[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Dúvida: a FiBrasil assumiu a operação do FTTH da Vivo, e vendo a cobertura deles, nem sequer cita a cidade do Rio de Janeiro. Aqui na Zona Norte da cidade do Rio é realmente pífia a cobertura, mas ainda tem um ou outro buraco com FTTH. A Vivo não vendeu esta parte da rede?

1637675819_c065e0574b5083621268871cee71f688.196197.png
nas cidades que a vivo tem rede da GVT ou telesp a vivo não vai ser vendida.
FIBrasil é so nas cidades que a vivo não tem rede nenhuma. No Rio de Janeiro a vivo tem antiga rede da GVT

nas cidades que a vivo tem rede da GVT ou telesp a vivo não vai ser vendida.
FIBrasil é so nas cidades que a vivo não tem rede nenhuma. No Rio de Janeiro a vivo tem antiga rede da GVT
Seria melhor se tomassem conta de tudo, a vivo só passa ou passava fibra onde ela tinha vontade e não terminava as cidades, não sei se hoje já tem algum critério fixo pq antigamente não tinha. Acho que hoje possa ser onde tenha mais clientes XDSL ativos no momento para n perder os que já tem.

Dúvida: a FiBrasil assumiu a operação do FTTH da Vivo, e vendo a cobertura deles, nem sequer cita a cidade do Rio de Janeiro. Aqui na Zona Norte da cidade do Rio é realmente pífia a cobertura, mas ainda tem um ou outro buraco com FTTH. A Vivo não vendeu esta parte da rede?

1637675819_c065e0574b5083621268871cee71f688.196197.png
só passaram parte da rede pra fibrasil, não sei qual parâmetro usaram, mas tem outra cidades de outros estados que sei que tem e não ta aí nesse mapa.
redes em cidades novas devem tar nascendo fibrasil já
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seria melhor se tomassem conta de tudo, a vivo só passa ou passava fibra onde ela tinha vontade e não terminava as cidades, não sei se hoje já tem algum critério fixo pq antigamente não tinha. Acho que hoje possa ser onde tenha mais clientes XDSL ativos no momento para n perder os que já tem.
normal, empresa não faz caridade, nem adianta esperar nada diferente...
melhor botar menos porta e lotar tudo de cliente do que gastar com infra maior e ficar ociosa.
porta sobrando tem onde tem rede neutra, seja vivo ou qualquer outra por motivo óbvio que o foco é esse

só passaram parte da rede pra fibrasil, não sei qual parâmetro usaram, mas tem outra cidades de outros estados que sei que tem e não ta aí nesse mapa.
redes em cidades novas devem tar nascendo fibrasil já

melhor botar menos porta e lotar tudo de cliente do que gastar com infra maior e ficar ociosa.
porta sobrando tem onde tem rede neutra, seja vivo ou qualquer outra por motivo óbvio que o foco é esse
Pois é, depois vão querer correr atrás do prejuízo vendo operadoras regionais crescendo, além da Oi/V.tal expandindo rapidamente e a Claro começando com FTTH, realmente a gestão dessa empresa é gastar o mínimo possível pq mal tem técnicos disponíveis, uma hora vão fica para trás com esse pensamento.

Acho que o ponto é que a GVT tá com metalico em áreas que não possui nenhuma outra operadora ofertando fibra. Perdem oportunidades de fidelizar o cliente e blindar contra a concorrência.

Ainda é assim, só passam onde e quando querem. Mas já deu uma melhoradinha, com a chegada dos pequenos provedores + Algar Telecom Fibra parece que a vivo se ligou e está fibrando mais que antes, porém o processo ainda é meio lento e para instalação em prédios, é um parto para conseguir.

Última edição:
Ainda é assim, só passam onde e quando querem. Mas já deu uma melhoradinha, com a chegada dos pequenos provedores + Algar Telecom Fibra, parece que a vivo se ligou e está fibrando mais que antes, porém o processo ainda é meio lento e para instalação em prédios, é um parto para conseguir.
Tenso. Aqui n tem a propria algar mas apareceu uma nova que usa infra dela porém n gosto, nos ultimos 2 mes apareceram 4 diferentes mexendos nos postes, como sempre fico andando por aqui eu acabo notando. Em um deles eu tenho interesse, mas quero mesmo a Vivo e estou aguardando alguma novidade até esse mes pois até pouco tempo estavam perto porém sumiram, ou continuo com a Oi esse ano e vejo se as coisas melhoram com a venda de toda infraestrutura, ainda tem o fato de pagar 99 por só 200mb e modem sem bridge.

Última edição:
Esse modem da Askey (RTF8115VW) é uma 💩 mesmo. Já é a segunda ou terceira vez que a velocidade despenca do nada, acho que se ele ficar muito tempo ligado ele buga e não consegue entregar toda a velocidade. Em resumo, assino 300/150 Mbps e o download não passava de 250-260 Mbps no cabo e 220 no WiFi 5GHz.

Desliguei o modem por alguns minutos e após resincronizar não deu outra, agora está batendo 307/154 no cabo (app Speedtest para Windows) e 285/154 no 5GHz do notebook. Dessa vez foi o download, mas nas primeiras era o upload que não passava de 95Mbps, quando ainda assinava 200/100, sendo que vinha quase 105Mbps em condições normais.

Enfim, dá para fazer alguma coisa para evitar essas lentidões esporádicas, ou só mesmo desligar o modem e deixar ele "esfriar a cabeça?" Eu falo assim mas ele nem estava tão quente, pois esses dias tem ficado nublado e chovido bastante, a temperatura ambiente está em torno de 26°C agora.

Última edição:
Esse modem da Askey (RTF8115VW) é uma 💩 mesmo. Já é a segunda vez que a velocidade despenca do nada, acho que se ele ficar muito tempo ligado ele buga e não consegue entregar toda a velocidade. Em resumo, assino 300/150 Mbps e o download não passava de 250-260 Mbps no cabo e 220 no WiFi 5GHz.

Desliguei o modem por alguns minutos e após resincronizar não deu outra, agora está batendo 307/154 no cabo (app Speedtest para Windows) e 285/154 no 5GHz do notebook. Dessa vez foi o download, mas na primeira era o upload que não passava de 95Mbps, quando ainda assinava 200/100, sendo que vinha quase 105Mbps. O esquisito é que no smartphone o upload não passa de 48Mbps em 5GHz, é como se o upstream estivesse conectado na rede 2.4GHz.

Enfim, tem alguma coisa pra evitar essas lentidões esporádicas, ou só mesmo desligando o modem e deixar ele "esfriar a cabeça?" Eu falo assim mas ele nem estava tão quente, pois esses dias tem ficado nublado e chovido bastante, a temperatura ambiente está em torno de 26°C agora.
Eu tenho essa HGU em bridge e funciona perfeitamente... em conjunto com ax1800 e dificilmente desligo ela da energia a ultima vez foi 6 meses atrás
tenta abrir chamado e trocar HGU.

Esse modem da Askey (RTF8115VW) é uma 💩 mesmo. Já é a segunda ou terceira vez que a velocidade despenca do nada, acho que se ele ficar muito tempo ligado ele buga e não consegue entregar toda a velocidade. Em resumo, assino 300/150 Mbps e o download não passava de 250-260 Mbps no cabo e 220 no WiFi 5GHz.

Desliguei o modem por alguns minutos e após resincronizar não deu outra, agora está batendo 307/154 no cabo (app Speedtest para Windows) e 285/154 no 5GHz do notebook. Dessa vez foi o download, mas nas primeiras era o upload que não passava de 95Mbps, quando ainda assinava 200/100, sendo que vinha quase 105Mbps em condições normais.

Enfim, dá para fazer alguma coisa para evitar essas lentidões esporádicas, ou só mesmo desligar o modem e deixar ele "esfriar a cabeça?" Eu falo assim mas ele nem estava tão quente, pois esses dias tem ficado nublado e chovido bastante, a temperatura ambiente está em torno de 26°C agora.
Cara, se tu quiser diminuir a temperatura eu sugiro deixar a HGU em pé, ela fica bem gelada. Esse problema dos 100 de up eu também notei, não sei se é dela própria ou problema na rage de IP, de qualquer forma ela apresenta esse problema raramente quando renicia.

Cara, se tu quiser diminuir a temperatura eu sugiro deixar a HGU em pé, ela fica bem gelada. Esse problema dos 100 de up eu também notei, não sei se é dela própria ou problema na rage de IP, de qualquer forma ela apresenta esse problema raramente quando renicia.
eu também acho que essas hgu deviam vir ao menos com pé pra ter opção de por em pé. até tem pra comprar ou pode mesmo fazer uma gambiarra.
o problema é que se olhar por dentro, vai ver que tem umas duas antenas em cada lateral e salvo engano 2 na frente, atrás tem o cabeamento dela.
então se põe em pé, sacrifica algumas antenas na bancada

A minha fica no chão... deve ser por isso que nunca tive problemas... mas acho dificil.. meu vizinho tem igual a minha
e fica em cima de um móvel e não teve problemas também.

Eu uso de pé mas porque deixaram o cabo curto mas a potencia do sinal wireless funciona legal.

Também utilizo esse modelo e, até o momento, sem problemas com tempo ligado x temperatura x velocidade. Já estou há quase 14 dias sem reiniciar e tudo OK, tanto no cabo quanto no wifi.

Plano: 300/150
IP Range: 187
Screenshot-20220317-062507-Chrome.jpg

Quase sempre realizo testes de velocidade, pra dar aquela "acompanhada marota". Vai que né?!....

Histórico dos testes
Screenshot-20220317-064523-Speedtest.jpg

Última edição:
Eu tenho essa HGU em bridge e funciona perfeitamente... em conjunto com ax1800 e dificilmente desligo ela da energia a ultima vez foi 6 meses atrás
tenta abrir chamado e trocar HGU.
Vai ser perda de tempo, se eu solicitar a troca por lentidão, eles vão só se resumir a dizer que a velocidade ainda está acima do exigido pela Anatel bla, bla, bla. Como é um problema que demora muito a acontecer e não causa uma lentidão tão grande, o jeito é continuar desligando quando isso acontece.

eu também acho que essas hgu deviam vir ao menos com pé pra ter opção de por em pé. até tem pra comprar ou pode mesmo fazer uma gambiarra.
o problema é que se olhar por dentro, vai ver que tem umas duas antenas em cada lateral e salvo engano 2 na frente, atrás tem o cabeamento dela.
então se põe em pé, sacrifica algumas antenas na bancada
Exatamente o que o instalador falou, que as antenas ficam nas laterais, assim como as saídas de ar quente, e realmente o sinal do WiFi melhorou um pouco e a temperatura na carcaça baixou depois que deixei ela na horizontal. Essa ONT não foi feita pra ficar em pé, uma pena pois ocuparia menos espaço na minha mesa.

Mas de qualquer forma, acho que lentidão não é causada por alta temperatura, pois em dias bem mais quentes a velocidade chega normalmente.

Também utilizo esse modelo e, até o momento, sem problemas com tempo ligado x temperatura x velocidade. Já estou há quase 14 dias sem reiniciar e tudo OK, tanto no cabo quanto no wifi.

Plano: 300/150
IP Range: 187
Screenshot-20220317-062507-Chrome.jpg

Quase sempre realizo testes de velocidade, pra dar aquela "acompanhada marota". Vai que né?!....

Histórico dos testes
Screenshot-20220317-064523-Speedtest.jpg
Baralho, isso é no plano de 300/100? Você tem algum amigo que trabalha no datacenter da Vivo?

Baralho, isso é no plano de 300/100? Você tem algum amigo que trabalha no datacenter da Vivo?

Ele deve ser da capital Paulista, naquela região a configuração da OLT é diferente, a banda é liberada na íntegra da tecnologia e um server radius deve fazer o ajuste, então quando ele começa os testes deve começar lá em cima em quase 1Gbps, e vai descendo.

Vai ser perda de tempo, se eu solicitar a troca por lentidão, eles vão só se resumir a dizer que a velocidade ainda está acima do exigido pela Anatel bla, bla, bla. Como é um problema que demora muito a acontecer e não causa uma lentidão tão grande, o jeito é continuar desligando quando isso acontece.

Exatamente o que o instalador falou, que as antenas ficam nas laterais, assim como as saídas de ar quente, e realmente o sinal do WiFi melhorou um pouco e a temperatura na carcaça baixou depois que deixei ela na horizontal. Essa ONT não foi feita pra ficar em pé, uma pena pois ocuparia menos espaço na minha mesa.

Mas de qualquer forma, acho que lentidão não é causada por alta temperatura, pois em dias bem mais quentes a velocidade chega normalmente.

"Acho", que muito disso se deve ao fato de ser intalação nova, fibraram a rua em nov/21. Embora 100% do condomínio tenha migrado pra VIVO, o que "talvez" já pudesse gerar um "heavy load" na rede e causar problemas, ainda acredito que a salvação seja mesmo a rede/infra nova. Vamos ver com o tempo.

Quanto a ser "amigo" de alguém do datacenter. Se eu fosse, estaria igual o camarada de umas páginas atrás que tem 1.000/1.000 liberados na boa....como seria "baum"......
:cuti:

Ele deve ser da capital Paulista, naquela região a configuração da OLT é diferente, a banda é liberada na íntegra da tecnologia e um server radius deve fazer o ajuste, então quando ele começa os testes deve começar lá em cima em quase 1Gbps, e vai descendo.
Perfeito.
SP/SP/ZL

Os testes de down começam em 470 e descem até 370/360 e os de up começam em 320 e descem até 230/220, isso no wifi. No cabo, embora comecem parecido, crava em 310/160 respectivamente.

Última edição:
Fala pessoal, bom dia.

Eu estou tentando sair da Net Claro ou pelo menos colocar mais um acesso à internet em casa. A Vivo bem recentemente cabeou Fibra no meu bairro (União, Belo Horizonte/MG) e está vendendo os planos aqui na região. Tentei contratar um provedor local (Blink Telecom) mas espero a instalação há mais de um mês.

Queria sabe se alguém tem algo contra o serviço em termos de instabilidades e tal. Podem falar sobre a rapidez de instalação tambem? No meu caso é um condominio e a fibra não chega aqui dentro ainda. O vendedor na rua me disse que com uma semana instalam. Será que é isso mesmo?

Outra coisa, por ser uma operadora maior será que tem como sair do CGNAT e obter um IP válido, mesmo que (claro) dinâmico? A ONU dá pra colocar em bridge pra poder usar um roteador que tenho em casa?

Estou avaliando ir pro triple play, mas parece que está ficando bem mais caro que a NET.

Abs!

Fala pessoal, bom dia.

Queria sabe se alguém tem algo contra o serviço em termos de instabilidades e tal. Podem falar sobre a rapidez de instalação tambem? No meu caso é um condominio e a fibra não chega aqui dentro ainda. O vendedor na rua me disse que com uma semana instalam. Será que é isso mesmo?

Outra coisa, por ser uma operadora maior será que tem como sair do CGNAT e obter um IP válido, mesmo que (claro) dinâmico? A ONU dá pra colocar em bridge pra poder usar um roteador que tenho em casa?

Estou avaliando ir pro triple play, mas parece que está ficando bem mais caro que a NET.

Abs!

Adequação predial só será rápida se tiver avaliação prévia da operadora, não é simples pois depende de autorizações e muitas vezes gera conflitos, então infelizmente pode demorar, porém se já tiver autorização do condomínio tende a ser rápido, se sou tu pergunto para o síndico.

A Vivo não usa ip nateado, pelo menos hoje não faz isso, então tu vai ganhar ipv4 real.

Adequação predial só será rápida se tiver avaliação prévia da operadora, não é simples pois depende de autorizações e muitas vezes gera conflitos, então infelizmente pode demorar, porém se já tiver autorização do condomínio tende a ser rápido, se sou tu pergunto para o síndico.

A Vivo não usa ip nateado, pelo menos hoje não faz isso, então tu vai ganhar ipv4 real.
Já tenho autorização do síndico! E o consultor disse ser bem rápido... estou pensando em tentar... tá muito complicado ficar na Net.

Sabe se consigo colocar a ONU em bridge pra usar meus trecos wifi? Tenho um pequeno laboratório em casa e isso seria importante.

Valeu!

Já tenho autorização do síndico! E o consultor disse ser bem rápido... estou pensando em tentar... tá muito complicado ficar na Net.

Sabe se consigo colocar a ONU em bridge pra usar meus trecos wifi? Tenho um pequeno laboratório em casa e isso seria importante.

Valeu!
Você pode usar o HGU em bridge desde que não tenha o serviço de TV contrado.

a rede do estado de sp é diferente do Brasil...
Consigo também acima de 600mb entre 680 a 730

a rede do estado de sp é diferente do Brasil...
Consigo também acima de 600mb entre 680 a 730
Sim, ainda existe 2 padrões (Profiles) na rede Vivo 1 e Vivo 2 , inclusive dentro do software dos HGU tem essa seleção de região.
Eu particularmente até hoje não entendi por que não juntar operacionalmente falando.
Pois juridicamente existe 2 situações (Concessionária - Vivo 1 e Autorizada - Vivo 2).

Sim, ainda existe 2 padrões (Profiles) na rede Vivo 1 e Vivo 2 , inclusive dentro do software dos HGU tem essa seleção de região.
Eu particularmente até hoje não entendi por que não juntar operacionalmente falando.
Pois juridicamente existe 2 situações (Concessionária - Vivo 1 e Autorizada - Vivo 2).
Mas quando a Vivo comprou a GVT ela não teve que devolver a autorização/licença da GVT ficando somente coma concessão?

Users who are viewing this thread

Voltar