[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Galera vamos la entrei em contato com a vivo por chat no site a respeito de disponibilidade de internet aqui na minha residencia e a moça disse que tem 50 mb de fibra porem fiquei com uma coisa na cabeça pois antigamente eu tinha gvt 50 porem nao era fibra e aqui so chegava 6 de upload nisso questionei a atendente si iria usar a rede da vivo ou reaproveitar a rede da gvt que passa aqui a moça disse que da vivo perguntei tbm quanto de upload dava essa internet da vivo de 50 mb ela disse metade ou seja 25 de up porem perguntei si e totalmente fibra ate dentro de casa ai que veio a resposta que nao e fibra até o poste e par metálico até sua residencia utilizando o canal da linha telefônica ou seja posso esta enganado mas esse tipo de instalação suporta essa alta velocidade de upload ? e me ligaram tbm e me disseram a mesma coisa me garantiram que e 25 de upload si eu contratar e nao for isso posso abrir um processo ou reclamação na Anatel com base nisso e eles me entregarem os 25 de upload ?
Vc pode simplesmente mandar o técnico embora se ele chegar com um par metálico ao invés de uma fibra ótica na sua casa.

A dica dos 100Mbps que o @j4nus falou é valida e mais garantida.

Alguem ai com o askey RTF3505VW-N2 achou o Firmware n41 da muvistar para ver se funciona, parece pelo que se ve lá que é o mesmo modem. Quem esta com a nova versão que não aceita bridge seria uma solução já que o movistar os menus estão desbloqueados.
Não conheço ninguém que tenha feito isso, parece que a atualização de firmware não é tão simples quanto parece e só é feita pelo provedor e não pelo cliente.

Não duvido que a vivo consiga dar um "rollback" para o firmware dela depois ou possa simplesmente bloquear o aparelho na rede.

Boa tarde pessoal, resolvi essa semana assinar a vivo fibra 50Mb aqui em SP capital. A uns 3 anos atrás eu assinei e cancelei pois tive problemas com streaming em geral, então resolvi testar novamente.

A instalação foi rápida pois os cabos já estavam aqui da última instalação, tudo correu normalmente.

O técnico ficou conversando comigo, papo vai papo vem ele disse que iria colocar um Askey RTF 3507VW-N1. Normalmente esse modelo só é usado quando a pessoa pede a TV junto, não em internet avulsa como é meu caso.

Ele saiu e eu já fui logo coloca-lo em bridge, segui os tutorias que encontrei e nada feito, sempre que acessava o 192.168.15.1/wancfg.cmd após logar no modem, dava 404 page not found. Fiquei quebrando a cabeça até que do nada a página começa a funcionar, não entendi muito bem o motivo mas tratei de coloca-lo em bridge, porém na pressa eu acabei digitando o vlan errado e consequentemente não funcionou ao tentar discar pppoe. Então resetei o modem e voltei a tentar acessar a página, tentei de várias forma e nada até que eu consegui acessa-la novamente e entendi o padrão usado pra conseguir isso:

Entre pelo 192.168.15.1/instalador
Ele vai pedir o usuário e senha padrão que está na etiqueta embaixo do modem (no meu modem é user: admin e senha: uma mistura de letras e números).
Faça o login normalmente, pra verificar se está logado mesmo é só ver se aparece a opção "sair" logo abaixo da onde você escolhe o idioma no canto direito superior da tela.
Agora abra outra aba normalmente e entre no endereço 192.168.15.1/wancfg.cmd - nesse ponto em diante é melhor assistir esse vídeo a partir dos 2 minutos

Só lembrando que o cara do vídeo usa VLAN 600 porém aqui em São Paulo eu utilizei VLAN 10 e funcionou normalmente, acho que a 600 é apenas para os locais que eram gvt antes de ser vivo.

Quem quiser testar no RTF 3505 fique a vontade e por favor poste o resultado.

Comecei a acompanhar o tópico agora então se já havia essa informação em algum post passado peço desculpas, espero que funcione para quem ainda não conseguiu.

Diante disso só posso supor que instalaram um equipamento usado e/ou com firmware mais antigo (e que não se atualizou ao ser ligado), pois há bastante relato de gente se queixando que não consegue fazer o procedimento no mesmo equipamento (Askey RTF 3507VW-N1).

Seria interessante termos alguma base de dados simples contendo o modelo dos equipamentos e principalmente as versões correntes de firmware onde o procedimento funciona e onde não funciona, frequentemente as interações sobre isso aqui são bem vagas.

De qualquer forma, bacana ter funcionado aí :vinho:
 
Última edição:
Diante disso só posso supor que instalaram um equipamento usado e/ou com firmware mais antigo (e que não se atualizou ao ser ligado), pois há bastante relato de gente se queixando que não consegue fazer o procedimento no mesmo equipamento (Askey RTF 3507VW-N1).

Seria interessante termos alguma base de dados simples contendo o modelo dos equipamentos e principalmente as versões correntes de firmware onde o procedimento funciona e onde não funciona, frequentemente as interações sobre isso aqui são bem vagas.

De qualquer forma, bacana ter funcionado aí :vinho:

Fiz uma pequena alteração no meu post na parte de usuário e senha, tinha esquecido desse detalhe de logar com o usuário "support".

De qualquer forma, segue a versão instalada aqui

jwk76Cv.jpg


Será que é o caso de ser antigo? Seria legal mesmo se alguém que não está conseguindo postasse as informações para compararmos!
 
Atualizando meu problema com Torrent e o chamado na ANATEL. (tenho 200mbps, pra quem está lendo a primeira vez)

Ligaram da ouvidoria ontem e me ofereceram mandar um técnico pra testar especificamente torrents e pra trazer um modem de outra marca pra colocar no lugar do Askey.

No mesmo dia, umas 3 horas depois vieram aqui em casa 2 técnicos + 1 supervisor. Eles viram esse negócio da velocidade ficar cravada em 10MB/s e que com VPN tava batendo em 26MB/s.
Trocaram meu Askey por um Mistrastar GPT-2541GNAC-GV.

Esse modelo é possível colocar em bridge pelo endereço (192.168.25.1/settings-wan-mode.html).
Torrents ficaram iguais cm o mitrastar. Coloquei em bridge com meu TP-link AC2600, e os torrents continuaram iguais.

Os supervisor falou que isso é anormal e que não tem visto ninguém reclamar no meu bairro aqui em Floripa, mas ele acha que é pq quase ninguém testa esse tipo de coisa.

Até vou formatar meu PC só pra diminuir as chances de ser um problema aqui na minha máquina.

Não resolveram o torrent mas pelo menos ganhei um equipamento que tem opção de colocar em bridge.

.
 
Atualizando meu problema com Torrent e o chamado na ANATEL. (tenho 200mbps, pra quem está lendo a primeira vez)

Ligaram da ouvidoria ontem e me ofereceram mandar um técnico pra testar especificamente torrents e pra trazer um modem de outra marca pra colocar no lugar do Askey.

No mesmo dia, umas 3 horas depois vieram aqui em casa 2 técnicos + 1 supervisor. Eles viram esse negócio da velocidade ficar cravada em 10MB/s e que com VPN tava batendo em 26MB/s.
Trocaram meu Askey por um Mistrastar GPT-2541GNAC-GV.

Esse modelo é possível colocar em bridge pelo endereço (192.168.25.1/settings-wan-mode.html).
Torrents ficaram iguais cm o mitrastar. Coloquei em bridge com meu TP-link AC2600, e os torrents continuaram iguais.

Os supervisor falou que isso é anormal e que não tem visto ninguém reclamar no meu bairro aqui em Floripa, mas ele acha que é pq quase ninguém testa esse tipo de coisa.

Até vou formatar meu PC só pra diminuir as chances de ser um problema aqui na minha máquina.

Não resolveram o torrent mas pelo menos ganhei um equipamento que tem opção de colocar em bridge.

.

Nem adianta formatar seu pc, acho.
Melhor você criar um live-usb com Linux, e testar por lá...
 
Não, já apareceu uns casos aqui em que eles emitem OS para instalar em DSL mesmo tendo FTTH disponível.

Não sabia disso, infelizmente deve ter muita gente por aí sendo enganado por ser leigo no assunto e aceitando ainda ter DSL em casa em tempos de FTTH, etc...
 
Nem adianta formatar seu pc, acho.
Melhor você criar um live-usb com Linux, e testar por lá...

Também acho que formatar não resolverá seu problema. Se o técnico for aí e verificar que pelo roteador está normal, tenho certeza que ele irá lavar as mãos e dizer que a culpa sempre será do lado do consumidor..
 
Boa tarde pessoal!
Deixa eu colocar todos os dados e a historia toda pra vcs entenderem minha jornada.
Estou em BH, aqui somente temos ADSL. Sou ex gvt de 35M Down e 3 de UP xdsl com tecnologia híbrida de TV. (Se der problema com a antena, a TV vem pelo IPTV -> Muito bom na época de chuva). Tenho o modem PACE v5471-002 com firmware do OXY(https://www.tripleoxygen.net/)
Estou a uns 650 metros do armário.
Sou heavy user ! Minha maquina fica compartilhando o tempo todo ! Além de eu trabalhar em casa e usar VPN, VOIP o dia inteiro.
Eu não monitorava meus parâmetros tão de perto assim, mas desde que a VIVO mudou para interleaved eu comecei a reparar erros de FEC aparecerem na interface. Eu tive uns outages aqui tbm, na mesma época e desconfio que fizeram manobrar "obscuras" na minha linha tbm .... mas ai já é especulação!
Comecei a me interessar e comecei a monitorar pelo console do modem.
Vi muito CRC e HEC tbm, e ai comecei a reclamar.
Neste processo, já veio cabista que falou q a perda do armário até aqui na minha tomada é de 6DB.
Eu fiz um trabalho na minha residência e nas caixas de passagem do prédio. Limpei a caixa do prédio, retirando todos os fios se uso, organizei, garanti que todos estavam bem presos e sem oxidação (em especial o meu par). Dentro da minha casa eu tenho um fio único da caixa até a tomada do modem e sem nenhuma extensão. Aqui eu até coloquei núcleos de Ferrite no percurso do fio! Fiz meu dever de casa bem feito ! :)
Trocaram minha porta secundária (sem diferença), meu modem(sem diferença), manobras de par(sem diferença) e fizeram milhares de testes. Sempre aparecendo CRCs aqui.
Até que finalmente esta manha trocaram a porta primaria e parece que os CRCs e HECs sumiram.
Eu sou formado em Ciências da Computação, manjo muito pouquinho desta área e como ando lendo bastante, estou bolado com os FECs a ainda estão aparecendo.
Pois todo mundo fala que é normal, mas quanto é normal ?
Esse aqui é o output do xdslinfo direto no modem: (vou colocar alguns comentários nos parâmetros)
--------------------------------------------------------------------------------------
/ # xdslinfo
DSP version : A2pv6F038f.d24f
line state : Connected
modulation : G.993.2
time connected : 02:29:00

up occupation (%) : 18
down occupation (%) : 54

up max rate (kbps) : 21078 (na porta antiga era no max ~10000)
down max rate (kbps) : 69212 (na porta antiga era no max ~60000)

up actual rate (kbps) : 3998
down actual rate (kbps) : 37993

up interleaved rate (kbps) : 3998
down interleaved rate (kbps) : 37993
up fast channel rate (kbps) : 0
down fast channel rate (kbps) : 0

up interleaved delay (ms) : 0
down interleaved delay (ms) : 0

up noise margin (dB) : 21.5 (na porta antiga era no max ~12)
down noise margin (dB) : 14.7 (na porta antiga era no max ~11)
up attenuation (dB) : 0.0 (nunca apareceu)
down attenuation (dB) : 0.0 (nunca apareceu)
up output power (dBm) : 7.8 (na porta antiga era no max ~8)
down output power (dBm) : 13.7 (na porta antiga era no max ~12)

up impulse noise protection (x0.25ms) : 1
down impulse noise protection (x0.25ms) : 3 (Acho q esse aqui era 2 antes)

local FECs : 176 (deu de kra na sincronização e estabilizou)
remote FECs : 259452 (vai subindo o tempo todo !!! em 20 minutos já passou pra 309405 )
local CRCs : 0
remote CRCs : 0 (parece que sumiram)
local HECs : 0
remote HECs : 0 (parece que sumiram)

ATUC provider : IFTN
ATUR provider : BDCM

VDSL2 Current Profile : 17a
--------------------------------------------------------------------------------------
Meu ruído variava muito durante o dia (pois esta firmware tem um gráfico para monitorar).
Agora parece estar mais estável.
Antes tinha variação de ~3.0DB durante todo o dia.
Até agora, deu uma variação de 0.2DB
Up min:21.4 max:21.6
Down min:14.6 max:14.8

Portanto, finalmente :) chegamos a minhas perguntas:
Esta quantidade de erros de FEC está normal?
Alguma recomendação ou teste extra para eu fazer ?
Algum dado que faltou colocar para correta análise do meu cenário?
Todo e qualquer comentário/pergunta/questionamento será muito bem vindo !

De antemão, muito obrigado.
 
Deixa eu adicionar uma nova estatística pra contextualizar:
/ # xdslinfo
DSP version : A2pv6F038f.d24f
line state : Connected
modulation : G.993.2
time connected : 05:56:24

up occupation (%) : 18
down occupation (%) : 54

up max rate (kbps) : 21163
down max rate (kbps) : 69392

up actual rate (kbps) : 3998
down actual rate (kbps) : 37993

up interleaved rate (kbps) : 3998
down interleaved rate (kbps) : 37993
up fast channel rate (kbps) : 0
down fast channel rate (kbps) : 0

up interleaved delay (ms) : 0
down interleaved delay (ms) : 0

up noise margin (dB) : 21.6
down noise margin (dB) : 14.8
up attenuation (dB) : 0.0
down attenuation (dB) : 0.0
up output power (dBm) : 7.8
down output power (dBm) : 13.7

up impulse noise protection (x0.25ms) : 1
down impulse noise protection (x0.25ms) : 3

local FECs : 176
remote FECs : 641094
local CRCs : 0
remote CRCs : 6
local HECs : 0
remote HECs : 0

ATUC provider : IFTN
ATUR provider : BDCM

VDSL2 Current Profile : 17a


Mais um agora que teve CRCs:
--------------------------------------------------------------------------------------
/ # xdslinfo
DSP version : A2pv6F038f.d24f
line state : Connected
modulation : G.993.2
time connected : 08:51:05

up occupation (%) : 18
down occupation (%) : 55

up max rate (kbps) : 21476
down max rate (kbps) : 68160

up actual rate (kbps) : 3998
down actual rate (kbps) : 37993

up interleaved rate (kbps) : 3998
down interleaved rate (kbps) : 37993
up fast channel rate (kbps) : 0
down fast channel rate (kbps) : 0

up interleaved delay (ms) : 0
down interleaved delay (ms) : 0

up noise margin (dB) : 21.8
down noise margin (dB) : 14.3
up attenuation (dB) : 0.0
down attenuation (dB) : 0.0
up output power (dBm) : 7.8
down output power (dBm) : 13.6

up impulse noise protection (x0.25ms) : 1
down impulse noise protection (x0.25ms) : 3

local FECs : 176
remote FECs : 959897
local CRCs : 0
remote CRCs : 220
local HECs : 0
remote HECs : 39

ATUC provider : IFTN
ATUR provider : BDCM

VDSL2 Current Profile : 17a
 
Não sabia disso, infelizmente deve ter muita gente por aí sendo enganado por ser leigo no assunto e aceitando ainda ter DSL em casa em tempos de FTTH, etc...

Sabe, a própria Vivo também perde com isso. Fazer instalação em DSL quando você tem FTTH na área acaba por aumentar os custos. Isso quer dizer que ela vai passar mais tempo mantendo uma infra em duplicata.

Mas estamos falando de uma grande operadora de telecomunicações atuando no Brasil, fazer eles entenderem o que é que eles devem fazer em determinadas situações é um suplício.

Por outro lado, eu pessoalmente não gastaria um centavo a mais em função de FTTH. A menos que o pessoal tenha real interesse em taxas de up mais altas, não vejo sentido em recomendar pra assinarem 100 Mb para garantir FTTH, na minha opinião, isso de certa forma é premiar a incompetência deles.

Mais um agora que teve CRCs:
--------------------------------------------------------------------------------------
/ # xdslinfo
DSP version : A2pv6F038f.d24f
line state : Connected
modulation : G.993.2
time connected : 08:51:05

up occupation (%) : 18
down occupation (%) : 55

up max rate (kbps) : 21476
down max rate (kbps) : 68160

up actual rate (kbps) : 3998
down actual rate (kbps) : 37993

up interleaved rate (kbps) : 3998
down interleaved rate (kbps) : 37993
up fast channel rate (kbps) : 0
down fast channel rate (kbps) : 0

up interleaved delay (ms) : 0
down interleaved delay (ms) : 0

up noise margin (dB) : 21.8
down noise margin (dB) : 14.3
up attenuation (dB) : 0.0
down attenuation (dB) : 0.0
up output power (dBm) : 7.8
down output power (dBm) : 13.6

up impulse noise protection (x0.25ms) : 1
down impulse noise protection (x0.25ms) : 3

local FECs : 176
remote FECs : 959897
local CRCs : 0
remote CRCs : 220
local HECs : 0
remote HECs : 39

ATUC provider : IFTN
ATUR provider : BDCM

VDSL2 Current Profile : 17a

FECs nessas situações são normais. São blocos que são corrigidos automaticamente pelos algoritmos de paridade sem precisar de uma retransmissão do bloco.
 
Sabe, a própria Vivo também perde com isso. Fazer instalação em DSL quando você tem FTTH na área acaba por aumentar os custos. Isso quer dizer que ela vai passar mais tempo mantendo uma infra em duplicata.

Mas estamos falando de uma grande operadora de telecomunicações atuando no Brasil, fazer eles entenderem o que é que eles devem fazer em determinadas situações é um suplício.

Por outro lado, eu pessoalmente não gastaria um centavo a mais em função de FTTH. A menos que o pessoal tenha real interesse em taxas de up mais altas, não vejo sentido em recomendar pra assinarem 100 Mb para garantir FTTH, na minha opinião, isso de certa forma é premiar a incompetência deles.

Concordo com você, depois fica uma bagunça...meu pensamento com isso é que se ainda tem mercado para DSL e ainda existem pessoas dispostas a pagarem por eles, então ainda é viável para eles. Imagino que em locais assim existam muitos clientes usando internet popular, que necessitam de linha fixa, etc.
 
Mais um agora que teve CRCs:
--------------------------------------------------------------------------------------
/ # xdslinfo
DSP version : A2pv6F038f.d24f
line state : Connected
modulation : G.993.2
time connected : 08:51:05

up occupation (%) : 18
down occupation (%) : 55

up max rate (kbps) : 21476
down max rate (kbps) : 68160

up actual rate (kbps) : 3998
down actual rate (kbps) : 37993

up interleaved rate (kbps) : 3998
down interleaved rate (kbps) : 37993
up fast channel rate (kbps) : 0
down fast channel rate (kbps) : 0

up interleaved delay (ms) : 0
down interleaved delay (ms) : 0

up noise margin (dB) : 21.8
down noise margin (dB) : 14.3
up attenuation (dB) : 0.0
down attenuation (dB) : 0.0
up output power (dBm) : 7.8
down output power (dBm) : 13.6

up impulse noise protection (x0.25ms) : 1
down impulse noise protection (x0.25ms) : 3

local FECs : 176
remote FECs : 959897
local CRCs : 0
remote CRCs : 220
local HECs : 0
remote HECs : 39

ATUC provider : IFTN
ATUR provider : BDCM

VDSL2 Current Profile : 17a
Sabe, a própria Vivo também perde com isso. Fazer instalação em DSL quando você tem FTTH na área acaba por aumentar os custos. Isso quer dizer que ela vai passar mais tempo mantendo uma infra em duplicata.

Mas estamos falando de uma grande operadora de telecomunicações atuando no Brasil, fazer eles entenderem o que é que eles devem fazer em determinadas situações é um suplício.

Por outro lado, eu pessoalmente não gastaria um centavo a mais em função de FTTH. A menos que o pessoal tenha real interesse em taxas de up mais altas, não vejo sentido em recomendar pra assinarem 100 Mb para garantir FTTH, na minha opinião, isso de certa forma é premiar a incompetência deles.



FECs nessas situações são normais. São blocos que são corrigidos automaticamente pelos algoritmos de paridade sem precisar de uma retransmissão do bloco.
Concordo com vc, pois a proposta é essa mesma para os FECs. Mas a pergunta foi: até quando FEC é normal? Pq foram 1M de erros em 9 horas com alguns CRCs e HECs.
 
Não sabia disso, infelizmente deve ter muita gente por aí sendo enganado por ser leigo no assunto e aceitando ainda ter DSL em casa em tempos de FTTH, etc...


As vezes você é forçado, Por exemplo aqui na Rua tem VDSL e DSL, O VDSL Pega ate 35mb e 3mb de upload, o DSL Só vai ate 15mb e 1mb de upload (forçado).

e por malditos 50 metros sou forçado a ficar com o DSL. enquanto isso nos bairros ao lado estão colocando Fibra ate dentro dos condominios (Instalação Nova). mas ridiculo é que o Preço de 10, 15 e 35mb é O Mesmo

e no site oficial da Vivo só aparece se eu colocar o numero da minha residencia aparece planos de 25 e 50mb, se eu troca o número da Residencia diz que nao tem disponibilidade ( eu achei que era Por CEP);

E o atendimento "Apenas 15mb senhor" e tenho um vizinho (50 metros) que tinha 35mb e 2.5 upload ele vai mudar de cidade e deixar a casa fechada será que é possivel eu pedir para VIVO aumentar minha vecolidade usando a conexão dele?
 
Última edição:
As vezes você é forçado, Por exemplo aqui na Rua tem VDSL e DSL, O VDSL Pega ate 35mb e 3mb de upload, o DSL Só vai ate 15mb e 1mb de upload (forçado).

e por malditos 50 metros sou forçado a ficar com o DSL. enquanto isso nos bairros ao lado estão colocando Fibra ate dentro dos condominios (Instalação Nova). mas ridiculo é que o Preço de 10, 15 e 35mb é O Mesmo

e no site oficial da Vivo só aparece se eu colocar o numero da minha residencia aparece planos de 25 e 50mb, se eu troca o número da Residencia diz que nao tem disponibilidade ( eu achei que era Por CEP);

E o atendimento "Apenas 15mb senhor" e tenho um vizinho (50 metros) que tinha 35mb e 2.5 upload ele vai mudar de cidade e deixar a casa fechada será que é possivel eu pedir para VIVO aumentar minha vecolidade usando a conexão dele?

Você mora em casa ou em algum condomínio? Para condomínio a empresa sempre dará prioridade porque conseguirá captar mais clientes e serviços do que um cliente que mora em uma casa.

A questão de ter disponibilidade da infra por míseros 50 metros pode depender até de um simples fator de que está do lado errado da calçada, porque até onde sei, o cabeamento da fibra é feita no subterrâneo e para fazer a infra, tem que ser feito um projeto todo para preparar muito mais além da sua residencia, que consiga viabilizar todo o investimento deles.

Eu acho muito difícil negociar essa idéia, mas pelo menos você tem 50% de chances (um não) de ouvir deles se é possível ou não.
 
Concordo com você, depois fica uma bagunça...meu pensamento com isso é que se ainda tem mercado para DSL e ainda existem pessoas dispostas a pagarem por eles, então ainda é viável para eles. Imagino que em locais assim existam muitos clientes usando internet popular, que necessitam de linha fixa, etc.

De onde você tirou que pra ter internet precisa de telefone?

Concordo com vc, pois a proposta é essa mesma para os FECs. Mas a pergunta foi: até quando FEC é normal? Pq foram 1M de erros em 9 horas com alguns CRCs e HECs.

Eu diria que enquanto não gerar problemas de jitter alto, eles podem ser vistos como normais.

O VDSL Pega ate 35mb e 3mb de upload, o DSL Só vai ate 15mb e 1mb de upload (forçado).

Destaque para esse 1 Mb de upload, ele realmente é forçado. Aqui mesmo vira e mexe o modem ressincroniza por conta do up.

e por malditos 50 metros sou forçado a ficar com o DSL. enquanto isso nos bairros ao lado estão colocando Fibra ate dentro dos condominios (Instalação Nova). mas ridiculo é que o Preço de 10, 15 e 35mb é O Mesmo

Tem nada de ridículo nem de novidade. Desde que a GVT começou a trabalhar com GPON já era dito que não haveria diferenciação de preço por tecnologia e sim por velocidade de download.


E o atendimento "Apenas 15mb senhor" e tenho um vizinho (50 metros) que tinha 35mb e 2.5 upload ele vai mudar de cidade e deixar a casa fechada será que é possivel eu pedir para VIVO aumentar minha vecolidade usando a conexão dele?

Usar a conexão do vizinho? Não mesmo. A porta dele pode ficar vaga e daí liberarem pra você se for um armário onde os blocos VDSL são separados do ADSL (e não tiver fila). Mas se seu problema for distância, nada feito.

A questão de ter disponibilidade da infra por míseros 50 metros pode depender até de um simples fator de que está do lado errado da calçada, porque até onde sei, o cabeamento da fibra é feita no subterrâneo e para fazer a infra, tem que ser feito um projeto todo para preparar muito mais além da sua residencia, que consiga viabilizar todo o investimento deles.

Salvador usa majoritariamente cabeamento aéreo.
 
Não tenho conhecimento técnico em relação a infra da Vivo em Salvador, que é a cidade do colega acima, agradeço por esclarecer tal fato!

A minha menção sobre ter telefone para ter internet, me referi apenas quando há o DSL que vem por par metálico e com isso o cliente é "obrigado" a ter uma linha, mas me corrija caso eu esteja enganado.
 
Não tenho conhecimento técnico em relação a infra da Vivo em Salvador, que é a cidade do colega acima, agradeço por esclarecer tal fato!

A minha menção sobre ter telefone para ter internet, me referi apenas quando há o DSL que vem por par metálico e com isso o cliente é "obrigado" a ter uma linha, mas me corrija caso eu esteja enganado.
Esqueceu de mencionar o @Internet .
Mas nao, nao precisa ter linha telefonica para ter DSL (trabalham no mesmo cabo, mas frequencias diferentes).
A vivo(assim como todas, inclusive a oi) possui planos singulares de internet sem telefone (sem telefone literalmente, linha muda), porem sao inuteis (por exemplo, 50mb vdsl sozinho custa 145,99, vs 149,99 por 50mb + telefone).
Nesses planos teu cabo passa somente pelo dslam, e nao por uma central telefonica + dslam + tar
 
Atualizando meu problema com Torrent e o chamado na ANATEL. (tenho 200mbps, pra quem está lendo a primeira vez)

Ligaram da ouvidoria ontem e me ofereceram mandar um técnico pra testar especificamente torrents e pra trazer um modem de outra marca pra colocar no lugar do Askey.

No mesmo dia, umas 3 horas depois vieram aqui em casa 2 técnicos + 1 supervisor. Eles viram esse negócio da velocidade ficar cravada em 10MB/s e que com VPN tava batendo em 26MB/s.
Trocaram meu Askey por um Mistrastar GPT-2541GNAC-GV.

Esse modelo é possível colocar em bridge pelo endereço (192.168.25.1/settings-wan-mode.html).
Torrents ficaram iguais cm o mitrastar. Coloquei em bridge com meu TP-link AC2600, e os torrents continuaram iguais.

Os supervisor falou que isso é anormal e que não tem visto ninguém reclamar no meu bairro aqui em Floripa, mas ele acha que é pq quase ninguém testa esse tipo de coisa.

Até vou formatar meu PC só pra diminuir as chances de ser um problema aqui na minha máquina.

Não resolveram o torrent mas pelo menos ganhei um equipamento que tem opção de colocar em bridge.

.
Apesar dos pesares valeu a troca, tenho o mesmo Mitrastar e mesmo quando ainda não o usava em bridge o desempenho dele já era excelente.

Certamente o seu problema é externo/regional mesmo, espero que resolvam logo.

Você mora em casa ou em algum condomínio? Para condomínio a empresa sempre dará prioridade porque conseguirá captar mais clientes e serviços do que um cliente que mora em uma casa.

A questão de ter disponibilidade da infra por míseros 50 metros pode depender até de um simples fator de que está do lado errado da calçada, porque até onde sei, o cabeamento da fibra é feita no subterrâneo e para fazer a infra, tem que ser feito um projeto todo para preparar muito mais além da sua residencia, que consiga viabilizar todo o investimento deles.

Eu acho muito difícil negociar essa idéia, mas pelo menos você tem 50% de chances (um não) de ouvir deles se é possível ou não.
Não estou por dentro das demais regiões mas por aqui (PR) o cabeamento externo em pelo menos 95% dos locais é aéreo.

Moro em um condomínio horizontal com 18 casas mas a fibra vem do poste em frente, cruza a rua e só dentro do condomínio ele é subterrâneo. Do poste até minha casa deu quase 100 metros de cabo.

As vezes você é forçado, Por exemplo aqui na Rua tem VDSL e DSL, O VDSL Pega ate 35mb e 3mb de upload, o DSL Só vai ate 15mb e 1mb de upload (forçado).

e por malditos 50 metros sou forçado a ficar com o DSL. enquanto isso nos bairros ao lado estão colocando Fibra ate dentro dos condominios (Instalação Nova). mas ridiculo é que o Preço de 10, 15 e 35mb é O Mesmo

e no site oficial da Vivo só aparece se eu colocar o numero da minha residencia aparece planos de 25 e 50mb, se eu troca o número da Residencia diz que nao tem disponibilidade ( eu achei que era Por CEP);

E o atendimento "Apenas 15mb senhor" e tenho um vizinho (50 metros) que tinha 35mb e 2.5 upload ele vai mudar de cidade e deixar a casa fechada será que é possivel eu pedir para VIVO aumentar minha vecolidade usando a conexão dele?

Só um adendo à resposta acima:

Moro em um condomínio de 18 casas sendo que 3 são parentes (minha sogra, meu cunhado e eu, com uma casa de intervalo entre si, lógico :D ) e apenas eu e outro vizinho aleatório temos VIVO Fibra.

Recentemente minha sogra se encheu com a NET e fomos ver VIVO Fibra pra ela e não tem mais, no momento só há porta ADSL (15Mbps).

Não tenho mais tempo e nem saco pra ficar olhando os postes para analisar o cabeamento e não sei se seguraram as instalações para não comprometer a banda de quem já tem ou pq realmente faltam portas, mas achei isso bem curioso.

[]'s
 
Última edição:
Apesar dos pesares valeu a troca, tenho o mesmo Mitrastar e mesmo quando ainda não o usava em bridge o desempenho dele já era excelente.

Certamente o seu problema é externo/regional mesmo, espero que resolvam logo.


Não estou por dentro das demais regiões mas por aqui (PR) o cabeamento externo em pelo menos 95% dos locais é aéreo.

Moro em um condomínio horizontal com 18 casas mas a fibra vem do poste em frente, cruza a rua e só dentro do condomínio ele é subterrâneo. Do poste até minha casa deu quase 100 metros de cabo.



Só um adendo à resposta acima:

Moro em um condomínio de 18 casas sendo que 3 são parentes (minha sogra, meu cunhado e eu, com uma casa de intervalo entre si, lógico :D ) e apenas eu e outro vizinho aleatório temos VIVO Fibra.

Recentemente minha sogra se encheu com a NET e fomos ver VIVO Fibra pra ela e não tem mais, no momento só há porta ADSL (15Mbps).

Não tenho mais tempo e nem saco pra ficar olhando os postes para analisar o cabeamento e não sei se seguraram as instalações para não comprometer a banda de quem já tem ou pq realmente faltam portas, mas achei isso bem curioso.

[]'s

Pois é, o jeito é esperar. De qualquer forma a ouvidoria me disse que ainda vão retornar a ligação pra saber se resolveu, até pq o chamado lá ta em aberto ainda.

Vou ver se consigo algum desconto que pague anuidade do VPN :haha:

Tu conhece algum outro comando além desse "192.168.25.1/settings-wan-mode.html"?
Lembro de alguém ter visto alguém postar uma lista gigante de endereços pra acessos diferentes em modem da vivo, mas não achei mais e nem tenho certeza se era pra esse mitrastar.

.
 
Pois é, o jeito é esperar. De qualquer forma a ouvidoria me disse que ainda vão retornar a ligação pra saber se resolveu, até pq o chamado lá ta em aberto ainda.

Vou ver se consigo algum desconto que pague anuidade do VPN :haha:

Tu conhece algum outro comando além desse "192.168.25.1/settings-wan-mode.html"?
Lembro de alguém ter visto alguém postar uma lista gigante de endereços pra acessos diferentes em modem da vivo, mas não achei mais e nem tenho certeza se era pra esse mitrastar.

.
Também lembro dessa lista e devo ter salvo em algum lugar mas a maioria dos comandos que testei não servia pra nada e muitos não funcionam ou eram somente leitura. Tu queria fazer o que, especificamente?

Depois que coloquei meu modem em bridge o único acesso que tenho a ele é físico, e tô bem feliz assim :problemo:
 
Destaque para esse 1 Mb de upload, ele realmente é forçado. Aqui mesmo vira e mexe o modem ressincroniza por conta do up.



Tem nada de ridículo nem de novidade. Desde que a GVT começou a trabalhar com GPON já era dito que não haveria diferenciação de preço por tecnologia e sim por velocidade de download.




Usar a conexão do vizinho? Não mesmo. A porta dele pode ficar vaga e daí liberarem pra você se for um armário onde os blocos VDSL são separados do ADSL (e não tiver fila). Mas se seu problema for distância, nada feito.



Salvador usa majoritariamente cabeamento aéreo.


no caso do upload se eu deixar por acidente qualquer coisa fazendo upload no máximo, não consigo fazer mais nada, nem mesmo acessar sites leves. tinha varios problemas com isso, melhorou depois que limitei a velocidade de upload no Roteador TPLINK que comprei

Quanto a conexão do Vizinho era justamente isso que queria dizer, Usar a Porta que vai liberar no armário, Mas provavelmente eles devem utilizar uma especie de lista de espera; já que tem quase 2 anos que o armario daqui da rua tá lotado e uma hora ou outra vem algum vizinho querendo compartilhar.

Aqui é pelos postes de energia , a linha do meu vizinho passa na frente de casa do outro lado da rua aproximadamente 50 metros, e eles disseram que não era possivel pois o sistema não aceita (já que esses 50 metros fazia o sistema bloquear a opção) (Isso a 2 anos atrás),

Aqui próximo tem Net Virtua toda em Fibra, só que logo quando me mudei para esse bairro a Net era muito ruim para sites internacionais com Ping elevado e costumava causar ter problemas direto, vou vê se encontro algum vizinho utilizando a Net para fazer uns testes, vê se melhorou muita coisa.

Essa rua que moro tem apenas residencias, e todos comércios ficam na rua ao lado. Acredito que a Vivo não tenha interesse de Investir na mudança da ADSL para Fibra e se isso for acontecer não será tão cedo. Na cidade ao Lado, Lauro de Freitas como é uma instalação nova eles estão fazendo todo cabeamento em Fibra e vai ate dentro da casa do cliente.
 
Apesar dos pesares valeu a troca, tenho o mesmo Mitrastar e mesmo quando ainda não o usava em bridge o desempenho dele já era excelente.

Certamente o seu problema é externo/regional mesmo, espero que resolvam logo.


Não estou por dentro das demais regiões mas por aqui (PR) o cabeamento externo em pelo menos 95% dos locais é aéreo.

Moro em um condomínio horizontal com 18 casas mas a fibra vem do poste em frente, cruza a rua e só dentro do condomínio ele é subterrâneo. Do poste até minha casa deu quase 100 metros de cabo.



Só um adendo à resposta acima:

Moro em um condomínio de 18 casas sendo que 3 são parentes (minha sogra, meu cunhado e eu, com uma casa de intervalo entre si, lógico :D ) e apenas eu e outro vizinho aleatório temos VIVO Fibra.

Recentemente minha sogra se encheu com a NET e fomos ver VIVO Fibra pra ela e não tem mais, no momento só há porta ADSL (15Mbps).

Não tenho mais tempo e nem saco pra ficar olhando os postes para analisar o cabeamento e não sei se seguraram as instalações para não comprometer a banda de quem já tem ou pq realmente faltam portas, mas achei isso bem curioso.

[]'s


Tendo muitos problemas de instabilidade com a Net ou é o pos venda?
 
Tendo muitos problemas de instabilidade com a Net ou é o pos venda?
No caso dela acho que era só sinal ruim dentro de casa mesmo, como não rolou mudar para VIVO Fibra coloquei o modem da NET dela mais próximo a onde ela usa na maior parte do tempo (quarto) e deixei em teste durante essa semana.

Por aqui NET e VIVO Fibra são bem equivalentes, vai do bolso de cada um e da necessidade de upload decente... mas como disse anteriormente, ao menos por hora não há mais GPON para novos assinantes. Quem pegou, pegou.
 
Também lembro dessa lista e devo ter salvo em algum lugar mas a maioria dos comandos que testei não servia pra nada e muitos não funcionam ou eram somente leitura. Tu queria fazer o que, especificamente?

Depois que coloquei meu modem em bridge o único acesso que tenho a ele é físico, e tô bem feliz assim :problemo:

Curiosidade mesmo. Pode vir a ser útil algum dia.
 
Aproveitando que tinha gente falando do preço do VDSL 50MB, Alguem já conseguiu desconto? Pago 154,99 por telefone e internet. Se sim, qual desculpa ou qual argumento usaram pra conseguir tal feito?
 
Curiosidade mesmo. Pode vir a ser útil algum dia.
Apesar de não ver utilidade com um modem em bridge: https://adrenaline.uol.com.br/forum...-fibra-docsis.594503/page-141#post-1072699783

Aproveitando que tinha gente falando do preço do VDSL 50MB, Alguem já conseguiu desconto? Pago 154,99 por telefone e internet. Se sim, qual desculpa ou qual argumento usaram pra conseguir tal feito?
Tem alguma fidelidade em vigor?

Eu ia falar que 155 reais por 50Mbps era uma piada mas fui pesquisar e 60Mbps (avulso) na NET está com o mesmo preço.

Opções:
  • Ligar falando que recebeu oferta melhor de outro provedor (mesmo que não veja verdade) e perguntar se eles tem alguma contra-proposta;
  • Ligar falando simplesmente que quer cancelar com alguma desculpa qualquer (tipo problemas financeiros), provavelmente irão transferir para a retenção e virão com alguma proposta pra te manter como cliente;
Logicamente não é uma receita de bolo (não funciona sempre), mas tem alta taxa de efetividade em grande parte das prestadoras desse tipo de serviço.

Não esqueça de anotar todos os protocolos que te passarem, por garantia.

Boa sorte.
 
Tem alguma fidelidade em vigor?

Eu ia falar que 155 reais por 50Mbps era uma piada mas fui pesquisar e 60Mbps (avulso) na NET está com o mesmo preço.
155 é internet + telefone. Se não me engano estou com 12 meses de fidelidade por conta de minha internet não ter um ano ainda.
 
155 é internet + telefone. Se não me engano estou com 12 meses de fidelidade por conta de minha internet não ter um ano ainda.
Já vi vários casos de pessoas pagando menos de 100 reais por 50Mbps com telefonia usando os subterfúgios que citei no post anterior, mas no momento eles estão na zona de conforto e não precisam te dar desconto algum pois sabem que se você resolver cancelar vai precisar pagar multa.

Confirme a informação e caso ainda esteja dentro da fidelidade espere até ela terminar.
 
Aproveitando que tinha gente falando do preço do VDSL 50MB, Alguem já conseguiu desconto? Pago 154,99 por telefone e internet. Se sim, qual desculpa ou qual argumento usaram pra conseguir tal feito?

Antes eu conseguia desconto ligando e pedindo porque estava caro. Já tentou assim?
Se não, diga que a concorrência esta mais em conta.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo