a vivo não vai correr com uma hgu nova p/ ""dar"" 20/30 mbps por causa de um plano de r$500,00 mensais....
dado o público geral da vivo, acho q essa questão do 2.5 gbps é algo mais p/ o futuro.... hj, vendo "de fora", não me parece economicamente interessante p/ a operadora investir nisso
talvez fosse mais honesto vender o plano de 1gbps como sendo 900mbps, 950.... mas a gente sabe q o marketing é importante (ou essa diferença de 1gbps p/ os 970/960 práticos é tão insignificante q pouca gente liga)....
a vivo não vai correr com uma hgu nova p/ ""dar"" 20/30 mbps por causa de um plano de r$500,00 mensais....
dado o público geral da vivo, acho q essa questão do 2.5 gbps é algo mais p/ o futuro.... hj, vendo "de fora", não me parece economicamente interessante p/ a operadora investir nisso
talvez fosse mais honesto vender o plano de 1gbps como sendo 900mbps, 950.... mas a gente sabe q o marketing é importante (ou essa diferença de 1gbps p/ os 970/960 práticos é tão insignificante q pouca gente liga)....
Acho que nem é isso... tem que saber qual é o estoque atual que a Vivo tem de HGU, se ela tem um bom estoque e não precisa adquirir novos num curto prazo, pode ter certeza que ela não fará esse investimento... agora se ela precisa comprar novas, aí o custo pra ela de trazer uma melhor deve ser parecido com o de trazer a do modelo atual.... deve ter sido o que aconteceu com a Claro...
Se vai me xingar mas depois quando você tiver um tempo, tenta testar com a banda limitada a 40/40 e vê como se saí mais ou menos no mesmo horário, preferência madrugada!
Forcei a barra né?
Sou limitado a ONT da Vivo (OLT Alcatel) e são aparelhos antigos, mas vou tentar testar tbm!
Se vai me xingar mas depois quando você tiver um tempo, tenta testar com a banda limitada a 40/40 e vê como se saí mais ou menos no mesmo horário, preferência madrugada!
Forcei a barra né?
Sou limitado a ONT da Vivo (OLT Alcatel) e são aparelhos antigos, mas vou tentar testar tbm!
Se vai me xingar mas depois quando você tiver um tempo, tenta testar com a banda limitada a 40/40 e vê como se saí mais ou menos no mesmo horário, preferência madrugada!
Forcei a barra né?
Sou limitado a ONT da Vivo (OLT Alcatel) e são aparelhos antigos, mas vou tentar testar tbm!
Mas você estava com algum tipo de QoS ativo no Archer?
Porque bufferbloat é isso aí, depende de QoS, quer no lado do cliente, quer no lado da operadora.
Os testes que faço nesse site, sem usar nenhum tipo de QoS, variam um pouco, é loteria o resultado, com QoS a coisa fica estável, que é o esperado. Já testei com askey e mitrastar, ambos em router ou bridge e não notei diferenças entre eles e nem entre os modos, como disse acima os resultados são loteria.
Eu perdi o burst em todas as conexões vivo fibra que tenho, em todas as cidades, e notei piora no bufferbloat após isso.
Em tempo, tenho reparado nos resultados que o pessoal com claro fibra manda aqui no fórum e me parecem ter um controle de bufferbloat muito bom, inclusive em bridge e sem nenhum QoS no lado do cliente. Fico me perguntando se a claro tem algum tipo de QoS no lado dela, ou se o burst generoso que ela fornece ajuda nisso. QoS no lado do provedor demanda um processamento absurdo, acho pouco provável...
Quando sua conexão está no limite, up ou down, um simples ping entra na fila dos pacotes como todo o restante e já altera o resultado do teste.
QoS basicamente não deixa sua conexão atingir o limite, aí fica com banda disponível para por exemplo um ping, ai o resultado desse teste fica bom.
Um QoS mal resolvido, pode até deixar o teste bom, mas limita de forma bem perceptível, as velocidades de download e upload.
Um roteador com limite de processamento, vai estragar tudo com QoS ativo e dependendo da velocidade do link.
Mas você estava com algum tipo de QoS ativo no Archer?
Porque bufferbloat é isso aí, depende de QoS, quer no lado do cliente, quer no lado da operadora.
Os testes que faço nesse site, sem usar nenhum tipo de QoS, variam um pouco, é loteria o resultado, com QoS a coisa fica estável, que é o esperado. Já testei com askey e mitrastar, ambos em router ou bridge e não notei diferenças entre eles e nem entre os modos, como disse acima os resultados são loteria.
Eu perdi o burst em todas as conexões vivo fibra que tenho, em todas as cidades, e notei piora no bufferbloat após isso.
Em tempo, tenho reparado nos resultados que o pessoal com claro fibra manda aqui no fórum e me parecem ter um controle de bufferbloat muito bom, inclusive em bridge e sem nenhum QoS no lado do cliente. Fico me perguntando se a claro tem algum tipo de QoS no lado dela, ou se o burst generoso que ela fornece ajuda nisso. QoS no lado do provedor demanda um processamento absurdo, acho pouco provável...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Quando sua conexão está no limite, up ou down, um simples ping entra na fila dos pacotes como todo o restante e já altera o resultado do teste.
QoS basicamente não deixa sua conexão atingir o limite, aí fica com banda disponível para por exemplo um ping, ai o resultado desse teste fica bom.
Um QoS mal resolvido, pode até deixar o teste bom, mas limita de forma bem perceptível, as velocidades de download e upload.
Um roteador com limite de processamento, vai estragar tudo com QoS ativo e dependendo da velocidade do link.
Sem nenhuma regra QOS específica. Apenas o tal do "Nat Boost" habilitado.
É chute meu, mas penso que o gargalo estava no CPU aleijado do askey. Se não fosse o CPU, o resultado do Setup 3 teria que ser igual ao Setup 2, pois quem está roteando em ambos setups é o tplink, com as mesmas configurações.
Hosted Node.js, Debian, RPM, Java, Python and RubyGems repositories. Chef, Puppet, Jenkins, Buildkite, CircleCI and Travis CI integrations.
packagecloud.io
Normalmente tenho problemas, mas vou tentando recontectar o PPPOE até ter uma conexão que funciona.
Porém hoje não tem jeito. Já tentei umas 10 reconexões PPOE e até agora nada. Na Claro HFC tudo OK...
Código:
root@opi5:~ # ping -O packagecloud.io
PING packagecloud.io (54.183.177.189) 56(84) bytes of data.
no answer yet for icmp_seq=1
no answer yet for icmp_seq=2
no answer yet for icmp_seq=3
no answer yet for icmp_seq=4
no answer yet for icmp_seq=5
^C
--- packagecloud.io ping statistics ---
6 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 5074ms
EDITADO: para quem usa o speedtest CLI no Linux, o problema do site "packagecloud.io" não estar acessível dá erro no update do Speed Test. Não consigo entender como uma operadora grande como a Vivo tem tantos problemas de rota...
Código:
root@opi5:~ # apt update
Hit:1 https://deb.debian.org/debian bullseye InRelease
Get:2 https://deb.debian.org/debian bullseye-updates InRelease [44.1 kB]
Get:3 https://deb.debian.org/debian-security bullseye-security InRelease [48.4 kB]
Get:4 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports InRelease [49.0 kB]
Hit:5 https://armbian.chi.auroradev.org/apt bullseye InRelease
Get:6 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages.diff/Index [63.3 kB]
Get:7 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages T-2023-04-16-1405.16-F-2023-04-16-1405.16.pdiff [2300 B]
Get:7 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages T-2023-04-16-1405.16-F-2023-04-16-1405.16.pdiff [2300 B]
Err:8 https://packagecloud.io/ookla/speedtest-cli/debian bullseye InRelease
Could not connect to packagecloud.io:443 (54.183.177.189), connection timed out
Fetched 207 kB in 30s (6826 B/s)
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
All packages are up to date.
W: Failed to fetch https://packagecloud.io/ookla/speedtest-cli/debian/dists/bullseye/InRelease Could not connect to packagecloud.io:443 (54.183.177.189), connection timed out
acho que vou desisitit da vivo fibra e voltar para a CLARO HFC.
Sou de Serra-ES, e tenho o plano de 600mb que ja funcionou muito bem, mas que ultimamente so vem me dando dor de cabeça.
ultimamente não consigo assistir nada online, jogar online no xbox esta impossivel e a velocidade da conexão não bate nem proximo dos 600 mb ja faz algum tempo.
fora que acessar a AMAZON PRIME VIDEO, e o APPLE TV esta impossivel, porque pela rede da vivo simplemente diz que não tenho conexão para acessar esses conteudos.
meu vizinho de apto, usa a claro, e testado via wifi pela rede dele, consegui acessar todos os serviços sem problemas. ja acionei o tecnico da vivo mas não adianta, sempre dizem que é problema externo e não resolvem nada.
se alguem souber como rresolver ou melhorar isso, ficarei grato!
acho que vou desisitit da vivo fibra e voltar para a CLARO HFC.
Sou de Serra-ES, e tenho o plano de 600mb que ja funcionou muito bem, mas que ultimamente so vem me dando dor de cabeça.
ultimamente não consigo assistir nada online, jogar online no xbox esta impossivel e a velocidade da conexão não bate nem proximo dos 600 mb ja faz algum tempo.
fora que acessar a AMAZON PRIME VIDEO, e o APPLE TV esta impossivel, porque pela rede da vivo simplemente diz que não tenho conexão para acessar esses conteudos.
meu vizinho de apto, usa a claro, e testado via wifi pela rede dele, consegui acessar todos os serviços sem problemas. ja acionei o tecnico da vivo mas não adianta, sempre dizem que é problema externo e não resolvem nada.
se alguem souber como rresolver ou melhorar isso, ficarei grato!
Se voce está tendo problemas com a vivo e não resolvem a solução mais rápida e menos estressante é cancelar e assinar um plano na claro mesmo que seja no Coaxial.
Agora, se você quer ficar se estressando e não conseguir acessar os aplicativos que você mencionou continue na vivo.
Como sei se estou na rede GVT ou não? Sempre fico perdido quando falam essas coisas de rede X ou zona Y aqui.
De toda forma, aqui funcionou normal, porém o endereço resolvido aqui foi o 52.52.159.34. Com o ip que resovleu pra vc (54.183.177.189) não funcionou nem na vivo nem na tim aqui, será que vc não tá com problemas de DNS?
Como sei se estou na rede GVT ou não? Sempre fico perdido quando falam essas coisas de rede X ou zona Y aqui.
De toda forma, aqui funcionou normal, porém o endereço resolvido aqui foi o 52.52.159.34. Com o ip que resovleu pra vc (54.183.177.189) não funcionou nem na vivo nem na tim aqui, será que vc não tá com problemas de DNS?
acho que vou desisitit da vivo fibra e voltar para a CLARO HFC.
Sou de Serra-ES, e tenho o plano de 600mb que ja funcionou muito bem, mas que ultimamente so vem me dando dor de cabeça.
ultimamente não consigo assistir nada online, jogar online no xbox esta impossivel e a velocidade da conexão não bate nem proximo dos 600 mb ja faz algum tempo.
fora que acessar a AMAZON PRIME VIDEO, e o APPLE TV esta impossivel, porque pela rede da vivo simplemente diz que não tenho conexão para acessar esses conteudos.
meu vizinho de apto, usa a claro, e testado via wifi pela rede dele, consegui acessar todos os serviços sem problemas. ja acionei o tecnico da vivo mas não adianta, sempre dizem que é problema externo e não resolvem nada.
se alguem souber como rresolver ou melhorar isso, ficarei grato!
Como sei se estou na rede GVT ou não? Sempre fico perdido quando falam essas coisas de rede X ou zona Y aqui.
De toda forma, aqui funcionou normal, porém o endereço resolvido aqui foi o 52.52.159.34. Com o ip que resovleu pra vc (54.183.177.189) não funcionou nem na vivo nem na tim aqui, será que vc não tá com problemas de DNS?
Uma forma bem simples para ver se está na GVT basta abrir o site https://www.whatsmyip.org/ e verificar se o hostname mostrado acaba com "dynamic.adsl.gvt.net.br".
Outra opção é usar o comando "nslookup" e passar teu IPv4 público (o resultado é o mesmo):
Código:
root@opi5:~ # nslookup 179.162.XX.XX
XX.XX.162.179.in-addr.arpa name = 179.162.XX.XX.dynamic.adsl.gvt.net.br
Interessante ter resolvido para vc para o 52.52.159.34. Estou usando o DNS do CleanBrowsing. Vou investigar aqui.
Valeu!
EDITADO: de fato parte do problema era no meu DNS local (estava com cache de um IP antigo). Porém a Vivo ainda tem problemas. Por exemplo, o FQDN "packagecloud.io" resolve para dois endereços IPs IPv4 (estou usando o servidor DNS 187.50.250.115 da Vivo só para evitar dúvidas):
A resolução para o 52.8.186.141 ou para o 52.52.159.34 é aleatória (load balancing). O 52.52.159.34 está OK. O problema é quando o FQDN "packagecloud.io" é resolvido para 52.8.186.141 - esse aí não funciona na Vivo GVT (mas está OK na Claro HFC):
Código:
root@opi5:~ # ping -O 52.8.186.141
PING 52.8.186.141 (52.8.186.141) 56(84) bytes of data.
no answer yet for icmp_seq=1
no answer yet for icmp_seq=2
no answer yet for icmp_seq=3
no answer yet for icmp_seq=4
^C
--- 52.8.186.141 ping statistics ---
5 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 4051ms
root@opi5:~ # ping -O 52.52.159.34
PING 52.52.159.34 (52.52.159.34) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 52.52.159.34: icmp_seq=1 ttl=225 time=230 ms
64 bytes from 52.52.159.34: icmp_seq=2 ttl=225 time=230 ms
64 bytes from 52.52.159.34: icmp_seq=3 ttl=225 time=230 ms
64 bytes from 52.52.159.34: icmp_seq=4 ttl=225 time=230 ms
^C
--- 52.52.159.34 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3004ms
rtt min/avg/max/mdev = 229.538/229.760/230.145/0.244 ms
root@opi5:~ #
Por enquanto resolvi forçando um "DNS Rewrite" no meu DNS local do "packagecloud.io" para o IP 52.52.159.34 (aí sempre usa esse IP). Mas é problema das rotas da Vivo, ambos os IPs deveriam funcionar.
Hosted Node.js, Debian, RPM, Java, Python and RubyGems repositories. Chef, Puppet, Jenkins, Buildkite, CircleCI and Travis CI integrations.
packagecloud.io
Normalmente tenho problemas, mas vou tentando recontectar o PPPOE até ter uma conexão que funciona.
Porém hoje não tem jeito. Já tentei umas 10 reconexões PPOE e até agora nada. Na Claro HFC tudo OK...
Código:
root@opi5:~ # ping -O packagecloud.io
PING packagecloud.io (54.183.177.189) 56(84) bytes of data.
no answer yet for icmp_seq=1
no answer yet for icmp_seq=2
no answer yet for icmp_seq=3
no answer yet for icmp_seq=4
no answer yet for icmp_seq=5
^C
--- packagecloud.io ping statistics ---
6 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 5074ms
EDITADO: para quem usa o speedtest CLI no Linux, o problema do site "packagecloud.io" não estar acessível dá erro no update do Speed Test. Não consigo entender como uma operadora grande como a Vivo tem tantos problemas de rota...
Código:
root@opi5:~ # apt update
Hit:1 https://deb.debian.org/debian bullseye InRelease
Get:2 https://deb.debian.org/debian bullseye-updates InRelease [44.1 kB]
Get:3 https://deb.debian.org/debian-security bullseye-security InRelease [48.4 kB]
Get:4 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports InRelease [49.0 kB]
Hit:5 https://armbian.chi.auroradev.org/apt bullseye InRelease
Get:6 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages.diff/Index [63.3 kB]
Get:7 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages T-2023-04-16-1405.16-F-2023-04-16-1405.16.pdiff [2300 B]
Get:7 https://deb.debian.org/debian bullseye-backports/main arm64 Packages T-2023-04-16-1405.16-F-2023-04-16-1405.16.pdiff [2300 B]
Err:8 https://packagecloud.io/ookla/speedtest-cli/debian bullseye InRelease
Could not connect to packagecloud.io:443 (54.183.177.189), connection timed out
Fetched 207 kB in 30s (6826 B/s)
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
All packages are up to date.
W: Failed to fetch https://packagecloud.io/ookla/speedtest-cli/debian/dists/bullseye/InRelease Could not connect to packagecloud.io:443 (54.183.177.189), connection timed out
Uma forma bem simples para ver se está na GVT basta abrir o site https://www.whatsmyip.org/ e verificar se o hostname mostrado acaba com "dynamic.adsl.gvt.net.br".
Outra opção é usar o comando "nslookup" e passar teu IPv4 público (o resultado é o mesmo):
Código:
root@opi5:~ # nslookup 179.162.XX.XX
XX.XX.162.179.in-addr.arpa name = 179.162.XX.XX.dynamic.adsl.gvt.net.br
A resolução para o 52.8.186.141 ou para o 52.52.159.34 é aleatória (load balancing). O 52.52.159.34 está OK. O problema é quando o FQDN "packagecloud.io" é resolvido para 52.8.186.141 - esse aí não funciona na Vivo GVT (mas está OK na Claro HFC):