[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Mas quando a Vivo comprou a GVT ela não teve que devolver a autorização/licença da GVT ficando somente coma concessão?
não.

pra ela continuar operando fora do estado de SP, ela depende da autorização original que a gvt tinha que era de autorização, só no estado de SP que ela é concessionaria.
tanto é que um dos maiores motivos que fez a vivo comprar a gvt foi essa autorização, pra liberar a empresa para prestar serviço fixo em qual quer lugar do País que ela queria e da forma que quisesse sem as obrigações de ser uma concessionaria.

agora me deu uma duvida, como que fica nas cidades de sp aonde a gvt criou rede antes da venda pra vivo?
a rede usada original da gvt ou a da vivo utilizada?
 
não.

pra ela continuar operando fora do estado de SP, ela depende da autorização original que a gvt tinha que era de autorização, só no estado de SP que ela é concessionaria.
tanto é que um dos maiores motivos que fez a vivo comprar a gvt foi essa autorização, pra liberar a empresa para prestar serviço fixo em qual quer lugar do País que ela queria e da forma que quisesse sem as obrigações de ser uma concessionaria.

agora me deu uma duvida, como que fica nas cidades de sp aonde a gvt criou rede antes da venda pra vivo?
a rede usada original da gvt ou a da vivo utilizada?
As duas redes são usadas em paralelo. Aqui em SP a vivo usa a fibra da TVA e da GVT para fazer a distribuição dela e em alguns trechos como backbone. Aqui aonde eu moro tinha TVA e há 2 anos que tem vivo fibra (Usando a mesma estrutura)
 
não.

pra ela continuar operando fora do estado de SP, ela depende da autorização original que a gvt tinha que era de autorização, só no estado de SP que ela é concessionaria.
tanto é que um dos maiores motivos que fez a vivo comprar a gvt foi essa autorização, pra liberar a empresa para prestar serviço fixo em qual quer lugar do País que ela queria e da forma que quisesse sem as obrigações de ser uma concessionaria.

agora me deu uma duvida, como que fica nas cidades de sp aonde a gvt criou rede antes da venda pra vivo?
a rede usada original da gvt ou a da vivo utilizada?
Aqui na minha cidade, a Vivo ficou com três redes penduradas nos postes. A rede de par metálico herdada da Telesp, a rede de par metálico herdada da GVT e agora a rede de fibra fazendo overlay na rede da GVT (imagine a zona que é...).

Achei isso aqui:
A agência considerou que há sobreposição de licença entre GVT e Vivo em apenas sete cidades: Arujá, Suzano, Várzea Paulista e Votorantim (SP) e Cariacica, Serra e Vila Velha (ES). Parece estranho a sobreposição acontecer nessas cidades do Espírito Santo, mas isso se dá por conta do grande número de clientes do Vivo Fixo (que funciona na rede celular da operadora) nessas regiões. Para essas cidades, a operadora deverá devolver uma das licenças para a Anatel.

Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2014/12/23/anatel-compra-gvt-vivo-aprovada/
 
Última edição:
Já tenho autorização do síndico! E o consultor disse ser bem rápido... estou pensando em tentar... tá muito complicado ficar na Net.

Sabe se consigo colocar a ONU em bridge pra usar meus trecos wifi? Tenho um pequeno laboratório em casa e isso seria importante.

Valeu!
Não vai muito na onda de consultor e é oque o @Mosqueteirors informou se a VIVO não tomar a frente
a adequação predial nunca vai ocorrer.
Há vários casos dessa situação aqui no fórum.. mas em todo caso fica em cima do tal consultor que prometeu.
 
Olha só o que acontece quando eu clico no logo da vivo dentro das configurações avançadas.
 
Alguém alterou meu e-mail e telefone de contato, dentro do site da vivo.

Qual o sentido de fazerem isso? Pode ser contrato algum plano por lá?

Edit: PQP, adicionaram novamente netflix na minha conta.
Alteraram meu email e telefone, e adicionaram netflix, tá explicado o golpe.
 
Alguém alterou meu e-mail e telefone de contato, dentro do site da vivo.

Qual o sentido de fazerem isso? Pode ser contrato algum plano por lá?

Edit: PQP, adicionaram novamente netflix na minha conta.
Alteraram meu email e telefone, e adicionaram netflix, tá explicado o golpe.

 
Já tenho autorização do síndico! E o consultor disse ser bem rápido... estou pensando em tentar... tá muito complicado ficar na Net.

Sabe se consigo colocar a ONU em bridge pra usar meus trecos wifi? Tenho um pequeno laboratório em casa e isso seria importante.

Valeu!
Cuidado com "autorização de síndico".
Aquí, o síndico precisou entrar em contato com a Administradora do condomínio, que por sua vez, autorizou e emitiu circular aos moradores sobre as alterações/adequações que seriam realizadas.

Em nov/21 quando fibraram a rua, essa "adequação" foi justamente o que empacou as vendas até 28/dez/21. Um correr-corre danado entre autorizações, liberação de infra interna nos blocos, verificação de qualidade por parte da Vivo até a fase final de oferta de pacotes e instalação do serviço no apto do cliente.

Muitas vezes o síndico esquece que é ele quem trabalha pra Administradora e não o contrário. E acha que somente sua palavra viabiliza/chancela. Em condomínios, se faz necessária a autorização da Administradora para que alterações nas dependências internas e externas possam ser realizadas, que por meio de circular, informa aos moradores sobre as ocorrências.
 
Última edição:
Galera retirei o meu HGU de bdirge e resetei tudo.
Veja o speedtest feito ha pouco.
A porta do HGU é gigabit. O speedtest foi feito em wifi pq nao possuo nenhum equipamento com porta RJ45 e nem possuo um adaptador.
Mas fica claro que ha um problema neste HGU.
Eu assino 600/300.

Ligo la no 10315 ja pego protocolo e abro solicitacao no consumidor.gov?




Baixando torrent
""Apagado por pirataria""
 
Editado por um moderador:
Galera retirei o meu HGU de bdirge e resetei tudo.
Veja o speedtest feito ha pouco.
A porta do HGU é gigabit. O speedtest foi feito em wifi pq nao possuo nenhum equipamento com porta RJ45 e nem possuo um adaptador.
Mas fica claro que ha um problema neste HGU.
Eu assino 600/300.

Ligo la no 10315 ja pego protocolo e abro solicitacao no consumidor.gov?



Eles não tem obrigação de oferecer a velocidade contratada via wifi. Analisando seu upload da p ver que o profile da HGU provavelmente está setado em 600/300mb, nada de anormal. É comum não bater 100% da vel via wifi. Tu pode ligar no 10315 e agendar uma visita técnica que irão trocar sua HGU, mais que isso é perda de tempo. A Vivo (por lei) só garante a velocidade via cabo e ainda sim só 80% (480mb).
 
Eles não tem obrigação de oferecer a velocidade contratada via wifi. Analisando seu upload da p ver que o profile da HGU provavelmente está setado em 600/300mb, nada de anormal. É comum não bater 100% da vel via wifi. Tu pode ligar no 10315 e agendar uma visita técnica que irão trocar sua HGU, mais que isso é perda de tempo. A Vivo (por lei) só garante a velocidade via cabo e ainda sim só 80% (480mb).
Liguei para a vivo 10315 e a mulher me disse que realmente havia uma interferencia na minha regiao.
Agendei visita tecnica para amanha.
Vamos ver os resultados...
 
Eles não tem obrigação de oferecer a velocidade contratada via wifi. Analisando seu upload da p ver que o profile da HGU provavelmente está setado em 600/300mb, nada de anormal. É comum não bater 100% da vel via wifi. Tu pode ligar no 10315 e agendar uma visita técnica que irão trocar sua HGU, mais que isso é perda de tempo. A Vivo (por lei) só garante a velocidade via cabo e ainda sim só 80% (480mb).
866Mbps é a velocidade de conexão máxima do wi-fi 5 em um cenário de teste perfeito com excelentes equipamentos em cada ponta. A HGU da vivo não irá te entregar o máximo nem em um teste local.(transferência entre 2 dispositivos na mesma rede via wi-fi).

Além disso, o técnico vai alegar o que o colega comentou acima. A velocidade é garantida via cabo e pelo regulamento anatel a operadora pode te entregar 40% da velocidade em um teste real(na hora) e uma média de 80% da velocidade nominal durante o mês...
 
Alguém pode me explicar a real função dessas duas regras no firewall do hgu vivo?

POLITICA PADRÃO
( ) Aceita / (x) Rejeita

ADICIONAR
Restrinja ou permita tráfegos com origem ou destino a sua rede.

Nome da Regra: Protocolo:
Porta Local: Porta Remota:

IP Local: IP Remoto:

Ação:
Rejeita Local
Rejeita Remoto
Rejeita Ambos
Aceita Local
Aceita Remoto
Aceita Ambos

Por padrão, a politica padrão vem setada em Rejeita e nenhuma regra criada.

Sabemos que para encaminhar portas para jogos, aplicações, servidores, câmeras, etc
É através da aba: Rede local > Redirecionar portas, upnp (automaticamente) ou através do DMZ

Porém a minha dúvida, é, qual a função do firewall no hgu vivo e suas regras?
Precisa liberar as portas também na Aba: Firewall?

Minha dúvida surgiu ao lidar com um roteador hgu vivo, do modelo Askey
Quando o upnp abria portas, na aba firewall eram criadas regras automaticamente, com o mesmo número de porta, com a ação: Aceita remoto
Porém, em Politica Padrão permanecia a regra: (x) Rejeita

E em um outro cenário, com roteador do modelo Mitrastar, quando o upnp abria essas mesmas portas automáticas, nenhuma regra de firewall era criada. Somente no modelo Askey percebi que esse processo ocorre, por isso surgiu essa minha dúvida.

Pesquisei bastante em fóruns acerca dessa questão e não encontrei resposta para essa minha dúvida
 
Alguém pode me explicar a real função dessas duas regras no firewall do hgu vivo?

POLITICA PADRÃO
( ) Aceita / (x) Rejeita

ADICIONAR
Restrinja ou permita tráfegos com origem ou destino a sua rede.

Nome da Regra: Protocolo:
Porta Local: Porta Remota:

IP Local: IP Remoto:

Ação:
Rejeita Local
Rejeita Remoto
Rejeita Ambos
Aceita Local
Aceita Remoto
Aceita Ambos

Por padrão, a politica padrão vem setada em Rejeita e nenhuma regra criada.

Sabemos que para encaminhar portas para jogos, aplicações, servidores, câmeras, etc
É através da aba: Rede local > Redirecionar portas, upnp (automaticamente) ou através do DMZ

Porém a minha dúvida, é, qual a função do firewall no hgu vivo e suas regras?
Precisa liberar as portas também na Aba: Firewall?

Minha dúvida surgiu ao lidar com um roteador hgu vivo, do modelo Askey
Quando o upnp abria portas, na aba firewall eram criadas regras automaticamente, com o mesmo número de porta, com a ação: Aceita remoto
Porém, em Politica Padrão permanecia a regra: (x) Rejeita

E em um outro cenário, com roteador do modelo Mitrastar, quando o upnp abria essas mesmas portas automáticas, nenhuma regra de firewall era criada. Somente no modelo Askey percebi que esse processo ocorre, por isso surgiu essa minha dúvida.

Pesquisei bastante em fóruns acerca dessa questão e não encontrei resposta para essa minha dúvida
A regra padrão de qualquer firewall bem configurado, é de rejeitar tudo vindo da WAN.
Na sequência, se for o caso, abrem portas no próprio roteador ou direcionando estas para equipamentos na LAN.
O serviço de upnp é dinâmico, onde o cliente na LAN solicita a abertura de uma porta específica que será redirecionada para ele. Logo não será feita uma regra permanente no firewall.
 
A propósito esse sinal está bom?
AwXhnk.jpg


3c46fe9d18233eea53bea36929e7f26a.png
 
Última edição:
Galera,

Vocês tem tido problemas com traffic shaping para fazer download de torrents?

Tenho vivo fibra de 200mb, e quando coloco pra fazer download de torrents (falo de arquivos muito populares e que tem obviamente muitos seeds) ele até começa o download perto da velocidade máxima (em torno de 25mbs normalmente), porem cerca de 2min depois ele simplesmente baixa pra uma velocidade ridícula de alguns kbs, mesmo com a velocidade padrão sendo entregue normalmente (de acordo com a medição do Spedtest)

Tem alguma configuração na própria máquina que poderia fazer eu evitar isso (além de algum vpn)? Alguém que tenha reclamado pra vivo ou anatel conseguiu algum retorno em relação a isso?

Obrigado
 
Galera,

Vocês tem tido problemas com traffic shaping para fazer download de torrents?

Tenho vivo fibra de 200mb, e quando coloco pra fazer download de torrents (falo de arquivos muito populares e que tem obviamente muitos seeds) ele até começa o download perto da velocidade máxima (em torno de 25mbs normalmente), porem cerca de 2min depois ele simplesmente baixa pra uma velocidade ridícula de alguns kbs, mesmo com a velocidade padrão sendo entregue normalmente (de acordo com a medição do Spedtest)

Tem alguma configuração na própria máquina que poderia fazer eu evitar isso (além de algum vpn)? Alguém que tenha reclamado pra vivo ou anatel conseguiu algum retorno em relação a isso?

Obrigado
Vivo não pratica traffic shaping. já foi muito discutido aqui.
 
Ontem, por volta das 14h, a conexão caiu e ficou uns bons 10min em off. Quanto voltou, o HGU subiu com essa nova FW.
Screenshot-20220320-102256-Chrome.jpg

A FW anterior, aquí, era a V7.17_V015

Até o momento, tudo OK. Nenhuma mudança visual e/ou funcional.
 
Link aggregation funcionando bem aqui no ASUS, 600/300 e 300/150, em breve pretendo mudar o de 300 para 600 e ficar com dois links de 600/300.


Capturar.jpg


Capturar3.jpg
 
  • Curtir
Reações: gkz
Bom galera eu ja fiz reclamacao no consumidor.gov mas queria entender melhor.

Eu assino 600/300 mbps vamos lá

Os três speedtest foram feitos com HGU e o cabo ligado diretamente no PC. As portas são gigabit e o modem não esta em bridge.
O HGU é o RTF3507VW-N2

Sinais:

AwxiQC.jpg

Lembrando, o PC esta ligado diretamente ao HGU da Vivo, sem passar por roteador nem switch.
As portas são gigabit e o cabo é cat 6 novinho Furakawa.

Podemos descartar que o problema esta nos meus equipamentos e sim, muito provavelmente no HGU da Vivo, visto que os sinais estão perfeitos.
Vcs concordam?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo