[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Boa Noite,

estou com dificuldades em configurar o IPv6 da Vivo Fibra no Roteador Deco, já tentei todas as opções mas nenhuma traz o endereço IP, o modem da Vivo está em bridge, eu tenho o novo modem com Wi-Fi 6

não sei como funciona os decos, mas tenta mudar o tipo de conexão ipv6 p/ DHCPv6 (se vc não tentou)

um outro user (acho q era o @IgorR ) tava reclamando faz um tempo q não conseguia pegar ipv6 com a hgu wifi 6 em bridge.... talvez a configuração nem esteja errada, mas vc esteja enfrentando o mesmo problema q ele (algum "bug misterioso" envolvendo ipv6)

Última edição:
Acha valido montar um servidor de DNS em casa assim, muda em algo? Tenho um Banana Pi M5 parado aqui em casa também, to tentando deixar minha network reforçada, rede residencial mesmo rs
Olha, melhora um pouco a velocidade de carregamento de algumas coisas, mas não é suuper significativo
Um dos motivos q me levou a fazer o pihole além do cache foi o bloqueio de propagandas direto no DNS

não sei como funciona os decos, mas tenta mudar o tipo de conexão ipv6 p/ DHCPv6 (se vc não tentou)

um outro user (acho q era o @IgorR ) tava reclamando faz um tempo q não conseguia pegar ipv6 com a hgu wifi 6 em bridge.... talvez a configuração nem esteja errada, mas vc esteja enfrentando o mesmo problema q ele (algum "bug misterioso" envolvendo ipv6)
Eu mesmo que estou com esse problema ... Ipv6 em bridge com esse HGU novo esquece ... Não vai conseguir, e agora capando o firmware acho que nem tem chance de conseguirmos, o técnico ontem aqui me mostrou uma mensagem da vivo pra eles falando sobre o bloqueio da /padrão " por motivos de segurança ".... E do bridge tbm.

Aqui segue HGU em router.

Ax23 na como router tbm com IP fixo na DMZ do HGU.

No ax23 o ipv6 tá como passtrough ( bridge ), dessa maneira os dispositivos estão recebendo ipv6 também, não sei se é o melhor cenário ... Mas tá rolando bem.

Olha, melhora um pouco a velocidade de carregamento de algumas coisas, mas não é suuper significativo
Um dos motivos q me levou a fazer o pihole além do cache foi o bloqueio de propagandas direto no DNS
Subi aqui um 2 servidores de DNS distintos, 1 AdGuard e 1 Pi-hole em 2 maquinas que uso de servidor aqui pra ter redundância (Pi-hole no BPI-M5 e o AdGuard em um Thinkpad kk), percebi uma melhora na velocidade em obter ip de algumas coisas, tipo no Discord as vezes demorava encontrar rota com o servidor e tá instantâneo agora, valeuuu!

Eu mesmo que estou com esse problema ... Ipv6 em bridge com esse HGU novo esquece ... Não vai conseguir, e agora capando o firmware acho que nem tem chance de conseguirmos, o técnico ontem aqui me mostrou uma mensagem da vivo pra eles falando sobre o bloqueio da /padrão " por motivos de segurança ".... E do bridge tbm.
Então somente na primeira execução e/ou em modo Bridge com um GPON à parte pra ter livre acesso ao /padrao.

Alguém já atualizou o firmware através do painel avançado? Será que tem algum custom compatível?

Encontrei material de estudo pra futuros testes, pretendo extrair o firmware original e modificá-lo:

Última edição:
Então somente na primeira execução e/ou em modo Bridge com um GPON à parte pra ter livre acesso ao /padrao.

Alguém já atualizou o firmware através do painel avançado? Será que tem algum custom compatível?

Encontrei material de estudo pra futuros testes, pretendo extrair o firmware original e modificá-lo:

hummm esse segundo link, só pelo SSH ja dá pra alterar algumas coisas sem precisar escalonar privilegios...

• Curtir
Reações: L.B
hummm esse segundo link, só pelo SSH ja dá pra alterar algumas coisas sem precisar escalonar privilegios...
Sim, e através do /padrao tem como definir se o Telnet e o SSH são acessíveis via cabo e/ou wi-fi, mas por padrão somente ethernet...

Se alguém puder testar meios de extrair o firmware e postar o resultado aqui, seria extremamente útil.

Sim, e através do /padrao tem como definir se o Telnet e o SSH são acessíveis via cabo e/ou wi-fi, mas por padrão somente ethernet...

Se alguém puder testar meios de extrair o firmware e postar o resultado aqui, seria extremamente útil.
Meu sonho é fazer funcionar o IPV6 com essa joça em bridge kkkkkkkkkkkkkkkk

• Curtir
Esse novo HGU suporta somente 20 ???
Tenho o contato de um tecnico mto legal, ele me passsa inormações sobre esse hgu novo, sobre os bugs, sobre o que a vivo ta orientando.
Esse wifi6 askey cheguei em 20 e ele não salva mais nenhum ip... não dá erro nem nada só não salva
deletei 1 dos ips fixos e ai ele salvou o novo acho q realmente é o limite

Alem disso o da askey só suporta 80mhz, aparentemente com os relatos do pessoal aqui o modem da mitra wifi6 chega a 160mhz no /padrao

• Curtir
Esse wifi6 askey cheguei em 20 e ele não salva mais nenhum ip... não dá erro nem nada só não salva
deletei 1 dos ips fixos e ai ele salvou o novo acho q realmente é o limite

Alem disso o da askey só suporta 80mhz, aparentemente com os relatos do pessoal aqui o modem da mitra wifi6 chega a 160mhz no /padrao
Mas ele dá conta de conectar mais alguns será ???
Sim o Askey vai até 80, o meu mitra aqui vi que vai em 160mhz no padrao mas nao da pra acessar mais =( E tbm nao da pra separar as redes, achei bem chato pq tem pontos que o 5ghz fica mto ruim e ele nao troca pra 2.4, tem locais que fica descoberto o wifi ou toda hora caindo. E tbm sem chance de pegar ipv6 em bridge com ele....To numa configuração que talvez nao seja o melhor cenário, pq tem outro bug chato que acontece que vou descrever abaixo.

a Alexa fica picotando as musicas, ou cortando quando o HGU está em bridge, acreditam ? Aí fiquei pensando no que eu tinha feito de diferente e lembrei disso, coloquei HGU em router, ficou duplo nat mas a alexa parou de picotar as musicas e tal....Coisas que acontecem so com o HGU novo tbm, o tecnico aqui da vivo que eixou contato tava comentando de bastante bug sobre ele...

Existe sim.

Resumidamente, todo o hardware tem um opção para conectar um tipo de cabo bem específico em um parte da placa e que permite a cópia do firmware.
Porém, tem que estudar a placa primeiro

Eu me fu-fu... Com essas atualizações de firmware da vivo:

Versão antiga: Firmware old: BR_g3.5_100VNZ0b33
Versão nova: Firmware atual: BR_g7.7_100VNZ0b41

Tive um problema aqui no ano passado (firbra danificado por aves) e o técnico veio e resetou o HGU. E essa desgrama atualizou do v3.5 para 7.7. Porém, eu acessei o /padrao de boa.
Hoje tive que resetar e surpresa!
O /padrao não sobe nem a pau. Eu sempre resetou essas biroscas com a fibra desconectada e simplesmente, a opção de range 192.268.15.1/padrao não está mais acessível. Ao digitar o range ali do /padrao, ele ameaça carregar, mas automaticamente volta para aquela versão comum que não dá opção de nada praticamente.

Ou eles alteraram o range de acesso para as configurações avançadas, ou eles caparam esse HGU.
Estou bem tentado a tacar uma ONT TP-Link que tenho aqui e ver no que dá.
Liguei lá e agendei troca, pedi para enviarem algo da versão 3.5... Vai que eu dou sorte!

Valeus

Parece que a Vivo matou a página de configuração 192.168.15.1/padrao
Eu tive que reiniciar o HGU hoje e a página não abre mais... não resetei, apenas reiniciei.
Mas parece que a página ainda está lá em algum lugar, pois as configurações de DNS que eu tinha feito não foram alteradas.

Mas ele dá conta de conectar mais alguns será ???
Sim o Askey vai até 80, o meu mitra aqui vi que vai em 160mhz no padrao mas nao da pra acessar mais =( E tbm nao da pra separar as redes, achei bem chato pq tem pontos que o 5ghz fica mto ruim e ele nao troca pra 2.4, tem locais que fica descoberto o wifi ou toda hora caindo. E tbm sem chance de pegar ipv6 em bridge com ele....To numa configuração que talvez nao seja o melhor cenário, pq tem outro bug chato que acontece que vou descrever abaixo.

a Alexa fica picotando as musicas, ou cortando quando o HGU está em bridge, acreditam ? Aí fiquei pensando no que eu tinha feito de diferente e lembrei disso, coloquei HGU em router, ficou duplo nat mas a alexa parou de picotar as musicas e tal....Coisas que acontecem so com o HGU novo tbm, o tecnico aqui da vivo que eixou contato tava comentando de bastante bug sobre ele...
Ah de dispositivos que dá pra conectar ao msm tempo dá sim bem mais que 20 (não sei o limite) o que tem limite é o IP FIXO
espero que resolvam esse bug de ipv6 que todos falam...

Ah de dispositivos que dá pra conectar ao msm tempo dá sim bem mais que 20 (não sei o limite) o que tem limite é o IP FIXO
espero que resolvam esse bug de ipv6 que todos falam...
Nao creio que estejam muito preocupados, estão mais preocupados com o basico do basico ... Nem tem como mais separar as redes, o tecnico disse que quem precisa disso a orientação é fazer downgrade de HGU...

Ainda falei com o tecnico e perguntei...E se vcs precisarem alterar algo no /padrao ? Ai ele riu e disse - Não altera kkkk

Ao meu ver lançar assim agora essa HGU foi um tiro no pé, muitos bugs.

Parece que a Vivo matou a página de configuração 192.168.15.1/padrao
Eu tive que reiniciar o HGU hoje e a página não abre mais... não resetei, apenas reiniciei.
Mas parece que a página ainda está lá em algum lugar, pois as configurações de DNS que eu tinha feito não foram alteradas.
Tem um macete para resolver isso

Tem um macete para resolver isso
É aquele de desplugar a fibra? Se não, poderia compartilhar por gentileza?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só teríamos uma mudança realmente significativa se fornecessem uma instalação FTTH ou melhores rotas.

Fabricante:AskeyModelo:RTF8225VW
Versão do Software:BR_SV_g1.9_RTF_TEF004_V2.29Versão do Hardware:REV3

Engraçado que ele abriu a tela do /padrao antes de ir embora e perguntou se eu precisava alterar alguma coisa, já com a internet funcional, eu disse que depois modificaria com calma e o painel simplesmente sumiu, ainda não cheguei a resetar o roteador pra testar novamente.
Ele abriu a página no seu PC? Chegou a ver o histórico? Se não foi apagado, está lá!

Última edição:
  • Curtir
Até agora o unico esquema que funcionou foi esse...Mas to usando ele como falei nuns posts anteriores, tá como router tbm ip fixo do meu router particular na DMZ e sem problemas....
Pensei em alterar dns pq percebi alguma dificuldade pra abrir alguns sites, mas nao sei como fazer uma config legal pra isso. ( Mencionei isso pq uso um app do NPERF pra windows e teste de navegação dele fica em 58% ). Resolvi fazer apos notar que a navegação em geral tava estranha.

Última edição:
Até agora o unico esquema que funcionou foi esse...Mas to usando ele como falei nuns posts anteriores, tá como router tbm ip fixo do meu router particular na DMZ e sem problemas....
Pensei em alterar dns pq percebi alguma dificuldade pra abrir alguns sites, mas nao sei como fazer uma config legal pra isso. ( Mencionei isso pq uso um app do NPERF pra windows e teste de navegação dele fica em 58% ). Resolvi fazer apos notar que a navegação em geral tava estranha.
Mas se vc tá com seu router próprio na DMZ, é só configurar dns nele mesmo e ignorar o modem da Vivo.

Mas se vc tá com seu router próprio na DMZ, é só configurar dns nele mesmo e ignorar o modem da Vivo.
8.8.8.8 e 8.8.4.4 no mesmo local onde seleciono o tipo da internet ?? ( ip dinamico ) e vou em avançado, substituo o ip do hgu e ponho esses??? dns ipv6 nem tem como configurar, unica opção é deixar em passtrough

Eu sempre desplugo a fibra pra fazer isso e com toda a certeza do universo, não rola mais.
Ainda está acessível, pois a única coisa que sumiu foi o acesso, foi como se tivesse um script no firmware que redireciona qualquer tentativa do /padrao para o 192.168.15.1.
O problema que eu tive que resetar essa birosca aqui rsrs.
Ou é range diferente ou é outra coisa além de /padrao.
A questão é...
Como fazer downgrade disso, se não existe firmware disso e nem opção agora (não opção fácil)?

Valeus

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ele abriu a página no seu PC? Chegou a ver o histórico? Se não foi apagado, está lá!
é 192.168.15.1/avanzada.asp
mas eles redirecionam para o login e fica em loop

Eu sempre desplugo a fibra pra fazer isso e com toda a certeza do universo, não rola mais.
Ainda está acessível, pois a única coisa que sumiu foi o acesso, foi como se tivesse um script no firmware que redireciona qualquer tentativa do /padrao para o 192.168.15.1.
O problema que eu tive que resetar essa birosca aqui rsrs.
Ou é range diferente ou é outra coisa além de /padrao.
A questão é...
Como fazer downgrade disso, se não existe firmware disso e nem opção agora (não opção fácil)?

Valeus
segundo o tecnico que veio aqui, eles tao bloqueando na caruda mesmo o avançado...ele me mostrou a mensagem da vivo... " por motivos de segurança "

Users who are viewing this thread

Voltar