[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Sábado fui no apartamento da minha namorada e já vi que tava sem sinal na fibra, tava piscando vermelho na HGU. Liguei na Vivo, nenhum massivo na região. Abri o quadro de telefonia, a fibra do AP dela tava desse jeito:
Consegui abrir um chamado no app da Vivo pra sábado de tarde mesmo e antes de 15:30 o técnico já tava atendendo. Ligou pro CO/engenharia e isso que falaram pra ele: De manhã teve um reparo no AP 502 e parece que essa unidade tava ligada da CDOI do 6º andar - Tem duas pra atender todo o prédio de 8 andares, no 4º andar, onde minha namorada mora e outra no 6º - O técnico então puxou a fibra até a caixa do 4º andar e desconectou a nossa fibra. Não sendo isso um absurdo, ele remarcou a caneta o número das caixas, inverteu a SS7 com a SS8.

Felizmente o técnico que me atendeu foi bem profissional, fez uma limpeza de conectores/fibras que estavam jogadas dentro do quadro de telefonia e desconectou algumas fibras que de acordo com o cadastro na Vivo eram de clientes cancelados. Imagino que o AP 502 foi instalado na CDOI do 6º erroneamente, pois a CDOI do 4º atende também o 5º.

IMAGENS BÔNUS:
Fibra da Vivo entrando no prédio:
Caixa de transição da Vivo, chega a fibra da rua e alimenta as duas CDOI no 4º e 6º andar.
Oi/V.tal fez adequação predial ano passado, possui 3 CDOI no total, não sei se são 1x8 mas estão vazias, sem um único cliente.
Instalação "GPON" do provedor regional Bitcom - ONU compartilhada para todo o prédio, cada apartamento é conectado via Ethernet no HUB:
Caxias do Sul ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que porcana essa infra do provedor regional Bitcom
a vivo e oi sem novidade é assim mesmo.. devia reclamar no consumidor do tecnico que desligou o ponto da sua namorada.
e elogiar oque consertou a cagada.
Acredito eu que o técnico ligou para central e fez batimento juntamente com o suporte e os clientes que ele desconectou foi com a ordem do próprio suporte da VIVO, o mesmo não iria fazer coisa da cabeça, assim acredito eu né.

Isso se o que não fez a lambança não é de empreiteira, que faz instalação zoando os clientes da base.
Se for em Caxias do Sul - RS é terceirizada, TLSV Engenharia, sei pois já trabalhei lá, ela atende toda região SUL, RS, SC e PR. Existem outras, CETP e Ability, pelo menos na época que trabalhei lá era a maior, porém essa ability é muito grande, atendiam só SP é grande região metropolitana agora estão vindo pro SUL, acredito que seja questão de tempo para ela dominar e adentrar novas regiões.

Última edição:
Caxias do Sul ?

Acredito eu que o técnico ligou para central e fez batimento juntamente com o suporte e os clientes que ele desconectou foi com a ordem do próprio suporte da VIVO, o mesmo não iria fazer coisa da cabeça, assim acredito eu né.

Se for em Caxias do Sul - RS é terceirizada, TLSV Engenharia, sei pois já trabalhei lá, ela atende toda região SUL, RS, SC e PR. Existem outras, CETP e Ability, pelo menos na época que trabalhei lá era a maior, porém essa ability é muito grande, atendiam só SP é grande região metropolitana agora estão vindo pro SUL, acredito que seja questão de tempo para ela dominar e adentrar novas regiões.

Essa empresa Ability, está fazendo a rede da Vivo no DF.

Olha aí, não sabia, novidade pelo menos pra mim, até onde sei atendia somente SP é grande região metropolitana.

Porém é cidade nova ou ampliação de bairro novo ?

A Vivo Fibra tinha disponível em Samambaia Sul, e agora fizeram a rede na Norte. Resumindo, ampliação de bairro novo.

Boa tarde,

Alguém que tenha 500MB aí consegue receber a velocidade contratada ou até mais que o contratado ? Se sim, qual equipamento? No próprio equipamento da operadora, ou em roteador próprio? Qual HGU? Modelo novo ou antigo ? Aqui em casa foi colocado o modelo novo.
Foi instalado no sábado e a velocidade oscila bastante nos testes em servidores de variadas regiões e nunca chega o contratado, indiferente se seja no roteador da própria operadora ou no meu próprio. Segundo a VIVO ela não dá garantia de banda por Wi-Fi apenas por cabo.
E outro detalhe curioso é que nos jogos que eu jogo no provedor regional que eu também tenho o ping é menor, 10 a 6 ms a menos. Não contava com isso, achava que iria ser a mesma coisa pra menos. Afinal a internet preferida dos ‘gamers’.
Eu tentei abrir umas portas para deixar o NAT Tipo 1 no PS5 e não teve jeito, não sei se não está aplicando as configurações no HGU ou seja outra coisa.​

Boa tarde,

Alguém que tenha 500MB aí consegue receber a velocidade contratada ou até mais que o contratado ? Se sim, qual equipamento? No próprio equipamento da operadora, ou em roteador próprio? Qual HGU? Modelo novo ou antigo ? Aqui em casa foi colocado o modelo novo.
Foi instalado no sábado e a velocidade oscila bastante nos testes em servidores de variadas regiões e nunca chega o contratado, indiferente se seja no roteador da própria operadora ou no meu próprio. Segundo a VIVO ela não dá garantia de banda por Wi-Fi apenas por cabo.
E outro detalhe curioso é que nos jogos que eu jogo no provedor regional que eu também tenho o ping é menor, 10 a 6 ms a menos. Não contava com isso, achava que iria ser a mesma coisa pra menos. Afinal a internet preferida dos ‘gamers’.
Eu tentei abrir umas portas para deixar o NAT Tipo 1 no PS5 e não teve jeito, não sei se não está aplicando as configurações no HGU ou seja outra coisa.​
Posta os testes aqui, de preferência feitos conectados no cabo e usando o Speedtest CLI.
Se estiver batendo por volta de 450 a 470 Mb, você foi premiado com o famoso problema de perfil errado.

Posta os testes aqui, de preferência feitos conectados no cabo e usando o Speedtest CLI.
Se estiver batendo por volta de 450 a 470 Mb, você foi premiado com o famoso problema de perfil errado.
Eu tenho notebook, porém o meu é um Dell de mais de doze anos, inspiron 1545, e a placa dele é fast não é GIGA. Segundo suporte da VIVO meu profile é as vlans estão corretas, suporte da VIVO me chamou via WhatsApp para saber como estava a conexão e aí aproveitei e relatei tudo isso pra ele. O celular que eu faço os testes é um IPhone 15 PRO Max.
Inclusive hoje estava no Instagram e estava travando os story em alguns momentos, coisa que não é normal.

Eu tenho notebook, porém o meu é um Dell de mais de doze anos, inspiron 1545, e a placa dele é fast não é GIGA. Segundo suporte da VIVO meu profile é as vlans estão corretas, suporte da VIVO me chamou via WhatsApp para saber como estava a conexão e aí aproveitei e relatei tudo isso pra ele. O celular que eu faço os testes é um IPhone 15 PRO Max.
Inclusive hoje estava no Instagram e estava travando os story em alguns momentos, coisa que não é normal.

Mas é claro que não vão admitir o problema, né? Meio óbvio isso.
Podia estar chegando 100 Mb aí, eles iam continuar dizendo que tava normal.
Ninguém aqui no fórum conseguiu resolver isso de maneira fácil.
Fica a seu critério aceitar do jeito que está ou reclamar.

Mas é claro que não vão admitir o problema, né? Meio óbvio isso.
Podia estar chegando 100 Mb aí, eles iam continuar dizendo que tava normal.
Ninguém aqui no fórum conseguiu resolver isso de maneira fácil.
Fica a seu critério aceitar do jeito que está ou reclamar.
Óbvio que não vou aceitar e já disse pro cara do suporte, daí ele abriu um chamado.

NAT 1 no PS4/PS5 só se consegue se conectar o console diretamente na internet. Sem intervenção de qualquer roteador, recebendo o endereço IP nele

Boa tarde,

Teste na casa da mulher, originalmente 300 Mbps e feito upgrade para 500 Mbps ano passado. Feito bem próximo ao Mitrastar da Vivo (GPT-2741GNAC-N2), meu device é um Xiaomi de 2020 e o servidor escolhido foi o da Brsulnet.

Teste na casa da mulher, originalmente 300 Mbps e feito upgrade para 500 Mbps ano passado. Feito bem próximo ao Mitrastar da Vivo (GPT-2741GNAC-N2), meu device é um Xiaomi de 2020 e o servidor escolhido foi o da Brsulnet.

Ou seja: tudo indica que o problema do @Enzo Camargo é mesmo perfil errado.
Interessante que venho observando esse problema acontecer mais nos planos de 600 e de 500 Mb.
Amigo meu pediu a Vivo em janeiro numa instalação nova no plano de 700 Mb e entrega também o contratado mesmo no Wi-Fi.
No meu sobrinho também foi igual: ele contratou 300 Mb e nunca deu esse problema.
Deve ter a ver com essa transição de sistemas que a Vivo está fazendo.

Interessante que venho observando esse problema acontecer mais nos planos de 600 e de 500 Mb.
Amigo meu pediu a Vivo em janeiro numa instalação nova no plano de 700 Mb e entrega também o contratado mesmo no Wi-Fi.
No meu sobrinho também foi igual: ele contratou 300 Mb e nunca deu esse problema.
A Eterna transição de sistemas, afinal nunca termina.
360, Next, Siebel

Alguém mais notou a Vivo caindo a cada 1 ou 3 minutos? Pelo menos aqui em SP onde moro tá acontecendo. Mas também tá chovendo. Primeira vez que vejo um problema assim na Vivo, sempre foi bem estável. Sinais ok.

NAT 1 no PS4/PS5 só se consegue se conectar o console diretamente na internet. Sem intervenção de qualquer roteador, recebendo o endereço IP nele
Está direto ligado no HGU da VIVO via cabo de rede e ainda mesmo assim fica no tipo 2. Alguma sugestão?

Abraço!

Certamente, eu cansei de ver aqui, a VIVO sempre entregou mais que o contratado. Aqui a VIVO operadora em cima da rede da Fibrasil, será que pode ser essa a causa ?

A minha instalação já veio no next, eu perguntei ao técnico e ele me mostrou.

Última edição:
nao estou contente com minha vivo fibra, alguem ja tentou contratar o link dedicado empresarial na residencia ?
com intuito de melhorar priorizacao de pacotes, pings, perdas, estabilidade?
mude o login do pppoe para vivo@vivo senha: vivo e tenha o plano de 700mb para melhores rotas. Pode parecer q nao influencia mas faz total diferença, o servidor RADIUS da preferência para planos mais altos e para esse login do PPPoE. Aq caiu a degustação dos 600mb para 300mb e a internet mudou da água pro vinho, o range de IP atribuído também pode influenciar nas rotas, teve uma época q a melhor faixa aq na região era 201.xxx.xxx.xxx.

mude o login do pppoe para vivo@vivo senha: vivo e tenha o plano de 700mb para melhores rotas. Pode parecer q nao influencia mas faz total diferença, o servidor RADIUS da preferência para planos mais altos e para esse login do PPPoE. Aq caiu a degustação dos 600mb para 300mb e a internet mudou da água pro vinho, o range de IP atribuído também pode influenciar nas rotas, teve uma época q a melhor faixa aq na região era 201.xxx.xxx.xxx.
Eu nunca ouvi falar sobre isso.

pra anotar com a caneta nos equipamentos da vivo não é difícil imaginar oque se passa na cabeça desse técnico fez o DG de rascunho de papel.... Por essas e outras no meu condomínio so pode entrar terceirizada da vivo ICOMON. e os técnicos próprios da vivo.. Sempre acontecia essa festa de 1 desligar outro cliente para ganhar instalação e com isso gerava milhares de visitas técnicas no local.

Última edição:
Aqui a VIVO operadora em cima da rede da Fibrasil, será que pode ser essa a causa ?

Em janeiro estive na cidade da Osório, que também é Fibrasil e não puder deixar de notar que a conexão da Vivo FIbra tinha o reverso user.vivozap.com.br e pertence ao AS26599, que é o mesmo da rede móvel da Vivo. Nos teus testes de velocidade a faixa 179.224.XXX.XXX também pertence ao AS26599, fiquei em dúvida se em todas as cidades Fibrasil é essa arquitetura e se estão interligadas no backbone da rede móvel. Claro, é mais uma curiosidade para entender como a rede funciona do que afirmar que essa é causa do seu problema, longe disso. Aqui em Caxias é região ex-GVT, minha conexão é AS18881.

Pessoal que não consegue acessar o 192.168.15.1/padrao no modem Wi-Fi 6, qual a versão do firmware de vocês?
Aqui acesso normal.

iedG7i7.png

Pessoal que não consegue acessar o 192.168.15.1/padrao no modem Wi-Fi 6, qual a versão do firmware de vocês?
Aqui acesso normal.

iedG7i7.png
Bom dia,

E faz quanto tempo que você está usando esse HGU? Eu tive uma visita técnica hoje, o técnico trocou o HGU, tanto o modelo anterior quanto o novo não consigo acessar as configurações avançadas. :(

Pessoal eu tinha o vivo fibra 300 com o modem antigo e conseguia conectar no meu ps5 sem problemas. Me mudei e coloquei o 500 da vivo e veio o com o modem novo GPT-2742GX4X5 com wifi6. O problema que toda vez q tento conectar meu ps5 ele derruba o wifi. Só fica a luz do mouse do modem acesa o resto paga e demora um tempo para o wifi voltar. Alguém saberia como resolver? Tenho acesso ao portal do modem de suporte.

Users who are viewing this thread

Voltar