Tem algo que não entendi sobre esse seu comentário:
O Archer C8 estava no IP 192.168.15.253 se não me engano, e o VR900 no 192.168.15.254. Mas entrando no modem da VIVO aparece isso:
Eu agora alterei o IP de ambos para 192.168.15.50 e 192.168.15.24, respectivamente. Seria esse o motivo dessa zoação que expliquei? Por .253 e .254 estarem fora dessa faixa de endereçamento acima, que só vai até 200? Tentei 192.168.15.2 mas parece que tem alguém ou algo usando esse IP. Estranhamente apareceu uma tela perguntando se eu queria trocar a senha, coloquei a atual que uso pros Archers e trocou, mas agora não entro mais nesse 192.168.15.2. E agora não tá abrindo mais esse 192.168.15.2.
Esqueci de informar também que há um switch (pra usar mais portas gigabit) plugado no modem da VIVO.
EDIT: Fiz uma investigação e acho que descobri qual é o problema: provavelmente algum tipo de defeito justamente nesse switch. Também notei que o cabo CAT-6 do meu PC ligado no switch só marcava 94 de DL e 94 de up (aqui é 300/150, fibra). O switch é ligado com cabo CAT5E (creio eu) no modem da VIVO. Experimentei desligar o PC do switch e ligar direto no modem da VIVO. Velocidade 300/150 nos speedtests.
Esse é ele:
TL-SG1008D,
- Versão: 8.0
- Número de série: 2183358006217
Infelizmente o que está ocorrendo aqui ainda é um mistério, mas provavelmente algum tipo de defeito ou nesse SG1008D ou no próprio modem da VIVO. Alguma espécie de gargalo, que não ocorria antes, mas que agora pode ocorrer subitamente. Neste momento o switch e o modem estão funcionando normalmente, sem lentidão e qualquer tipo de erro. Porém me chama atenção que o 192.168.15.2 era de fato esse switch, e não um aparelho desconhecido na minha rede. Isso porque o 192.168.15.2 estava na lista dos 4 conectados aqui, no modem da VIVO:
Por eliminação só sobrou ele, pois as outras 3 LANS ocupando o modem da VIVO são:
1) Archer C8 (wi-fi: 2.4 Ghz)
2) Archer VR900 (wi-fi: 5 Ghz)
3) Um cabo CAT-6 que liga num adaptador, que conecta no meu iPAD (sim, pra cabo ethernet)
O estranho é que agora que reiniciei todos os aparelhos e está tudo 100% OK o modem da VIVO fala apenas isso sobre o switch:
-------- LAN2 -------------
Hostname: Unknown
MAC: no attribute information
IP: no attribute information
Static
Como assim? Se antes dizia: 192.168.15.2, e MAC: 74-D4-35-A8-D4-03 ????????? Ah, e informava o IP também, mas era um número bizarro, tipo começava por 179 se não me engano.
Alguém faz ideia do que pode ser tudo isso? Pau no modem da VIVO, ou no switch? Não lembro de haver incompatibilidade e zoeira entre os dois no passado. É como se de repente um dos dois ou ambos do nada "brigassem" entre si e o IP ao invés de ser atribuído como 192.168.15.X pros aparelhos ficasse como 169.X (não começa por 192.X), e a conexão fosse interrompida.
Espero que com essas alterações pra 192.168.15.50 e 192.168.15.24 o problema esteja resolvido.
O problema é que mesmo fazendo isso não há como saber de quem é a culpa. Porque quando o defeito ocorre ele não manda aviso prévio, é algo repentino. Vou ficar monitorando pra ver se se repete. Vale frisar que nunca passei por esse tipo de situação antes, mas equipamento eletrônico é assim, apenas questão de tempo pra rolar alguma surpresa desagradável.