[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

@Alessandro Zavarov putz, vi aqui... Que porcaria! Vendiam antes como ilimitado... Vi o limite de 2TB e já miou pra mim pelo tipo de uso meu.

@neo666 Sim, tenho vivo fibra 300mb mas como trabalho na maioria das vezes em sites que estão na gringa tenho sofrido bastante com as rotas da vivo...

Será que a NET ao menos tem rotas melhores que a Vivo (mesmo sabendo do upload pífio do DOCSIS)?

Agora pouco estava impraticável acessar sites na gringa. Tive que recorrer ao 4G pra conseguir trabalhar...
Tive net por mais de 10 anos e posso afirmar com toda certeza agora que estou com a vivo fibra, as rotas internacionais da net são beem superiores. Em um servidor de Miami, Hivelocity, por exemplo, a net batia toda vel contratada (120mb e 10 de up), não lembro o ping, agora a vivo deu 180 de down, 6 de up (200/100 contratados) com 133 de ping. Com certeza se a net migrasse para o ftth pegaria mais clientes por conta de mais upload, plano mais barato, melhores rotas internacionais. Já tive problemas com rotas nacionais na net, ping altíssimo no csgo, cerca de 151 ms, era mais fácil jogar no servidor gringo com 129 ms, tirando isso, só tive outro problema com node saturado. Faz o teste por 7 dias, se na sua região for ruim, é so ligar e cancelar.
 
@Alessandro Zavarov putz, vi aqui... Que porcaria! Vendiam antes como ilimitado... Vi o limite de 2TB e já miou pra mim pelo tipo de uso meu.

@neo666 Sim, tenho vivo fibra 300mb mas como trabalho na maioria das vezes em sites que estão na gringa tenho sofrido bastante com as rotas da vivo...

Será que a NET ao menos tem rotas melhores que a Vivo (mesmo sabendo do upload pífio do DOCSIS)?

Agora pouco estava impraticável acessar sites na gringa. Tive que recorrer ao 4G pra conseguir trabalhar...
Ontem a internet no Brasil inteiro estava ruim. Não sei o que aconteceu. Warzone estava ruim com colegas do Brasil que conheço, pings altos, alguns serviços ruins, quedas em alguns locais.
 
Ontem a internet no Brasil inteiro estava ruim. Não sei o que aconteceu. Warzone estava ruim com colegas do Brasil que conheço, pings altos, alguns serviços ruins, quedas em alguns locais.

Poxa... Achei que era só a minha. E só voltou a ficar boa depois das 21hs... Falar com a minha prima pelo VK estava impraticável
 

Ontem a noite foi problema generalizado, assim como na terça feira da semana passada.

Na quinta passada teve problema no backbone da Cloudflare que afetou toda a rede da Cloudflare nos EUA e Brasil.

Três ocorrências em menos que 7 dias, mas nada específico de uma operadora até onde sei.

Eu jamais trocaria o FTTH da Vivo pelo DOCSIS da NET, mesmo sabendo que as rotas internacionais da NET tem latência melhor.

Com a NET eu tinha problemas recorrentes de queda e problemas com o modem reiniciando, sem solução mesmo após diversos chamados e pedidos de troca de cabeamento e modem.

Com a Vivo, desde 2014, me lembro de ter ficado sem Internet 4 vezes. Sendo que 2 vezes foi a fibra que quebrou, uma vez quebrei arrastando móvel, na outra recentemente a Eletropaulo veio cortar árvore e quebrou a fibra de três casas.
 
Última edição:
Pessoal, em 2020, como está a questão de rotas internacionais da Vivo para vocês?
Eu tive TIM VDSL há uns 3 anos e ganhava de lavada da Vivo Fibra na época mas agora em 2020 estou sem parâmetro de comparação.
Vira e mexe a Vivo tem dado algum B.O com rotas e estou pensando seriamente em voltar pra TIM mesmo sendo VDSL...

Nesse meio tempo o cabo BUSA entrou em operação, deve ter melhorado as rotas da vivo.
 
Alguém sabe alguma forma de ver o "network traffic" em tempo real do Mitrastar?

Precisando ver isso, pq apenas o wifi 5g tá meio cagado somente em alguns dispositivos, alguém sabe o que pode ser?
Já tentou desabilitar IPv6?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem a internet no Brasil inteiro estava ruim. Não sei o que aconteceu. Warzone estava ruim com colegas do Brasil que conheço, pings altos, alguns serviços ruins, quedas em alguns locais.
https://radar.qrator.net/blog/264462-massive-route-leak
 
@lopirata @neo666 Eu faço meus testes as vezes no speedtest na vivo cta, sendo que o ping sempre ficava em torno de 14ms, mas nos ultimos dias tem ficado em 30ms e isso para qualquer server, nos da Claro antes ficava em 20ms agora está em 40ms, será que isto é algum problema local ?
Pode ser algo na sua região mas também pode ser no backbone, testou nos servidores de POA e SP para comparar?

Antigamente minha latência era menor no servidor de SP pois meu tráfego ia para SP e voltava pra cá (estou na região metropolitana de Curitiba).

Em muitos locais/operadoras isso ainda acontece, nem sempre o destino mais próximo fisicamente é o de menor latência.
 
Pode ser algo na sua região mas também pode ser no backbone, testou nos servidores de POA e SP para comparar?

Antigamente minha latência era menor no servidor de SP pois meu tráfego ia para SP e voltava pra cá (estou na região metropolitana de Curitiba).

Em muitos locais/operadoras isso ainda acontece, nem sempre o destino mais próximo fisicamente é o de menor latência.
Mesmas coisa aqui.
Inclusive se testo pra BSB (que em tese é mais perto) não dá a velocidade contratada.
Aliás, tá passando da hora da Vivo ter presença no IX de Cuiabá.
 
Pode ser algo na sua região mas também pode ser no backbone, testou nos servidores de POA e SP para comparar?

Antigamente minha latência era menor no servidor de SP pois meu tráfego ia para SP e voltava pra cá (estou na região metropolitana de Curitiba).

Em muitos locais/operadoras isso ainda acontece, nem sempre o destino mais próximo fisicamente é o de menor latência.
Sim testei. Testei na Vivo SPPD, mesma coisa, dobrou o ping.
 
Sim testei. Testei na Vivo SPPD, mesma coisa, dobrou o ping.
Testa algumas rotas então, assim você consegue saber se é algo regional tipo OLT saturada ou algo mais abrangente.

Se a latência no 2~3º saltos estiverem altas ou instáveis isso já é um indício, após o 4~5º saltos o tráfego normalmente já está dentro do backbone.
 
Testa algumas rotas então, assim você consegue saber se é algo regional tipo OLT saturada ou algo mais abrangente.

Se a latência no 2~3º saltos estiverem altas ou instáveis isso já é um indício, após o 4~5º saltos o tráfego normalmente já está dentro do backbone.
Como faço esses testes ?
 
Como faço esses testes ?
Há algumas ferramentas, a mais simples é via CMD (tracert), exemplo:
Código:
C:\Users\> tracert 1.1.1.1

Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     1 ms     2 ms     2 ms  gvt-b-sr05.cta.gvt.net.br [179.184.127.9]
  3     3 ms     2 ms     1 ms  177.16.40.59.static.host.gvt.net.br [177.16.40.59]
  4     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  5    11 ms     9 ms    10 ms  84.16.7.218
  6    13 ms    13 ms    14 ms  84.16.12.140
  7    11 ms    13 ms    12 ms  5.53.0.157
  8    12 ms    12 ms    11 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]

Rastreamento concluído.

Mas também há traceroute, MTR, WinMTR, PingPlotter, etc.
 
Há algumas ferramentas, a mais simples é via CMD (tracert), exemplo:
Código:
C:\Users\> tracert 1.1.1.1

Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     1 ms     2 ms     2 ms  gvt-b-sr05.cta.gvt.net.br [179.184.127.9]
  3     3 ms     2 ms     1 ms  177.16.40.59.static.host.gvt.net.br [177.16.40.59]
  4     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  5    11 ms     9 ms    10 ms  84.16.7.218
  6    13 ms    13 ms    14 ms  84.16.12.140
  7    11 ms    13 ms    12 ms  5.53.0.157
  8    12 ms    12 ms    11 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]

Rastreamento concluído.

Mas também há traceroute, MTR, WinMTR, PingPlotter, etc.
Obrigado NEO. Vou fazer a tarde.
 
@neo666

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.15.1 - 0 | 37 | 37 | 0 | 0 | 6 | 0 |
| gvt-b-sr02.cta.gvt.net.br - 0 | 37 | 37 | 30 | 31 | 49 | 31 |
| 177.16.40.55.static.host.gvt.net.br - 0 | 37 | 37 | 30 | 31 | 49 | 31 |
| No response from host - 100 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| 84.16.7.218 - 70 | 10 | 3 | 0 | 39 | 40 | 39 |
| 5.53.6.60 - 0 | 37 | 37 | 39 | 40 | 44 | 40 |
| 5.53.0.157 - 0 | 37 | 37 | 38 | 41 | 62 | 40 |
| one.one.one.one - 0 | 37 | 37 | 38 | 39 | 58 | 40 |
|________________________________________________|______|______|______|______|______|______|
WinMTR v0.92 GPL V2 by Appnor MSP - Fully Managed Hosting & Cloud Provider
 
Última edição:
@neo666

Cacetada, não sabia que a turma do interior de SC vinha até Curitiba para 'entrar na rede', mas geograficamente isso faz sentido.

Parece ser saturação na OLT que atende sua região mas isso pode ser reflexo de algum outro problema (tipo rompimento de fibra de alguma rota alternativa no backbone) e logo deve normalizar, se tiver incomodando em algo além da latência um pouco mais alta que a habitual dá pra abrir um chamado pra ver o que eles dizem.
 
Cacetada, não sabia que a turma do interior de SC vinha até Curitiba para 'entrar na rede', mas geograficamente isso faz sentido.

Parece ser saturação na OLT que atende sua região mas isso pode ser reflexo de algum outro problema (tipo rompimento de fibra no backbone) e logo deve normalizar, se tiver incomodado em algo além da latência um pouco mais alta que a habitual dá pra abrir chamado pra ver o que eles dizem.
Está incomodando no Warzone somente. Velocidade está normal. Sim. A gente vai até cwb.
 
Obrigado pelas respostas pessoal...
Onde moro tenho o cabeamento das três grandes operadoras de SP já instalado em casa e o cabeamento está novinho...
Mas no fim, acho que vou ficar com a Vivo mesmo. Se um dia a NET mudar pra FTTH eu volto a considerar...

Outra dúvida apenas por curiosidade: se eu meter um router ou um pfsense da vida com um modem em bridge, qual seria a vlan do voip?
Estou considerando apenas por brincadeira aqui no meu homelab se consigo fazer isso e meter num asterisk naquela linha...
É que essa história de home office me deixou com tempo sobrando kkkkk
 
Bom aqui ontem pelo menos não tive problema nenhuma de rotas e tals.
Pode ocorrer de ser geral e não afetar algumas pessoas e tals.

Estou gostando dos 200mb aqui.. rs proximo passo se cair o preço ano que vem é mudar para 300
rsrsrs
 
E alguma vez os servidores de CoD ficaram sem incomodar? :melior4:
Agora voltaram ao normal. Vai entender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom aqui ontem pelo menos não tive problema nenhuma de rotas e tals.
Pode ocorrer de ser geral e não afetar algumas pessoas e tals.

Estou gostando dos 200mb aqui.. rs proximo passo se cair o preço ano que vem é mudar para 300
rsrsrs
Eu não esperei. Liguei no 10315 e mudaram para 300mb pelo mesmo preço do que ja pagava por 200mb
 
Obrigado pelas respostas pessoal...
Onde moro tenho o cabeamento das três grandes operadoras de SP já instalado em casa e o cabeamento está novinho...
Mas no fim, acho que vou ficar com a Vivo mesmo. Se um dia a NET mudar pra FTTH eu volto a considerar...

Outra dúvida apenas por curiosidade: se eu meter um router ou um pfsense da vida com um modem em bridge, qual seria a vlan do voip?
Estou considerando apenas por brincadeira aqui no meu homelab se consigo fazer isso e meter num asterisk naquela linha...
É que essa história de home office me deixou com tempo sobrando kkkkk

Vlan de internet: 10
Vlan de telefone: 30
Vlan de tv: 20

Isso se você estiver usando a rede da vivo. Eu, no seu lugar faria o que eu fiz aqui. Tenho internet e telefone. Liguei um roteador na porta 1 da HGU e setei o ip do roteador no DMZ da HGU. Não coloquei em bridge e consigo controlar as portas pelo meu roteador. Também não tive problemas com o telefone
 
alguém esta tendo problema de rota vivo, aqui não era região gvt sempre foi telefônica, fibra 300/150, traceroute dns cloudfare
vivo.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo