[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá.

Tenho a internet da Vivo (VDSL) em Juiz de Fora-MG e estou passando por alguns problemas com relação a latência. Venho aqui na tentativa de sanar algumas dúvidas, tendo em vista que sou leigo neste assunto.

Acontece que sou gamer assíduo e, mesmo morando relativamente perto dos servidores dos games que jogo, não consigo latências boas nos mesmos, sendo que amigos que moram em locais muito mais afastados conseguem resultados muito melhores.

Recentemente, descobri que existe uma ferramenta da Riot Games que permite que seus players possam visualizar estatísticas de sua conexão nos últimos 30 dias e compará-las com aquelas de outras pessoas que moram na mesma região. (https://lagreport.br.leagueoflegends.com/pt/results/br/33484)

A latência média dos clientes Vivo em Juiz de Fora, segundo os dados da empresa, é de 10ms, enquanto minha latência fica por volta de 38ms.

Outra coisa estranha é que na aba "Meus Resultados" consta que eu já me conectei de diversas localizações (Betim, Contagem, Belo Horizonte, Governador Valadares), mas nunca de Juiz de Fora.

Alguém saberia explicar este fenômeno?

Obrigado.
 
Olá.

Tenho a internet da Vivo (VDSL) em Juiz de Fora-MG e estou passando por alguns problemas com relação a latência. Venho aqui na tentativa de sanar algumas dúvidas, tendo em vista que sou leigo neste assunto.

Acontece que sou gamer assíduo e, mesmo morando relativamente perto dos servidores dos games que jogo, não consigo latências boas nos mesmos, sendo que amigos que moram em locais muito mais afastados conseguem resultados muito melhores.

Recentemente, descobri que existe uma ferramenta da Riot Games que permite que seus players possam visualizar estatísticas de sua conexão nos últimos 30 dias e compará-las com aquelas de outras pessoas que moram na mesma região. (https://lagreport.br.leagueoflegends.com/pt/results/br/33484)

A latência média dos clientes Vivo em Juiz de Fora, segundo os dados da empresa, é de 10ms, enquanto minha latência fica por volta de 38ms.

Outra coisa estranha é que na aba "Meus Resultados" consta que eu já me conectei de diversas localizações (Betim, Contagem, Belo Horizonte, Governador Valadares), mas nunca de Juiz de Fora.

Alguém saberia explicar este fenômeno?

Obrigado.

O "fenômeno" já foi relatado desde 2017 aqui no forum.
Os links ADSL2/VDSL2 possuem modos de operação "FAST" e "INTERLEAVED".
Em modo "FAST", o link VDSL2 tem latência na ordem de 5-8ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
Em modo "INTERLEAVED",o link VDSL2 tem latência maior que 25ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
O modo "INTERLEAVED" é usado para promover melhor resistência a erros em troca de aumento da latência e diminuição na velocidade.
O modo "INTERLEAVED" foi aplicado em boa parte do Brasil nas linhas ADSL2/VDSL2 da VIVO, e felizmente não no RS :) .
 
O "fenômeno" já foi relatado desde 2017 aqui no forum.
Os links ADSL2/VDSL2 possuem modos de operação "FAST" e "INTERLEAVED".
Em modo "FAST", o link VDSL2 tem latência na ordem de 5-8ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
Em modo "INTERLEAVED",o link VDSL2 tem latência maior que 25ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
O modo "INTERLEAVED" é usado para promover melhor resistência a erros em troca de aumento da latência e diminuição na velocidade.
O modo "INTERLEAVED" foi aplicado em boa parte do Brasil nas linhas ADSL2/VDSL2 da VIVO, e felizmente não no RS :) .

Obrigado pela clareza no esclarecimento.
Tendo em vista tais informações, surgiram outras dúvidas.
Pelas informações de usuários acima, a Vivo oferece, aqui em Juiz de Fora, a tecnologia FTTH.
É possível solicitar a mudança de VDSL para FTTH? Essa mudança resolveria meu problema?
 
Obrigado pela clareza no esclarecimento.
Tendo em vista tais informações, surgiram outras dúvidas.
Pelas informações de usuários acima, a Vivo oferece, aqui em Juiz de Fora, a tecnologia FTTH.
É possível solicitar a mudança de VDSL para FTTH? Essa mudança resolveria meu problema?

Resolve o problema pois a latência da fibra é bem menor.
O FTTH é oferecido normalmente para 100,200 e 300Mb/s.
Em algumas cidades exitem planos de 50Mb/s em fibra.
 
Boa noite galera tudo bom?
Recentemente fiz um upgrade da minha internet que era 50mb fibra (Paraná) para 300MB
Notei que o ping esta mais alto em diversos sites e jogos.
Modem: askey rtf3505vw-n2
Já fiz a seguinte configurações:
Coloquei em modo bridge e loguei o ppoe via roteador (Mi router 3 não tem porta giga!)
Deixei o modem padrão e desativei o IPV6
e ativei as seguintes opções no wancfg:
Enable IGMP Multicast Source
No Multicast VLAN Filter

O que me resta fazer pra melhorar essa latência? (antes era 15ms)

i2rnKnP.png

UmKp1Ao
 
O "fenômeno" já foi relatado desde 2017 aqui no forum.
Os links ADSL2/VDSL2 possuem modos de operação "FAST" e "INTERLEAVED".
Em modo "FAST", o link VDSL2 tem latência na ordem de 5-8ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
Em modo "INTERLEAVED",o link VDSL2 tem latência maior que 25ms entre o cliente e o DSLAM ( 1º salto ).
O modo "INTERLEAVED" é usado para promover melhor resistência a erros em troca de aumento da latência e diminuição na velocidade.
O modo "INTERLEAVED" foi aplicado em boa parte do Brasil nas linhas ADSL2/VDSL2 da VIVO, e felizmente não no RS :) .


Tenho 2 amigos aqui de Porto Alegre que infelizmente estão com o perfil em Interleaved.
 
Boa noite galera tudo bom?
Recentemente fiz um upgrade da minha internet que era 50mb fibra (Paraná) para 300MB
Notei que o ping esta mais alto em diversos sites e jogos.
Modem: askey rtf3505vw-n2
Já fiz a seguinte configurações:
Coloquei em modo bridge e loguei o ppoe via roteador (Mi router 3 não tem porta giga!)
Deixei o modem padrão e desativei o IPV6
e ativei as seguintes opções no wancfg:
Enable IGMP Multicast Source
No Multicast VLAN Filter

O que me resta fazer pra melhorar essa latência? (antes era 15ms)

i2rnKnP.png

UmKp1Ao

Não dá para fazer nada porque veja que está normal o ping para o primeiro roteador da Vivo (2º salto).

Pelo ping o 3º salto também está fisicamente localizado em Maringá, o problema é dali em diante.

Se o ping melhorar depois da meia-noite é saturação no link que atende a cidade..
 
como eu sei se meu perfil esta em past ou interleaved?
 
como eu sei se meu perfil esta em past ou interleaved?

Faça um tracert para algum host ( ex tracert 1.0.0.1 ) e veja o tempo do 1º salto. Se estiver menor que 10ms, está em modo FAST.
 
Faça um tracert para algum host ( ex tracert 1.0.0.1 ) e veja o tempo do 1º salto. Se estiver menor que 10ms, está em modo FAST.

8aTkPVz.png


Esse foi o resultado colocando o modem em bridge e discando ppoe pelo roteador.
Resultado: baixou a latência porém limitado a 100mbps devido o roteador não ser /1000 (Mi Router 3)
 
UPDATE

Tracert IPV4:
7hG23TU.png


Tracert IPV6:
6efMlxb.png
 
Boa noite galera tudo bom?
Recentemente fiz um upgrade da minha internet que era 50mb fibra (Paraná) para 300MB
Notei que o ping esta mais alto em diversos sites e jogos.
Modem: askey rtf3505vw-n2
Já fiz a seguinte configurações:
Coloquei em modo bridge e loguei o ppoe via roteador (Mi router 3 não tem porta giga!)
Deixei o modem padrão e desativei o IPV6
e ativei as seguintes opções no wancfg:
Enable IGMP Multicast Source
No Multicast VLAN Filter

O que me resta fazer pra melhorar essa latência? (antes era 15ms)

i2rnKnP.png

UmKp1Ao
como eu sei se meu perfil esta em past ou interleaved?
Cuidado para não misturar os assuntos, VIVO Fibra não tem essa de perfil e o Google não é exatamente uma referência de ping.

Pode citar os outros "sites e jogos" com os IP's/nomes deles? Estou na região de Curitiba e posso te ajudar a comparar, da mesma forma que outros colegas com Fibra em outras regiões.
 
Cuidado para não misturar os assuntos, VIVO Fibra não tem essa de perfil e o Google não é exatamente uma referência de ping.

Pode citar os outros "sites e jogos" com os IP's/nomes deles? Estou na região de Curitiba e posso te ajudar a comparar, da mesma forma que outros colegas com Fibra em outras regiões.

Mas realmente, antes eu pingava o google por exemplo era 15ms agora que mudei de plano esta 28ms
outros exemplos são os jogos: Fortnite, CSGO, LOL, todos aumentaram em relação a ping.
 
Mas realmente, antes eu pingava o google por exemplo era 15ms agora que mudei de plano esta 28ms
outros exemplos são os jogos: Fortnite, CSGO, LOL, todos aumentaram em relação a ping.
Apesar de incomodo não há perda de pacotes, dos males o menor.

Antes de procurar chifre em cabeça de cavalo vamos partir do principio que deve ser algo momentâneo e que não tem relação com a mudança de velocidade (até porque tecnicamente não tem mesmo).

Faça o que o perubira sugeriu mais acima (link), monitore pelos próximos 2~3 dias, em horários e para destinos variados e veja se o comportamento persiste, especialmente do 3~4º salto em diante.
 
07:20h
vamos ver por volta das 19hrs em horário de pico se vai mudar.

Tracert 1.0.0.1

Tracing route to one.one.one.one [1.0.0.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
2 2 ms 2 ms 2 ms gvt-b-sr01.mga.gvt.net.br [179.184.120.7]
3 2 ms 3 ms 1 ms 201.22.70.173.dynamic.adsl.gvt.net.br [201.22.7
.173]
4 27 ms 31 ms 31 ms 152-255-140-45.user.vivozap.com.br [152.255.140
45]
5 * * * Request timed out.
6 27 ms 27 ms 27 ms one.one.one.one [1.0.0.1]

Trace complete.

Ping 1.0.0.1

Pinging 1.0.0.1 with 32 bytes of data:
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=26ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=25ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=26ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=26ms TTL=59

Ping statistics for 1.0.0.1:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0%
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 25ms, Maximum = 26ms, Average = 25ms
 
Agora em pleno feriado municipal o pessoal da Vivo em peso aqui em frente de casa onde vai ficar a caixa subterrânea, estão com caminhão e tudo, desceram pro meio da rua uma grande bobina de fibra.
 
UPDATE 18:36

Tracing route to one.one.one.one [1.0.0.1]
over a maximum of 30 hops:

1 1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
2 2 ms 5 ms 2 ms gvt-b-sr01.mga.gvt.net.br [179.184.120.7]
3 1 ms 1 ms 1 ms 201.22.70.173.dynamic.adsl.gvt.net.br [201.22.70
.173]
4 19 ms 23 ms 16 ms 152-255-140-51.user.vivozap.com.br [152.255.140.
51]
5 * * * Request timed out.
6 16 ms 14 ms 16 ms one.one.one.one [1.0.0.1]

Trace complete.

Pinging 1.0.0.1 with 32 bytes of data:
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=15ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=16ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=16ms TTL=59
Reply from 1.0.0.1: bytes=32 time=16ms TTL=59

Ping statistics for 1.0.0.1:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 15ms, Maximum = 16ms, Average = 15ms

Será link sobrecarregado?
 
UPDATE 18:36
Será link sobrecarregado?
Possivelmente algum roteador da VIVO sobrecarregado em SP, observe o seguintes IPs no 3º salto: 152.255.140.45 (manhã) e 152.255.140.51 (tarde), não cheguei a comparar com suas informações de ontem.

Fiz um teste por volta das 17h30 aqui de Curitiba e acabei esquecendo de postar, observe que passo pelo mesmo ponto:

Código:
~# mtr -c 100 1.0.0.1 --report
Start: Tue Nov  6 17:36:28 2018
HOST: xxx-xxxxx                   Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
  1.|-- 192.168.1.1                0.0%   100    0.7   0.6   0.4   0.8   0.0
  2.|-- gvt-b-sr05.cta.gvt.net.br  0.0%   100    3.1   3.4   1.4  60.6   5.8
  3.|-- 201.22.69.29.dynamic.adsl  0.0%   100    3.4   3.4   2.0  22.0   2.0
  4.|-- 152-255-140-51.user.vivoz  0.0%   100   12.8  12.7   7.7  17.2   2.3 <---------
  5.|-- ???                       100.0   100    0.0   0.0   0.0   0.0   0.0
  6.|-- one.one.one.one            0.0%   100    8.6   9.0   8.0  10.6   0.4

Código:
--- 1.0.0.1 ping statistics ---
50 packets transmitted, 50 received, 0% packet loss, time 49098ms
rtt min/avg/max/mdev = 7.949/8.889/10.268/0.658 ms

Continue monitorando nas próximas horas/dias.
 
Só para constar, ontem paguei a conta da Vivo que vencia nesse mês, e nela finalmente apareceu os tais dos serviços digitais. Os sujeitos fizeram a mesma manobra, reduziram o valor da internet e compensaram com os tais serviços em 30 reais.

Agora olha que beleza:

Pela internet os caras pagam 28% de ICMS e 3,65% de PIS/COFINS.

Agora pelos serviços digitais os caras pagam 2% de ISS, 9,25% de PIS/COFINS e 0 de ICMS. E de quebra, o desconto em caso de interrupção do serviço de internet diminui.

Excelente negócio.
 
Só para constar, ontem paguei a conta da Vivo que vencia nesse mês, e nela finalmente apareceu os tais dos serviços digitais. Os sujeitos fizeram a mesma manobra, reduziram o valor da internet e compensaram com os tais serviços em 30 reais.

Agora olha que beleza:

Pela internet os caras pagam 28% de ICMS e 3,65% de PIS/COFINS.

Agora pelos serviços digitais os caras pagam 2% de ISS, 9,25% de PIS/COFINS e 0 de ICMS. E de quebra, o desconto em caso de interrupção do serviço de internet diminui.

Excelente negócio.
Comentei aqui que tinha solicitado a redução da valor total da conta (telefonia, franquia e internet (VDSL de 25mg) pois, eles reajustaram alegando que meu plano é antigo(sim eles justificaram coa esse argumento). Mas, respeitaram e de fato a conta veio com os R$ 40,00. Mas esse negócio aí de serviços digitais vou ficar atento. Pelo menos na fatura de novembro não veio. É aquela história a vivo vem testando a paciência dos seus clientes com a redução da qualidade nos serviços de banda larga no caso da mudança do FAST para interleaved na qual era cliente da saudosa GVT e o aumento da latência para servidores no exterior foi gritante. Se esse tal serviços digital for cobrado é cai fora e arriscar com a NET pois, a TIM Live ainda não foi cabeada no meu bairro.
Já deu!!
 
Galera, com o recente anuncio da Anatel, a Vivo que prometia 40% terá de entrega no mínimo 80% de banda igual acontecia com a OI ?
"Somente os cinco grandes grupos com atuação nacional – America Movil (Claro, NET e Embratel), Oi, AT&T /Sky, Telefônica/ Vivo e TIM – deixam de ser classificados como PPPs e são obrigados a cumprir todos os regulamentos da Anatel."
 
Galera, com o recente anuncio da Anatel, a Vivo que prometia 40% terá de entrega no mínimo 80% de banda igual acontecia com a OI ?
"Somente os cinco grandes grupos com atuação nacional – America Movil (Claro, NET e Embratel), Oi, AT&T /Sky, Telefônica/ Vivo e TIM – deixam de ser classificados como PPPs e são obrigados a cumprir todos os regulamentos da Anatel."

No caso da Vivo continua valendo as mesmas regras de antes. Mínimo de 40% (em 95% das ocorrências) e média mensal de 80%.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo