O DNS só resolve o nome, não influencia na velocidade de down... ele pode influenciar no tempo de carregamento de uma página, pois pode demorar pra resolver o nome dela, mas down é muito difícil...
Fiz várias vezes o teste. E em todos eles com o DNS da Vivo tudo fica lagado. Assim como (obviamente) as páginas praticamente não carregam como os downloads também ficam ruins. Sim, é o que acontece por aqui com o DNS da Vivo. Quando eu tiver com paciência eu gravo um vídeo provando o que estou falando. Sei do que se refere e concordo, mas está acontecendo isso aqui.
Como disse o colega, não há relação direta entre velocidade de download ou upload com DNS, a menos que por algum motivo ele estivesse te "empurrando" para um CDN pior/mais distante e neste caso uma investigação mais aprofundada seria necessária.
Por aqui já vi esse tipo de coisa ocorrer quando estou com IPv6 ativo na rede, de um tempo pra cá optei por deixar desativado.
Pois é, mas esta ocorrendo isso aqui. Eu acho que a Vivo está com problemas muito sérios na conexão e isso explica o motivo de eu estar absolutamente lagado em todos os jogos online.
Eu testei com e sem IPV6 também e deu no mesmo. Mas... é bem capaz de terem ficado com raiva das minhas reclamações onde pedi para reconfigurar a conexão e desconfiguraram tudo. A verdade é que não sei o que está ocorrendo, mas sei que está deste modo. É bizarro? sim.
Tecnico da vivo veio em casa ontem, ficou o dia todo e nao resolveu nada. Hoje mandaram um tecnico ainda mais tapado, o cara simpelsmente nao sabe NADA, ele só é instalador de modem. Ele não sabe falar na central de operacoes e nisso a central fica desligando na cara dele pq ele é MUITO LERDO.
Agora eu to tendo que fingir que sou um dos tecnicos pra eu falar direto com a C.O. pra não desligarem. E mesmo assim ta dificil. Já falaram que era pra escalar isso pra N3 ou engenharia, mas até agora nada.
Isso vai ficar mto bom quando levar pro forum na frente do juiz.
E o chamado na ANATEL ta aberto e correndo os dias.
O cara nao sabe usar o proprio celular, pqp...
EDIT1: a central de operacoes pediu para eu comprar um chip de celular de outra operadora, pagar um pacote de dados, para testar o acesso que está com problema. E simplesmente desligou na minha cara.
EDIT2: nova ligacao na CO com supervisor em conferencia na chamada, o atendimento seguiu sem essa palhaçada do chip de celular, agora a atentende pediu pro tecnico anexar dois txts com teste de ping e tracert, ELE NAO SABE ANEXAR TXT no app da vivo que os tecnicos usam..... nao pode ser cara, isso nao foi pedra na cruz, eu devo ter jogado um meteoro na cruz...
Veio um tecnico aqui agora as 18h30, e aparentemente o N3 ja tinha resolvido por lá e nao tinha me avisado, o cara ligou o notebook dele aqui e os sites/serviços da Microsoft abriram de boa, ai testei meus notebooks, pcs, tablet, celular, tudo funcionando tb. Desliguei/liguei o modem umas 3x antes dele ir embora, e continuou tudo funcionando.
E dessa vez veio um que sabia o que tava fazendo, nao ficou resungando que nao sabia nada e nao entendia nada como outro.
Para quem estiver com o mesmo problema, abram chamados, encham o saco mesmo, peguem os protocoles e abram chamado na ANATEL, e continuem irritando mto eles. Só levou quase 3 meses, mas arrumaram. [!?!]
Não tem dessa de "ain, é rota e nois num pode fazê nada, se f0di ae flw vlw".... TEM que resolver, vc ta pagando pelo serviço.
Eu tô com um problema estranho na boi velocidade de download, ok ping ok, mas em jogos P2P tô com muito lagg e sites da Microsoft, abrir email, baixar iao do Windows então é um parto. No caso esses da Microsoft já tavam assim, agora jogo p2p faz 1 mês apenas que começou. Seria o mesmo caso?
Eu tô com um problema estranho na boi velocidade de download, ok ping ok, mas em jogos P2P tô com muito lagg e sites da Microsoft, abrir email, baixar iao do Windows então é um parto. No caso esses da Microsoft já tavam assim, agora jogo p2p faz 1 mês apenas que começou. Seria o mesmo caso?
O meu caso nem era lentidao, o sites e serviços da mcirosoft nao abriam/nao funcionavam. Fazendo teste de rota por algum motivo a requisicao ia parar na Holanda e se perdia por la, fiz o teste hoje com o tecnico aqui e esse alto na Holanda nao acontece mais.
Porem, pra chegar no site da MS ainda ta indo pra europa primeiro (espanha).
Eu nao mencionei nada de rotas, foi por acaso que rodei o teste nas visitas tecnicas anteriores e o tecnico viu. No meu chamado eu so falei que os serviços nao abriam, e era pra funcionar.
Tem que abrir chamado e fazer o tecnico da vivo levar o notebook dele pra testar ai, e dar o mesmo problema.
Veio um tecnico aqui agora as 18h30, e aparentemente o N3 ja tinha resolvido por lá e nao tinha me avisado, o cara ligou o notebook dele aqui e os sites/serviços da Microsoft abriram de boa, ai testei meus notebooks, pcs, tablet, celular, tudo funcionando tb. Desliguei/liguei o modem umas 3x antes dele ir embora, e continuou tudo funcionando.
E dessa vez veio um que sabia o que tava fazendo, nao ficou resungando que nao sabia nada e nao entendia nada como outro.
Para quem estiver com o mesmo problema, abram chamados, encham o saco mesmo, peguem os protocoles e abram chamado na ANATEL, e continuem irritando mto eles. Só levou quase 3 meses, mas arrumaram. [!?!]
Não tem dessa de "ain, é rota e nois num pode fazê nada, se f0di ae flw vlw".... TEM que resolver, vc ta pagando pelo serviço.
Se a maioria dos clientes fossem como você, tenho nem dúvida que as empresas respeitariam mais os consumidores no Brasil.
Parabéns!
Nosso povo (de forma geral) é muito passivo como consumidor, não tem ideia dos direitos que tem, e normalizou ser maltratado pelas empresas.
Essa é a melhor resposta coerente que existe, não tem como falar que a oi tim vivo claro, ou qualquer outro provedor pequeno é ruim ou melhor ou pior se não fazer um teste de ambos, e ainda existe o uso especifico de cada um, aqui vai um exemplo, uso muito plano Business do mega então e ainda não é so porque uma operadora é boa numa região para uma determinada situação que será boa em outra região até mesmo para a mesma situação.
Agora nunca tive problema com o mega ultimamente está bem ruim.
Isso me lembra das épocas em que eu usava link dedicado.
O nível de comunicação por email ou telefone, mas especialmente por email, é tão diferente que você se sente bem e até relaxado, não há o estresse em pensar que vai pegar um atendente que não sabe nem usar o sistema da operadora para registrar o problema ou reclamação.
Se a maioria dos clientes fossem como você, tenho nem dúvida que as empresas respeitariam mais os consumidores no Brasil.
Parabéns!
Nosso povo (de forma geral) é muito passivo como consumidor, não tem ideia dos direitos que tem, e normalizou ser maltratado pelas empresas.
É um questão cultural em todos os níveis da sociedade, governo e empresas.
A deterioração das condições de trabalho, a terceirização, que as operadoras fizeram em massa em idos dos anos 2000s, a forma como a Anatel funciona, a politização que precarizou ainda mais a agência, e a participação da sociedade, que é despolitizada, desorganizada e preguiçosa, infelizmente.
Quem tiver interesse, pode ler sobre.
O Conselho de Usuários que a Anatel determina que as operadoras tenham, é meramente consultivo e opinativo. Basicamente produz conteúdo e/ou papel. Não tem poder algum.
Se nem mesmo se os usuários ganhassem todos os processos contra as operadoras, e a maioria de e ganhar mesmo, pois são casos pequenos, consequências minúsculas, multas e pagamentos ínfimos, as operadoras não têm incentivo algum para mudar de comportamento e especialmente em melhorar seu modo de gerenciamento e estrutura.
Veja se as operadoras tratam grandes consumidores empresariais da mesma forma. O contrato é restritíssimo, com regras e níveis de qualidade exigentes. Por que? Porque estão lidando com um par, com alguém com o mesmo ou maior nível de poder, e se fizerem algo errado, sofrerão com as consequências, e perderão muito dinheiro e até mesmo publicidade negativa.
Enquanto não houver organização social para exigir serviços de qualidade decentes e de nivel, continuaremos com essa conexão de banana que temos, tolerando técnicos semi-alfabetos, 500 visitas sem resolução do problema e meses esperando.
Ou, a alternativa é esperar para que algum político utilize o poder que tem, e intervenha de forma a fazer com que as operadoras sejam OBRIGADAS a melhorar a qualidade dos serviços e penalizadas continuamente caso não atinjam um nível cada vez melhor de qualidade de rede, capacitação de funcionários, investimentos na rede...
A media de latência de São Paulo para basicamente qualquer ponto da Alemanha (há pontuais excessões) é de 250/255 ms com qualquer operadora.
Uma rara exceção que eu peguei, é com a Hetzner através da Claro (no meu caso, HFC), onde já cheguei a ver tracert com 160 ms de resultado final.
Teve um aumento há algum tempo, mas se estabilizou em uma média de 170/175 ms.
Acredito que nessa rota, o acesso seja feito através do Ellalink, pois a conectividade com a Alemanha pelo Brasil, é algo enojante.
Na verdade, com a Europa em geral.
O único ponto em que consigo velocidades razoáveis é através da Holanda. Mesmo com maior latência, a probabilidade de ter altas velocidades com download/upload através da Holanda, são grandes.
A media de latência de São Paulo para basicamente qualquer ponto da Alemanha (há pontuais excessões) é de 250/255 ms com qualquer operadora.
Uma rara exceção que eu peguei, é com a Hetzner através da Claro (no meu caso, HFC), onde já cheguei a ver tracert com 160 ms de resultado final.
Teve um aumento há algum tempo, mas se estabilizou em uma média de 170/175 ms.
Acredito que nessa rota, o acesso seja feito através do Ellalink, pois a conectividade com a Alemanha pelo Brasil, é algo enojante.
Na verdade, com a Europa em geral.
O único ponto em que consigo velocidades razoáveis é através da Holanda. Mesmo com maior latência, a probabilidade de ter altas velocidades com download/upload através da Holanda, são grandes.
acho que o uso pela Ellalink com a Claro deve ficar meio restrito a só alguns destino na europa devido ao custo trafego pelo ellalink imagino eu, ou será que é rota errada mesma ? pois eu imaginava que qualquer destino para europa iria sair pelo Ellalink e não é isso que acontece.
acho que o uso pela Ellalink com a Claro deve ficar meio restrito a só alguns destino na europa devido ao custo trafego pelo ellalink imagino eu, ou será que é rota errada mesma ? pois eu imaginava que qualquer destino para europa iria sair pelo Ellalink e não é isso que acontece.
É possivel colocar o modem wifi6 da Vivo em bridge sem perder o telefone fixo? Com o modem antigo o telefone continuava ativo ao cplocar em bridge, mas com esse novo a linha fixa voip cai
É possivel colocar o modem wifi6 da Vivo em bridge sem perder o telefone fixo? Com o modem antigo o telefone continuava ativo ao cplocar em bridge, mas com esse novo a linha fixa voip cai
Exatamente isso aqui também os que estão usando cogentco tô pegando velocidade UP e down no talo já a vivo tá indo pelo twelve99 q o desempenho UP e down tá um lixo, se for permitido posso deixar um link pra teste
Dei uma fuçada aqui e acho que consegui algum progresso.
Então, para quem tiver a Askey RTF8225VW REV3, vou compartilhar aqui o método com o qual consegui acessar as configurações avançadas (http://192.168.15.1/padrao) e desabilitar o TR-069. Desta forma, o acesso permanece mesmo com a fibra conectada.
Aqui os detalhes completos do aparelho:
Aqui a página inicial das configurações avançadas:
Aqui o resultado final com o TR-069 desabilitado:
IMPORTANTE: Não tenho contratados os produtos de telefone e TV. Apenas internet. Logo, posso afirmar que a internet funciona normalmente após o procedimento, mas não posso fazer o mesmo com relação a telefone e TV.
Aqui mostrei apenas o resultado final. Para não tomar toda a página do fórum, vou colocar o procedimento completo no spoiler abaixo:
Confirmando novamente os detalhes do aparelho:
E confirmando que não era possível acessar as configurações avançadas antes do procedimento:
Analisando os usuários cadastrados, o "support" parece possuir mais privilégios, então usaremos ele.
(1) A primeira ação a ser tomada é desconectar a fibra do aparelho
(2) Após isso, conectar no aparelho via telnet, logar com o usuário "support" e executar os seguintes comandos em sequência: "mgmt", "config" e "reset". Depois disso, todas as luzes do aparelho passaram a piscar sem parar. Eu escolhi esperar cerca de 4 minutos, desligar e ligar novamente o aparelho. Não sei dizer se esta espera é necessária ou não.
(5) Ir em "Management" > "Remote Management" > "TR-069 Setting". Você verá que a opção para desabilitar o TR-069 estará bloqueado na interface:
(6) Para contornar isso, será necessário inspecionar e modificar os elementos diretamente no navegador.
(7) Remover os trechos com disabled="disabled" dos elementos <input type="radio"/>:
(8) Após, selecionar "Disable" em "CWMP" e "Periodic Inform" e clicar em "Apply".
(9) Feito isso, a fibra pode ser conectada novamente. Nos demais acessos, a opção voltará a estar bloqueada. Mas já não fará diferença, pois ela já deverá estar desabilitada: