[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

@lopirata @neo666 Eu faço meus testes as vezes no speedtest na vivo cta, sendo que o ping sempre ficava em torno de 14ms, mas nos ultimos dias tem ficado em 30ms e isso para qualquer server, nos da Claro antes ficava em 20ms agora está em 40ms, será que isto é algum problema local ?

Estou com o mesmo problema, aqui desde a instalação em março está dessa forma, tem dia que a latência está ótima e de repente vira pro dobro que estava.
Agora está faz uma semana dessa forma e não volta ao normal, já falei com Twitter da vivo, supervisor técnico da cidade e quase sempre falam que está normal.
Meu Ping pra vivo Sppd quando está normal fica em 18 e agora bate os 32 e isso em todos os outros servidores que testo, resumindo a latência dobrou em todos os jogos.
Sou de Campo Grande/MS

Última edição:
Estou com o mesmo problema, aqui desde a instalação em março está dessa forma, tem dia que a latência está ótima e de repente vira pro dobro que estava.
Agora está faz uma semana dessa forma e não volta ao normal, já falei com Twitter da vivo, supervisor técnico da cidade e quase sempre falam que está normal.
Meu Ping pra vivo Sppd quando está normal fica em 18 e agora bate os 32 e isso em todos os outros servidores que testo, resumindo a latência dobrou em todos os jogos.
Sou de Campo Grande/MS
Ontem normalizou. Devem ser esses backbones da vivo que não aguentam, sei lá.

Sou de Campo Grande/MS
Monitore as rotas e não apenas a latência (na página anterior há algumas dicas de ferramentas), assim você consegue descobrir onde de fato está o problema, até para evidenciar para o supervisor.

Ontem normalizou. Devem ser esses backbones da vivo que não aguentam, sei lá.

Ontem de noite normalizou aqui mais ou menos mas hj voltou ao normal menos os testes de velocidade que continuam dando latência alta.
vamos ver se dura agora isso.
Monitore as rotas e não apenas a latência (na página anterior há algumas dicas de ferramentas), assim você consegue descobrir onde de fato está o problema, até para evidenciar para o supervisor.

A gente fala com eles mas parecem que não entendem, esse supervisor só falava que estava tudo normal mas agora com vários relatos por aqui percebi que é um problema na rede sim.
Vou tentar monitorar as rotas como sugerido no momento em que eu estiver usando o pc.
obrigado

Edit: Problema voltou agora de noite.

Última edição:
é galera venho aqui relatar a minha infelicidade com a vivo fibra.
eu era assinante da NET, inclusive ainda sou pois ainda não cancelei, porem net tem bom download mais péssimo upload.
ha tempos estava esperando chegar a vivo fibra aqui na minha rua, quando chegou, eu fui la e já pedi o link de 200/100mb
eu todo feliz que agora teria um upload alto e tals, latência menor.
logo que instalaram o modem eu ja entrei e fiz a liberação de portas, ai começou o meu inferno.
tentei de todas as formas liberar as portas e nada, deixei o modem em brigde e nada adiantou.
liguei na vivo e veio um tecnico deles testar um outro modem de outra marca e adivinha, nada tambem.
modem deles ou é bloqueado de alguma forma ou existe algum bloqueio na rede.

modem instalado: mitrastar gpt-2741-gnac-n2
modem testado depois: askey rft3507...

eu percebi que esse modem askey era muito lento para sincronizar, o técnico da vivo queria deixar ele, eu bati o pé e fiz ele voltar e deixar o primeiro modem novamente.
se alguém passou por isso e conseguiu resolver, me ajude por favor.

será que esses problemas de portas e adjacentes, seria resolvido substiuindo o modem da vivo por uma GPON da tp-link e um roteador?

como tutoriais que tem ex: do tito e outros no youtuba?

ha esqueci de comentar, eu uso firewall pfsense
ou seja, nele tenho acesso a fazer toda a parte de liberação de portas a afim, inclusive com o modem da net, não tenho problema nenhum.

eu era assinante da NET, inclusive ainda sou pois ainda não cancelei, porem net tem bom download mais péssimo upload.
ha tempos estava esperando chegar a vivo fibra aqui na minha rua, quando chegou, eu fui la e já pedi o link de 200/100mb
logo que instalaram o modem eu ja entrei e fiz a liberação de portas, ai começou o meu inferno.
tentei de todas as formas liberar as portas e nada, deixei o modem em brigde e nada adiantou.
liguei na vivo e veio um tecnico deles testar um outro modem de outra marca e adivinha, nada tambem.

eu percebi que esse modem askey era muito lento para sincronizar, o técnico da vivo queria deixar ele, eu bati o pé e fiz ele voltar e deixar o primeiro modem novamente.
se alguém passou por isso e conseguiu resolver, me ajude por favor.
ha esqueci de comentar, eu uso firewall pfsense
ou seja, nele tenho acesso a fazer toda a parte de liberação de portas a afim, inclusive com o modem da net, não tenho problema nenhum.
O equipamento da VIVO atualmente está em bridge? O problema de portas é generalizado (para todas) ou apenas algumas? Quais?

O boot do equipamento da VIVO não é dos mais rápidos mas é aquela coisa que vc faz de vez em nunca, mas a sincronia em si (autenticação) não leva mais de 5 segundos por aqui.

atualmente sim, esta em brigde, o problema é que ele só ta deixando passar a porta 80, 53 e 3000 apenas, passei o nmap e só tenho retorno dessas portas
qualquer outra que eu entro da fechada.

atualmente sim, esta em brigde, o problema é que ele só ta deixando passar a porta 80, 53 e 3000 apenas, passei o nmap e só tenho retorno dessas portas
qualquer outra que eu entro da fechada.
Essas são as portas mais problemáticas e que normalmente são bloqueadas por alguns provedores, se essas estão funcionando então todas as outras deveriam funcionar, especialmente alternativas.

Conhece bem o pfsense? Não está fazendo alguma configuração errada na parte de NAT?

conheço sim bem o pfsense, mais antes de eu fazer esses teste ai, eu refiz todos eles ligando o modem direto em um notebook, fazendo a discagem pppoe e mesmo assim apresenta o mesmo sintoma das portas.
tentei também deixar o modem em modo roteador e fazer todas as regras e nada também.
nem portas simples como FTP é liberado.

Uma dúvida rapaziada... a Fibra que vem pra minha casa deu um problema em algum ponto dela e os técnicos estão fazendo uma “emenda” esse procedimento é correto? Eles teriam que passar outra fibra? Vai afetar a qualidade? Menos de 8 dias com Vivo e já com problema kkkkk

conheço sim bem o pfsense, mais antes de eu fazer esses teste ai, eu refiz todos eles ligando o modem direto em um notebook, fazendo a discagem pppoe e mesmo assim apresenta o mesmo sintoma das portas.
tentei também deixar o modem em modo roteador e fazer todas as regras e nada também.
nem portas simples como FTP é liberado.
Tem outro roteador para testar? Estou divagando sobre todas as possibilidades mas de repente o firewall do notebook pode ter atuado no bloqueio também.

É bem improvável que a porta 80 funcione e enquanto a 21 (e outras) não, e lembre-se que trata-se de um circuito doméstico, algumas portas de fato podem estar bloqueadas na sua região.

Uma dúvida rapaziada... a Fibra que vem pra minha casa deu um problema em algum ponto dela e os técnicos estão fazendo uma “emenda” esse procedimento é correto? Eles teriam que passar outra fibra? Vai afetar a qualidade? Menos de 8 dias com Vivo e já com problema kkkkk
Provavelmente daria menos trabalho puxar um novo cabo usando o 'velho' como guia mas a escolha é deles, se os sinais ficarem ok não há com que se preocupar.

Monitore RX e TX quando eles finalizarem o serviço e em um dia mais úmido/chuvoso, assim dá pra saber se está tudo certo com a fusão da fibra.

Galera meu modem é o Askey RTF8115VW tentei substituir pelo TX 6610 v4 junto com Archer C6 v2 mas não consegui
Como Sou de SP capital, nas configuração do modem é VLAN 10: Internet; VLAN 20: IPTV; VLAN 30: IP-Phone
segui tutorial aqui https://adrenaline.com.br/forum/threads/banda-larga-vivo-xdsl-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/page-771 e do fórum da VIVO
Peguei o GPON password via telnet mas tem mais que dez número, no TX 6610 usei o SLID(que seria o password) no gpon_pw
Alguém tem alguma sugestão?

Tem outro roteador para testar? Estou divagando sobre todas as possibilidades mas de repente o firewall do notebook pode ter atuado no bloqueio também.

É bem improvável que a porta 80 funcione e enquanto a 21 (e outras) não, e lembre-se que trata-se de um circuito doméstico, algumas portas de fato podem estar bloqueadas na sua região.

então, sim, fiz o teste também em uma maquina linux kkkkkkkkkk, eu fui atras de todas as coisas que não poderia ser.
mais conforme conversei com alguns colegas aqui na cidade, parece que a vivo começou a fazer sim bloqueio de portas para CPF
deixando apenas a liberação de portas para quem for CNPJ, bom se isso for verdade e realmente um balde de aguá fria.
pois a vivo estaria limitando o uso coerente do link ofertado para os clientes.

então, sim, fiz o teste também em uma maquina linux kkkkkkkkkk, eu fui atras de todas as coisas que não poderia ser.
mais conforme conversei com alguns colegas aqui na cidade, parece que a vivo começou a fazer sim bloqueio de portas para CPF
deixando apenas a liberação de portas para quem for CNPJ, bom se isso for verdade e realmente um balde de aguá fria.
pois a vivo estaria limitando o uso coerente do link ofertado para os clientes.
Depende do conceito né, se você tem um contrato CPF em um escritório comercial só pra pagar menos na fatura teoricamente isso é errado, mas não estou aqui pra julgar ninguém.

Salvo engano a Claro também bloqueia portas abaixo da 1024 em circuitos domésticos (HFC), mas talvez isso não ocorra em todas as praças/todos os clientes.

Particularmente nunca tive problemas com portas baixas mas é algo que não uso, especialmente em casa.

sim, porem no meu caso é para casa mesmo, eu estava para cancelar a net logo apos instalar a vivo fibra
e sobre usar firewall pfsense, eu trabalho nessa área, então para mim isso é tranquilo, sempre tive um appliance rodando firewall apos o modem.
pois já fiz servidor de vários jogos aqui, inclusive esse meu problema está me impedindo de fazer um rodar.

Se utilizarem uma caixinha parecida com essa, tudo bem:

GwhXzEK.png

Agora, se fizerem uma emenda porca só com um alinhador, vc terá problemas:

rOuckmciUqJsCT8EYGz1J4kgAokmZg9ikcrWFYtx5-E1TPD7ixfPu9j9ycqtkwMN_BK3wFHVSKBg0pq1HCrQpEC0ptiI0wd7qRlER_4LtzRy-CCEbj71JR7P8NVJ4TAcfu0IZTj5

Aqui fizeram essa porquice uma vez. Um técnico passou o alicate no cabo errado (no caso o meu) removendo um drop de um ex-assinante. Só que fez o conserto assim e quando começou a chover fiquei sem sinal:

Vivo-Fibra-imenda-zueira.jpg

sim, porem no meu caso é para casa mesmo, eu estava para cancelar a net logo apos instalar a vivo fibra
e sobre usar firewall pfsense, eu trabalho nessa área, então para mim isso é tranquilo, sempre tive um appliance rodando firewall apos o modem.
pois já fiz servidor de vários jogos aqui, inclusive esse meu problema está me impedindo de fazer um rodar.
Entendi, então provavelmente você terá que fazer a escolha entre ter um link melhor/mais rápido e com alguns bloqueios de portas ou o menos restritivo mas um pouco mais lento.

Se utilizarem uma caixinha parecida com essa, tudo bem:

GwhXzEK.png

Agora, se fizerem uma emenda porca só com um alinhador, vc terá problemas:

rOuckmciUqJsCT8EYGz1J4kgAokmZg9ikcrWFYtx5-E1TPD7ixfPu9j9ycqtkwMN_BK3wFHVSKBg0pq1HCrQpEC0ptiI0wd7qRlER_4LtzRy-CCEbj71JR7P8NVJ4TAcfu0IZTj5

Aqui fizeram essa porquice uma vez. Um técnico passou o alicate no cabo errado (no caso o meu) removendo um drop de um ex-assinante. Só que fez o conserto assim e quando começou a chover fiquei sem sinal:

Vivo-Fibra-imenda-zueira.jpg
É... to ferrado! Eu instalei tem mais ou menos 8 dias, ai alguns vizinhos também, um “tecnico” instalou o da casa ao lado e já fez merda no meu cabo, hoje apareceu pra arrumar e fez a “emenda” com um alinhador (deve ser por isso que toda vez que ia instalar em algum vizinho a internet aqui de casa cai)... ja estou começando a me arrepender de ter cancelado a LiveTim

Entendi, então provavelmente você terá que fazer a escolha entre ter um link melhor/mais rápido e com alguns bloqueios de portas ou o menos restritivo mas um pouco mais lento.

por enquanto vou manter a net + vivo a ter encontrar uma forma de resolver isso.

É... to ferrado! Eu instalei tem mais ou menos 8 dias, ai alguns vizinhos também, um “tecnico” instalou o da casa ao lado e já fez merda no meu cabo, hoje apareceu pra arrumar e fez a “emenda” com um alinhador (deve ser por isso que toda vez que ia instalar em algum vizinho a internet aqui de casa cai)... ja estou começando a me arrepender de ter cancelado a LiveTim
passa o alicate no cabo dps chama o técnico e fala q ficou sem net, ou liga na central e explica q você está tendo problemas toda hora pois o técnico fez uma gambiarra no seu cabo, provavelmente irão enviar um técnico na sua casa e talvez ele re-faça o drop/cabeamento, ou instale a caixinha.

Eu não consigo abrir nenhuma porta de serviço conhecido aqui. Vivo Fibra SP capital com o MitraStar.
Portas 21, 53, 80, 443 entre outras.
Tenta rodar um apache ou nginx, expõe na 80 e vê se vai. Parece que é um bloqueio deliberado.

-

Em outro tema, meu router mitrastar tá impossível de lento (a web interface). Fica dando timeout toda hora.
Além disso, ainda não consegui usar o IPv6. Habilitei, mas não pega. Alguma dica?

Eu não consigo abrir nenhuma porta de serviço conhecido aqui. Vivo Fibra SP capital com o MitraStar.
Portas 21, 53, 80, 443 entre outras.
Tenta rodar um apache ou nginx, expõe na 80 e vê se vai. Parece que é um bloqueio deliberado.

-

Em outro tema, meu router mitrastar tá impossível de lento (a web interface). Fica dando timeout toda hora.
Além disso, ainda não consegui usar o IPv6. Habilitei, mas não pega. Alguma dica?

essas portas para pessoa fisica creio que sao bloqueadas em todas as operadoras. Veja no contrato

Antes eu acessava meu nas da minha casa pela rede 4g da Tim. Agora pela vivo não tem jeito de conseguir. Mas engraçado que um amigo de outra cidade do estado acessa normal a dele. Que é a mesma configuração que a minha

Users who are viewing this thread

Voltar