[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Acho que vc esqueceu que perguntou :D -> https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074607644

Isso vai funcionar mas uma das coisas que irá te incomodar um pouco é IPv6 (caso queira), mas não custa fazer uns testes e ver como se comporta dentro do seu uso cotidiano.

Quando contratei Vivo Fibra usei dessa forma por algumas semana até descobrir como colocar o equipamento em bridge e na medida do possível funcionava bem, na época usava com um roteador Asus.

Desculpe, perguntei mesmo. É que agora estou com essa dúvida de como ligar o modem ao roteador.
Nesse caso você possui televisão e telefone ou somente internet? Vou tentar fazer esse teste e manter em DMZ. Você sabe se tem algum problema em deixar duas redes, a do Askey e do Netgear ou não interfere em nada além da falta de comunicação entre as duas?

Boa noite! Valeu pelo retorno. O modelo do meu modem é ASKEY RTF3507VW-N2, andei buscando na internet mas acredito que infelizmente ninguém conseguiu deixar ele em Bridge com todas as funções como TV e TELEFONE funcionando. O que andei lendo e acredito que seja uma segunda opção, seria desativar a wi-fi do modem da Vivo, ligar o roteador no modem com todas as funções que ele oferece e colocar o roteador com um IP de modo DMZ no modem. Essa opção seria viável? Nesse caso acredito que eu não sofreria com NAT duplo, porém seria algo ruim deixar o roteador em DMZ?
O roteador que comprei é um NETGEAR R7800, tem várias funções de QoS, gerenciador de trafego que seria muito útil para mim.
Também tenho uma dúvida, seria algo não recomendado ter o roteador e modem com DHCP ativados, tirando o NAT duplo? Digo isso porque não seria melhor o roteador atribuir o IP ao invés do modem da VIVO?
Valeu pela ajuda!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite! Não perguntei não, pode ser que alguém tenha perguntado algo parecido mas não vi.
Pois é, instalei a TV da VIVO recentemente e esqueci completamente desse detalhe, se soubesse tinha mantido na NET. Sugeri uma outra opção que seria colocar o roteador em DMZ no modem, assim consigo utilizar todas as funções, porém não sei se é viável.

fui ninjado pelo @neo666 :ninja:

Desculpe, perguntei mesmo. É que agora estou com essa dúvida de como ligar o modem ao roteador.
Nesse caso você possui televisão e telefone ou somente internet? Vou tentar fazer esse teste e manter em DMZ. Você sabe se tem algum problema em deixar duas redes, a do Askey e do Netgear ou não interfere em nada além da falta de comunicação entre as duas?
Tenho apenas internet.

Você refere-se à rede Wi-Fi? Se sim, eu só deixaria ambas ativas caso a rede do Netgear não consiga cobrir toda a área que você precisa, do contrário será só mais uma rede interferindo junto com eventuais redes vizinhas, caso você more em condomínio ou apartamento, por exemplo.

Sugiro que desative o Wi-Fi no Askey, ative a DMZ apontando para o IP da Wan/Internet do Netgear (lembre desse detalhe pois é importante, muita gente se confunde nisso) e faça os testes pra ver se te atende bem e se fica estável.

Lembrando que DMZ não elimina o duplo-NAT, e um dos grandes contras (a meu ver) é que é quase certo que o IPv6 deixará de funcionar e/ou ficará instável caso o Netgear não tenha uma opção 'IPv6 passthrough' ou algo do gênero.

Tenho apenas internet.

Você refere-se à rede Wi-Fi? Se sim, eu só deixaria ambas ativas caso a rede do Netgear não consiga cobrir toda a área que você precisa, do contrário será só mais uma rede interferindo junto com eventuais redes vizinhas, caso você more em condomínio ou apartamento, por exemplo.

Sugiro que desative o Wi-Fi no Askey, ative a DMZ apontando para o IP da Wan/Internet do Netgear (lembre desse detalhe pois é importante, muita gente se confunde nisso) e faça os testes pra ver se te atende bem e se fica estável.

Lembrando que DMZ não elimina o duplo-NAT, e um dos grandes contras (a meu ver) é que é quase certo que o IPv6 deixará de funcionar e/ou ficará instável caso o Netgear não tenha uma opção 'IPv6 passthrough' ou algo do gênero.

Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar fazer uns testes e ver se vale a pena. Quanto ao duplo-NAT você sabe que forma posso fazer para arrumar, caso eu venha a ter esse problema?

Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar fazer uns testes e ver se vale a pena. Quanto ao duplo-NAT você sabe que forma posso fazer para arrumar, caso eu venha a ter esse problema?
O problema central do duplo-NAT é o fato de ter dois roteadores na rede, para evitá-lo só colocando algum deles em bridge.

DMZ é apenas um paliativo que para muita gente dá certo e para outros não, vai depender do uso de cada um.

O problema central do duplo-NAT é o fato de ter dois roteadores na rede, para evitá-lo só colocando algum deles em bridge.

DMZ é apenas um paliativo que para muita gente dá certo e para outros não, vai depender do uso de cada um.

O que seria duplo-NAT ?

O que seria duplo-NAT ?

É ter dois routers ligados em cascata LAN->WAN. Fica uma porcaria para mapear portas, e muitas vezes limita o MTU da conexão dando problema em acesso a alguns sites.

É ter dois routers ligados em cascata LAN->WAN. Fica uma porcaria para mapear portas, e muitas vezes limita o MTU da conexão dando problema em acesso a alguns sites.

Entendi, aqui eu tenho um roteador ligado no roteador da vivo, mas ele ta configurado como acess point, apenas usando o wifi ( desliguei o do roteador da vivo) e as saídas dele, então não tem problema certo ?

Entendi, aqui eu tenho um roteador ligado no roteador da vivo, mas ele ta configurado como acess point, apenas usando o wifi ( desliguei o do roteador da vivo) e as saídas dele, então não tem problema certo ?
Se estiver apenas como access point não tem problema.

Ví no Facebook e transcrevi o comunicado da terceirizada que um funcionário postou. Parece que vão expandir no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Das novas cidades, 3 acabaram de receber Claro FTTH: Caraguatatuba, Tremembé e Ubatuba.

FIBRA: ABILITY EXPANDE ATENDIMENTO A MAIS 6 CIDADES NA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA

Está previsto para abril o início do novo projeto de implantação de rede de atendimento das novas instalações de fibra óptica pela Ability na região do Vale do Paraíba. Ao todo serão 6 novas cidades a contar com o serviço Vivo Fibra da Telefônica Vivo: Caraguatatuba, Lorena, Tremembé, Aparecida, Cruzeiro e Ubatuba.

COMO FUNCIONARÁ:
REDE - O setor ficará responsável pela construção da rede de transmissão aérea e subterrânea permitindo que os sinais de internet de alta velocidade e TV por assinatura sejam levados até o endereço de instalação.
FTTX - com a rede de instalação completa, os técnicos de fibra óptica assume o trabalho na parte interna dos prédios, condomínios e residências. São eles que instalam a fibra óptica dentro da residência do cliente, configurando a internet, roteadores e TV a cabo.

TAMANHO DO PROJETO:
A área a ser atendida é considerada essencial para o cliente devido à alta quantidade de possíveis novos clientes interessados na tecnologia de fibra óptica.
Para se ter uma ideia, o projeto prevê a instalação em 517 prédios, número que inclui condomínios e residências. Após o término das obras e instalações, até 41.000 novos clientes poderão ser atendidos pela Ability na região.

Com essa promoção da Vivo, tô pensando seriamente em assinar o de 200MB (por 95). Pago 86 em 60MB na Tim.

O que me fez aderir anos atrás pela Tim, era a péssima fama da Vivo pra rotas internacionais. Serviços de streamings, YouTube etc, pessoal reclamava muito.
Como anda essa questão hoje em dia? Não tenho nada a reclamar da Tim nesse quesito e caso eu fosse mudar, gostaria de manter esse padrão.

Nunca vi essa questão de não ser permitido bridge, muito menos derrubar a autenticação após algum tempo por esse motivo. Está me parecendo uma desculpa de técnico que faz atendimento pra não resolver o problema.

Pois é, acabei deixando o equipamento da Vivo em router, desliguei o Wi-Fi por completo e não houve mais queda na conexão de internet. Já o Tp-Link C9 passei para o modo AP e automaticamente já é desativado o DHCP.

O último problema que estava tendo com eles era com o valor do plano contratado. O desconto de 1 ano não estava sendo aplicado no plano "assine 100mb e leve 200mb".

Então o setor de cancelamento resolveu alterar o plano para "assine 100 e leve 300mb" por R$ 95,00 durante 1ano. Pensei que continuaria recebendo os 100mb de upload visto que os 150mb é só para quem assinava o plano direto de 300mb sem degustação, mais por incrível que pareça estou recebendo 300/150.

Com essa promoção da Vivo, tô pensando seriamente em assinar o de 200MB (por 95). Pago 86 em 60MB na Tim.

O que me fez aderir anos atrás pela Tim, era a péssima fama da Vivo pra rotas internacionais. Serviços de streamings, YouTube etc, pessoal reclamava muito.
Como anda essa questão hoje em dia? Não tenho nada a reclamar da Tim nesse quesito e caso eu fosse mudar, gostaria de manter esse padrão.

Estou pagando 95 pelo plano "assine 100 e leve 300mb". Oferta concedida pelo setor de cancelamento após questionar o valor da fatura. Antes pagava 139,99 no plano assine 100 e 200mb.

Última edição:
Pois é, acabei deixando o equipamento da Vivo em router, desliguei o Wi-Fi por completo e não houve mais queda na conexão de internet. Já o Tp-Link C9 passei para o modo AP e automaticamente já é desativado o DHCP.

O último problema que estava tendo com eles era com o valor do plano contratado. O desconto de 1 ano não estava sendo aplicado no plano "assine 100mb e leve 200mb".

Então o setor de cancelamento resolveu alterar o plano para "assine 100 e leve 300mb" por R$ 95,00 durante 1ano. Pensei que continuaria recebendo os 100mb de upload visto que os 150mb é só para quem assinava o plano direto de 300mb sem degustação, mais por incrível que pareça estou recebendo 300/150.
Se está funcionando e te atendendo é o que importa. O upload desse plano promocional é esse mesmo (150 Mbps), tenho os prints do site porque quando assinei caso não entregassem ia ser PROCON (consumidor.gov.br) e JEC.

Se está funcionando e te atendendo é o que importa. O upload desse plano promocional é esse mesmo (150 Mbps), tenho os prints do site porque quando assinei caso não entregassem ia ser PROCON (consumidor.gov.br) e JEC.

Sim. E como não pretendo fazer redirecionamento de portas, controle de banda e etc, está funcionando de boa o modem no modo router e o TP-Link na ponta como AP.

A única vantagem que vi quando deixei esse modem em bridge por um tempo até cair o link, foi que ao rodar o speedtest não ocorre oscilação de velocidade de download, o gráfico de teste permanece todo na horizontal.

Em modo router durante os testes, ocorre picos no gráfico da velocidade de download, subindo de 150mb.. 260mb.. até travar em 300mb. Tanto na conexão Wi-fi 5ghz como por meio do cabo cat6.

Tenho Tim 60mb e aumentou pra R$124 esse mês, antes era 92, falaram que era algum desconto sei la do que, achei abusivo e também to pensando em migrar pra Vivo, fechar esses 100mb com direito a 300mb por 1 ano não seria nada mal.

Galera, boa noite! Já fiz uns monte te pedido pelo site, da concluído porém ninguém da vivo liga nem nada. Todo dia eu vejo técnico da vivo instalando dobra na minha região. O que pode estar acontecendo ?

Pessoal tenho vivo fibra 300 mb e vira e mexe minha conexao cai e volta rapidamente, isso qdo estou jogando online eh um saco, alguem tem ideia de como resolver?

Pessoal tenho vivo fibra 300 mb e vira e mexe minha conexao cai e volta rapidamente, isso qdo estou jogando online eh um saco, alguem tem ideia de como resolver?
Notou se esse "vira e mexe" são 2 dias? Se sim, provavelmente é renovação da sessão PPPoE que costuma ocorrer à cada 48h e dura 3~5 segundos, em média.

Uma solução é agendar um reboot (manual ou automático) do roteador para alguma madrugada aleatória/horário de menor utilização, assim as próximas renovações de IP ocorrerão sempre no mesmo horário (a menos que haja queda de energia).

Tinha vivo fibra 200mb, ai coloquei o 100mb com degustação de 300mb e 150 de upload.
Como você conseguiu mudar ? Aqui o valor de 100MB subiu de R$100 para R$130 e estava pesando em pegar esses 100>300.
Até hoje não entendi pq sou obrigado a pagar esses Serviços Digitais II
Internet
Vivo Fibra 100 Mbps (100) 97,99
Serviços
Serviços Digitais II - CR, BJ, DKids, ESPN, EI 32,00

Estou pagando 95 pelo plano "assine 100 e leve 300mb". Oferta concedida pelo setor de cancelamento após questionar o valor da fatura. Antes pagava 139,99 no plano assine 100 e 200mb.
Você ligou direto no setor de cancelamento ? Vou tentar pegar esse plano "assine 100 e leve 300mb" já que é mais barato do que pago só pelos 100.

Última edição:
Vivo vai passar fibra em 2,3 milhões de casas neste ano

Um parte bem interessante da reportagem:
A implantação do FTTH acontecerá em duas vertentes: de um lado, a fibra chegará a novas cidades e locais que ainda dependem do cobre (aDSL); de outro, acessos hoje em FTTC, ou seja, em que a fibra chega a um armário da operadora no bairro e dali é distribuído por cobre aos usuários, passarão por upgrade. Somando as casas aptas a receber a banda larga por FTTC e por FTTH, a base de ultra-banda larga da operadora alcançou 21,1 milhões no ano passado.

Será que agora a rede herdada da GVT em São Paulo será finalmente migrada para a fibra? Aqui na minha cidade desde que a Vivo comprou a GVT, a rede da GVT foi largada as traças, tanto que os três provedores regionais de FTTH cobriram praticamente a cidade inteira e já oferecem velocidades bem superiores ao que a rede metálica da GVT oferece atualmente.

Última edição:
Pessoal, sou de Londrina/PR, atualmente com Copel Telecom e pensando em mudar pra Vivo, visto problemas de rota bem recentes da Copel. Alguém que tenha Vivo, e seja dessa região, pode me dizer se tem tido problemas? Qual o ping que tem obtido em jogos online (se possível, dizer qual jogo)? Obrigado

Essa faixa de 169.254.x.x é o que chamamos de IP privado automático, é o que acontece quando ele não consegue um IP no DHCP.
Agora há pouco eu vi esse problema se repetir. Vejam o post https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074603882

E esse aqui que explica como minha rede está configurada: https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074389008

Leiam até o post de 30 de setembro, onde eu escrevo: CONSEGUI!

Pois bem... o roteador de 2.4 GHz não estava funcionando, digo: ficava ao invés de atribuir um IP 192.168.15.X pros aparelhos que tentavam se conectar, ao invés disso colocava 169.254 (acho que mais ou menos isso), não tenho certeza, mas começava por 169.X.

Quando isso ocorre já sei que é algum equipamento "frescando" e um reset (não pras configs de fábrica, apenas religar tudo) resolve. E resolveu: religuei até mesmo o modem da fibra, e tudo voltou ao normal.

O problema é que esse tipo de "erro", apesar de infrequente/raro, não pode mais acontecer. Eu quero saber o que está causando ele. Será que é um conflito de alguma máquina tentando usar o mesmo IP do outro, ou é falha de comunicação entre o roteador de 2.4 GHz (Archer C8) + o modem da VIVO + o roteador de 5 GHz (VR900)?

Por que não tá conseguindo IP no DHCP, se tá tudo configurado correto? Digo: por que não tá conseguindo às vezes? Vejam que ocorreu hoje e no dia 31/1.

tanto é que dia 31/1 quando meu PC tentou se conectar com tudo no automático estava assim:

ILa7d9L.png

E era pra estar assim (quando eu mandei o PC obrigatoriamente usar o 192.168.15.50):

Nq8Ck7l.png

Que tipo de falha é essa que se resolve com um mero desliga + religa dos equipamentos?

Users who are viewing this thread

Voltar