Será que tem alguém da área técnica da Vivo que monitora/acompanha este tópico?
Pergunto isso pois creio que descobri (parte) da causa do problema da velocidade da internet cair muito de noite. Minha conexão é 600/300, e com frequência entre 20:00 e 23:30 o download cai para abaixo dos 300Mbps, e em alguns momentos caindo para baixo dos 100Mbps.
Tinha um tempo que isso não acontecia mais, mas voltou a acontecer ontem de noite (download de 90Mbps). Eu tinha a hipótese de que o problema estava relacionado ao IP obtido via PPPoE (estou usando só IPv4), e fique conectando e descontando o PPPoE até que a velocidade voltasse ao normal. E voltou ao normal depois de várias tentativas.
Porém percebi que o problema não é o endereço IP propriamente dito, mas sim o "Default Gateway" atribuído via PPPoE para a conexão. No meu caso com frequência recebo o default gateway 179.184.126.59 (Porto Alegre, zona norte, próximo Iguatemi) que tem problemas de queda de velocidade do download a noite. Porém quando recebo o default gateway 179.184.126.60 a velocidade volta ao normal.
Então o problema não parece ser a saturação da rede GPON, mas um dos roteadores da Vivo parece não estar dando conta da carga no horário da noite.