[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Procurei aqui sobre o provedor, e pelo visto nem ASN essa bomba ai tem.
Se acha mesmo que vão entregar 1Gb de qualidade?

Os canais de TV que eles oferecem por exemplo, nem os canais Globo eles tem.
É só um exemplo dentre vários que existem por ai...

Eu não sei da onde vocês tiram que 1 Gbps ou +, já é algo super comum lá fora e falam como se fossemos extremamente atrasados.

Todos os casos que vi em vários países o 1GBPs sempre foi caro, sendo inclusive o plano de internet mais caro das operadoras e pouco atrativo para a maioria dos consumidores. Igual ao que está ocorrendo aqui.

Oi oferecendo por 279
Tim por 200.
Claro por 399

Não adianta nada massificarmos agora e a rede não aguentar, ou então massificar e os roteadores não aguentarem.

Na minha opinião é muito mais interessante uma melhora nas rotas do que isso.

Sem entrar no fato de que para leigos uma velocidade 600 megas é mais do suficiente. Não é atoa (fora a questão dos impostos) que as empresas de telefonia estão mais dispostas a entregar planos de internet com plus (tipo Wifi mesh ou Netflix/Globoplay/Prime Video etc)

Provavelmente até final do ano teremos uma redução dos valores de 1Gbps, mas eu não entendo essa pressa de muitas pessoas. Tenho atualmente 600 megas e já não consigo utilizar tudo.

A realidade é que no meu caso a internet chegou em um ponto de estabilização que acredito que mesmo se duplicasse a velocidade, eu não veria tanta diferença assim que justificasse.
Este foi, em uma versão simplificada, exatamente meu ponto de vista. Não acho que demanda, capacidade de rede e investimentos sejam compatíveis, no cenário atual, pra se oferecer este tipo de velocidade.

Provedores pequenos que as oferecem, muitas vezes são chupa-cabra dos "grandes". Ficam revendendo link até saturar pra todos os demais e/ou como postaram mais acima, nem ASN tem.

E as "grandes" que oferecem, acabam c@g@ndo a rede geral quando o pessoal se pendura nela . Basta ver o tanto de reclamação sobre saturação de rede em algumas localidades.

Última edição:
Hoje dei um zoom na CTO da Vivo, mas ainda está sem fibra conectada nela.

Processo de montagem da rede Vivo é realmente bem lento.

A Oi fibra é uma porcaria, mas finalizaram a rede em dois dias e liberaram vendas em apenas 15 dias.

Já vi relatos aqui no fórum que pode levar mais de 6 meses pra Vivo ativar a rede e liberar as vendas.

Uma coisa interessante é que a Vivo colocou a rede de fibra totalmente separada da rede de cobre do VDSL de 50 mega da GVT. Não reaproveitaram cordoalha e nem as roldanas. Isso provavelmente pra facilitar a desmontagem da rede de cobre no futuro.

Captura001737.png

Não reaproveitaram cordoalha e nem as roldanas. Isso provavelmente pra facilitar a desmontagem da rede de cobre no futuro.
Sério que eles estão pensando nisso? Não acho que os postes serão efetivamente organizados em menos de 20-30 anos, até por que isso faz parte dos bilhões em reais dos bens reversíveis. Sem falar que tem tecnologias de retrofit de cabo na Europa que poderiam muito bem ser importadas. Se isso for mais barato do que tirar (o que é bem provável), esses cabos vão ficar nos postes indefinidamente, talvez até pra sempre.

Sério que eles estão pensando nisso? Não acho que os postes serão efetivamente organizados em menos de 20-30 anos, até por que isso faz parte dos bilhões em reais dos bens reversíveis. Sem falar que tem tecnologias de retrofit de cabo na Europa que poderiam muito bem ser importadas. Se isso for mais barato do que tirar (o que é bem provável), esses cabos vão ficar nos postes indefinidamente, talvez até pra sempre.
Mas aqui é rede de cobre autorizada da antiga GVT. A Vivo pode descontinuar o fixo/vdsl a qualquer momento sem dó nem piedade.

A Oi fibra é uma porcaria, mas finalizaram a rede em dois dias e liberaram vendas em apenas 15 dias.

Já vi relatos aqui no fórum que pode levar mais de 6 meses pra Vivo ativar a rede e liberar as vendas.

Uma coisa interessante é que a Vivo colocou a rede de fibra totalmente separada da rede de cobre do VDSL de 50 mega da GVT. Não reaproveitaram cordoalha e nem as roldanas. Isso provavelmente pra facilitar a desmontagem da rede de cobre no futuro.

Captura001737.png

Aqui foi o contrário... Oi levou meses no processo de adequação predial e tal até liberar vendas... Vivo fez tudo em 2 dias.

• Curtir
Reações: HFS
Aqui foi o contrário... Oi levou meses no processo de adequação predial e tal até liberar vendas... Vivo fez tudo em 2 dias.
Sim, adequação predial pode ser realmente demorada.

Mas eu estava me referindo somente ao processo de instalação da rede de fibra nos postes da rua. A Oi nesse sentido fez um trabalho relâmpago, levou apenas dois dias. Já com a Vivo é mais demorado, num dia instalaram as CTOs, aí na semana seguinte voltaram pra passar o cabo de fibra na rua, agora ainda falta fazer a ligação das CTOs.

Mas eu estava me referindo somente ao processo de instalação da rede de fibra nos postes da rua. A Oi nesse sentido fez um trabalho relâmpago, levou apenas dois dias. Já com a Vivo é mais demorado, num dia instalaram as CTOs, aí na semana seguinte voltaram pra passar o cabo de fibra na rua, agora ainda falta fazer a ligação das CTOs.

Aqui nessa parte da rua a Vivo foi super rápida também... bem mais rápida que a Oi.... até pq a Vivo tem bem menos CTOs que a Oi.

E a saga do app Vivo continua, nem com reza braba aparece o Netflix pra ativar no app, já abrir reclamação faz 5 dias no consumidor e a única coisa que mandaram foi pra mim fazer os procedimentos que eu já fiz e não resolveu nada... Foi instalado no sistema Next

Aqui a Vivo foi rápida, instalaram os cabos primeiro e depois as CTO's.

é algo raro pois a maioria das reclamações aqui são de adequação predial pela vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

investir em par metálico e cabo coaxial não compensa mais, apenas atrasa investimentos.
A vivo precisa sumir com essa rede como a OI fez, e investir apenas na fibra. é logico ofercerer o serviço para quem ainda
depende do adsl.

Última edição:
é algo raro pois a maioria das reclamações aqui são de adequação predial pela vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

investir em par metálico e cabo coaxial não compensa mais, apenas atrasa investimentos.
A vivo precisa sumir com essa rede como a OI fez, e investir apenas na fibra. é logico ofercerer o serviço para quem ainda
depende do adsl.
O outro colega falou em retrofit de cabeamento metálico. Acho que isso até pode ser possível na Europa onde a rede é toda perfeitinha e organizada, mas aqui no Brasil não tem a menor chance, a rede de cobre é podre. Tem que arrancar tudo e deixar só fibra mesmo.

Vocês também tiveram reajuste na fatura que vence esse mês, devido a essa palhaçada de NCC (Nova Condição Comercial)? Minha fidelidade só vence em 16/08, logo não deveria ter aumentado ainda. A atendente me garantiu que não teria outro reajuste ao término, mas conhecendo a desonestidade da Vivo, não confio. Estava pagando 74,99 por 300 Mbps, mas sem serviço nenhum, e agora aumentou para 83,99.

Pior que esse reajuste permitido pela Anatel deve ser menor que o da inflação ao fim da fidelidsde, supondo que ele realmente não venha a ser aplicado, não seria mau negócio. Estou pensando seriamente em voltar para a Oi quando acabar a fidelidade, nem sei se vale a dor de cabeça de brigar para anular esse reajuste, e não queria renovar fidelidade com a Vivo devido a inúmeras quedas.

Reajuste de preços:
Os reajustes dos valores máximos homologados na Anatel ocorrem a cada 12 meses e têm como referência índices de mercado conforme o serviço contratado.
Banda Larga é repassado 100% do IGDI acumulado no período.
TV é repassado 100% do IGPM acumulado no período.
Telefonia Fixa é repassado 100% do IST acumulado no período.

NCC (Nova Condição Comercial):
Os serviços adquiridos na Vivo fazem parte de uma condição comercial, com início e fim de vigência, e têm os seus valores inferiores aos valores máximos homologados pela Anatel.
Ao final da vigência, que pode ser inferior a 12 meses, a nova condição comercial terá seus valores e vigência alterados, tendo como base os índices de mercado de cada serviço contratado.

Última edição:
Vocês também tiveram reajuste na fatura que vence esse mês, devido a essa palhaçada de NCC (Nova Condição Comercial)? Minha fidelidade só vence em 16/08, logo não deveria ter aumentado ainda. A atendente me garantiu que não teria outro reajuste ao término, mas conhecendo a desonestidade da Vivo, não confio. Estava pagando 74,99 por 300 Mbps, mas sem serviço nenhum, e agora aumentou para 83,99.

Pior que esse reajuste permitido pela Anatel deve ser menor que o da inflação ao fim da fidelidsde, supondo que ele realmente não venha a ser aplicado, não seria mau negócio. Estou pensando seriamente em voltar para a Oi quando acabar a fidelidade, nem sei se vale a dor de cabeça de brigar para anular esse reajuste, e não queria renovar fidelidade com a Vivo devido a inúmeras quedas.

Eu tambem tive, abri uma reclamação no consumidor.gov e fatura do mês foi cancelada diminuiram para R$99 (300mb + netflix) antes pagava R$119,90 por 12 meses.. Mas a fidelidade foi renovada.

Captura001737.png
Aqui perto de casa, esse modelo serve para distribuir para as CTOP, daqueles modelos "chuveirinho". Tem uma dessas aqui na esquina que eles colocaram mas não voltaram ainda pra puxar as outras CTOP a partir dela. Mas na outra metade da rua tem.

Aqui perto de casa, esse modelo serve para distribuir para as CTOP, daqueles modelos "chuveirinho". Tem uma dessas aqui na esquina que eles colocaram mas não voltaram ainda pra puxar as outras CTOP a partir dela. Mas na outra metade da rua tem.

Não é esse aí não, esse aí é só mais uma CTO normal, famosa polaroid:

29O6x6y.png

ixW18ld.png

CWFRG05.jpeg

A CTO de distribuição é essa aqui:

kIuCpna.png

Tive inicio do ano. Reclamei no Consumidor.gov e o preço antigo foi reestabelecido.

Tive inicio do ano. Reclamei no Consumidor.gov e o preço antigo foi reestabelecido.
Estou com um problema pra ativar Netflix, acionei consumidor.gov e até agora nada de resolverem meu problema, pediram pra efetuar procedimentos no app VIVO já mandei até captura de tela, e nada de resolverem, eles podem fechar a reclamacao e alegar que o problema está no meu aplicativo?

Users who are viewing this thread

Voltar