[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Já faz um bom tempo que alegar tal artigo já não adianta mais, no meu caso alegam que já tenho todas as ofertas possíveis por ser assinante antigo, por ser assinante da plataforma antiga, Mediaroom, etc.. Portanto, a Vivo já desenvolveu estratégias legais para "escapar" deste Artigo, perda de tempo alegar o mesmo.
Todo ano eu negocio condição ou valor do meu plano usando este artigo, mas não perco tempo falando com eles, pego o numero do protocolo, abro a solicitação na anatel e espero o contato deles.

Pelo visto esse ano não vai ter promo da semana do consumidor :feelbad:
 
consumidor.gov.br
Valeu, vou fazer isso, pois alem de não ajustar o valor para R$199 conforme o combinado, ainda disseram que por ser cliente antigo eu não teria direito a nova tecnologia do vivo play.
 
da sua rede LAN.

Tem que checar o cabo que está usando para fazer bridge e tambem todos que passam ate chegar a seu computador destino.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


e estando em bridge não recebe atualização da HGU da vivo.
Entendi entendi.
Realmente bem capaz da minha HGU estar com um firmware desatualizado.
Sobre testar cabo, eu teria que comprar um adaptador pro meu laptop pois o mesmo nao possui porta RJ45.
Mas assim, verdade seja dita, eu nao fiz nenhum teste de cabo mas minha intuicao me diz que isso é algum problema no HGU.
Pra retirar o bridge do HGU é so dar um hard reset no aparelho (com um clips de papel) ?
 
Entendi entendi.
Realmente bem capaz da minha HGU estar com um firmware desatualizado.
Sobre testar cabo, eu teria que comprar um adaptador pro meu laptop pois o mesmo nao possui porta RJ45.
Mas assim, verdade seja dita, eu nao fiz nenhum teste de cabo mas minha intuicao me diz que isso é algum problema no HGU.
Pra retirar o bridge do HGU é so dar um hard reset no aparelho (com um clips de papel) ?
Sim
 
Segue a saga. Rede fibra de 200mb instalada na ultima sexta e ontem lá pelas 21h começou a ficar lento e travando, em questão de 10 minutos não carregava mais nada. Reiniciei e nada, liguei pra vivo e disseram que iriam mandar o técnico no outro dia. Pelo que vi pelo painel de configurações comuns do modem ele está tudo ok em verde, porém toda vez que abre o navegador é aberto ele tenta abrir uma tela que seria tipo aquelas de login de wifi de hotel ou shopping mas não aparece nada.

Hoje ele continuava ruim e o tecnico estava tentando resolver, trocou o aparelho e mesmo assim não voltou ao normal. "Ele linka com a rede, autentica e não navega”, palavras do técnico falando com o suporte deles via telefone (que por acaso deixou ele 40 minutos ouvindo a musiquinha irritante na espera). De acordo com a atendente do suporte tinha um “bloqueio na carga” feito, em questão de 5 minutos, algumas atualizações e reboots o sinal voltou ao normal, apenas o upload ainda está baixo segundo ele e é problema na rua (veio 30mb apenas) e será informado pra equipe de suporte da rua.

Tenho até sexta pra decidir se cancelo e volto a ser refém da claro ou assino uma oi fibra pra ver se vale a pena... Pensei em tentar pedir uma degustação na vivo, tentei esses dias e me informaram que não podiam oferecer nada (confesso que quase cancelei depois dessa, já que estava no setor disso hahaha).
 
Pessoal eu assino 600/300 Vivo Fibra (RJ/RJ).
Reparei de algum tempo pra cá que a velocidade fica limitada se o meu modem (HCU/HGU ñ sei o nome) fica ligado por mais de 3 dias.
Eu achei que poderia ser um problema do meu roteador e/ou dos switches e/ou dos cabos ethernet mas não é.
Eu ja fiz o teste desligando/ligando somente o roteador e a velocidade nao volta ao normal. A velocidade so volta ao normal se eu reiniciar o modem da Vivo.

Alguem vem sofrendo com isso ou ja sofreu com isso?
Será q eu preciso pedir mudança do meu modem?


O modem que eu estou utilizando aqui é o Askey RTF3507VW-N2, existe algum melhor na Vivo?

Edit: O modem está em bridge com o wifi desligado. O modem estando em bridge recebe atualização automatica de firmware?

Essa velocidade limitada é característica de rede fast ethernet (100Mb).
Troca o cabo de rede que sai do modem da vivo para o seu roteador e também conecta ele em outra porta do modem da vivo.
O problema, pode ser o cabo ou a porta do modem.

Sobre o firmware, em bridge ele não atualiza.
 
Pessoal eu assino 600/300 Vivo Fibra (RJ/RJ).
Reparei de algum tempo pra cá que a velocidade fica limitada se o meu modem (HCU/HGU ñ sei o nome) fica ligado por mais de 3 dias.
Eu achei que poderia ser um problema do meu roteador e/ou dos switches e/ou dos cabos ethernet mas não é.
Eu ja fiz o teste desligando/ligando somente o roteador e a velocidade nao volta ao normal. A velocidade so volta ao normal se eu reiniciar o modem da Vivo.

Alguem vem sofrendo com isso ou ja sofreu com isso?
Será q eu preciso pedir mudança do meu modem?


O modem que eu estou utilizando aqui é o Askey RTF3507VW-N2, existe algum melhor na Vivo?

Edit: O modem está em bridge com o wifi desligado. O modem estando em bridge recebe atualização automatica de firmware?

Este é um speedtest antes de reiniciar o modem:
12897981421.png


Este é um speedtest após reiniciar o modem:
12898017914.png
Voto com os colegas, esse sintoma é bem característico de algo físico ou alguma falha na negociação de velocidade entre os equipamentos, em seu lugar eu testaria com um cabo de rede diferente e/ou outra porta de rede no HGU (caso ainda não tenha feito).

Seu roteador informa a velocidade das portas de rede? Por lá você também consegue monitorar isso antes de reiniciar os equipamentos e sem a necessidade de aferir pelo Speedtest.

Em bridge não há atualização de firmware, meu HGU trabalha dessa forma há anos e está com uma versão bem desatualizada que em nada atrapalha seu funcionamento.
 
Segue a saga. Rede fibra de 200mb instalada na ultima sexta e ontem lá pelas 21h começou a ficar lento e travando, em questão de 10 minutos não carregava mais nada. Reiniciei e nada, liguei pra vivo e disseram que iriam mandar o técnico no outro dia. Pelo que vi pelo painel de configurações comuns do modem ele está tudo ok em verde, porém toda vez que abre o navegador é aberto ele tenta abrir uma tela que seria tipo aquelas de login de wifi de hotel ou shopping mas não aparece nada.

Hoje ele continuava ruim e o tecnico estava tentando resolver, trocou o aparelho e mesmo assim não voltou ao normal. "Ele linka com a rede, autentica e não navega”, palavras do técnico falando com o suporte deles via telefone (que por acaso deixou ele 40 minutos ouvindo a musiquinha irritante na espera). De acordo com a atendente do suporte tinha um “bloqueio na carga” feito, em questão de 5 minutos, algumas atualizações e reboots o sinal voltou ao normal, apenas o upload ainda está baixo segundo ele e é problema na rua (veio 30mb apenas) e será informado pra equipe de suporte da rua.

Tenho até sexta pra decidir se cancelo e volto a ser refém da claro ou assino uma oi fibra pra ver se vale a pena... Pensei em tentar pedir uma degustação na vivo, tentei esses dias e me informaram que não podiam oferecer nada (confesso que quase cancelei depois dessa, já que estava no setor disso hahaha).
Quase 7 horas depois de o técnico ir embora e tudo estar bem, voltou essa desgraça. Acabei de ligar pro 10315 e falando com a atendente (que por acaso parece ser a mesma que atendeu o técnico hoje meio dia), expliquei o problema antigo, o que foi feito pelo técnico e que estava acontecendo tudo de novo.

Eis que o computador dela trava e ela precisa reiniciar, disse que a chamada iria cair e que eu teria que ligar de novo no 10315.

:thinking::megusta:

Agora a pouco (10 minutos depois) ela retornou, disse que vai ter que mandar outro técnico e pediu "urgência" no sistema. Diz que em 24h alguém vem arrumar.

É muita sorte, vou ter que jogar no bicho hahaha… Acho que isso responde minha dúvida do final do post, pelo jeito ser refém da internet da claro era melhor.
Tudo isso ainda em época de provas da faculdade e ainda tenho uma reunião do trabalho amanhã, vou ter que comprar outro pacotão de internet 4G pra suprir isso tudo.
 
Última edição:
Essa velocidade limitada é característica de rede fast ethernet (100Mb).
Troca o cabo de rede que sai do modem da vivo para o seu roteador e também conecta ele em outra porta do modem da vivo.
O problema, pode ser o cabo ou a porta do modem.

Sobre o firmware, em bridge ele não atualiza.
Obrigado pela dica.
Mas os cabos sao cat6 furakawa e as portas sao todas gigabit.
Na verdade, naquele teste a velocidade ta abaixo de 100mbps porem eu utilizei esse teste pq ele foi o pior, geralmente fica abaixo de 500.
Repare neste speedtest q eu acabei de fazer.
O upload bate no maximo liso liso liso.
Isso ta me cheirando a prooblema no HGU.
Claro, nao descarto a hipotese de ser um problema no cabo, porem, levando em consideracao o q eu falei sobre os cabos e o speedtest abaixo....

12900658415.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voto com os colegas, esse sintoma é bem característico de algo físico ou alguma falha na negociação de velocidade entre os equipamentos, em seu lugar eu testaria com um cabo de rede diferente e/ou outra porta de rede no HGU (caso ainda não tenha feito).

Seu roteador informa a velocidade das portas de rede? Por lá você também consegue monitorar isso antes de reiniciar os equipamentos e sem a necessidade de aferir pelo Speedtest.

Em bridge não há atualização de firmware, meu HGU trabalha dessa forma há anos e está com uma versão bem desatualizada que em nada atrapalha seu funcionamento.
Todas as portas desse HGU da Vivo sao gigabit e o roteador é o Ubiquti USG que possui duas portas gigabit.
 
Todas as portas desse HGU da Vivo sao gigabit e o roteador é o Ubiquti USG que possui duas portas gigabit.
Pois então, as portas dos equipamentos podem ser gigabit e o cabo pode ser cat8, mas você precisa conferir se de fato os equipamentos estão 'linkados' em gigabit mesmo.

Salvo engano essa informação não aparece no HGU de maneira fácil mas certamente deve aparecer nas configurações/página de status das interfaces do seu roteador.

Esse último teste com velocidade degradada pode ter razões variadas mas o que você postou anteriormente é bem típico de interface limitada a 100Mbps por alguma razão (que pode ser defeito no HGU mesmo, vai saber...).
 
Obrigado pela dica.
Mas os cabos sao cat6 furakawa e as portas sao todas gigabit.
Na verdade, naquele teste a velocidade ta abaixo de 100mbps porem eu utilizei esse teste pq ele foi o pior, geralmente fica abaixo de 500.
Repare neste speedtest q eu acabei de fazer.
O upload bate no maximo liso liso liso.
Isso ta me cheirando a prooblema no HGU.
Claro, nao descarto a hipotese de ser um problema no cabo, porem, levando em consideracao o q eu falei sobre os cabos e o speedtest abaixo....

12900658415.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Todas as portas desse HGU da Vivo sao gigabit e o roteador é o Ubiquti USG que possui duas portas gigabit.
Deu a entender que quando caia a velocidade, ficava sempre naqueles 90 e poucos mega, que é o que uma rede 100Mb atinge mesmo. Então agora meio que descarta o cabo e portas.

Ubiquiti USG, isso aí atinge temperaturas próximas ao do núcleo do sol! rsrs
Outro teste que pode fazer é tentar deixar isso ai melhor refrigerado e ver oq acontece.

Depois acho que só partindo para troca do modem.
 
Deu a entender que quando caia a velocidade, ficava sempre naqueles 90 e poucos mega, que é o que uma rede 100Mb atinge mesmo. Então agora meio que descarta o cabo e portas.

Ubiquiti USG, isso aí atinge temperaturas próximas ao do núcleo do sol! rsrs
Outro teste que pode fazer é tentar deixar isso ai melhor refrigerado e ver oq acontece.

Depois acho que só partindo para troca do modem.
Sim realmente esquente legal.
Eu ate vendi o meu forno e hj em dia esquento minha comida em cima do USG.
Comprei roteador e recebi um fogao de brinde
 
Obrigado pela dica.
Mas os cabos sao cat6 furakawa e as portas sao todas gigabit.
Na verdade, naquele teste a velocidade ta abaixo de 100mbps porem eu utilizei esse teste pq ele foi o pior, geralmente fica abaixo de 500.
Repare neste speedtest q eu acabei de fazer.
O upload bate no maximo liso liso liso.
Isso ta me cheirando a prooblema no HGU.
Claro, nao descarto a hipotese de ser um problema no cabo, porem, levando em consideracao o q eu falei sobre os cabos e o speedtest abaixo....

12900658415.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Todas as portas desse HGU da Vivo sao gigabit e o roteador é o Ubiquti USG que possui duas portas gigabit.

cara, eu tinha um problema parecido com um usg (inclusive até cheguei a postar aqui sobre isso).... nunca chegou a ficar em 90 mbps como o seu, mas ficava em 450-550 e minha hgu na época era uma mitrastar gpt 2741gnac-n1.... se possível, faça o teste com a hgu em router p/ descartar a possibilidade de ser o usg....

no meu caso nunca descobri uma solução realmente.... acabei trocando por um udm-pro e nunca mais tive essa queda de velocidade.

esse teste de velocidade seu, vc fez em windows ou macos? cabeado ou wifi? vc usa aps da ubiquiti tbm?
 
Aí galera tô convicto que o problema é realmente na rede da vivo.
Acabei de fazer vários testes aqui às 3:24am e a velocidade tá batendo nos 600 (com exceção de um servidor apenas).

Veja na íntegra


 
image-2022-03-15-22-20-18.png


Steam muito lenta por aqui. Vivo 600/300. Mais alguém?
jogos feitos na unreal engine pra baixar na steam são essa merda mesmo.

download individual de cada arquivo + compactação insana que a steam soca nos arquivos, e quando não é um lançamento que fica pior ainda os download.

só ver isso aqui:
agora 8:10 da manha com claro 720Mb down o update do pugb:
image.png

pico de 23MB/s de download no máximo e ainda engasgando.

pegar outro jogo pra baixar, no caso o nier automata só não topou o maximo, pq o ssd sata capou a valocidade de descompactação na steam:
image.png
 
Última edição:
image-2022-03-15-22-20-18.png


Steam muito lenta por aqui. Vivo 600/300. Mais alguém?
SP, RJ e Brasília, todos lerdos.
Mas talvez seja algo geral, visto que alguns amigos de outros provedores estão com o mesmo problema.

Como o @dudu1505 disse acima, não dá pra usar Steam como única referência pois eles usam uma compactação fud***, geralmente o gargalo é local e não na internet.
 
jogos feitos na unreal engine pra baixar na steam são essa merda mesmo.

download individual de cada arquivo + compactação insana que a steam soca nos arquivos, e quando não é um lançamento que fica pior ainda os download.

só ver isso aqui:
agora 8:10 da manha com claro 720Mb down o update do pugb:
image.png

pico de 23MB/s de download no máximo e ainda engasgando.

pegar outro jogo pra baixar, no caso o nier automata só não topou o maximo, pq o ssd sata capou a valocidade de descompactação na steam:
image.png

Como o @dudu1505 disse acima, não dá pra usar Steam como única referência pois eles usam uma compactação fud***, geralmente o gargalo é local e não na internet.


Realmente, o problema era o PUBG mesmo. Não imaginava que dava diferença entre jogos.
Coloquei um GTA V pra testar e tá tudo ok:

download-steam.png


Valeu!
 
Aí galera tô convicto que o problema é realmente na rede da vivo.
Acabei de fazer vários testes aqui às 3:24am e a velocidade tá batendo nos 600 (com exceção de um servidor apenas).

Veja na íntegra



Se vc desliga e liga a HGU e velocidade volta ao normal não é problema da rede da vivo
Senão teria problema a todo momento. teve um outro usser que tinha problema parecido com o seu
mas so não conseguia alta velocidade de madrugada.. Depois de algumas reclamações conseguiu resolver o problema.
 
Alguém com problema em Porto Alegre? Tá batendo 100 de down (tenho 300) e upload 0. Tudo lento pra acessar.
 
Dúvida: a FiBrasil assumiu a operação do FTTH da Vivo, e vendo a cobertura deles, nem sequer cita a cidade do Rio de Janeiro. Aqui na Zona Norte da cidade do Rio é realmente pífia a cobertura, mas ainda tem um ou outro buraco com FTTH. A Vivo não vendeu esta parte da rede?

1637675819_c065e0574b5083621268871cee71f688.196197.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo