[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala galera!

Eu estou pensando em migrar da NET para a Vivo Fibra. Não aguento mais a NET, oscila demais, faz 15 dias que estou sozinho em casa, só deixo o pc utilizando a conexão e meu ping fica oscilando em jogos (tenho contratado 120 mb). Já cansei de ligar e reclamar, parece que eles tem um sério problema com a Steam.

Alguém aqui já fez essa migração também? Melhorou?

Edit: Moro em SP capital
 
Alguém aqui já fez essa migração também? Melhorou?
Geralmente assinante NET/Claro continua sendo cliente pelo custo-benefício ou por não ter outras opções na região e não necessariamente por ser boa.

No âmbito pessoal conheço muita gente que migrou da NET para VIVO ou Oi (ambas com Fibra), e particularmente não conheço ninguém que tenha feito o caminho inverso.

A dica de ouro é contratar a VIVO sem cancelar sua operadora atual nos primeiros 7 dias, assim você testa ambas dentro do seu cenário e caso não goste basta cancelar sem qualquer ônus.
 
Geralmente assinante NET/Claro continua sendo cliente pelo custo-benefício ou por não ter outras opções na região e não necessariamente por ser boa.

No âmbito pessoal conheço muita gente que migrou da NET para VIVO ou Oi (ambas com Fibra), e particularmente não conheço ninguém que tenha feito o caminho inverso.

A dica de ouro é contratar a VIVO sem cancelar sua operadora atual nos primeiros 7 dias, assim você testa ambas dentro do seu cenário e caso não goste basta cancelar sem qualquer ônus.
Pois é cara, ficamos com a NET aqui em casa justamente por conta da falta de opções. Obrigado pelo comentário!
 
Geralmente assinante NET/Claro continua sendo cliente pelo custo-benefício ou por não ter outras opções na região e não necessariamente por ser boa.

No âmbito pessoal conheço muita gente que migrou da NET para VIVO ou Oi (ambas com Fibra), e particularmente não conheço ninguém que tenha feito o caminho inverso.

A dica de ouro é contratar a VIVO sem cancelar sua operadora atual nos primeiros 7 dias, assim você testa ambas dentro do seu cenário e caso não goste basta cancelar sem qualquer ônus.
Eu fiz o caminho contrário - em 2018 cancelei a Vivo Fibra dentro dos 7 dias e sigo com a NET até hoje.
Assinei outro provedor local de fibra que de modo geral é "ok", fiquei 6 meses e voltei com a NET (nesse cancelei só o Virtua, TV e telefone continuei assinando na NET).
Meu pai tb fez e voltou, enfim, conheço pessoas que fizeram o caminho contrário por motivos de:
- wifi péssimo, bem pior que da NET (não foi meu caso) e o serviço da NET não é ruim;
- TV péssima comparada com NET (um dos meus motivos);
- shaping adoidado, sem medo mesmo (que já vi no fórum pessoas dizendo que não é bem isso e era CDN congestionado provavelmente - não sei, mas aceito) meu principal motivo

To pensando em dar uma nova chance pra Vivo graças ao que li aqui que o serviço melhorou bem de 2018, quando tive, pra cá. E tb pq to confiante que conseguirei deixar meu router recebendo IP público e usar TV e VoIP normalmente, seja botando HGU em bridge ou eliminando ela pra botar uma ONU. E penso nisso, pra ser sincero, pq a NET aqui em Taubaté é bem lenta pra resolver algumas coisas... tecnicamente agora, não tem nada pra resolver e já tá no roadmap pros próximos 5 anos, a troca da rede HFC pela FTTH (Tremembé, cidade vizinha, já tá no FTTH da Claro). Porém a parte de cobrança deles é muito problemática, já tentei de tudo e eu e minha esposa estamos bem desgastados... Dizem que pro próximo mês tá tudo de acordo com o contratado, mas não consigo botar fé neles. Só fazendo um novo contrato com a NET (não viável em menos de 6 meses)... enfim. Vamos ver!
 
Geralmente assinante NET/Claro continua sendo cliente pelo custo-benefício ou por não ter outras opções na região e não necessariamente por ser boa.

No âmbito pessoal conheço muita gente que migrou da NET para VIVO ou Oi (ambas com Fibra), e particularmente não conheço ninguém que tenha feito o caminho inverso.

A dica de ouro é contratar a VIVO sem cancelar sua operadora atual nos primeiros 7 dias, assim você testa ambas dentro do seu cenário e caso não goste basta cancelar sem qualquer ônus.
O meu caso. Melhorou a latência em tudo. Psn melhor, jogos melhor. Não volto pra NET não. Única reclamação é o hgu deles ser bem abaixo dos routers da NET
 
O meu caso. Melhorou a latência em tudo. Psn melhor, jogos melhor. Não volto pra NET não. Única reclamação é o hgu deles ser bem abaixo dos routers da NET
Acredito também, a gente sabe que as coisas mudam bastante de região pra região.. Aqui na minha teve bastante gente que saiu da Vivo Fibra pra voltar pra NET. Eu to curioso pra voltar pq hoje conheço bem mais do serviço e vejo os relatos da galera aqui falando do que pra mim era shaping...
 
Acredito também, a gente sabe que as coisas mudam bastante de região pra região.. Aqui na minha teve bastante gente que saiu da Vivo Fibra pra voltar pra NET. Eu to curioso pra voltar pq hoje conheço bem mais do serviço e vejo os relatos da galera aqui falando do que pra mim era shaping...
Poisé Felipe. O que ficou bem claro pra mim foi o whatsapp. Antes todo dia eu sentia aquele travamento na rede, tipo mandava msg e ficava no relógio, demorava uns 10s para enviar, depois que desliguei o ipv6 não tive problemas. Na NET isso já não ocorria.
 
Poisé Felipe. O que ficou bem claro pra mim foi o whatsapp. Antes todo dia eu sentia aquele travamento na rede, tipo mandava msg e ficava no relógio, demorava uns 10s para enviar, depois que desliguei o ipv6 não tive problemas. Na NET isso já não ocorria.
Pois é, já aqui o IPv6 da NET funciona perfeito. Várias coisas (monitoro) estão indo só por IPv6 praticamente, inclusive. Whatsapp, OneDrive, Sharepoint, Office 365, Youtube... tá indo tudo por IPv6.
 
Eu fiz o caminho contrário - em 2018 cancelei a Vivo Fibra dentro dos 7 dias e sigo com a NET até hoje.
Assinei outro provedor local de fibra que de modo geral é "ok", fiquei 6 meses e voltei com a NET (nesse cancelei só o Virtua, TV e telefone continuei assinando na NET).
Meu pai tb fez e voltou, enfim, conheço pessoas que fizeram o caminho contrário por motivos de:
- wifi péssimo, bem pior que da NET (não foi meu caso) e o serviço da NET não é ruim;
- TV péssima comparada com NET (um dos meus motivos);
- shaping adoidado, sem medo mesmo (que já vi no fórum pessoas dizendo que não é bem isso e era CDN congestionado provavelmente - não sei, mas aceito) meu principal motivo

To pensando em dar uma nova chance pra Vivo graças ao que li aqui que o serviço melhorou bem de 2018, quando tive, pra cá. E tb pq to confiante que conseguirei deixar meu router recebendo IP público e usar TV e VoIP normalmente, seja botando HGU em bridge ou eliminando ela pra botar uma ONU. E penso nisso, pra ser sincero, pq a NET aqui em Taubaté é bem lenta pra resolver algumas coisas... tecnicamente agora, não tem nada pra resolver e já tá no roadmap pros próximos 5 anos, a troca da rede HFC pela FTTH (Tremembé, cidade vizinha, já tá no FTTH da Claro). Porém a parte de cobrança deles é muito problemática, já tentei de tudo e eu e minha esposa estamos bem desgastados... Dizem que pro próximo mês tá tudo de acordo com o contratado, mas não consigo botar fé neles. Só fazendo um novo contrato com a NET (não viável em menos de 6 meses)... enfim. Vamos ver!
Problema com cobrança é complicado mesmo mas geralmente só acontece quando a gente 'inventa' de mexer no pacote para tentar pagar menos, já tive problemas neste aspecto com a NET, a Oi (ainda tenho TV) e a própria VIVO. Tecnicamente acho que vale a pena dar nova chance para a VIVO, ao menos para saber se o serviço melhorou/piorou e assim falar com mais propriedade.

Meu pai é assinante NET em um contrato de mais de 15 anos, quando eu morava com ele tivemos todos os pacotes possíveis e zero problemas, mas nos últimos 2~3 meses houveram vários períodos de indisponibilidade total de sinal no meio do dia e que duraram por várias horas, isso já me deixou atento para monitorar as alternativas na região dele.

No caso do endereço dele a NET era a única opção decente até pouco tempo atrás, agora felizmente há VIVO e Oi também, e ambas atendendo com Fibra.

Poisé Felipe. O que ficou bem claro pra mim foi o whatsapp. Antes todo dia eu sentia aquele travamento na rede, tipo mandava msg e ficava no relógio, demorava uns 10s para enviar, depois que desliguei o ipv6 não tive problemas. Na NET isso já não ocorria.
Provavelmente algo regional com a rota v6, teria que investigar mais à fundo para confirmar mas como a VIVO não tem CGNAT não é algo para se preocupar no dia a dia.

Moro no PR e uso IPv6 ligado desde o dia da instalação (final de 2016), não lembro de ter tido problemas neste aspecto e se ocorreu eu nem percebi (viva Happy Eyeballs! ).
 
Dale pessoal, eu tô atualmente com um Plano de 15 Mega da GVT/Vivo.
Porém, está tendo oscilações demais.
O Modem que estou usando ainda é da GVT, porque é Combo TV.
Nisso, quando vou para meu jogos marca 37 ms. Mas só dura 1 segundo e vai para 89 ms.
Está na faixa de 80 a 110 ms.
Queria saber se pode ser o Modem.

Porque aqui em Casa, já está começando as atualizações ( Smart TV, Notebook novo... )
E futuramente queremos uma Vivo Fibra de pelo menos 100 Mega ( Acredito que seja Megabytes. Se for Megabits... lascou)
 
Geralmente assinante NET/Claro continua sendo cliente pelo custo-benefício ou por não ter outras opções na região e não necessariamente por ser boa.

No âmbito pessoal conheço muita gente que migrou da NET para VIVO ou Oi (ambas com Fibra), e particularmente não conheço ninguém que tenha feito o caminho inverso.

A dica de ouro é contratar a VIVO sem cancelar sua operadora atual nos primeiros 7 dias, assim você testa ambas dentro do seu cenário e caso não goste basta cancelar sem qualquer ônus.

Assino embaixo todos meus amigos de sp que mudaram da net para vivo estão satisfeitos
 
Problema com cobrança é complicado mesmo mas geralmente só acontece quando a gente 'inventa' de mexer no pacote para tentar pagar menos, já tive problemas neste aspecto com a NET, a Oi (ainda tenho TV) e a própria VIVO. Tecnicamente acho que vale a pena dar nova chance para a VIVO, ao menos para saber se o serviço melhorou/piorou e assim falar com mais propriedade.

Meu pai é assinante NET em um contrato de mais de 15 anos, quando eu morava com ele tivemos todos os pacotes possíveis e zero problemas, mas nos últimos 2~3 meses houveram vários períodos de indisponibilidade total de sinal no meio do dia e que duraram por várias horas, isso já me deixou atento para monitorar as alternativas na região dele.

No caso do endereço dele a NET era a única opção decente até pouco tempo atrás, agora felizmente há VIVO e Oi também, e ambas atendendo com Fibra.


Provavelmente algo regional com a rota v6, teria que investigar mais à fundo para confirmar mas como a VIVO não tem CGNAT não é algo para se preocupar no dia a dia.

Moro no PR e uso IPv6 ligado desde o dia da instalação (final de 2016), não lembro de ter tido problemas neste aspecto e se ocorreu eu nem percebi (viva Happy Eyeballs! ).
Agora que li sobre o happy eyeballs. Interessante. Então acredito que o ipv6 da Vivo na minha região esteja cagado mesmo.
 
Cara, tive o mesmo problema em SP e Cuiabá.
Essa parte do IPv6, no celular, é culpa da HGU da Vivo.
Pode ser, mas acho mais provável ser culpa do celular, de repente algum prefixo preso após uma renovação da designação v6 ou algo do gênero.

No Windows isso também pode acontecer, basta uma renovação da sessão PPPoE sem a reinicialização da placa de rede/do PC para bagunçar as coisas.

Se o aparelho/aplicação for 'esperta' ela segue a vida por IPv4 e o cara nem percebe, se não for ela vai continuar insistindo pela rota v6 que está comprometida por um motivo ou outro.
 
Pode ser, mas acho mais provável ser culpa do celular, de repente algum prefixo preso após uma renovação da designação v6 ou algo do gênero.

No Windows isso também pode acontecer, basta uma renovação da sessão PPPoE sem a reinicialização da placa de rede/do PC para bagunçar as coisas.

Se o aparelho/aplicação for 'esperta' ela segue a vida por IPv4 e o cara nem percebe, se não for ela vai continuar insistindo pela rota v6 que está comprometida por um motivo ou outro.
Na época o que eu descobri é que o MTU padrão da vivo fragmenta o pacote que vai via IPv6 em duas partes.
No twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp etc, isso acaba os fazendo parar de funcionar. E não era só no Android, no Windows também.
Tanto é que usando o openwrt e mudando o MTU voltou ao normal. Como na época tinha TV e telefone, optei por desabilitar o IPv6 e pronto. Mesmo assim isso só funciona nos HGU Mitrastar, nós Askey não.
 
Na época o que eu descobri é que o MTU padrão da vivo fragmenta o pacote que vai via IPv6 em duas partes.
No twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp etc, isso acaba os fazendo parar de funcionar. E não era só no Android, no Windows também.
Tanto é que usando o openwrt e mudando o MTU voltou ao normal. Como na época tinha TV e telefone, optei por desabilitar o IPv6 e pronto. Mesmo assim isso só funciona nos HGU Mitrastar, nós Askey não.
Interessante isso pois no IPV6 o PMTUD (Path MTU Discovery) é obrigatório e automático justamente para adequar o MTU já na origem e sem necessidade de intervenção manual.

O que você fez foi ajustar manualmente algo que deveria ser automático, geralmente um ICMPv6 problemático/bloqueado em algum roteador pelo caminho é o que causa esse tipo de coisa.
 
Pode ser, mas acho mais provável ser culpa do celular, de repente algum prefixo preso após uma renovação da designação v6 ou algo do gênero.

No Windows isso também pode acontecer, basta uma renovação da sessão PPPoE sem a reinicialização da placa de rede/do PC para bagunçar as coisas.

Se o aparelho/aplicação for 'esperta' ela segue a vida por IPv4 e o cara nem percebe, se não for ela vai continuar insistindo pela rota v6 que está comprometida por um motivo ou outro.
Poisé. Tá aí uma coisa que não testei. Um reset no celular talvez teria resolvido. Aconselha deixar ligado o ipv6 ?
 
Poisé. Tá aí uma coisa que não testei. Um reset no celular talvez teria resolvido. Aconselha deixar ligado o ipv6 ?
Não lembro se você falou que o comportamento acontecia em apenas um dispositivo/celular ou se eram vários aparelhos diferentes, para confirmar de fato o problema teriam que ser vários.

Um reset no WiFI poderia ter resolvido mas não é certeza, e fica difícil eu dizer pra você deixar IPv6 ligado se a conexão fica 'estranha', mas a única forma de saber/testar é com ele funcional.

De toda forma, se você é um usuário e só quer que sua internet funcione eu te aconselho a não esquentar a cabeça com isso e usar apenas IPv4.
 
Interessante isso pois no IPV6 o PMTUD (Path MTU Discovery) é obrigatório e automático justamente para adequar o MTU já na origem e sem necessidade de intervenção manual.

O que você fez foi ajustar manualmente algo que deveria ser automático, geralmente um ICMPv6 problemático/bloqueado em algum roteador pelo caminho é o que causa esse tipo de coisa.
Pois é.
No OpenWRT foi só mudar o MTU que resolveu, mas usei como teste, como disse tinha TV e telefone naquele contrato.
Curioso que no Askey NADA adiantou, já no Mitrastar foi só desabilitar o IPv6 que resolveu.
E é algo que persiste.
Aqui em Cuiabá, se deixo o IPv6 habilitado, nem globo e UOL consigo acessar, isso conectando direto pelo HGU Mitrastar.
 
Dale pessoal, eu tô atualmente com um Plano de 15 Mega da GVT/Vivo.
Porém, está tendo oscilações demais.
O Modem que estou usando ainda é da GVT, porque é Combo TV.
Nisso, quando vou para meu jogos marca 37 ms. Mas só dura 1 segundo e vai para 89 ms.
Está na faixa de 80 a 110 ms.
Queria saber se pode ser o Modem.

Porque aqui em Casa, já está começando as atualizações ( Smart TV, Notebook novo... )
E futuramente queremos uma Vivo Fibra de pelo menos 100 Mega ( Acredito que seja Megabytes. Se for Megabits... lascou)
Tudo contratado se tratando de internet, em qualquer lugar do mundo, é Mbps e não MB/s. Sempre é megabit mesmo. 100mbps = 12,5MB/s 1Gbps= 125MB/s.
 
Prezados, boa tarde!

Tenho Vivo Fibra instalado na minha casa, plano de 100Mb.

O roteador fornecido é o Mitrastar gpt-2541gnac-n2.

Em medição de velocidade no meu celular por Wi-FI (é um Note 10+), em site de teste de velocidade da internet, ele indica 85-90Mbs - bem próximo dos 100

O uso no Wi-FI aqui em casa é com: 2 Smart TV; 2 celulares; 2 tablets. Já pelo cabo, utilizo em 1 smart TV e no PC.

Pergunto aos experts:

Terei ganho de velocidade se utilizar um roteador diferente como Access Point? Esse mitrastar limita a velocidade ou cai muito com várias conexões simultâneas?
Obs: Não tenho problema de intensidade do sinal (apartamento pequeno)

=> pergunto pois vi muitas pessoas trocando o roteador e/ou instalando outro como Access Point. é porque esse roteador é limitado?

Quase comprei um D-link (DIR-825) ou outro melhor (teria que ser Gigabyte né?), mas se eu não tiver ganho de velocidade comparado ao mitrastar, nessa crise, não sei se vale a pena comprar).

Não achei em lugar nenhum da internet as especificações (velocidades, tipo de wi-fi) do mitrastar para fins de comparação.

agradeço o retorno amigos
 
Prezados, boa tarde!

Tenho Vivo Fibra instalado na minha casa, plano de 100Mb.

O roteador fornecido é o Mitrastar gpt-2541gnac-n2.

Em medição de velocidade no meu celular por Wi-FI (é um Note 10+), em site de teste de velocidade da internet, ele indica 85-90Mbs - bem próximo dos 100

O uso no Wi-FI aqui em casa é com: 2 Smart TV; 2 celulares; 2 tablets. Já pelo cabo, utilizo em 1 smart TV e no PC.

Pergunto aos experts:

Terei ganho de velocidade se utilizar um roteador diferente como Access Point? Esse mitrastar limita a velocidade ou cai muito com várias conexões simultâneas?
Obs: Não tenho problema de intensidade do sinal (apartamento pequeno)

=> pergunto pois vi muitas pessoas trocando o roteador e/ou instalando outro como Access Point. é porque esse roteador é limitado?

Quase comprei um D-link (DIR-825) ou outro melhor (teria que ser Gigabyte né?), mas se eu não tiver ganho de velocidade comparado ao mitrastar, nessa crise, não sei se vale a pena comprar).

Não achei em lugar nenhum da internet as especificações (velocidades, tipo de wi-fi) do mitrastar para fins de comparação.

agradeço o retorno amigos
Você mesmo respondeu suas dúvidas.

Se o WiFI atual está suprindo as necessidade dos usuários/dispositivos em termos de velocidade e cobertura não vejo motivo algum para gastar dinheiro com outro equipamento agora.
 
Prezados, boa tarde!

Tenho Vivo Fibra instalado na minha casa, plano de 100Mb.

O roteador fornecido é o Mitrastar gpt-2541gnac-n2.

Em medição de velocidade no meu celular por Wi-FI (é um Note 10+), em site de teste de velocidade da internet, ele indica 85-90Mbs - bem próximo dos 100

O uso no Wi-FI aqui em casa é com: 2 Smart TV; 2 celulares; 2 tablets. Já pelo cabo, utilizo em 1 smart TV e no PC.

Pergunto aos experts:

Terei ganho de velocidade se utilizar um roteador diferente como Access Point? Esse mitrastar limita a velocidade ou cai muito com várias conexões simultâneas?
Obs: Não tenho problema de intensidade do sinal (apartamento pequeno)

=> pergunto pois vi muitas pessoas trocando o roteador e/ou instalando outro como Access Point. é porque esse roteador é limitado?

Quase comprei um D-link (DIR-825) ou outro melhor (teria que ser Gigabyte né?), mas se eu não tiver ganho de velocidade comparado ao mitrastar, nessa crise, não sei se vale a pena comprar).

Não achei em lugar nenhum da internet as especificações (velocidades, tipo de wi-fi) do mitrastar para fins de comparação.

agradeço o retorno amigos
Acompanho a resposta do neo666. Meu apto tem 68m². Tenho 2 celulares, 1 iPad e 2 mibox no uso do wi-fi 5ghz, está atendendo perfeitamente. No cabo tenho o PS4, tv e raspberry. Sem nenhum problema. Eu não vejo a necessidade de um outro router aqui.

Na sala usando o 5ghz com teste na copel.

 
Última edição:
Eu fiz o caminho contrário - em 2018 cancelei a Vivo Fibra dentro dos 7 dias e sigo com a NET até hoje.
Assinei outro provedor local de fibra que de modo geral é "ok", fiquei 6 meses e voltei com a NET (nesse cancelei só o Virtua, TV e telefone continuei assinando na NET).
Meu pai tb fez e voltou, enfim, conheço pessoas que fizeram o caminho contrário por motivos de:
- wifi péssimo, bem pior que da NET (não foi meu caso) e o serviço da NET não é ruim;
- TV péssima comparada com NET (um dos meus motivos);
- shaping adoidado, sem medo mesmo (que já vi no fórum pessoas dizendo que não é bem isso e era CDN congestionado provavelmente - não sei, mas aceito) meu principal motivo

To pensando em dar uma nova chance pra Vivo graças ao que li aqui que o serviço melhorou bem de 2018, quando tive, pra cá. E tb pq to confiante que conseguirei deixar meu router recebendo IP público e usar TV e VoIP normalmente, seja botando HGU em bridge ou eliminando ela pra botar uma ONU. E penso nisso, pra ser sincero, pq a NET aqui em Taubaté é bem lenta pra resolver algumas coisas... tecnicamente agora, não tem nada pra resolver e já tá no roadmap pros próximos 5 anos, a troca da rede HFC pela FTTH (Tremembé, cidade vizinha, já tá no FTTH da Claro). Porém a parte de cobrança deles é muito problemática, já tentei de tudo e eu e minha esposa estamos bem desgastados... Dizem que pro próximo mês tá tudo de acordo com o contratado, mas não consigo botar fé neles. Só fazendo um novo contrato com a NET (não viável em menos de 6 meses)... enfim. Vamos ver!
Aqui na minha rua tem 7 provedores regionais de fibra, 3 desses muito bons. Também acabou de chegar a Oi Fibra por aqui. Estou na NET/Claro por opção mesmo.
O Brasil é um país muito grande e pelo menos aqui onde moro gosto da qualidade do serviço.
 
Aqui na minha rua tem 7 provedores regionais de fibra, 3 desses muito bons. Também acabou de chegar a Oi Fibra por aqui. Estou na NET/Claro por opção mesmo.
O Brasil é um país muito grande e pelo menos aqui onde moro gosto da qualidade do serviço.
Essas operadoras locais de fibra eu também não vou. Principalmente porque eles chegam no térreo do prédio com fibra, colocam um daqueles aparelhos com 8 portas de Lan e sobem para os aptos com cabo de rede. Acho um serviço muito porco. Aqui no prédio viu tentar eliminar todos.
 

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