[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A minha necessidade é para ter um sinal forte de Internet nos outros cômodos do meu apartamento e poder usar um Asus Rt-ac5300, por exemplo.
Opções sugeridas:

1) Ativar DMZ no roteador da VIVO, apontando para o IP de WAN do roteador da Asus (ex: 192.168.25.2);
2) Configurar o Asus como um AP, ajustando as redes dele e desativando o WiFi do modem da VIVO;

___

Espero que você não tenha gasto muito dinheiro no roteador mais caro que viu pela frente esperando o milagre acontecer, um bom Access Point custa R$600~800 (se muito) e certamente te entregaria cobertura/velocidade melhores e com menos aborrecimento na configuração.

Dependendo da potência das antenas do Asus e do tamanho do seu apto. pode ser que ele sozinho não consiga chegar com um "sinal forte" (rápido) em todos os cômodos.

Aqui na empresa temos um único AP (Unifi) de pouco mais de R$500 cobrindo uma área de uns 2500m² (fora a parte externa) com média diária de 40~45 dispositivos conectados à ele (grande parte notebooks com bastante tráfego) sem qualquer tipo de gargalo de velocidade ou sinal.

Logicamente não posso deixar de mencionar coisas óbvias:

- Se você precisa de alta velocidade e estabilidade sempre que possível utilize cabos de rede;
- Não gaste dinheiro à toa com equipamentos que no dia a dia ficarão subtilizados;
- O objetivo de uma conexão WiFi é de proporcionar portabilidade e não velocidade;
- Não fique frustrado se não atingir a velocidade nominal da sua internet via WiFi em todos os cantos de casa.

[]´s
 
Opções sugeridas:

1) Ativar DMZ no roteador da VIVO, apontando para o IP de WAN do roteador da Asus (ex: 192.168.25.2);
2) Configurar o Asus como um AP, ajustando as redes dele e desativando o WiFi do modem da VIVO;

___

Espero que você não tenha gasto muito dinheiro no roteador mais caro que viu pela frente esperando o milagre acontecer, um bom Access Point custa R$600~800 (se muito) e certamente te entregaria cobertura/velocidade melhores e com menos aborrecimento na configuração.

Dependendo da potência das antenas do Asus e do tamanho do seu apto. pode ser que ele sozinho não consiga chegar com um "sinal forte" (rápido) em todos os cômodos.

Aqui na empresa temos um único AP (Unifi) de pouco mais de R$500 cobrindo uma área de uns 2500m² (fora a parte externa) com média diária de 40~45 dispositivos conectados à ele (grande parte notebooks com bastante tráfego) sem qualquer tipo de gargalo de velocidade ou sinal.

Logicamente não posso deixar de mencionar coisas óbvias:

- Se você precisa de alta velocidade e estabilidade sempre que possível utilize cabos de rede;
- Não gaste dinheiro à toa com equipamentos que no dia a dia ficarão subtilizados;
- O objetivo de uma conexão WiFi é de proporcionar portabilidade e não velocidade;
- Não fique frustrado se não atingir a velocidade nominal da sua internet via WiFi em todos os cantos de casa.

[]´s
Show!! Obrigado pelas explicações... Ainda não comprei o roteador. Estou analisando qual foi comprar!
 
Boa noite...
Tenho internet fixa da vivo d 8mb q veio com modem askey rta9227w. Já descobri como desbloquear o bendito p usar no modo bridge mas estou na dúvida sobre um bom roteador. Ao a me parece o roteador precisa aceitar VLAN. Alguém me indica um bom roteador p n ter dor de cabeça?
 
- O objetivo de uma conexão WiFi é de proporcionar portabilidade e não velocidade;
- Não fique frustrado se não atingir a velocidade nominal da sua internet via WiFi em todos os cantos de casa.

Opinião pessoal: se eu estou pagando por uma velocidade X de internet, eu acho que essa velocidade X tem sim que chegar em qualquer ponto da casa.
 
Opinião pessoal: se eu estou pagando por uma velocidade X de internet, eu acho que essa velocidade X tem sim que chegar em qualquer ponto da casa.
Eu também, mas a patroa não ia gostar dos varais de cabos de rede.

[]'s
 
Eu também, mas a patroa não ia gostar dos varais de cabos de rede.

[]'s

Meu vizinho tem a ONT + 2 repetidores que causam um ruído desgraçado. Queria é que passassem uma regra pra capar todo mundo na largura de 20 Mhz. Eu tento ser mais consciente e deixo o Wi-Fi com largura de 20 Mhz já que o uso é, basicamente, ver YouTube, Facebook, essas besteirinhas no celular e notebook. Onde o tráfego é mais pesado está tudo ligado no cabo. Mas é aquela coisa, aqui tinha passagem pros cabos, nem todos tem.
Porém, novamente, a vizinha quer que o quarteirão todo saiba que ela tem internet.
 
Que desgraça... eu tava com tudo funcionando aqui, quis tentar o IPv6 no meu roteador wireless (TP-LINK archer C50) então ele ativou a opção e reiniciou, quando reiniciou já não conectava mais via PPPOE, na configuração que tava funcionando antes.

pensando ser referente a configuração do roteador, desabilitei o IPv6 e nada, testei muitas coisas, nada, reiniciei o modem, resolvi voltar a configuração de fabrica do roteador e também do modem, configurei pra bridge e nada...

agora só esta funcionando o modem ruim da VIVO como roteador, coloquei o roteador antigo que eles nem quiseram levar, um opticom, mesma coisa...

será que tem chance de ser algo não relacionado ao meu roteador wireless? muito estranho, roteador novo, tava tudo funcionando, voltei pro padrão de fabrica e configurei tudo de novo, revisei.
 
Não sei nos prédios, eu moro em um condomínio horizontal e cada fibra vem individualmente do splitter GPON que está no poste bem em frente ao condomínio.

Dentro de casa o que chega é isso:

IMG_20170123_195040016.jpg

OBS: O cabo coaxial é da Oi TV.

Depois do conversor a fibra vai direto pro roteador.

Quanto ao telefone e migração de um plano para outro, vale o que o colega @Internet disse. Também já ouvi muitas histórias de problemas para migração de planos e principalmente para portar número telefônico, mesmo que não haja telefonia a ativação/autenticação do GPON é baseada em um número telefônico já vem configurado no modem.

Minha assinatura foi nova e eu contratei avulso e sem telefone, mas se tivesse, o cabo (RJ11) sairia do roteador diretamente para o telefone, como na NET.

É bem provável que eles irão "tentar" manter 2 assinaturas pra não retirar a telefonia no par metálico.



[]´s
Se eles conseguirem manter o mesmo preço não vejo problema em manter o par metálico para o telefone. Onde ficaria a internet não tem tomada para telefone (RJ11) e precisava que o ramal principal ficasse em um ponto específico. Quanto a instalação te perguntei porque queria colocar a internet em outro comodo da casa, hoje possuo Copel Telecom via fibra também e não deixaram instalar no quarto porque teria que percorrer todo rodapé com o cabo e seria fácil quebrar a fibra. Vou ligar lá depois do feriado pois ainda consta que não possuo cobertura em meu endereço... Vai entender! Obrigado pela ajuda!
 
Atualizando a situação da instalação da fibra (200mb) aqui no meu apartamento em Florianópolis:

Depois de duas divergências entre atendentes da vivo quando liguei fiz uma reclamação na ANATEL (pra alguém que realmente entende da coisa pudesse me ligar)

Foi confirmado que tem fibra na minha área e o atendente me enviou um documento para preencher as informações e enviar de volta para o e-mail dele. Antes preciso mostrar para a Síndica para poder ser marcada a visita dos técnicos porque vai ter que se instalado um armário/equipamento dentro do condomínio. (parece que ela vai ter que estar presente durante a instalação, algo assim)

Esse armário/equipamento vai permitir que qualquer pessoa do condomínio possa instalar a fibra aqui.

Amanhã vou falar com ela e dependendo de como as coisas acontecerem posto aqui já que imagino que tenha mais gente de floripa interessada na fibra.

.
 
Atualizando a situação da instalação da fibra (200mb) aqui no meu apartamento em Florianópolis:

Depois de duas divergências entre atendentes da vivo quando liguei fiz uma reclamação na ANATEL (pra alguém que realmente entende da coisa pudesse me ligar)

Foi confirmado que tem fibra na minha área e o atendente me enviou um documento para preencher as informações e enviar de volta para o e-mail dele. Antes preciso mostrar para a Síndica para poder ser marcada a visita dos técnicos porque vai ter que se instalado um armário/equipamento dentro do condomínio. (parece que ela vai ter que estar presente durante a instalação, algo assim)

Esse armário/equipamento vai permitir que qualquer pessoa do condomínio possa instalar a fibra aqui.

Amanhã vou falar com ela e dependendo de como as coisas acontecerem posto aqui já que imagino que tenha mais gente de floripa interessada na fibra.

.

Nessa região sua já tinha par metálico da finada gvt?
 
Você está fazendo assinatura nova ou um upgrade em cima da atual?

Upgrade. Acho que não existe mais a necessidade de cancelar a linha atual VDSL pra recontratar como fibra.

Se tu entrar no site da ANATEL, na parte de reclamações tem já uma parte pronta escrita tipo: "minha operadora não quer dar upgrade na minha conexão/tecnologia". Algo do tipo

Deve ter tido tanta gente reclamando disso que até já deixaram um campo pronto automático só pra isso :haha:

.
 
Upgrade. Acho que não existe mais a necessidade de cancelar a linha atual VDSL pra recontratar como fibra.

Se tu entrar no site da ANATEL, na parte de reclamações tem já uma parte pronta escrita tipo: "minha operadora não quer dar upgrade na minha conexão/tecnologia". Algo do tipo

Deve ter tido tanta gente reclamando disso que até já deixaram um campo pronto automático só pra isso :haha:

.
Cara tu és um fio de esperança de que meu bairro possa vir receber fibra. Aqui tenho 50Mbps também VDSL2, o armário está a 400m daqui mais ou menos.

Como todo mundo fala que a Vivo só instala em regiões "virgens", onde não tem nada da Vivo/GVT, seu caso de colocarem fibra num local onde tem até 50Mbps disponível e você tem, me enche de esperança.

Moro em Santa Maria, região central do RS e aqui tem GVT no centro desde 2008 e aqui no bairro que estou, a uns 10km de distância do centro da cidade, desde 2010 (fui o segundo a assinar GVT na época e me livrar da Oi 1Mbps).

Caso um dia chegue a Vivo Fibra aqui na cidade, com certeza irei assinar também o plano de 200Mbps de download e 100Mbps de upload. O telefone fixo terei que ter também, por conta dos meus pais, se vier por um par metálico separado, não tem problema.

Interessante que a Vivo está fazendo a mudança de tecnologia para seus clientes agora. Porque o dia que chegasse fibra aqui, ter que cancelar minha linha xDSL e depois contratar a fibra, iria mudar o nº telefônico e meu pai ia ficar pistola da cara.

Boa sorte aí com a fibra cara! Por aqui vou me virando com o VDSL2 50/5 da finada GVT que funciona que é uma beleza. Pensei em mudar pra NET ano que vem 120Mbps, mas estou bem receoso de mexer em time que está ganhando.
 
Cara tu és um fio de esperança de que meu bairro possa vir receber fibra. Aqui tenho 50Mbps também VDSL2, o armário está a 400m daqui mais ou menos.

Como todo mundo fala que a Vivo só instala em regiões "virgens", onde não tem nada da Vivo/GVT, seu caso de colocarem fibra num local onde tem até 50Mbps disponível e você tem, me enche de esperança.

Moro em Santa Maria, região central do RS e aqui tem GVT no centro desde 2008 e aqui no bairro que estou, a uns 10km de distância do centro da cidade, desde 2010 (fui o segundo a assinar GVT na época e me livrar da Oi 1Mbps).

Caso um dia chegue a Vivo Fibra aqui na cidade, com certeza irei assinar também o plano de 200Mbps de download e 100Mbps de upload. O telefone fixo terei que ter também, por conta dos meus pais, se vier por um par metálico separado, não tem problema.

Interessante que a Vivo está fazendo a mudança de tecnologia para seus clientes agora. Porque o dia que chegasse fibra aqui, ter que cancelar minha linha xDSL e depois contratar a fibra, iria mudar o nº telefônico e meu pai ia ficar pistola da cara.

Boa sorte aí com a fibra cara! Por aqui vou me virando com o VDSL2 50/5 da finada GVT que funciona que é uma beleza. Pensei em mudar pra NET ano que vem 120Mbps, mas estou bem receoso de mexer em time que está ganhando.

Pelo que to sabendo também já tão acabando de instalar fibra em Blumenau/SC e lá já tinha até 50mb. (acho que já tem cliente que contratou)

Talvez estejam acelerando a expansão independente de já ter VDSL ou não

.
 
Pelo que to sabendo também já tão acabando de instalar fibra em Blumenau/SC e lá já tinha até 50mb. (acho que já tem cliente que contratou)

Talvez estejam acelerando a expansão independente de já ter VDSL ou não

.
Tomara mesmo cara, talvez eles estejam vendo a NET roubar clientes da Vivo limitados a "apenas" 50Mbps e estão se virando pra colocar fibra logo e equilibrar as coisas.

Sei que para 90% das pessoas, 50Mbit da Vivo são mais do que suficiente, mas tem um mercado de gente disposta a ter um link acima dos 50Mbps bem considerável.

Andaram falando que eles investiram fibra numa região no interior de SP se não me engano e na primeira semana já tinha mais de 10 mil assinaturas de fibra.
 
Vcs ai com 50-100-200mb e eu aqui querendo trocar 15mb por 25mb pq esta com o mesmo preço! kkkkkkkkkkkkkkkk
 
ja falei uma outra vez que devia bloquear essas expansões para outra cidades sem arrumar a casa primeiro. falta de concorrência é uma merda
 


meu prédio tem fibra da vivo mais esta lotado e tem 20 moradores esperando a vivo expandir.
eles não expandem pq não tem net nem live tim no prédio, e não liberam nem o sinal do adsl pq o predio ja esta cadastrado com o serviço fibra ridículo


No meu prédio tem net e tim live ... enfim, assinei com a tim, 50 mb, assinei na terça e na quarta já iam instalar ... mas como viajei, vou instalar terça ... a vivo qdo tinha assinado, demoraram quinze dias para instalar ...
 
Cara tu és um fio de esperança de que meu bairro possa vir receber fibra. Aqui tenho 50Mbps também VDSL2, o armário está a 400m daqui mais ou menos.

Como todo mundo fala que a Vivo só instala em regiões "virgens", onde não tem nada da Vivo/GVT, seu caso de colocarem fibra num local onde tem até 50Mbps disponível e você tem, me enche de esperança.

Moro em Santa Maria, região central do RS e aqui tem GVT no centro desde 2008 e aqui no bairro que estou, a uns 10km de distância do centro da cidade, desde 2010 (fui o segundo a assinar GVT na época e me livrar da Oi 1Mbps).

Caso um dia chegue a Vivo Fibra aqui na cidade, com certeza irei assinar também o plano de 200Mbps de download e 100Mbps de upload. O telefone fixo terei que ter também, por conta dos meus pais, se vier por um par metálico separado, não tem problema.

Interessante que a Vivo está fazendo a mudança de tecnologia para seus clientes agora. Porque o dia que chegasse fibra aqui, ter que cancelar minha linha xDSL e depois contratar a fibra, iria mudar o nº telefônico e meu pai ia ficar pistola da cara.

Boa sorte aí com a fibra cara! Por aqui vou me virando com o VDSL2 50/5 da finada GVT que funciona que é uma beleza. Pensei em mudar pra NET ano que vem 120Mbps, mas estou bem receoso de mexer em time que está ganhando.
Bora abrir um chamado então na anatel quem sabe assim temos gpon logo kkkkkkkkk
 
Pessoal, qual é o nome desse cabo da banda larga VDSL2 que vai do modem até a parede (não é o telefônico)?? É o RJ11 (esse não é o de telefone?)??
 
Bora abrir um chamado então na anatel quem sabe assim temos gpon logo kkkkkkkkk

heheh se resolvesse né, já teria ligado em 2013... :haha:

Pessoal, qual é o nome desse cabo da banda larga VDSL2 que vai do modem até a parede (não é o telefônico)?? É o RJ11 (esse não é o de telefone?)??

O cabo telefônico que liga o modem à tomada telefônica é o famoso rj11. Você quer saber o tipo de cabo que usam internamente para ligar as tomadas?
 
Upgrade. Acho que não existe mais a necessidade de cancelar a linha atual VDSL pra recontratar como fibra.

Se tu entrar no site da ANATEL, na parte de reclamações tem já uma parte pronta escrita tipo: "minha operadora não quer dar upgrade na minha conexão/tecnologia". Algo do tipo

Deve ter tido tanta gente reclamando disso que até já deixaram um campo pronto automático só pra isso :haha:

.

Interessante isso. Essas coisas são mais uma questão de vontade do que viabilidade.

Vcs ai com 50-100-200mb e eu aqui querendo trocar 15mb por 25mb pq esta com o mesmo preço! kkkkkkkkkkkkkkkk

Mesma situação aqui, mas não tem porta. Poderia ir até pra NET, já que meu interesse nessa história mesmo só são os 2 Mb de upload (o download a mais não interessa) e teria o mesmo preço, mas eu ainda confio mais nas rotas da Vivo.

Você ainda continua com aquelas instabilidades de latência e perda de pacote?

Bora abrir um chamado então na anatel quem sabe assim temos gpon logo kkkkkkkkk

Existe algum caso onde isso realmente funcione?

Ou é só um monte de especulação que abrem por conta de algumas exceções à regra?
 
Pessoal, qual é o nome desse cabo da banda larga VDSL2 que vai do modem até a parede (não é o telefônico)?? É o RJ11 (esse não é o de telefone?)??

RJ11 é o nome do conector e não do cabo. O cabo geralmente chamam de cabo telefônico mesmo.
 
Reclamação pedindo expansão deve ser estornada. Afinal, exige expansão a nível regional. Não é só passar a fibra, pode exigir expansão do backbone, novas licenças pra passar tubulação e fiação.

O melhor estímulo para expandir mais rapidamente é ter concorrentes e clientes que contratam pacotes altos.
Florianópolis e Balneário são duas cidades com renda per capita alta, talvez tenham perfil de comprar combos com TV. Não é a toa que em cidades mais simples a Vivo implantou fibra devido ao "estímulo" do TAC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo