[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Bom galera eu ja fiz reclamacao no consumidor.gov mas queria entender melhor.

Eu assino 600/300 mbps vamos lá

Os três speedtest foram feitos com HGU e o cabo ligado diretamente no PC. As portas são gigabit e o modem não esta em bridge.

Sinais:

Awx1Be.png

12921827927.png

12921834014.png

12921837538.png

Lembrando, o esta ligado diretamente ao HGU da Vivo, sem passar por roteador nem switch.
As portas são gigabit é o cabo é cat 6 novinho furakawa.

Podemos descartar que o problema esta nos meus equipamentos e sim, muito provavelmente no HGU da Vivo, visto que os sinais estão perfeitos.
Vcs concordam?
No WiFi da a mesma coisa?
Qual o PC?

No WiFi da a mesma coisa?
Qual o PC?
O PC é um Dell all in one (aquele que nao tem torre tudo dentro do monitor).
Eu ja fiz speedtest nela usando Oi 1gbps e a velocidade bateu nos 985mbps, ou seja o bichinho aguenta.

No wifi o resultado é ainda pior.
Ligado no Wifi 5G do HGU da Vivo.
O aparelho uutilizado para fazer o speedtest foi o Samsung Galaxy S21 Ultra.

8238470163.png

P.S. Quando o roteador estava em bridge com o USG a velocidade batia nos 600mbps porem esse resultado durava no max 1h/1.5h logo depois caia.
Essa HGU ou ta zoado ou é uma bosta mesmo.
A Vivo utiliza esse HGU para assinantes de 600mbps?

Os três speedtest foram feitos com HGU e o cabo ligado diretamente no PC. As portas são gigabit e o modem não esta em bridge.
O HGU é o RTF3507VW-N2

Sinais:

AwxiQC.jpg

Lembrando, o PC esta ligado diretamente ao HGU da Vivo, sem passar por roteador nem switch.
As portas são gigabit e o cabo é cat 6 novinho Furakawa.

Podemos descartar que o problema esta nos meus equipamentos e sim, muito provavelmente no HGU da Vivo, visto que os sinais estão perfeitos.
Vcs concordam?

Eu tive um problema parecido, era o perfil no suporte da Vivo mas foram várias visitas de técnicos e ligações para aquele inferno que na ultima vez resolveu o problema mas foram mais de duas horas que o técnico ficou no telefone com o suporte.

Eu tive um problema parecido, era o perfil no suporte da Vivo mas foram várias visitas de técnicos e ligações para aquele inferno que na ultima vez resolveu o problema mas foram mais de duas horas que o técnico ficou no telefone com o suporte.
E qual era o HGU que vc usava? O problema nao estava no HGU e sim no perfil né?
Mas assim, a velocidade ja bateu varias vezes nos 600 mbps aqui.
12898017914.png
12842546865.png
Eu sempre fui usuario Virtua/Claro, portanto sou meio noob quando se trata sobre Vivo Fibra.
Mas o perfil nao é configurado e os valores colocados em Kbps "600000/300000".
Talvez nao seja assim mas nao é algo tipo "copy e cola". Será que erraram o valor no perfil?

O HGU é o RTF3507VW-N2

Sinais:

AwxiQC.jpg

Lembrando, o PC esta ligado diretamente ao HGU da Vivo, sem passar por roteador nem switch.
As portas são gigabit e o cabo é cat 6 novinho Furakawa.

Vcs concordam?
Agora com esse teste cabeado o problema parece ser de saturação na sua região. Tenta fazer um teste de madrugada, se ele bater 600/300 é 100% de certeza que é saturação, pra resolver é mais difícil. Se ele ficar gargalando em 400/300 pode abrir chamado técnico que sua HGU deve estar com algum problema nela ou na "VLAN" (profile).

Agora com esse teste cabeado o problema parece ser de saturação na sua região. Tenta fazer um teste de madrugada, se ele bater 600/300 é 100% de certeza que é saturação, pra resolver é mais difícil. Se ele ficar gargalando em 400/300 pode abrir chamado técnico que sua HGU deve estar com algum problema nela ou na a "VLAN".
Entendi.
O q eu vou falar é totalmente suposição minha.
Aqui na regiao, a vivo apareceu ano passado só.
E MUITO raro ver gente assinando vivo fibra aqui, eu posso te afirmar que a maioria dos usuario de BL aqui de Ipanema sao assinantes Vivo.
Eu entrei nos predios aqui da rua e constatei que havia 3 assinantes vivo. Porem isso foi em dez/2021.
Acho dificil estar saturado a regiao, porem nao descarto essa possibilidade.

Se eu falei alguma asneira por favor nao se irrite, sou noob no assunto haha.

Eu ja fiz speedtest nela usando Oi 1gbps e a velocidade bateu nos 985mbps, ou seja o bichinho aguenta.

8238470163.png

P.S. Quando o roteador estava em bridge com o USG a velocidade batia nos 600mbps porem esse resultado durava no max 1h/1.5h logo depois caia.

aqui, numa instalação recente (em jan/22) colocaram a askey RFT8115VW (supondo numeração mais alta = modelo mais recente, deve ser uma versão mais recente q essa sua).... detalhe q o técnico q veio instalar aqui disse q essa askey tbm não servia p/ 600 mbps, q era só o mitrastar "compatível"... queria ir até embora pq não tinha um mitra com ele (só askeys)... mas enquanto usei ele (pouco tempo), funcionou perfeitamente 600 mbps (inclusive com o adicional característico da rede da telesp.. 700/350)

com o teste q vc fez, aumenta a probabilidade de ser a hgu mesmo mas só um técnico aí p/ dar certeza, testar, ver essas questões de perfis, "qualidade" da rede da vivo na região etc..

Última edição:

8238470163.png

É bem estranho, hora funciona e outras não, em bridge a mesma coisa.
Já resetou a HGU? Apesar que em bridge não faz diferença...
Se continuar estranho, só chamando eles, pode ser HGU, pode ser externo, está estranho isso aí.

Sobre ser askey ou mitra, na real meio que tanto faz, as 2 dão conta dos 600mb. Não são assim tão ruim como a galera toca o terror, inclusive o WiFi funciona ok.

aqui, numa instalação recente (em jan/22) colocaram a askey RFT8115VW (supondo numeração mais alta = modelo mais recente, deve ser uma versão mais recente q essa sua).... detalhe q o técnico q veio instalar aqui disse q essa askey tbm não servia p/ 600 mbps, q era só o mitrastar "compatível"... queria ir até embora pq não tinha um mitra com ele (só askeys)... mas enquanto usei ele (pouco tempo), funcionou perfeitamente 600 mbps (inclusive com o adicional característico da rede da telesp.. 700/350)

com o teste q vc fez, aumenta a probabilidade de ser a hgu mesmo mas só um técnico aí p/ dar certeza, testar, ver essas questões de perfis, "qualidade" da rede da vivo na região etc..

É bem estranho, hora funciona e outras não, em bridge a mesma coisa.
Já resetou a HGU? Apesar que em bridge não faz diferença...
Se continuar estranho, só chamando eles, pode ser HGU, pode ser externo, está estranho isso aí.

Sobre ser askey ou mitra, na real meio que tanto faz, as 2 dão conta dos 600mb. Não são assim tão ruim como a galera toca o terror, inclusive o WiFi funciona ok.

Eu eu assinei Vivo Fibra la em Jan/2021, assinei 300/150mbps e eu me lembro que o HGU que o carinha colocou nao estava batendo os 300mbps.
Era o mesmo modelo q eu tenho agora. O cara mudou o HGU, pegou apenas outro aparelho, o modelo continuou identico e a velocidade batia nos 300/150.
Eu nunca tive problema com 300/150. Percebi o problema quando eu mudei para 600/300.
O HGU estava em bridge ate quinta-feira. Eu dei um hard reset nele pra sair do bridge e estou usando sem bridge no momento e a qualidade ficou ainda pior comparado quando estava em bridge.
Eu ainda nao coloquei em bridge novamente pq to sem saco mas hj a noite devo fazer isso.
A proposito, pra colocar em bridge é so setar o roteador pra PPOE e colocar o login e senha (cliente/cliente@cliente) né?

Estou passando por problema parecido.
Colocaram netflix no meu plano sem eu autorizar, reclamei no dia 23/02 no consumidor.gov, responderam que iriam corrigir minha fatura e tirar o netflix.
Até hoje 14/03 não enviaram a fatura corrigida
Já reclamei no dia 08/03 e também nada ainda da fatura chegar.
Agora a fatura tá atrasada desde o dia 05, daqui a pouco vão suspender minha internet e ninguém corrige a fatura com valor errado.

Não sei mais pra quem reclamar, se as reclamações já fiz na última instância deles, que seria o consumidor.gov e ouvidoria.

Paga e depois pede o valor cobrado a mais em dobro... é assim que funciona.

A proposito, pra colocar em bridge é so setar o roteador pra PPOE e colocar o login e senha (cliente/cliente@cliente) né?
Sim, em algumas exceções precisa fazer o VLAN tagging no router, em regiões ex telesp é 10/0 e ex gvt acho que é 600/0. Se o já funcionava antes sem vlan tagging não precisa fazer, geralmente é quando você tem uma ONT ou faz o bridge via 192.168.15.1/padrao.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Persoal,

alguem ja tentou ter duas sessoes PPPOE com vivo fibra?
Não consegui ter sucesso.

Sim, em algumas exceções precisa fazer o VLAN tagging no router, em regiões ex telesp é 10/0 e ex gvt acho que é 600/0. Se o já funcionava antes sem vlan tagging não precisa fazer, geralmente é quando você tem uma ONT ou faz o bridge via 192.168.15.1/padrao.

Não consegui ter sucesso.
Eu nao entendi.

Persoal,

Já tentei isso com o mesmo usuário/senha e com diferentes também. Sem sucesso. Também tentei o pppoe passthrough sem sucesso.

Entendi.
O q eu vou falar é totalmente suposição minha.
Aqui na regiao, a vivo apareceu ano passado só.
E MUITO raro ver gente assinando vivo fibra aqui, eu posso te afirmar que a maioria dos usuario de BL aqui de Ipanema sao assinantes Vivo.
Eu entrei nos predios aqui da rua e constatei que havia 3 assinantes vivo. Porem isso foi em dez/2021.
Acho dificil estar saturado a regiao, porem nao descarto essa possibilidade.

Se eu falei alguma asneira por favor nao se irrite, sou noob no assunto haha.
Li teus posts sobre o teu problema e não vi nada errado nos teus testes e conclusões.
Vamos por partes:
- plano contratado ( 600/300 ) TEM que funcionar na HGU fornecida pela operadora. Se vais testar em bridge depois é outra história.
- a limitação em cerca de 400Mb/s no download, foi relatada por muitos usuários aqui no forum quando assinavam 300/150 e pediam a degustação do 600/300. O perrengue era do técnico ir ao local da instalação ( não se sabe por que ? ) e ficar horas no telefone com a central para ajustar a "configuração da vlan" do cliente.
- tem solução, mas tem que ter saco para aguentar...

Última edição:
Galera,

Vocês tem tido problemas com traffic shaping para fazer download de torrents?

Tenho vivo fibra de 200mb, e quando coloco pra fazer download de torrents (falo de arquivos muito populares e que tem obviamente muitos seeds) ele até começa o download perto da velocidade máxima (em torno de 25mbs normalmente), porem cerca de 2min depois ele simplesmente baixa pra uma velocidade ridícula de alguns kbs, mesmo com a velocidade padrão sendo entregue normalmente (de acordo com a medição do Spedtest)

Tem alguma configuração na própria máquina que poderia fazer eu evitar isso (além de algum vpn)? Alguém que tenha reclamado pra vivo ou anatel conseguiu algum retorno em relação a isso?

Obrigado
Ative a função upnp do seu roteador

Persoal,

Sim, testei mas não funcionou

Última edição:
Alguém pode me explicar o que acontece na vivo?

Minha internet é 50 mega vivo fibra.

Liguei para VIVO solicitando os 200 megas. Foram umas 4 ligações. Para falar que minha região não tem disponibilidade para essa velocidade.

Alguns atendentes confirmaram que minha internet é VIVO FIBRA. Outros falaram que a internet do prédio é o Metálico.

Obs: Uma confusão do caramba.

Na caixa que vai o fio para o modem está como internet vivo fibra. Tenho 50 mb de download e 25 de upload. Mas na aqui está atigindo 60 de download e uns 30 de upload.

Enfim, não consegui fazer a alteração porque eles alegem indisponibilidade da região. Vi um monte de gente reaclamando sobre isso no reclame aqui.

A dúvida é a seguinte. Minha internet é VIVO FIBRA mesmo assim eles podem alegar que não tem disponibilidade para 200 mega. Alguém sabe a razão?

Flw.

Liguei para VIVO solicitando os 200 megas. Foram umas 4 ligações. Para falar que minha região não tem disponibilidade para essa velocidade.

Alguns atendentes confirmaram que minha internet é VIVO FIBRA. Outros falaram que a internet do prédio é o Metálico.

Na caixa que vai o fio para o modem está como internet vivo fibra. Tenho 50 mb de download e 25 de upload. Mas na aqui está atigindo 60 de download e uns 30 de upload.

Enfim, não consegui fazer a alteração porque eles alegem indisponibilidade da região. Vi um monte de gente reaclamando sobre isso no reclame aqui.

A dúvida é a seguinte. Minha internet é VIVO FIBRA mesmo assim eles podem alegar que não tem disponibilidade para 200 mega. Alguém sabe a razão?

Flw.

Tenta fazer a alteração meu app Meu Vivo.

Plano pra quem passa dia fora de casa no Instagram ou Netflix kkkk

Flw.

Nível de atendimento vivo, rir pra n chorar, tenta no app e site e se n tiver como vai logo no consumidor.gov que eles resolvem, n faz sentido n ter disponível 200mb, o problema deve ser no sistema deles pq raramente alguem tem 50mb fibra da vivo, é o limite do metálico essa velocidade.

Última edição:
Última edição:
Já tentei isso com o mesmo usuário/senha e com diferentes também. Sem sucesso. Também tentei o pppoe passthrough sem sucesso.

Li teus posts sobre o teu problema e não vi nada errado nos teus testes e conclusões.
Vamos por partes:
- plano contratado ( 600/300 ) TEM que funcionar na HGU fornecida pela operadora. Se vais testar em bridge depois é outra história.
- a limitação em cerca de 400Mb/s no download, foi relatada por muitos usuários aqui no forum quando assinavam 300/150 e pediam a degustação do 600/300. O perrengue era do técnico ir ao local da instalação ( não se sabe por que ? ) e ficar horas no telefone com a central para ajustar a "configuração da vlan" do cliente.
- tem solução, mas tem que ter saco para aguentar...
Como é q e é isso de configuracao de VLAN?
O q eu devo falar com o tecnico?

Como é q e é isso de configuracao de VLAN?
O q eu devo falar com o tecnico?
Se o HGU for o Mitrastar 2741 N2 , tem apenas que colocar o modo em bridge. Não precisa mudar mais nada. O telefone continuará funcionando normalmente ( se tiver a linha).
Se precisar configurar a VLAN de internet, ela é 600 se for na área da antiga GVT ou 10 se for em SP / área TELESP.
O usuário é cliente@cliente e a senha é cliente .

Users who are viewing this thread

Voltar