[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Como você conseguiu mudar ? Aqui o valor de 100MB subiu de R$100 para R$130 e estava pesando em pegar esses 100>300.
Até hoje não entendi pq sou obrigado a pagar esses Serviços Digitais II
Internet
Vivo Fibra 100 Mbps (100) 97,99
Serviços
Serviços Digitais II - CR, BJ, DKids, ESPN, EI 32,00
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você ligou direto no setor de cancelamento ? Vou tentar pegar esse plano "assine 100 e leve 300mb" já que é mais barato do que pago só pelos 100.

Na hora de pagar impostos (ICMS especialmente) a aliquota base é 97,99 e não os 129,99, entendeu?

Esses serviços digitais são marotagem que toda operadora faz para pagar menos imposto, alguns até podem ser úteis mas a maioria é tudo inutilidade criada com o intuito de recolher menos imposto.

Só pra dizer que não é venda casada eles oferecem nas letras miúdas ou deixam bem escondido no site deles o plano sem os serviços digitais por um valor pouco abaixo do normal, logo tecnicamente não caracteriza venda casada e conseguem homologar o plano com a Anatel.

Exemplo:
Plano "normal" R$ 127,99
Plano c/ serviços digitais: R$ 129,99

Agora há pouco eu vi esse problema se repetir. Vejam o post https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074603882

E esse aqui que explica como minha rede está configurada: https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074389008

Leiam até o post de 30 de setembro, onde eu escrevo: CONSEGUI!

Pois bem... o roteador de 2.4 GHz não estava funcionando, digo: ficava ao invés de atribuir um IP 192.168.15.X pros aparelhos que tentavam se conectar, ao invés disso colocava 169.254 (acho que mais ou menos isso), não tenho certeza, mas começava por 169.X.

Quando isso ocorre já sei que é algum equipamento "frescando" e um reset (não pras configs de fábrica, apenas religar tudo) resolve. E resolveu: religuei até mesmo o modem da fibra, e tudo voltou ao normal.

O problema é que esse tipo de "erro", apesar de infrequente/raro, não pode mais acontecer. Eu quero saber o que está causando ele. Será que é um conflito de alguma máquina tentando usar o mesmo IP do outro, ou é falha de comunicação entre o roteador de 2.4 GHz (Archer C8) + o modem da VIVO + o roteador de 5 GHz (VR900)?

Por que não tá conseguindo IP no DHCP, se tá tudo configurado correto? Digo: por que não tá conseguindo às vezes? Vejam que ocorreu hoje e no dia 31/1.

tanto é que dia 31/1 quando meu PC tentou se conectar com tudo no automático estava assim:

ILa7d9L.png

E era pra estar assim (quando eu mandei o PC obrigatoriamente usar o 192.168.15.50):

Nq8Ck7l.png

Que tipo de falha é essa que se resolve com um mero desliga + religa dos equipamentos?
Meu palpite após várias más experiências aleatórias com equipamentos TP-Link ao longo dos anos sugere que você deixe apenas o equipamento da Vivo ativo na sua rede por alguns dias para confirmar/descartar essa possibilidade.

Pessoal tenho vivo fibra 300 mb e vira e mexe minha conexao cai e volta rapidamente, isso qdo estou jogando online eh um saco, alguem tem ideia de como resolver?
Então, a cada 48 horas seguidas de conexão, a conexão pppoe é reiniciada automaticamente. Se for disso que você está falando, tenta deixar essa virada do relógio acontecer fora da sua hora de jogatina, é o que faço aqui.

Agora há pouco eu vi esse problema se repetir. Vejam o post https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074603882

E esse aqui que explica como minha rede está configurada: https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1074389008

Leiam até o post de 30 de setembro, onde eu escrevo: CONSEGUI!

Pois bem... o roteador de 2.4 GHz não estava funcionando, digo: ficava ao invés de atribuir um IP 192.168.15.X pros aparelhos que tentavam se conectar, ao invés disso colocava 169.254 (acho que mais ou menos isso), não tenho certeza, mas começava por 169.X.

Quando isso ocorre já sei que é algum equipamento "frescando" e um reset (não pras configs de fábrica, apenas religar tudo) resolve. E resolveu: religuei até mesmo o modem da fibra, e tudo voltou ao normal.

O problema é que esse tipo de "erro", apesar de infrequente/raro, não pode mais acontecer. Eu quero saber o que está causando ele. Será que é um conflito de alguma máquina tentando usar o mesmo IP do outro, ou é falha de comunicação entre o roteador de 2.4 GHz (Archer C8) + o modem da VIVO + o roteador de 5 GHz (VR900)?

Por que não tá conseguindo IP no DHCP, se tá tudo configurado correto? Digo: por que não tá conseguindo às vezes? Vejam que ocorreu hoje e no dia 31/1.

tanto é que dia 31/1 quando meu PC tentou se conectar com tudo no automático estava assim:

ILa7d9L.png

E era pra estar assim (quando eu mandei o PC obrigatoriamente usar o 192.168.15.50):

Nq8Ck7l.png

Que tipo de falha é essa que se resolve com um mero desliga + religa dos equipamentos?
Lendo rápido sobre a sua rede tem uma coisa coisa que você deve mudar pra começar, entendi que você tem o seu DHCP no HGU da Vivo e os outros dois roteadores com DHCP desligado ligados entre as portas LAN, porém você deve colocá-los na mesma faixa de IP do DHCP da Vivo, por exemplo o DHCP na faixa 192.168.15.4-192.168.15.254, o HGU em 192.168.15.1, defina o endereço dos seus outros dois roteadores (Archer C8 e VR900) como 192.168.15.2 e 192.168.168.15.3, assim você conseguirá acesso sem problemas a todos os painéis e manterá todos na mesma subnet. Sobre a máquina não conseguir IP, podem ser algumas possibilidades, conflito, duplicidade, etc. Verifica em todos os dispositivos se nenhum está com IP fixo (em especial um igual a este que está causando problemas), também é interessante definir um IP fixo (quando necessário) fora da faixa DHCP.

Alguem mais da região de POA tendo problemas? A internet para de resolver sites, mas tenho um cmd ping sempre rodando que continua normal, sinal da linha está normal. Reiniciando o modem volta a funcionar, mas o tempo de resposta do pinga muda, por exemplo antes de reiniciar estava em torno de ~165, depois fica em ~150, indicando uma mudança de rota.

Galera, boa noite! Já fiz uns monte te pedido pelo site, da concluído porém ninguém da vivo liga nem nada. Todo dia eu vejo técnico da vivo instalando dobra na minha região. O que pode estar acontecendo ?
Provavelmente o sistema acusa falta de disponibilidade, aí só ligando.

Alguem mais da região de POA tendo problemas? A internet para de resolver sites, mas tenho um cmd ping sempre rodando que continua normal, sinal da linha está normal. Reiniciando o modem volta a funcionar, mas o tempo de resposta do pinga muda, por exemplo antes de reiniciar estava em torno de ~165, depois fica em ~150, indicando uma mudança de rota.

Tu diz, Porto Alegre? Se for, começou esse problema pra mim nessa semana.

Edit 1: Vivo Fibra marcando 200 mbs de download e 500Kbps de upload. :olar:

Última edição:
Você ligou direto no setor de cancelamento ? Vou tentar pegar esse plano "assine 100 e leve 300mb" já que é mais barato do que pago só pelos 100

Não. Primeiro questionei no setor financeiro que a fatura estava vindo sempre com valor diferente.

Então foi realizado o ajuste da fatura, e transferiu a ligação para o setor de cancelamento cuidar do caso. falaram que não tinha como acertar o valor do plano atual, só fazendo adequação do plano para assine 100 e receba 300, pois o assine 100 receba 200 já saiu da oferta.

POA, SP? se usa vivo speedy ainda?

Tava dando uma olhada nos planos empresariais e vi que eles vendem planos de até 1gb, mas o preço é um absurdo. Se caso isso virar um plano doméstico, o valor seria o mesmo?
Alguém tem uma ideia?

Como você conseguiu mudar ? Aqui o valor de 100MB subiu de R$100 para R$130 e estava pesando em pegar esses 100>300.
Internet
Serviços

Você ligou direto no setor de cancelamento ? Vou tentar pegar esse plano "assine 100 e leve 300mb" já que é mais barato do que pago só pelos 100.
Na hora de pagar impostos (ICMS especialmente) a aliquota base é 97,99 e não os 129,99, entendeu?

Esses serviços digitais são marotagem que toda operadora faz para pagar menos imposto, alguns até podem ser úteis mas a maioria é tudo inutilidade criada com o intuito de recolher menos imposto.

Só pra dizer que não é venda casada eles oferecem nas letras miúdas ou deixam bem escondido no site deles o plano sem os serviços digitais por um valor pouco abaixo do normal, logo tecnicamente não caracteriza venda casada e conseguem homologar o plano com a Anatel.

Exemplo:
Plano "normal" R$ 127,99
Plano c/ serviços digitais: R$ 129,99
só pra complementar o que o @RHBH postou,

aplica-se o mesmo calculo na hora do abate no preço pela ma prestação de serviço.
se vc ficou 3 dias sem serviço(num exemplo), serão abatidos os 3 dias em cima do mesmo valor que é cuculado o imposto e não na somatória total do serviço + sva.

ou seja a operadora quer pagar menos imposto e perder menos ao mesmo tempo no preço quando o serviço é prestado de forma incorreta.

eu fiquei puto mas tive que engolir essa porcaria no contrato empresa no vivo moveu, a porra da linha me foi passado custando R$130, sendo que de "serviços extras" são R$60 e o resto efeticamente do plano de telefone + internet :nps: e as outras linhas então, R$20 conto cada, e serviços extras são R$15 :haha: :haha: :haha: :haha: :haha: :haha:

Notou se esse "vira e mexe" são 2 dias? Se sim, provavelmente é renovação da sessão PPPoE que costuma ocorrer à cada 48h e dura 3~5 segundos, em média.

Uma solução é agendar um reboot (manual ou automático) do roteador para alguma madrugada aleatória/horário de menor utilização, assim as próximas renovações de IP ocorrerão sempre no mesmo horário (a menos que haja queda de energia).

Então, a cada 48 horas seguidas de conexão, a conexão pppoe é reiniciada automaticamente. Se for disso que você está falando, tenta deixar essa virada do relógio acontecer fora da sua hora de jogatina, é o que faço aqui.
Acontece todo dia aqui, o modem da vivo está em bridge.

Última edição:
Tava dando uma olhada nos planos empresariais e vi que eles vendem planos de até 1gb, mas o preço é um absurdo. Se caso isso virar um plano doméstico, o valor seria o mesmo?
Alguém tem uma ideia?

Não. Planos residenciais por conta do compartilhamento de passivos tende a ser mais economico.

Acontece todo dia aqui, o modem da vivo está em bridge.
Se você usa o modem da Vivo em bridge podemos partir do princípio que há outro bom roteador atrás dele fazendo a conexão PPPoE e roteamento da sua rede interna, certo?

Não lembro de alguém reportar sessões PPPoE expirando em apenas 1 dia (seria bem incomum), neste caso é importante analisar os logs do seu roteador para tentar identificar se é algo local, na rota entre você e o destino ou mesmo na fibra (sinal tx/rx fora do padrão, por exemplo).

Em último caso, volte o equipamento da Vivo para o padrão retirando o seu roteador do cenário por alguns dias e observar se o comportamento persiste.

Edit 1: Vivo Fibra marcando 200 mbs de download e 500Kbps de upload. :olar:

Problema resolvido. Basicamente, nem o supervisor sabe o que é. Porém, esse problema é interno e não tem relação na localidade do cliente ou modem, cabos, etc.

Lendo rápido sobre a sua rede tem uma coisa coisa que você deve mudar pra começar, entendi que você tem o seu DHCP no HGU da Vivo e os outros dois roteadores com DHCP desligado ligados entre as portas LAN, porém você deve colocá-los na mesma faixa de IP do DHCP da Vivo, por exemplo o DHCP na faixa 192.168.15.4-192.168.15.254, o HGU em 192.168.15.1, defina o endereço dos seus outros dois roteadores (Archer C8 e VR900) como 192.168.15.2 e 192.168.168.15.3, assim você conseguirá acesso sem problemas a todos os painéis e manterá todos na mesma subnet. Sobre a máquina não conseguir IP, podem ser algumas possibilidades, conflito, duplicidade, etc. Verifica em todos os dispositivos se nenhum está com IP fixo (em especial um igual a este que está causando problemas), também é interessante definir um IP fixo (quando necessário) fora da faixa DHCP.
Tem algo que não entendi sobre esse seu comentário:

O Archer C8 estava no IP 192.168.15.253 se não me engano, e o VR900 no 192.168.15.254. Mas entrando no modem da VIVO aparece isso:

HF4yLTv.png

Eu agora alterei o IP de ambos para 192.168.15.50 e 192.168.15.24, respectivamente. Seria esse o motivo dessa zoação que expliquei? Por .253 e .254 estarem fora dessa faixa de endereçamento acima, que só vai até 200? Tentei 192.168.15.2 mas parece que tem alguém ou algo usando esse IP. Estranhamente apareceu uma tela perguntando se eu queria trocar a senha, coloquei a atual que uso pros Archers e trocou, mas agora não entro mais nesse 192.168.15.2. E agora não tá abrindo mais esse 192.168.15.2.

Esqueci de informar também que há um switch (pra usar mais portas gigabit) plugado no modem da VIVO.

EDIT: Fiz uma investigação e acho que descobri qual é o problema: provavelmente algum tipo de defeito justamente nesse switch. Também notei que o cabo CAT-6 do meu PC ligado no switch só marcava 94 de DL e 94 de up (aqui é 300/150, fibra). O switch é ligado com cabo CAT5E (creio eu) no modem da VIVO. Experimentei desligar o PC do switch e ligar direto no modem da VIVO. Velocidade 300/150 nos speedtests.

Esse é ele:

TL-SG1008D,
- Versão: 8.0
- Número de série: 2183358006217

Infelizmente o que está ocorrendo aqui ainda é um mistério, mas provavelmente algum tipo de defeito ou nesse SG1008D ou no próprio modem da VIVO. Alguma espécie de gargalo, que não ocorria antes, mas que agora pode ocorrer subitamente. Neste momento o switch e o modem estão funcionando normalmente, sem lentidão e qualquer tipo de erro. Porém me chama atenção que o 192.168.15.2 era de fato esse switch, e não um aparelho desconhecido na minha rede. Isso porque o 192.168.15.2 estava na lista dos 4 conectados aqui, no modem da VIVO:

lP3vbTq.png

Por eliminação só sobrou ele, pois as outras 3 LANS ocupando o modem da VIVO são:

1) Archer C8 (wi-fi: 2.4 Ghz)
2) Archer VR900 (wi-fi: 5 Ghz)
3) Um cabo CAT-6 que liga num adaptador, que conecta no meu iPAD (sim, pra cabo ethernet)

O estranho é que agora que reiniciei todos os aparelhos e está tudo 100% OK o modem da VIVO fala apenas isso sobre o switch:

-------- LAN2 -------------
Hostname: Unknown
MAC: no attribute information
IP: no attribute information
Static

Como assim? Se antes dizia: 192.168.15.2, e MAC: 74-D4-35-A8-D4-03 ????????? Ah, e informava o IP também, mas era um número bizarro, tipo começava por 179 se não me engano.

Alguém faz ideia do que pode ser tudo isso? Pau no modem da VIVO, ou no switch? Não lembro de haver incompatibilidade e zoeira entre os dois no passado. É como se de repente um dos dois ou ambos do nada "brigassem" entre si e o IP ao invés de ser atribuído como 192.168.15.X pros aparelhos ficasse como 169.X (não começa por 192.X), e a conexão fosse interrompida.

Espero que com essas alterações pra 192.168.15.50 e 192.168.15.24 o problema esteja resolvido.

Meu palpite após várias más experiências aleatórias com equipamentos TP-Link ao longo dos anos sugere que você deixe apenas o equipamento da Vivo ativo na sua rede por alguns dias para confirmar/descartar essa possibilidade.
O problema é que mesmo fazendo isso não há como saber de quem é a culpa. Porque quando o defeito ocorre ele não manda aviso prévio, é algo repentino. Vou ficar monitorando pra ver se se repete. Vale frisar que nunca passei por esse tipo de situação antes, mas equipamento eletrônico é assim, apenas questão de tempo pra rolar alguma surpresa desagradável.

Última edição:
Tem algo que não entendi sobre esse seu comentário:

O Archer C8 estava no IP 192.168.15.253 se não me engano, e o VR900 no 192.168.15.254. Mas entrando no modem da VIVO aparece isso:

HF4yLTv.png

Eu agora alterei o IP de ambos para 192.168.15.50 e 192.168.15.24, respectivamente. Seria esse o motivo dessa zoação que expliquei? Por .253 e .254 estarem fora dessa faixa de endereçamento acima, que só vai até 200? Tentei 192.168.15.2 mas parece que tem alguém ou algo usando esse IP. Estranhamente apareceu uma tela perguntando se eu queria trocar a senha, coloquei a atual que uso pros Archers e trocou, mas agora não entro mais nesse 192.168.15.2. E agora não tá abrindo mais esse 192.168.15.2.

Esqueci de informar também que há um switch (pra usar mais portas gigabit) plugado no modem da VIVO.

EDIT: Fiz uma investigação e acho que descobri qual é o problema: provavelmente algum tipo de defeito justamente nesse switch. Também notei que o cabo CAT-6 do meu PC ligado no switch só marcava 94 de DL e 94 de up (aqui é 300/150, fibra). O switch é ligado com cabo CAT5E (creio eu) no modem da VIVO. Experimentei desligar o PC do switch e ligar direto no modem da VIVO. Velocidade 300/150 nos speedtests.

Esse é ele:

TL-SG1008D,
- Versão: 8.0
- Número de série: 2183358006217

Infelizmente o que está ocorrendo aqui ainda é um mistério, mas provavelmente algum tipo de defeito ou nesse SG1008D ou no próprio modem da VIVO. Alguma espécie de gargalo, que não ocorria antes, mas que agora pode ocorrer subitamente. Neste momento o switch e o modem estão funcionando normalmente, sem lentidão e qualquer tipo de erro. Porém me chama atenção que o 192.168.15.2 era de fato esse switch, e não um aparelho desconhecido na minha rede. Isso porque o 192.168.15.2 estava na lista dos 4 conectados aqui, no modem da VIVO:

lP3vbTq.png

Por eliminação só sobrou ele, pois as outras 3 LANS ocupando o modem da VIVO são:

1) Archer C8 (wi-fi: 2.4 Ghz)
2) Archer VR900 (wi-fi: 5 Ghz)
3) Um cabo CAT-6 que liga num adaptador, que conecta no meu iPAD (sim, pra cabo ethernet)

O estranho é que agora que reiniciei todos os aparelhos e está tudo 100% OK o modem da VIVO fala apenas isso sobre o switch:

-------- LAN2 -------------
Hostname: Unknown
MAC: no attribute information
IP: no attribute information
Static

Como assim? Se antes dizia: 192.168.15.2, e MAC: 74-D4-35-A8-D4-03 ????????? Ah, e informava o IP também, mas era um número bizarro, tipo começava por 179 se não me engano.

Alguém faz ideia do que pode ser tudo isso? Pau no modem da VIVO, ou no switch? Não lembro de haver incompatibilidade e zoeira entre os dois no passado. É como se de repente um dos dois ou ambos do nada "brigassem" entre si e o IP ao invés de ser atribuído como 192.168.15.X pros aparelhos ficasse como 169.X (não começa por 192.X), e a conexão fosse interrompida.

Espero que com essas alterações pra 192.168.15.50 e 192.168.15.24 o problema esteja resolvido.

O problema é que mesmo fazendo isso não há como saber de quem é a culpa. Porque quando o defeito ocorre ele não manda aviso prévio, é algo repentino. Vou ficar monitorando pra ver se se repete. Vale frisar que nunca passei por esse tipo de situação antes, mas equipamento eletrônico é assim, apenas questão de tempo pra rolar alguma surpresa desagradável.

Eu disse pra você colocar ambos (C8 e VR900) pra um IP dentro da subnet do HGU pois na outra mensagem você disse que não conseguia acessar o painel, logo, assumi que estavam em outra faixa de IP. Eles estarem em 192.168.15.253 e 192.168.15.254 não há problema também, em especial pois o seu DHCP não está configurado pra ir até esse valor, porém, sim, caso você tenha um IP fixo definido manualmente na sua rede é recomendável que ele esteja fora da faixa do DHCP. Logo, não é recomendável que 192.168.15.50 e 192.168.15.24. Esse IP, tanto no C8 quanto no VR900, é o IP da LAN. O seu gateway do VR900 estar como 192.168.4.1 está errado. Não havia percebido que você tinha um switch gerenciável também na rede. Recomendo também colocar ele com um IP fixo, como sempre fora da faixa de DHCP para não dar conflito.

Porém me chama atenção que o 192.168.15.2 era de fato esse switch, e não um aparelho desconhecido na minha rede. Isso porque o 192.168.15.2 estava na lista dos 4 conectados aqui, no modem da VIVO:
Alguém faz ideia do que pode ser tudo isso? Pau no modem da VIVO, ou no switch?
Esse switch não é gerenciável, logo, não tem um IP/mac. Esse endereço poderia ser de outro equipamento que nem precisa estar fisicamente conectado a dele.

Em tempo:

1582520528350.png

Experimentei desligar o PC do switch e ligar direto no modem da VIVO.
O endereço acima seria o mac address da placa de rede desse computador? Se sim, quase certeza que a dica abaixo irá resolver seu problema.

Eu agora alterei o IP de ambos para 192.168.15.50 e 192.168.15.24
Você está fazendo esse ajuste (fixar o IP) no modem da VIVO ou diretamente nos equipamentos? Se for neles talvez o problema seja conflito de IP, por isso não acontece sempre.

Talvez seja interessante definir uma faixa de distribuição de IPs menor e configurar o IP desses equipamentos fora dela, assim não corre-se o risco de outro equipamento usá-lo "sem querer".

Não havia percebido que você tinha um switch gerenciável também na rede. Recomendo também colocar ele com um IP fixo, como sempre fora da faixa de DHCP para não dar conflito.
o TL-SG1008D não é gerenciável e acho pouco provável que seja o problema, mas vai saber né.

Tenho um irmão dele aqui (TL-SG1005D - 5 portas) há anos e nunca incomodou em nenhum aspecto.

Tentei encontrar na pesquisa e na internet e não achei. Gostaria de desativar por completo o wireless e dhcp do modem vivo fibra
GPT-2541GNAC-N1 com firmware BR_g003_100VNZ0b28_2. Eu tenho acesso ao painel http://192.168.15.1/main.html , porém mesmo desabilitando por ali, as configurações são ignorados e as redes 2.4ghz e 5ghz e DHCP da LAN continuam funcionando. Já reiniciei, desliguei e liguei e nada. Estou usando ele em modo bridge.

Se alguém conseguiu essa façanha nos conte por favor

Internet
Serviços

Liguei pro cancelamento

nossa galera até hoje não acharam um jeito de desabilitar o ipv6 do modem mirastar RTF3505VW-N2 ? melhorou muito o ipv6, mas as vezes ainda da lag em instagram ou videos no youtube, no ipv4 issso nunca acontecia, eu tinha um archer que eu manda todo o trafego pra ele gerenciar configurando DMZ para o ip dele. Era lindo, só que ele queimou faz quase 1 ano, e como eu vi que o ipv6 melhorou bastante em relação a quando instalei a 3 anos atrás, deixei, mas tem hora que da um lag. Não queria comrpar outro roteador para desabilitar o ipv6 novamente.

Users who are viewing this thread

Voltar