[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Cara muito muito obrigado!

1)Saquei perfeitamente

2)Então uma fibra que sai lá do PPT da origem a 8 conexões, é isso? Era a caixa de emenda mesmo que estava falando, e pelo que entendi o sinal não é dividido nessas caixas, mas se chega um cabo com 20 fibras podem sair 20 cabos separados para os CTOs.

3)Aqui me perdi um pouco, se uma fibra dá origem a 8 clientes no CTO teoricamente cada cliente teria acesso 2.5gbps/8 de banda? Ou os 128 clientes tem 2,5gbps para cada um?

De novo, valeu demais! Tá matando a curiosidade de uns anos aqui kkkk

sobre o 2 não, tem nada a ver a conexão com o PTT com cliente final, a conexão do ptt vai diretamente para o backbone da operadora.
a rede de acesso(a rede que eles usam pra ligar os clientes) que é ligada ao backbone.

ter conexão ao ptt ou não, independe pra quantidade de clientes que a mesma pode ter.
o que limita é a real capacidade de trafego agregado do backbone, o agregado seria a capacidade de conexão com o ptt, com cdn, link internacional, acordos de peering direto e etc.

a sobre a caixa de emenda, da pra dividir sinal dentro dela tb, só não é comum e viável ligar um assinante diretamente nela por conta de custo.
no caso se divide o sinal mínimo na caixa de emenda, e sai fibra dela pra cada CTO, e na cto que é dividido o sinal novamente mas dessa vez pra atender o cliente final.

no 3 é o seguinte, no GPON 1 fibra da acesso a ATE 128 clientes pela tecnologia, mas a operadora pode limitar pra menos, no caso a vivo, oi e claro tão limitando em alguns lugares a no máximo 64 clientes por porta gpon/fibra.
o calculo da divisão é simples, pega 2,5Gb e divide pelo maximo de clientes que eles penduram por porta/fibra, o resultado é seria a velocidade máxima que todo mundo teria "dedicado" para si num cenário aonde todos os clientes usam 100% da conexão no exato mesmo momento.

Como faz para ativar e desativar o ipv6 no modem da vivo ?

Novamente obrigado!

Aonde se origina a porta GPON? É a porta que sai do PPT ou que sai da caixa de emenda?
Pelo que entendi para oferecer velocidades maiores se precisa diminuir o número de clientes por porta GPON/Fibra.
E cara se tiver algum vídeo/leitura legal sobre o assunto para recomendar agradeceria!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como faz para ativar e desativar o ipv6 no modem da vivo ?
As opções de IPv6 ficam disponíveis só no 192.168.15.1/padrao

usuário: support
senha: mesma da interface normal

Novamente obrigado!

Aonde se origina a porta GPON? É a porta que sai do PPT ou que sai da caixa de emenda?
Pelo que entendi para oferecer velocidades maiores se precisa diminuir o número de clientes por porta GPON/Fibra.
E cara se tiver algum vídeo/leitura legal sobre o assunto para recomendar agradeceria!

As opções de IPv6 ficam disponíveis só no 192.168.15.1/padrao

usuário: support
senha: mesma da interface normal
A porta GPON fica na OLT (equipamento que manda o sinal p HGU/ONT) que te atende. No ptt, basicamente todas as operadoras colocam suas fibras (que ligam seus backbones) e trocam tráfego.
Teoricamente você até pode diminuir o número de clientes e colocar mais vel, porém, a vivo/claro fibra/oi fibra/algar fibra colocam novos switch na OLT para que possa expandir o número de clientes sem perder qualidade e velocidades mais altas.
Joga no YouTube "Allan Caldas PTT IX" ele explica mais sobre, tem vários vídeos legais no canal dele.

Novamente obrigado!

o sinal gpon se origina na OLT, olt é um equipamento desse:
ma5800-x17.png

cada porta nessas placas ae que tem 16 em conjunto, é uma porta gpon, ae é só fazer as contas de o quanto uma olt suporte de cliente conectado.
as duas placas do meio são pra gerenciamento e link backbone.

aonde ele fica? em algum lugar que a operadora escolher, sinal gpon pode correr ate 60KM(recomendado de no máximo 40KM) de fibra, mas entre o cliente mais próximo e o mais longe da olt a diferença tem que ser de NO MAXIMO 20KM.

sabe aqueles armários da antiga GVT? em varios lugares a própria gvt instalou olt la dentro, e a vivo tb, em alguns lugares fica na base de antenas da móvel da própria vivo, as vezes num prédio central da operadora e afins.

e sim diminuir a quantidade de clientes por porta da pra arriscar maiores velocidades por cliente, mas não é viável, o intuído da rede pon é entupir o máximo de clientes possível em uma única fibra/porta pra economizar na estrutura, por isso existe a evolução xgpon e xgspon.

Fala guys. Amigo comprou um RT-AC59U e queria configurar a Vivo dele neste Asus porquê o sinal do router original dele não é dos melhores.
Tem alguma configuração específica ou algum tutorial pra seguir? Ele fez de um jeito, porém só está conseguindo 20Mb no máximo.

Fala guys. Amigo comprou um RT-AC59U e queria configurar a Vivo dele neste Asus porquê o sinal do router original dele não é dos melhores.
Tem alguma configuração específica ou algum tutorial pra seguir? Ele fez de um jeito, porém só está conseguindo 20Mb no máximo.
colocar a HGU da vivo em bridge, configurar o PPPoE no asus. Usuário: cliente@cliente e senha: cliente

Pessoal, coloquei a HGU em bridge tranquilamente, desativei o wifi antes de mudar para bridge, feito isso, configurei o AX1800 para PPPoE e sucesso. Mas aí me surgiu uma dúvida, na HGU uma luz fica piscando direto, e também perdi acesso do mesmo para acessar via browser pelo IP 192.168.15.1, aí pergunto, é normal isso?

Pessoal, coloquei a HGU em bridge tranquilamente, desativei o wifi antes de mudar para bridge, feito isso, configurei o AX1800 para PPPoE e sucesso. Mas aí me surgiu uma dúvida, na HGU uma luz fica piscando direto, e também perdi acesso do mesmo para acessar via browser pelo IP 192.168.15.1, aí pergunto, é normal isso?
Sim, para acessar (com algumas HGUs isso pode não funcionar) o 192.168.15.1 é necessário setar um IP fixo no windows. Essas HGUs parecem ser iguais mas não são, provavelmente seja normal ela ficar piscando.

Última edição:
Sim, para acessar (com algumas HGUs isso pode não funcionar) o 192.168.15.1 é necessário setar um IP fixo no windows. Essas HGUs parecem a mesma coisa mas não é, provavelmente seja normal ela ficar piscando.
Entendi, valeu pela ajuda.

Então não é possível visualizar a qualidade do sinal que está chegando na HGU, correto?

tem uma opção sem usar o /padrao, na interface da vivo (192.168.15.1 sem nada) mesmo, já tentou por ela?
Já, travou o modem e tive que dar reset

Aqui é o RTF8115VW. Foi super simples, nas configurações é só mudar o modo da Internet de roteador para Bridge. Depois disso é só conectar seu roteador na lan1 do ASKEY e mandar conectar via PPoE.
Mandar conectar via PPoE eu não tentei, vou tentar agora e já falo

edit: configurei o PPoE e foi!

Última edição:
ma5800-x17.png

cada porta nessas placas ae que tem 16 em conjunto, é uma porta gpon, ae é só fazer as contas de o quanto uma olt suporte de cliente conectado.

aonde ele fica? em algum lugar que a operadora escolher, sinal gpon pode correr ate 60KM(recomendado de no máximo 40KM) de fibra, mas entre o cliente mais próximo e o mais longe da olt a diferença tem que ser de NO MAXIMO 20KM.

sabe aqueles armários da antiga GVT? em varios lugares a própria gvt instalou olt la dentro, e a vivo tb, em alguns lugares fica na base de antenas da móvel da própria vivo, as vezes num prédio central da operadora e afins.

e sim diminuir a quantidade de clientes por porta da pra arriscar maiores velocidades por cliente, mas não é viável, o intuído da rede pon é entupir o máximo de clientes possível em uma única fibra/porta pra economizar na estrutura, por isso existe a evolução xgpon e xgspon.

@Akinori será que a VIVO não pensa em fazer isso no B31, B32, B38, B39, B48 (que atende minha rua), B49, B50, B51? :haha:

Provavelmente foi isso que fizeram no B37, B30 e B33 para disponibilizar a fibra em Venda Nova e no Planalto.

Pra fazer esse post eu usei aquele mapinha, acho que é de sua autoria né? A rede ainda cresceu um pouco depois daquela época, há uns TAR com identificação B6X até B8X na região do Copacabana / Leblon e também São Luiz / Bandeirantes, que naquela época ainda não contavam com cobertura da GVT. Acredito que foi a última expansão da GVT no cobre, depois disso vieram direto com a fibra em bairros como Vila Clóris, Parque São Pedro, Leblon (partes), Copacabana (partes), Garças, Braúnas, Santa Inês, Nova Vista, Boa Vista, São Geraldo, Fernão Dias, São Paulo, por exemplo...

ma5800-x17.png

Entendi perfeitamente agora, a ordem é:
PPT>OLT>Caixa de emenda>CTO>Cliente. E se aumenta a capacidade/velocidade aumentando as portas disponíveis no OLT.

@_rick007 e @dudu1505 obrigado pela aula! Mataram a curiosidade de tempos aqui

Entendi perfeitamente agora, a ordem é:
PPT>OLT>Caixa de emenda>CTO>Cliente. E se aumenta a capacidade/velocidade aumentando as portas disponíveis no OLT.

@_rick007 e @dudu1505 obrigado pela aula! Mataram a curiosidade de tempos aqui
só uma correção, é ptt/peering privado/link internacional -> backbone da operadora -> olt -> caixa de ementa -> cto -> cliente.

o ptt é descartável nessa equação =p

@Akinori será que a VIVO não pensa em fazer isso no B31, B32, B38, B39, B48 (que atende minha rua), B49, B50, B51? :haha:

Provavelmente foi isso que fizeram no B37, B30 e B33 para disponibilizar a fibra em Venda Nova e no Planalto.

Pra fazer esse post eu usei aquele mapinha, acho que é de sua autoria né? A rede ainda cresceu um pouco depois daquela época, há uns TAR com identificação B6X até B8X na região do Copacabana / Leblon e também São Luiz / Bandeirantes, que naquela época ainda não contavam com cobertura da GVT. Acredito que foi a última expansão da GVT no cobre, depois disso vieram direto com a fibra em bairros como Vila Clóris, Parque São Pedro, Leblon (partes), Copacabana (partes), Garças, Braúnas, Santa Inês, Nova Vista, Boa Vista, São Geraldo, Fernão Dias, São Paulo, por exemplo...

É uma possibilidade, mas eu não acredito que a VIVO irá mexer no vetor norte por diversas razões. Uma delas é a Oi Fibra e outras provedoras regionais que começaram a adentrar por aqui, só se ela ofertar velocidades maiores ou por um valor mais interessante que a Oi, caso contrário, o pessoal não vai sair da Oi pra Vivo. Eu gostaria muito que houvesse disponibilidade da Vivo Fibra na minha região como opção a mais de FTTH, concorrência nunca é demais.

O mapinha não é de minha autoria, é do @Lanjinho que não entra mais no fórum desde 2015.

onde entra o DWDM ??
em qual quer lugar que se tenha fibra.

dwdm é uma técnica de modular o sinal de luz em frequência especifica, tu literalmente cria canais dentro do fio de fibra.

no backbone é usado pra criar links absurdos de 100Gb pra ate sabe se la aonde(nos cabos submarinos novos pra tu ter uma ideia eles tão usando 70Tb+ de velocidade), no próprio GPON é usado pra separar o sinal downstream do upstream(no upstream ainda é usado twdm).

Última edição:
É uma possibilidade, mas eu não acredito que a VIVO irá mexer no vetor norte por diversas razões. Uma delas é a Oi Fibra e outras provedoras regionais que começaram a adentrar por aqui, só se ela ofertar velocidades maiores ou por um valor mais interessante que a Oi, caso contrário, o pessoal não vai sair da Oi pra Vivo. Eu gostaria muito que houvesse disponibilidade da Vivo Fibra na minha região como opção a mais de FTTH, concorrência nunca é demais.

O mapinha não é de minha autoria, é do @Lanjinho que não entra mais no fórum desde 2015.
Parece que a VIVO está fazendo alguma expansão da fibra na zona sul, há poucos dias notei em várias ruas ali do bairro de Lourdes vários rolos de fibra nos postes aguardando para fazer adequação predial. Tenho um amigo que mora por ali e saiu da VIVO para a Claro porque a VIVO só ofertava o VDSL de 50 mega no prédio dele, então acredito que é uma expansão recente.

Acredito que a VIVO não vai ficar olhando onde tem concorrência da Oi e das pequenas não. Do contrário sai mais barato rescindir os alugueis dos DSLAMs e desligá-los, vai sobrar tão pouca gente no VDSL que não pagará o aluguel, a energia e a manutenção.

Recentemente abaixaram o preço da internet, ainda está mais cara que a Oi, mas surgiram umas combinações interessantes como 300 mega + Netflix ou 300 mega + Disney por 135.

Porém, tem sim um fundinho de lógica. Já percebi que a expansão da Oi Fibra e da Vivo Fibra se evitam. Note que não há Oi Fibra nessa parte da Leste/Nordeste que a Vivo chegou primeiro: região do Santa Inês e do São Paulo não contam com cobertura da Oi.

Alguém conseguiu acessar o Paramount+? Acessando o site do Meu Vivo ou entrando no app Meu Vivo Fixo, o Paramont+ aparece como incluso na assinatura mas o site não tem a Vivo na lista de operadoras p/ fazer o login...

Faz alguma diferença usar DNS Google/Cloudflare na rede da Vivo? Com a NET eu usava pois eles estavam com umas sacanagens de bloquear sites.

Faz alguma diferença usar DNS Google/Cloudflare na rede da Vivo? Com a NET eu usava pois eles estavam com umas sacanagens de bloquear sites.
Dependendo do serviço que você for utilizar é melhor usar outro dns. Recomendo o da OpenDNS e da Neustar. São dois excelentes dns para se utilizar na rede da vivo.

Users who are viewing this thread

• Voltar