de alguem que faz ?

Desculpa não achei o local para perguntar.

Obrigado.

Por incrível que pareça minha internet tá funcionando melhor depois que deixei o modem da vivo mitra 2741 em modo router mesmo do jeito que eles colocam e desativei o Wi-Fi e também o ipv6 e coloquei o AX6 em modo AP, ficou muito melhor do que deixar em modo bridge ou trocando o modem pra ont.
fiz isso desde o inicio, só não desativei o wifi, deixei um em cada quarto

deve ser alguma pane;... modo de operação em bridge nao poderia afetar o desempenho
Aqui em casa esta 100% bridge em conjunto com o ax1800 nao tenho oque reclamar

Users who are viewing this thread

Voltar