[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Aqui no PR estão entregando 200.175.5.139 e 200.175.5.139.
Acredito que seu secundário seja outro. Aqui em MG é:
200.175.5.139 e 200.175.89.139
 
Melhor deixar como router mesmo como sugeriram, desativa o Wi-fi do modem, e passa o seu roteador para o modo AP desligando o DHCP dele.
Fiz isso agora.... Resetei meu D link e configurei ele no modo AP.... Mas para desligar o DHCP (se é que já não está desligado) preciso entrar nas configs dele, porém pelo 192.168.0.1 que eu usava no modo router, não estou conseguindo mais. O IP muda em modo AP acredito... Como descobri-lo? Na verdade só quero ter a certeza que o DHCP está desligado. Lembrando que nesse D link em modo AP irei ligar outro AP Ubiquiti no quarto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz isso agora.... Resetei meu D link e configurei ele no modo AP.... Mas para desligar o DHCP (se é que já não está desligado) preciso entrar nas configs dele, porém pelo 192.168.0.1 que eu usava no modo router, não estou conseguindo mais. O IP muda em modo AP acredito... Como descobri-lo? Na verdade só quero ter a certeza que o DHCP está desligado. Lembrando que nesse D link em modo AP irei ligar outro AP Ubiquiti no quarto.
To access the configuration utility, open a web-browser such as Internet
Explorer and enter http://dlinkrouter.local./ or you may also connect by
typing the IP address* of the DIR-879 in the address bar.
* By default the DIR-879 in extender mode will use DHCP to obtain an IP address from
your uplink network. If you are using multiple DIR-879s or D-Link devices, go to http://
dlinkrouterxxxx.local./ as shown on the included Wi-Fi Configuration Card, with “xxxx”
being the last four digits of the DIR-879’s MAC address. The MAC address is also printed on
the label on the bottom of the device.

Achei isso no manual.... Acredito que desliga automaticamente então... Tô certo? Se tiver, acho que encerra assim... Agora só ligar o ubiqui a porta LAN do router D link (tbm em modo AP).
 
Última edição:
Acredito que seu secundário seja outro. Aqui em MG é:
200.175.5.139 e 200.175.89.139
Falha minha, acabei pensando uma coisa e escrevendo outra.

Aqui o secundário entregue é o 200.175.182.139 mas o 200.175.89.139 funciona super bem também.
 
Fiz isso agora.... Resetei meu D link e configurei ele no modo AP.... Mas para desligar o DHCP (se é que já não está desligado) preciso entrar nas configs dele, porém pelo 192.168.0.1 que eu usava no modo router, não estou conseguindo mais. O IP muda em modo AP acredito... Como descobri-lo? Na verdade só quero ter a certeza que o DHCP está desligado. Lembrando que nesse D link em modo AP irei ligar outro AP Ubiquiti no quarto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


To access the configuration utility, open a web-browser such as Internet
Explorer and enter http://dlinkrouter.local./ or you may also connect by
typing the IP address* of the DIR-879 in the address bar.
* By default the DIR-879 in extender mode will use DHCP to obtain an IP address from
your uplink network. If you are using multiple DIR-879s or D-Link devices, go to http://
dlinkrouterxxxx.local./ as shown on the included Wi-Fi Configuration Card, with “xxxx”
being the last four digits of the DIR-879’s MAC address. The MAC address is also printed on
the label on the bottom of the device.

Achei isso no manual.... Acredito que desliga automaticamente então... Tô certo? Se tiver, acho que encerra assim... Agora só ligar o ubiqui a porta LAN do router D link (tbm em modo AP).
Esse comportamento é normal, experimente alterar o IP do D-Link antes de desativar o DHCP.

Se o IP do equipamento da Vivo é 192.168.15.1 (ou 192.168.25.1) coloque um IP desta mesma rede no D-Link, pode ser 192.168.15.254 (por exemplo).

Depois disso provavelmente será necessário reiniciar o D-Link e vc já acessa pelo novo IP, aí sim você conseguirá desativar o DHCP.

Lembre-se de fazer a conexão com o equipamento da VIVO por uma das portas LAN ao invés da WAN, as demais portas LAN podem ser usadas normalmente também.
 
Esse comportamento é normal, experimente alterar o IP do D-Link antes de desativar o DHCP.

Se o IP do equipamento da Vivo é 192.168.15.1 (ou 192.168.25.1) coloque um IP desta mesma rede no D-Link, pode ser 192.168.15.254 (por exemplo).

Depois disso provavelmente será necessário reiniciar o D-Link e vc já acessa pelo novo IP, aí sim você conseguirá desativar o DHCP.

Lembre-se de fazer a conexão com o equipamento da VIVO por uma das portas LAN ao invés da WAN, as demais portas LAN podem ser usadas normalmente também.
Hummm... Vamos lá... Meu conhecimento é meio limitado.... Vou tentar explicar o que está acontecendo.... Meu D link tem uma chave atrás com 2 modos: router e extender. No modo extender não consigo acessar as configurações pelo IP 192.168.0.1, somente pelo modo router.
Visando modo router: só consigo acesso com o cabo ligado no WAN (no LAN não consigo acesso).... Aí entro no 192.168.0.1 normalmente.....
Ok... Entrei na LAN para alterar o IP e desligar o Dhcp.... Quanto ao dhcp, ok... Desliguei sem problemas.... Porém não consigo mudar o IP para 192.168.15.254 (meu modem vivo é 192.168.15.1 mesmo).... Aparece a seguinte nota: Conflitos de sub-rede LAN com sub-rede WAN.
O que eu faço?
Outra dúvida... Após desligar dhcp e mudar o IP (que estou tendo dificuldades) tenho que colocar o roteador d link em modo extender e tirar o cabo da WAN e colocar na LAN? Isso?

Desculpe a confusão galera e obrigado pela ajuda!
 
Meu D link tem uma chave atrás com 2 modos: router e extender. No modo extender não consigo acessar as configurações pelo IP 192.168.0.1, somente pelo modo router.
Não tenho certeza de que modo é esse mas suponho que seja algo para transformá-lo em um repetidor WiFi, teria que confirmar no manual mas pode ignorar isso por hora.

Entrei na LAN para alterar o IP e desligar o Dhcp.... Quanto ao dhcp, ok... Desliguei sem problemas.... Porém não consigo mudar o IP para 192.168.15.254 (meu modem vivo é 192.168.15.1 mesmo).... Aparece a seguinte nota: Conflitos de sub-rede LAN com sub-rede WAN.
Isso acontece porque as interfaces (portas) de WAN e LAN estão ficando na mesma rede.

Antes de alterar o IP no D-Link experimente remover o cabo que o conecta ao modem da VIVO, se puder reinicializá-lo já sem o cabo na porta WAN (Internet) melhor ainda.

Após desligar dhcp e mudar o IP (que estou tendo dificuldades) tenho que colocar o roteador d link em modo extender e tirar o cabo da WAN e colocar na LAN? Isso?
Como disse ali em cima, por hora acho que esse modo extender pode ser ignorado pois é outro tipo de operação.

--

Dá uma olhada no video abaixo, não é do mesmo modelo do seu mas o procedimento em si é universal e independe de marca/modelo de equipamento:




No video ele usa outro IP para exemplificar, no seu caso precisa ser 192.168.15.254 mesmo.
 
Não tenho certeza de que modo é esse mas suponho que seja algo para transformá-lo em um repetidor WiFi, teria que confirmar no manual mas pode ignorar isso por hora.


Isso acontece porque as interfaces (portas) de WAN e LAN estão ficando na mesma rede.

Antes de alterar o IP no D-Link experimente remover o cabo que o conecta ao modem da VIVO, se puder reinicializá-lo já sem o cabo na porta WAN (Internet) melhor ainda.


Como disse ali em cima, por hora acho que esse modo extender pode ser ignorado pois é outro tipo de operação.

--

Dá uma olhada no video abaixo, não é do mesmo modelo do seu mas o procedimento em si é universal e independe de marca/modelo de equipamento:




No video ele usa outro IP para exemplificar, no seu caso precisa ser 192.168.15.254 mesmo.

Cara, perfeito. Deu certo agora. Descobri meu erro e o porquê não estava conseguindo mudar o IP.... Refiz o processo só que dessa vez usando um cabo e um notebook (ao invés de fazer via wifi por celular).... Deixei o cabo da vivo desconectado e consegui mudar o IP da LAN pelo notebook facilmente conforme o vídeo.
Agora conectei o cabo que sai do modem na porta LAN 1 do D Link e pronto. Internet OK e voando.

Agora para finalizar, irei ligar na porta LAN2 um cabo até o meu Ubiquiti no quarto... E fazer a configuração do ubiquiti normalmente?

Como agora terei 2 APs... Tenho que ter algum cuidado com relação aos canais do wifi... Nunca sei se deixo-os no mesmo canal ou não.... Lembrando q uso rede 2.4ghz com 20mhz e 5.0ghz com 80mhz.

Obrigado pessoal pela ajuda, vcs são demais!
 
Cara, perfeito. Deu certo agora. Descobri meu erro e o porquê não estava conseguindo mudar o IP.... Refiz o processo só que dessa vez usando um cabo e um notebook (ao invés de fazer via wifi por celular).... Deixei o cabo da vivo desconectado e consegui mudar o IP da LAN pelo notebook facilmente conforme o vídeo.
Agora conectei o cabo que sai do modem na porta LAN 1 do D Link e pronto. Internet OK e voando.
Maravilha, que bom que deu certo!

Agora para finalizar, irei ligar na porta LAN2 um cabo até o meu Ubiquiti no quarto... E fazer a configuração do ubiquiti normalmente?
Isso mesmo, basta conectar o Ubiquiti na LAN2 do D-Link e fazer a configuração normalmente.

Como agora terei 2 APs... Tenho que ter algum cuidado com relação aos canais do wifi... Nunca sei se deixo-os no mesmo canal ou não.... Lembrando q uso rede 2.4ghz com 20mhz e 5.0ghz com 80mhz.
Os Unifi normalmente "não gostam" de ter outro ponto de acesso configurado com o mesmo nome dele mas quando eu utilizava mais de um AP sempre gostava de deixá-los iguais para não ter que ficar adicionando cada uma das redes WiFi nos dispositivos e nunca tive problemas com isso.

Já a escolha dos canais vai depender da densidade de onde você mora (outras redes próximas), normalmente é legal usar canais diferentes (1, 6 e 11 na rede 2.4Ghz) mas experimente de ambas as formas e veja os resultados dentro da sua utilização. Se precisar de algum app para monitorar as redes próximas uso e recomendo o WiFi Analyzer (Android).

Outra coisa que pode ser relevante: Dependendo do tamanho da sua casa e do posicionamento dos APs configurar todas as redes WiFi na potência máxima nem sempre é a melhor opção, isso pode fazer um dispositivo (tipo um celular) ficar "preso" no AP que está mais longe ao invés de se (re)conectar ao mais próximo dele, por exemplo.
 
Os Unifi normalmente "não gostam" de ter outro ponto de acesso configurado com o mesmo nome dele mas quando eu utilizava mais de um AP sempre gostava de deixá-los iguais para não ter que ficar adicionando cada uma das redes WiFi nos dispositivos e nunca tive problemas com isso.

O controlador do unifi vai ficar enchendo dizendo Rogue Access Point encontrado e tal, mas tem como dizer que você conhece/confia alguma coisa assim que não me lembro mais, ai o controlador para de amolar...
 
Pessoal, tô com um problema aqui no modem:

GPON tá OK, mas PPP não conecta.
Isso desde hoje cedo e nada da Vivo resolver.
Alguma luz?
 
O controlador do unifi vai ficar enchendo dizendo Rogue Access Point encontrado e tal, mas tem como dizer que você conhece/confia alguma coisa assim que não me lembro mais, ai o controlador para de amolar...
É isso, não quis entrar em detalhes mas se o cara não usar um controlador ou fizer a configuração pelo celular isso é irrelevante.
 
Alguém mais tá com problema na VIVO FIBRA? Contrato 300 mega aqui tá chegando 30 mbps de download e 10 mbps de upload... muito estranho. Isso desde terça feira. No YouTube pega 350mbps mas nos downloads e speedtests pega só 30 msm...
 
Maravilha, que bom que deu certo!


Isso mesmo, basta conectar o Ubiquiti na LAN2 do D-Link e fazer a configuração normalmente.


Os Unifi normalmente "não gostam" de ter outro ponto de acesso configurado com o mesmo nome dele mas quando eu utilizava mais de um AP sempre gostava de deixá-los iguais para não ter que ficar adicionando cada uma das redes WiFi nos dispositivos e nunca tive problemas com isso.

Já a escolha dos canais vai depender da densidade de onde você mora (outras redes próximas), normalmente é legal usar canais diferentes (1, 6 e 11 na rede 2.4Ghz) mas experimente de ambas as formas e veja os resultados dentro da sua utilização. Se precisar de algum app para monitorar as redes próximas uso e recomendo o WiFi Analyzer (Android).

Outra coisa que pode ser relevante: Dependendo do tamanho da sua casa e do posicionamento dos APs configurar todas as redes WiFi na potência máxima nem sempre é a melhor opção, isso pode fazer um dispositivo (tipo um celular) ficar "preso" no AP que está mais longe ao invés de se (re)conectar ao mais próximo dele, por exemplo.
Boa, me ajudou demais. Agora está tudo OK. AP Ubiquiti configurado normalmente... Na verdade não uso controlador para ele, configuro direto pelo app como standalone device.
Com relação aos canais, deixei tudo no auto.... Checando pelo wifi analyzer, na rede 2.4 o da sala está no ch1 e o do quarto no CH6. Então está ok.

Na rede 5.0ghz, quando coloco no auto, ele geralmente usa canais altos (149), mas acredito e acho (não sei ao certo) que os canais mais baixos (36) roda melhor. Vou acabar mudando se perceber algo. Mas por enquanto vou deixar assim.

Bem, vamos ver como vai ficar... Por enquanto a vivo fibra tá chegando 250mb com pico de 300mb.

Minha questão maior será com os devices conectados... Tenho a Alexa aqui e muito disposivito conectado no 2.4 GHz... Porém, com frequência eles caem....

Espero que com essa nova configuração tudo fique bem....

Uma dúvida : essas quedas podem estar relacionadas ao fato do roteador não ser MU MIMO?

O Asus que comprei é.... Se tiver alguma relação, ficarei mais tranquilo, pois assim minha niva aquisição não será em vão! Hehehe

Muito obrigado!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém mais tá com problema na VIVO FIBRA? Contrato 300 mega aqui tá chegando 30 mbps de download e 10 mbps de upload... muito estranho. Isso desde terça feira. No YouTube pega 350mbps mas nos downloads e speedtests pega só 30 msm...
Aqui tá normal.... Voando.
 
Última edição:
Na rede 5.0ghz, quando coloco no auto, ele geralmente usa canais altos (149), mas acredito e acho (não sei ao certo) que os canais mais baixos (36) roda melhor. Vou acabar mudando se perceber algo. Mas por enquanto vou deixar assim.
Testar é a melhor coisa, eu sempre preferi os canais altos na rede 5Ghz e achei que eles performavam melhor dentro do meu uso.

Minha questão maior será com os devices conectados... Tenho a Alexa aqui e muito disposivito conectado no 2.4 GHz... Porém, com frequência eles caem....

Espero que com essa nova configuração tudo fique bem....

Uma dúvida : essas quedas podem estar relacionadas ao fato do roteador não ser MU MIMO?
Bastante do MU-MIMO é marketing mas a menos que vc tenha uns 50 dispositivos pendurados em um único rádio/AP acho que haverá melhora devido à rede devidamente configurada agora.

É importante descobrir como os dispositivos "caem", se eles perdem conexão à rede WiFi ou apenas param de trafegar dados/acessar a internet, etc pois são comportamentos bem diferentes.

Um rádio doméstico consegue lidar bem com cerca de 15~20 dispositivos simultaneamente, acima disso é conveniente distribuí-los entre vários APs e/ou rádios (2.4 e 5Ghz).
 
Alguem com vivo fibra sofrendo com download de torrent e afins? Até um pouco antes do covid, baixava aqui a 35/40mb, agora se passa de 2mb eh um milagre... fiz o speedtest e ta chegando quase 500mb aqui... alguma forma de contornar isso?


Aqui esta normal torrent downloads streaming etc
 
Provavelmente saturação na sua região ao abrir múltiplas conexões que é basicamente o que torrent faz, experimente reduzir a quantidade de conexões simultâneas no client que você usa.

Por aqui tá funcionando normalmente mas meu uso é bem sazonal.


Aqui no PR estão entregando 200.175.5.139 e 200.175.182.139.

Farei isso e verei o resultado!

Aqui esta normal torrent downloads streaming etc

Vlw!
 
Falha minha, acabei pensando uma coisa e escrevendo outra.

Aqui o secundário entregue é o 200.175.182.139 mas o 200.175.89.139 funciona super bem também.
Dando uma pesquisada aqui vi que esses endereços aparentemente são herdados da GVT. Gostaria de saber se eles usam esse aqui pra SP também ou caso seja outro, qual seria. Alguém de São Paulo ou região do Vale do Paraíba (SJC) pra me dar uma luz?
 
[/QUOTE]
Dando uma pesquisada aqui vi que esses endereços aparentemente são herdados da GVT. Gostaria de saber se eles usam esse aqui pra SP também ou caso seja outro, qual seria. Alguém de São Paulo ou região do Vale do Paraíba (SJC) pra me dar uma luz?
eu sempre uso o opendns em qualquer situacao tenta usar aí ver se fica bom é 208.67.222.222 dns secundario deixa em branco

AOlB8cm.png
 
Testar é a melhor coisa, eu sempre preferi os canais altos na rede 5Ghz e achei que eles performavam melhor dentro do meu uso.


Bastante do MU-MIMO é marketing mas a menos que vc tenha uns 50 dispositivos pendurados em um único rádio/AP acho que haverá melhora devido à rede devidamente configurada agora.

É importante descobrir como os dispositivos "caem", se eles perdem conexão à rede WiFi ou apenas param de trafegar dados/acessar a internet, etc pois são comportamentos bem diferentes.

Um rádio doméstico consegue lidar bem com cerca de 15~20 dispositivos simultaneamente, acima disso é conveniente distribuí-los entre vários APs e/ou rádios (2.4 e 5Ghz).
Pois é, boa pergunta....ele simplesmente fica offline, mas quando o ligo manualmente (por exemplo as lampadas), estabelece conexão novamente.... muito estranho!
Aconteceu com a rede nova tbm, ou seja, pode ser meu router que esteja ruim (dúvido) ou a lampada em si (mais provavel).

Não tenho mais do que 20 conexões simultaneas aqui... na verdade tenho 20 mesmo.

Quando chegar o asus, vou configurar ele do mesmo jeito que você ensinou.... se funcionar, bacana, fico com ele, senão vou revender. Paguei 900 no Kabum (acho que peguei um preço bacana até), mas acho que comprei a toa. Eu e minha ansiedade. kkk

Obrigado pelos esclarecimentos!!!
 
eu sempre uso o opendns em qualquer situacao tenta usar aí ver se fica bom é 208.67.222.222 dns secundario deixa em branco

AOlB8cm.png
também sempre usei opendns sem problemas, porém deixo o google (8.8.8.8) como secundário, pois redundância em redes é sempre bom, dificilmente as duas empresas vão dar problema ao mesmo tempo, então vc fica salvaguardado.
 
Sobre qual DNS usar, não façam isso de sempre usar algum em qualquer situação e sem testar. E quando digo testar, não é ping, isso só mostra o tempo de resposta ao ping e não o tempo de resposta das requisições DNS. Um exemplo tosco mas acho que vai ajudar a entender, 2 servidores de DNS diferentes, 1 tem rota perfeita com você mas usa um servidor velho, mal configurado, etc e tal e outro DNS tem rota apenas boa mas com um servidor de primeira, configurado tudo certinho e tal. O primeiro vai responder o ping mais rápido, mas a requisição de dns vai demorar mais porque o servidor é velho/bixado/etc e tal. O segundo pode até demorar mais no ping, mas a resposta para requisição de DNS, que é o que interessa, vai ser mais rápida por conta de ter um servidor muito bem configurado!

Para fazer o teste eu recomendo este software: https://www.grc.com/dns/benchmark.htm
E no site tem explicando de forma detalhada TUDO o que precisa saber sobre o programa, conteúdo bom!

Depois de feito o teste, ele vai indicar os melhores servidores, geralmente ficam o primário e secundário, de qualquer empresa, juntos. Ou seja em primeiro e segundo ficou os da cloudflare, terceiro e quarto do google e assim por diante.
Eu recomendo na hora de escolher qual dns usar, pegar de empresas diferentes, por conta de redundância e principalmente rotas diferentes, então no exemplo que dei, escolher 1 da cloudflare para primário e um do google para o secundário.
Outra coisa, é comum e normal o servidor de dns do seu provedor ser o melhor, nesse caso aconselho o uso dele, primeiro porque vai ser o mais rápido mesmo e depois tem o lance de cdn´s e tal, um servidor de dns do provedor pode apontar para direções melhores nesses casos. Por exemplo, um provedor que tenha cdn do netflix, pode ser que usando o DNS de outra empresa, você não ira usar o CDN que está em seu provedor, isso é ruim.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo