[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Outra coisa que notei reiniciei o PPPOE varias vezes e foi instantâneo a troca de IPs antes demorava
Só pra constar, hoje rolou a renovação automática da minha sessão PPPoE após 8 dias e esse foi o tempo que levou:

1692800277937.png


No cold boot é rápido também, só demora um pouco mais em casos bem específicos que envolvem o desligamento de ambos pois o roteador (Mikrotik) termina seu boot antes do HGU.
 
Só pra constar, hoje rolou a renovação automática da minha sessão PPPoE após 8 dias e esse foi o tempo que levou:

Ver anexo 135463

No cold boot é rápido também, só demora um pouco mais em casos bem específicos que envolvem o desligamento de ambos pois o roteador (Mikrotik) termina seu boot antes do HGU.
@neo666 por gentileza poderia informar para qual faixa de IP foi?, e sua rota continua como gvt? Aqui todos IPS ainda 179 e as rotas telesp em Curitiba.
 
@neo666 por gentileza poderia informar para qual faixa de IP foi?, e sua rota continua como gvt? Aqui todos IPS ainda 179 e as rotas telesp em Curitiba.
191, sigo com rota gvt normalmente.
 
Essa semana troquei minha ONT da Vivo por outra q peguei em um cliente q fui. Estava com a 2741 e instalei a 2541, ambas da MitraStar.

A 2741 estava travando o wireless, quase todos os dias tinha q reiniciar o aparelho pra normalizar... por hora a 2541 está normal, vamos ver se de fato era isso

PS: ambas operam normalmente com 600/300.
 
Update:

Comprei uma UFiber Loco para testar com a Vivo Fibra e funcionou perfeitamente.



Tive que usar isto para alterar os parâmetros como GPON Password, Serial e clonar o MAC: https://github.com/v-a-c-u-u-m/ufiber_nano_serial_hack
E também escolher o "Profile 2" para funcionar na Vivo (vai saber o que isso significa).

Ela está sendo energizada pela PoE da RB4011, já configurada para dar um power cycle na porta PoE quando não conseguir conexão.

Setup:

ONU UF Loco (bridge)
RB4011 (VLAN 10 + PPPoE + PoE para a ONU)
Archer C6 (access point)


Boa Noite
Você poderia me ajudar explicando como vc usou esse hack, tentei e o serial do UFiber Loco não muda, preciso trocar o HWTCXXXXXXXX (12) por 485743XXXXXXXXXX (16) primeiro usei o UFiber configurator ele mantem o HWTC ai tentei o Hack e não muda o serial…
Obrigado pela ajuda
Abraço
 
Essa semana troquei minha ONT da Vivo por outra q peguei em um cliente q fui. Estava com a 2741 e instalei a 2541, ambas da MitraStar.

A 2741 estava travando o wireless, quase todos os dias tinha q reiniciar o aparelho pra normalizar... por hora a 2541 está normal, vamos ver se de fato era isso

PS: ambas operam normalmente com 600/300.
como você conseguiu mudar o gpon sn dela? ou você trabalha na vivo e pediu pra vincularem o outro sn?
 
como você conseguiu mudar o gpon sn dela? ou você trabalha na vivo e pediu pra vincularem o outro sn?
na vdd só mudei o gpon password, o mac e s/n não mexi com nd... a primeira conexão do equipamento ele conectou e logo em seguida perdeu conexão, depois sincronizou novamente e está até agora operando sem problemas
 
como você conseguiu mudar o gpon sn dela? ou você trabalha na vivo e pediu pra vincularem o outro sn?

Você se refere a isso ?



Ainda estou com essa porcaria de Vivo Fibra. Até agora nada de ter outra empresa por aqui a não ser a NET Claro com CGNAT.

Usei esse método para configurar a ONT que tenho aqui.
 
Depois de 300 anos, ontem, a Vivo resolveu sorrateiramente após o bairro ficar sem energia por 5hrs, atualizar a firmware do MitraN1 para a versão "BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42"

Agora, ao acessar o ip 192.168.15.1, é preciso fornecer User + Senha pra abrir a página de "Status" da HGU.

Pergunta:

Esta não é mesma versão de FW que foi empurrada um tempo atrás (daí meu comentário dos 300 anos) e que, posteriormente, foi feito um rollback porque estava bugada?

EDIT:

Uma coisa que notei é que, na versão antiga da FW alterando o dns na aba WAN pra 1.1.1.1/1.0.0.1 e na aba LAN selecionando dns proxy 192.168.15.1 nos 2 campos, ao verificar o dns no site dnscheck/tools, ele retornava como sendo o da CloudFlare. Agora, com essa nova versão de FW, ele retorna como sendo o da Tele"C"ômica. Pra voltar a ser o da CloudFlare, tenho que setar os 2 campos na aba LAN pra "UserDefined 1.1.1.1/1.0.0.1"

EDIT2:

Pós update da FW da HGU veio uma faixa de IP que nunca tinha visto antes (200.x) e que, segundo pesquisa, é proveniente da cidade de Igaraçu do Tietê no triângulo entre Bauru, São Carlos e Piracicaba. Isso, sendo que estou em SP/SP/ZL. Antes do update todas as faixas de IPs ficavam próximas daqui, o mais distante foi Diadema.

Vai saber?!?!?!
 
Última edição:
Todos sabem que a coisa mais fácil que tem é sair do CGNAT da NET Claro.
Não é tão facil assim, a experiência pode variar bastante de acordo com a região.

Aqui por exemplo quando eu tive lá pra 2020, levaram mais de 1 mês pra retirar, tirando isso não houve outros problemas. Mas há locais onde só tiram com visita técnica pra garantir "efetiva necessidade" do ip válido.
 
Não é tão facil assim, a experiência pode variar bastante de acordo com a região.

Aqui por exemplo quando eu tive lá pra 2020, levaram mais de 1 mês pra retirar, tirando isso não houve outros problemas. Mas há locais onde só tiram com visita técnica pra garantir "efetiva necessidade" do ip válido.

Não existe nenhum caso aqui no fórum de alguém que não tenha conseguido... às vezes pode demorar um pouco mais e dar um pouco mais de trabalho, mas é garantido que vai conseguir...
 
Todos sabem que a coisa mais fácil que tem é sair do CGNAT da NET Claro.

Não é tão facil assim, a experiência pode variar bastante de acordo com a região.

Aqui por exemplo quando eu tive lá pra 2020, levaram mais de 1 mês pra retirar, tirando isso não houve outros problemas. Mas há locais onde só tiram com visita técnica pra garantir "efetiva necessidade" do ip válido.

Não existe nenhum caso aqui no fórum de alguém que não tenha conseguido... às vezes pode demorar um pouco mais e dar um pouco mais de trabalho, mas é garantido que vai conseguir...
Quando fui assinante não consegui pelo modo "tradicional" de ligar lá e solicitar. As 3x que liguei, os atendentes recusaram na hora o pedido. Tive que utilizar esse método que postei no link abaixo:

Postado no tópico 'Banda Larga Claro / NET - HFC/FIBRA ÓPTICA' https://forum.adrenaline.com.br/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1076637844
 
Não existe nenhum caso aqui no fórum de alguém que não tenha conseguido... às vezes pode demorar um pouco mais e dar um pouco mais de trabalho, mas é garantido que vai conseguir...
Bom... Tivemos o caso do usuário que além de não sair do CGNAT enfiaram um plano controle na conta :haha:
 
Depois de 300 anos, ontem, a Vivo resolveu sorrateiramente após o bairro ficar sem energia por 5hrs, atualizar a firmware do MitraN1 para a versão "BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42"

Agora, ao acessar o ip 192.168.15.1, é preciso fornecer User + Senha pra abrir a página de "Status" da HGU.

Pergunta:

Esta não é mesma versão de FW que foi empurrada um tempo atrás (daí meu comentário dos 300 anos) e que, posteriormente, foi feito um rollback porque estava bugada?

EDIT:

Uma coisa que notei é que, na versão antiga da FW alterando o dns na aba WAN pra 1.1.1.1/1.0.0.1 e na aba LAN selecionando dns proxy 192.168.15.1 nos 2 campos, ao verificar o dns no site dnscheck/tools, ele retornava como sendo o da CloudFlare. Agora, com essa nova versão de FW, ele retorna como sendo o da Tele"C"ômica. Pra voltar a ser o da CloudFlare, tenho que setar os 2 campos na aba LAN pra "UserDefined 1.1.1.1/1.0.0.1"

EDIT2:

Pós update da FW da HGU veio uma faixa de IP que nunca tinha visto antes (200.x) e que, segundo pesquisa, é proveniente da cidade de Igaraçu do Tietê no triângulo entre Bauru, São Carlos e Piracicaba. Isso, sendo que estou em SP/SP/ZL. Antes do update todas as faixas de IPs ficavam próximas daqui, o mais distante foi Diadema.

Vai saber?!?!?!
estranho mesmo.. aqui hj estou com 201.. e esta apontando a região da saude.. oque geralmente acontece... estou no centro.
 
Se ele não conseguiu ainda, é pq ainda não chegou ao final do processo :)
Esse não lembro se tentou mais, o problema pra ele é que todos os atendentes que pegavam o caso dele (0800 e sim, recomendamos mandar isso pra ouvidoria/Anatel/Consumidor) achavam que o cara tava falando grego ou que ele tava solicitando ip FIXO que obviamente é produto pra PJ e cobrado a parte. Mas pra completar a beleza, o número pré pago dele virou controle, passou algumas semanas sendo enrolado pela Claro até alguém finalmente cancelar o plano controle. Mas cancelaram o número ao invés de voltar pra pré. Aí foi outra briga até ele conseguir recuperar o número :haha:
Sinceramente depois disso tudo eu nem questiono o cara desistir de tentar sair do CGNAT
 
Pessoal, alguém conseguiu configurar IPV6 em um gateway UniFi?

Eu liguei pra Vivo para perguntar o tamanho do prefix delegation, mas obviamente a atendente estava perdida e não soube me dizer qual seria.

Entrei nas configurações avançadas do roteador da Vivo (após voltar para as configurações de fábrica, já que ele estava em bridge) e encontrei apenas isso:

ipv6-vivo.png
ipv6-vivo-2.png
 
Essa semana troquei minha ONT da Vivo por outra q peguei em um cliente q fui. Estava com a 2741 e instalei a 2541, ambas da MitraStar.

A 2741 estava travando o wireless, quase todos os dias tinha q reiniciar o aparelho pra normalizar... por hora a 2541 está normal, vamos ver se de fato era isso

PS: ambas operam normalmente com 600/300.
A Vivo colocou um Askey aqui, mas o Wi-Fi é ruim. Tenho um MitraStar de outra instalação que não vieram recolher, e o sinal era bem melhor! Se eu colocar a fibra nele, ele realiza as atualizações de firmware?
 
Pessoal, alguém conseguiu configurar IPV6 em um gateway UniFi?

Eu liguei pra Vivo para perguntar o tamanho do prefix delegation, mas obviamente a atendente estava perdida e não soube me dizer qual seria.

Entrei nas configurações avançadas do roteador da Vivo (após voltar para as configurações de fábrica, já que ele estava em bridge) e encontrei apenas isso:

ipv6-vivo.png
ipv6-vivo-2.png

bem, eu não deixo ativado aqui, mas na região que estou (vivo1 - sp capital) é 64...
 
A Vivo colocou um Askey aqui, mas o Wi-Fi é ruim. Tenho um MitraStar de outra instalação que não vieram recolher, e o sinal era bem melhor! Se eu colocar a fibra nele, ele realiza as atualizações de firmware?
Atualizar, pode ser que atualize. Mas, autenticar a conexão e navegar, provavelmente, não.

Acredito que pra isso, seja preciso colocar o código SLID do GPON pra que o provisionamento seja feito. Isso, pelo menos, estando na região 1 Vivo SP/SP. Na região 2, não sei como funciona.
 
A Vivo colocou um Askey aqui, mas o Wi-Fi é ruim. Tenho um MitraStar de outra instalação que não vieram recolher, e o sinal era bem melhor! Se eu colocar a fibra nele, ele realiza as atualizações de firmware?
como comentei em post anterior, tive q colocar o SLID (ou GPON Password como consta na ONT) do equipamento atual, procedimento extremamente simples, só dar um pesquisada rapida no google q vc ja encontra

fiz isso, o equipamento sincronizou, reiniciou e se manteve sincronizado desde entao... aqui o meu problema realmente parecia ser o equipamento, até agora nd de travamento na rede wireless
 
Vivo voltou a apresentar os mesmos problemas de conexao anteriormente pra vcs ??

Hj os jogos online estão " injogaveis"...Principalmente LOL e BF2042...Ja alterei dns, ativei e desativei ipv6...IP começando em 201.

Praia Grande - SP
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo