[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

poxa, que legal...

não bastasse o problema que eu tenho com downloads internacionais não passarem de 50KB/s agora me jogaram pro interleaved também.
antes eu tinha um ping de 10ms pro primeira salto fora da minha rede agora passou para 30ms
 
poxa, que legal...

não bastasse o problema que eu tenho com downloads internacionais não passarem de 50KB/s agora me jogaram pro interleaved também.
antes eu tinha um ping de 10ms pro primeira salto fora da minha rede agora passou para 30ms
:thatfeel: bem vindo ao clube amigo.
 
poxa, que legal...

não bastasse o problema que eu tenho com downloads internacionais não passarem de 50KB/s agora me jogaram pro interleaved também.
antes eu tinha um ping de 10ms pro primeira salto fora da minha rede agora passou para 30ms
Isso sem falar das perdas de pacotes...
 
Isso sem falar das perdas de pacotes...
O que me preocupa são as estatísticas do modem que ficaram loucas.

O ruido de recebimento de 15-16dB caiu para 6-7dB. Antes era basicamente o mesmo valor do envio
E olha a quantidade de erro que ta acontecendo no FEC

Prevejo problemas

bCGWP6W.png
 
O que me preocupa são as estatísticas do modem que ficaram loucas.

O ruido de recebimento de 15-16dB caiu para 6-7dB. Antes era basicamente o mesmo valor do envio
E olha a quantidade de erro que ta acontecendo no FEC

Prevejo problemas

bCGWP6W.png
Nossa, tá no limite teus 50Mbps cara... que distância está do armário?? Desde quando ficou assim?? Mexeram em algo no seu cabeamento ou na central, mas acho que foi cabeamento.

A GVT quando vendia os 50Mbps dizia que o mínimo era 6dB de SNR. Menos que isso eles não colocavam. Lembro que fizeram o teste na minha linha e deu 16~17dB em 2012 e deram o sinal verde pra upar pra 50Mbps.

Tua internet deve estar bem instável, e provavelmente qualquer chuva ou vento vai cair a conexão... vai ter que investigar a fundo tua linha... veja tomadas internas, troque filtro do telefone e se não resolver, comunique isso à Vivo antes que seja tarde.

E acrescento: NÃO aceite downgrade pra 25Mbps. Se antes funcionava bem os 50Mbps, não tem o porque de não funcionar mais.

Qualquer novidade, poste amigo. Boa sorte!
 
Isso sem falar das perdas de pacotes...

Pelo contrário, Interleaving tende a diminuir a perda de pacotes.

O que me preocupa são as estatísticas do modem que ficaram loucas.

O ruido de recebimento de 15-16dB caiu para 6-7dB. Antes era basicamente o mesmo valor do envio
E olha a quantidade de erro que ta acontecendo no FEC

Prevejo problemas

bCGWP6W.png

Normal, isso quer dizer que os pacotes estão tendo seus erros corrigidos (FEC = Forward Error Correction). A queda da margem de ruído também é normal e não tem que se preocupar.
 
Pelo contrário, Interleaving tende a diminuir a perda de pacotes.



Normal, isso quer dizer que os pacotes estão tendo seus erros corrigidos (FEC = Forward Error Correction). A queda da margem de ruído também é normal e não tem que se preocupar.
NORMAL cara? Despencar de mais de 15dB para 6dB tu acha normal?? Meu Deus...
 
Sim, isso ocorre por conta do overhead que é alocado para o FEC,
kkkk pelo amor de Deus... uso xDSL desde 2001, isso não é normal de acontecer de forma alguma... não tem nada a ver isso q vc falou cara, sinto discordar.
 
Pessoal possuo aqui o Vivo Fibra 50/25, desde quando contratei, quase 2 anos, acontece o seguinte:
Depois de um tempo o modem ligado, exemplo, 6 dias ele derruba a conexão para 9 megas, acontece isso quase toda semana, para resolver isso eu desligo o modem por uns 15 minutos e retorno a liga-lo, ele retorna ao normal de 50 megas.

O de vocês acontece isso também?

Tem como acessar o modem do Vivo fibra?

20170901_105304.jpg
 
O que me preocupa são as estatísticas do modem que ficaram loucas.

O ruido de recebimento de 15-16dB caiu para 6-7dB. Antes era basicamente o mesmo valor do envio
E olha a quantidade de erro que ta acontecendo no FEC

Prevejo problemas

bCGWP6W.png

Ao que parece, junto com a mudança para interleaved estão habilitando algum pergil adaptativo para economia de energia.
 
Pessoal possuo aqui o Vivo Fibra 50/25, desde quando contratei, quase 2 anos, acontece o seguinte:
Depois de um tempo o modem ligado, exemplo, 6 dias ele derruba a conexão para 9 megas, acontece isso quase toda semana, para resolver isso eu desligo o modem por uns 15 minutos e retorno a liga-lo, ele retorna ao normal de 50 megas.

O de vocês acontece isso também?

Tem como acessar o modem do Vivo fibra?

20170901_105304.jpg
Não é normal, a velocidade tem que ficar estável o tempo todo. Algum aparelho da Vivo não está bom aí, pois quando é resetado o sinal volta ao normal. Teria que solicitar à Vivo uma substituição do equipamento.
 
Não é normal, a velocidade tem que ficar estável o tempo todo. Algum aparelho da Vivo não está bom aí, pois quando é resetado o sinal volta ao normal. Teria que solicitar à Vivo uma substituição do equipamento.

Irei entrar em contato com a Vivo.

Qual o numero para falar direto com o pessoal do Vivo Fibra?
 
Pessoal possuo aqui o Vivo Fibra 50/25, desde quando contratei, quase 2 anos, acontece o seguinte:
Depois de um tempo o modem ligado, exemplo, 6 dias ele derruba a conexão para 9 megas, acontece isso quase toda semana, para resolver isso eu desligo o modem por uns 15 minutos e retorno a liga-lo, ele retorna ao normal de 50 megas.

O de vocês acontece isso também?

Tem como acessar o modem do Vivo fibra?

20170901_105304.jpg

Acontecia algo parecido aqui, era o cabo de rede. Experimenta troca-los, deve resolver.
 
NORMAL cara? Despencar de mais de 15dB para 6dB tu acha normal?? Meu Deus...

Deve ter diminuído por alguma outra questão também. Mas a mudança da modulação implica numa leitura diferente do SNR sim.
Só lembrando que o SNR é uma razão entre o sinal que vem pelo ruído que há no meio. Se o SNR despenca, ou o sinal caiu (interlevead provoca isso), ou o noise (ruído) aumentou (seja por algum fator externo, técnico ruim, desgaste natural dos equipamentos, etc.)... E em último caso, os dois.
 
kkkk pelo amor de Deus... uso xDSL desde 2001, isso não é normal de acontecer de forma alguma... não tem nada a ver isso q vc falou cara, sinto discordar.

Complementando a resposta do @sLk

A margem de ruído não é um valor absoluto.

O FEC faz o envio de dados redundantes por canais fora dos reservados para a transmissão regular de dados. O uso desses canais adicionais é que muda a leitura em cima da qualidade do sinal (em uma comparação grosseira, é como se você aumentasse a taxa de sincronismo para fazer o envio desses dados a mais).

FEC sends additional redundant data which can be used by the decoder to check for errors and correct data without the need for retransmission. Reed Solomon (RS) coding is commonly used in Forward Error Correction and typically incurs an overhead of circa 8%.

Forward Error Correction is often used in conjunction with interleaving to help stabilise adsl lines, but the redundant data will obviously carry an overhead. There are two ways of dealing with the overhead:-

1. Reducing payload capacity. (Less useful data per transmission).
2. Transmission of the redundant data in specially assigned channels. (Out of Band)

ADSL uses out-of-band signals to carry redundant data for FEC whereby certain sub-channels are specifically assigned to carry the overhead data. These sub-channels are not available for transmission of normal data and used purely for FEC overheads. Assigning sub-channels as out-of-band has the effect of reducing the maximum sync speed available for normal data transmission.

http://www.kitz.co.uk/adsl/error_correction.htm#FEC
 
Esse número imenso de erros do modem provavelmente são consequências do SNR baixo da linha que pelo jeito foi danificada seriamente. Só isso.
 
Esse número imenso de erros do modem provavelmente são consequências do SNR baixo da linha que pelo jeito foi danificada seriamente. Só isso.

Ao contrário, o SNR baixo aparece em função da correção proativa desses erros.

O que me chama a atenção é que há 0 erros no upstream. Pode ser algo no par, pode ser firmware do modem, ou pode ser até que o Interleaving só esteja operando no downstream. Mas como o modem em questão não mostra os parâmetros relacionados à Interleaving (em especial o campo Interleaving Depth), aí ficamos no campo das hipóteses. Outro problema é que esse modem dá um detalhamento muito pobre acerca dos erros.

Mas de qualquer forma, se não há queda de sinal ou instabilidades (problemas com banda abaixo do contratado, perda de pacotes, ou latência ou jittter fora do normal), é inviável abrir chamado técnico.
 
Ao contrário, o SNR baixo aparece em função dos erros. É possível perfeitamente ter um SNR alto e uma boa quantidade desses erros.

O que me chama a atenção é que há 0 erros no upstream. Pode ser algo no par, pode ser firmware do modem, ou pode ser até que o Interleaving só esteja operando no downstream. Mas como o modem em questão não mostra os parâmetros relacionados à Interleaving (em especial o campo Interleaving Depth), aí ficamos no campo das hipóteses. Outro problema é que esse modem dá um detalhamento muito pobre acerca dos erros.

Mas de qualquer forma, se não há queda de sinal ou instabilidades (problemas com banda abaixo do contratado, perda de pacotes, ou latência ou jittter fora do normal), é inviável abrir chamado técnico.
Pena o Pace não mostrar a atenuação, se tivesse problema físico mesmo a atenuação alta poderia matar a questão. Mas o Pace em VDSL tem um bug que fica em 0 sempre tanto download quanto upload.
 
O que me preocupa são as estatísticas do modem que ficaram loucas.

O ruido de recebimento de 15-16dB caiu para 6-7dB. Antes era basicamente o mesmo valor do envio
E olha a quantidade de erro que ta acontecendo no FEC

Prevejo problemas

bCGWP6W.png

Aqui foi de 22dB pra 15 dB, além de disparar os FECs também.

É normal, a navegação aqui continua excelente. Se você joga online, já envio meus pêsames pela latência maior.
Lembre-se: se achar injusto, reclame na Vivo.

Não sei como a leitura do SNR é feita, mas acho que a queda é normal devido a troca. Até procurei informações sobre isso na internet, mas não achei nada concreto.
 
Meu sinal também caiu, após a troca de FAST para Interleaved.
Caiu de 8.5 e 9.9 para respectivos 6.5 e 6.8dB
A navegação tá normal, só meu ping no LOL que aumentou de 26ms para 46~52ms :(
 
Aqui foi de 22dB pra 15 dB, além de disparar os FECs também.

É normal, a navegação aqui continua excelente. Se você joga online, já envio meus pêsames pela latência maior.
Lembre-se: se achar injusto, reclame na Vivo.

Não sei como a leitura do SNR é feita, mas acho que a queda é normal devido a troca. Até procurei informações sobre isso na internet, mas não achei nada concreto.

Foi justamente por isso que notei

Jogo MMO em servidores internacionais onde a latência já é alta...média de 200-250.
Conectei hoje de manhã e na hora ja percebi a lentidão, fiz o teste e a latência disparo pra 300-320

Eu já desisti de reclama... to só esperando alguma empresa menor aqui da cidade mesmo larga uma fibra no meu bairro pra eu cancelar.
Eu já tenho o problema de fazer downloads internacionais a 30-100KB/s e nacionais a no máximo 600KB/s (sem gerenciador) e agora essa. Tudo que não tem cache é uma porcaria...
O jeito é partir para outra...
 
Vivo reajustou preços da banda larga em SP. Não sei dizer nos outros estados.

No site pra assinar online também alterado para os novos valores.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo