[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Mesmo trânsito IP, datacenter compartilhado, cabeamento de backbone compartilhado.
infelizmente toda essa infraestrutura não pertence as operadoras e sim a telebras que é estatal, na época das privatizações só foi privatizado as teles a redes não foram. inclusive a concessão ai ate 2023, a lei das teles mudou isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

gente já aconteceu com você? tipo eu estava aqui baixando uns arquivos no mega .nz ai do nada o modem trava, travou tudo, wifi e via cabo, o wifi no celular ficou "Obtendo endereço ip" tive que reiniciar o modem, o pior as luzes do modem não se alteram continuaram acessas. no modem de 2017 me lembro que isso aconteceu uma vez. neste novo modem RTF8115VW aconteceu isso.
 
Última edição:
gente já aconteceu com você? tipo eu estava aqui baixando uns arquivos no mega .nz ai do nada o modem trava, travou tudo, wifi e via cabo, o wifi no celular ficou "Obtendo endereço ip" tive que reiniciar o modem, o pior as luzes do modem não se alteram continuaram acessas. no modem de 2017 me lembro que isso aconteceu uma vez. neste novo modem RTF8115VW aconteceu isso.
Pouco provável ser ram cheia por causa da connection tracking (NAT) ou deu kernel pacnic (é tipo bsod do botnet). Eu fucei o sistema de arquivos desse brete, e tchê, usa kernel Linux 2.6.36!! É muito velho para o tipo de operação e considerando que foi melhorado a stack de rede no kernel nas versões seguintes.

Se o negócio não fosse ruim, eu não precisaria ter resetado 8x em 9h quando eu estava brincando para ver a qualidade da rede. :x

Eu já possuia um pré-conceito de um Askey para vdsl e outro modelo usado no ftth, quando instalei aqui, só confirmei esse conceito que essa marca de HGU é um ótimo item para vender aos inimigos.

Já tive uptime de 304 dias (não foi adiante porque acabou bateria do UPS) num MikroTik RB750Gr3 e 70d de uptime no pppoe do ISP regional, por isso prefiro gastar mais com ont e usar um roteador decente.
Alternativa decente é OpenWRT. Tive um tpl WR841nd que ficou 184 dias ligados sem incomodar com 20 devices sem fio conectados nos dias úteis, só não foi mais longe porque também acabou a bateria do UPS nessa empresa. :/
Outra alternativa, mas para x86, é OPNsense ou pfSense.
 
Boa noite pessoal

Sou assinante da Vivo Fibra desde os primórdios na minha região e até recentemente pagava um plano de 50 mbps e usava um ONT da própria VIVO. Essa semana liguei para alterar o plano para o de 200 mbps, uma vez que pagaria bem menos por quase 4 vezes mais velocidade. A troca ocorreu normalmente porém coisa de 20 minutos após desligar a ligação com a Vivo, minha conexão caiu. Fiz contato com o suporte, vieram até minha residência e, alegando incompatibilidade, levaram o ONT embora e deixaram um Modem/Roteador Mitrastar GPT-2541.

Desde então, meus problemas começaram
  • A conexão cabeada simplesmente não alcança os 200 mbps, ficando limitada a 93, 95 mbps (suspeito que as portas Ethernet desse aparelho sejam Fast Ethernet, algo totalmente inconcebível para uma conexão acima de 100 mbps). A velocidade, quando medida na conexão 5.0Ghz sem fio, alcança tal velocidade.

  • As redes Wi-Fi 2.4Ghz e 5.0Ghz desse aparelho tem alcance simplesmente sofrível.
Que saudades do meu velho ONT passivo + TP-Link Archer C7
 
Boa noite pessoal

Sou assinante da Vivo Fibra desde os primórdios na minha região e até recentemente pagava um plano de 50 mbps e usava um ONT da própria VIVO. Essa semana liguei para alterar o plano para o de 200 mbps, uma vez que pagaria bem menos por quase 4 vezes mais velocidade. A troca ocorreu normalmente porém coisa de 20 minutos após desligar a ligação com a Vivo, minha conexão caiu. Fiz contato com o suporte, vieram até minha residência e, alegando incompatibilidade, levaram o ONT embora e deixaram um Modem/Roteador Mitrastar GPT-2541.

Desde então, meus problemas começaram
  • A conexão cabeada simplesmente não alcança os 200 mbps, ficando limitada a 93, 95 mbps (suspeito que as portas Ethernet desse aparelho sejam Fast Ethernet, algo totalmente inconcebível para uma conexão acima de 100 mbps). A velocidade, quando medida na conexão 5.0Ghz sem fio, alcança tal velocidade.

  • As redes Wi-Fi 2.4Ghz e 5.0Ghz desse aparelho tem alcance simplesmente sofrível.
Que saudades do meu velho ONT passivo + TP-Link Archer C7

Não procede tenho o mesmo aparelho e 3 amigos também o mesmo aparelho e pelo cabo
alcançamos 300mb sossegado
deve ser sua instalação ai seu computador ou notebook ou o próprio cabo.
wifi 2g atende razoavel. e o 5gb vem até mais que 300mb
 
Boa noite pessoal

Sou assinante da Vivo Fibra desde os primórdios na minha região e até recentemente pagava um plano de 50 mbps e usava um ONT da própria VIVO. Essa semana liguei para alterar o plano para o de 200 mbps, uma vez que pagaria bem menos por quase 4 vezes mais velocidade. A troca ocorreu normalmente porém coisa de 20 minutos após desligar a ligação com a Vivo, minha conexão caiu. Fiz contato com o suporte, vieram até minha residência e, alegando incompatibilidade, levaram o ONT embora e deixaram um Modem/Roteador Mitrastar GPT-2541.

Desde então, meus problemas começaram
  • A conexão cabeada simplesmente não alcança os 200 mbps, ficando limitada a 93, 95 mbps (suspeito que as portas Ethernet desse aparelho sejam Fast Ethernet, algo totalmente inconcebível para uma conexão acima de 100 mbps). A velocidade, quando medida na conexão 5.0Ghz sem fio, alcança tal velocidade.

  • As redes Wi-Fi 2.4Ghz e 5.0Ghz desse aparelho tem alcance simplesmente sofrível.
Que saudades do meu velho ONT passivo + TP-Link Archer C7
Esse negócio de "incompatibilidade" é pura mentira. Aqui possuo uma ONT + ax1800 com 300mb e funciona normalmente.
Muda o cabo, as vezes pode ser isso. Se não resolver, recomendo abrir chamado alegando q a velocidade fica limitado por conta do aparelho da vivo (as portas dessa HGU são todas Gigabit, não era p limitar em 100mb. Verifica se não é sua placa de rede q só vai até 10/100).
As redes dessa HGU são horríveis mesmo(para meu uso), eu colocaria ela em bridge + o tp link fazendo o PPPoE.
 
Só interno que gere sua região sabe responder.
Como um usuário disse acima, pode até ser rede da finada Telebrás, ou seja, cabeamento compartilhado.

Um cabo do tipo AS, contém uma renca de fibra, então seria possível conceder a infra para esse tipo de utilização.

E outra coisa, o usuário apenas quer saber do negócio funcionando, logo não existe um porque de mencionar por onde a infra passa ou quais os métodos de conectividade...
0.1% dos clientes tem interesse em saber como é a infra, por onde passa, se importa com peering nos IX.

Edit: RIP data.
 
Última edição:
Só interno que gere sua região sabe responder.
Como um usuário disse acima, pode até ser rede da finada Telebrás, ou seja, cabeamento compartilhado.

Um cabo do tipo AS, contém uma renca de fibra, então seria possível conceder a infra para esse tipo de utilização.

E outra coisa, o usuário apenas quer saber do negócio funcionando, logo não existe um porque de mencionar por onde a infra passa ou quais os métodos de conectividade...
0.1% dos clientes tem interesse em saber como é a infra, por onde passa, se importa com peering nos IX.

Eu mesmo consegui emprego esta semana em um ISP regional como analista de redes (depois 3 anos tentando), quando comecei a pensar como "um usuário típico", percebi que o usuário não se importa se você adota boas práticas, se você utiliza topologia X ou Y, se usa determinadas marcas. Ele apenas quer o serviço funcionando e na banda contratada quando ele vê info sobre velocidade, e não quer o streaming de m***a travando.
a Telebrás ainda existe só que só opera redes.
 
pessoal, bom dia!!

a vivo esta passou fibra pelo meu bairro todo no ultimo mês, e essa semana, estão colocando as CTO nos postes.
porem tenho observado que a distancia entre uma CTO e outra é muito grande, proximoou mais dos 300mts. ou seja, coloca o CTO em um poste e pula 6.
inclusive, no poste em frente a minha residencia não foi colocado pois tem uma caixa de distribuição de par metalico ainda da antiga GVT e o CTO mais proximo esta a uns 300mts.

aos amigos que ja tem e utilza vivo fibra,
- saberiam me dizer qual a distancia maxima para puxar uma fibra de uma CTO até a residencia?

- é possivel usar Bridged na vivo fibra?

atualmente sou cliente da Claro NET com 240mb, e tem me atendido bem, execto pelo Upload muito baixo de 20mb. Por isso estou pensado em migra para Vivo fibra quando estiver disponivel.

obrigado.
 
Não procede tenho o mesmo aparelho e 3 amigos também o mesmo aparelho e pelo cabo
alcançamos 300mb sossegado
deve ser sua instalação ai seu computador ou notebook ou o próprio cabo.
wifi 2g atende razoavel. e o 5gb vem até mais que 300mb

Esse negócio de "incompatibilidade" é pura mentira. Aqui possuo uma ONT + ax1800 com 300mb e funciona normalmente.
Muda o cabo, as vezes pode ser isso. Se não resolver, recomendo abrir chamado alegando q a velocidade fica limitado por conta do aparelho da vivo (as portas dessa HGU são todas Gigabit, não era p limitar em 100mb. Verifica se não é sua placa de rede q só vai até 10/100).
As redes dessa HGU são horríveis mesmo(para meu uso), eu colocaria ela em bridge + o tp link fazendo o PPPoE.

Cabeamento da minha residência é todo Cat5e, switches Gigabit, as interfaces Ethernet dos computadores também são Gigabit. Aliás conectei um laptop diretamente à HGU, laptop esse tb Gigabit, com todos os outros cabos de rede desligados e o laptop acusou 100mbps
 
Migrei em Dezembro/20 para Vivo Fibra e não me arrependo nem um pouco, é vergonhoso a concorrência oferecer somente 20 megas de Upload para um plano de 240Megas.
E no meu caso o Plano Vivo Fibra + Netflix ficou num ótimo preço em relação ao que pagava na concorrência.
Em São Paulo parece que o limite do drop até o clientw é até 500 metros, não sei se nas demais cidades seguem esse limite.
No HGU pode ser usado em Bridge (desde que não tenha TV e Telefone).

pessoal, bom dia!!

a vivo esta passou fibra pelo meu bairro todo no ultimo mês, e essa semana, estão colocando as CTO nos postes.
porem tenho observado que a distancia entre uma CTO e outra é muito grande, proximoou mais dos 300mts. ou seja, coloca o CTO em um poste e pula 6.
inclusive, no poste em frente a minha residencia não foi colocado pois tem uma caixa de distribuição de par metalico ainda da antiga GVT e o CTO mais proximo esta a uns 300mts.

aos amigos que ja tem e utilza vivo fibra,
- saberiam me dizer qual a distancia maxima para puxar uma fibra de uma CTO até a residencia?

- é possivel usar Bridged na vivo fibra?

atualmente sou cliente da Claro NET com 240mb, e tem me atendido bem, execto pelo Upload muito baixo de 20mb. Por isso estou pensado em migra para Vivo fibra quando estiver disponivel.

obrigado.
 
pessoal, bom dia!!

1- saberiam me dizer qual a distancia maxima para puxar uma fibra de uma CTO até a residencia?

2- é possivel usar Bridged na vivo fibra?
1. Depende de como está o sinal na caixa de atendimento, ISPs regionais normalmente passam até 200 mts e isso é para o sinal não passar de -24dBm. Mas como a Vivo diz que certifica a rede, não devem usar aqueles spitters chineses que geram uma boa perda quando vão montando as CTOs e caixa de atendimento, logo permite que usem metragem maior.
Um módulo GPON (porta na OLT) tipicamente suporta até 20 km de fibra.

2. Depende do modelo, atualmente os Mitra e Askey vem com essa opção na webui facilitando você configurar esse modo.
 
Última edição:
pessoal, bom dia!!

a vivo esta passou fibra pelo meu bairro todo no ultimo mês, e essa semana, estão colocando as CTO nos postes.
porem tenho observado que a distancia entre uma CTO e outra é muito grande, proximoou mais dos 300mts. ou seja, coloca o CTO em um poste e pula 6.
inclusive, no poste em frente a minha residencia não foi colocado pois tem uma caixa de distribuição de par metalico ainda da antiga GVT e o CTO mais proximo esta a uns 300mts.

aos amigos que ja tem e utilza vivo fibra,
- saberiam me dizer qual a distancia maxima para puxar uma fibra de uma CTO até a residencia?

- é possivel usar Bridged na vivo fibra?

atualmente sou cliente da Claro NET com 240mb, e tem me atendido bem, execto pelo Upload muito baixo de 20mb. Por isso estou pensado em migra para Vivo fibra quando estiver disponivel.

obrigado.
Migrei em Dezembro/20 para Vivo Fibra e não me arrependo nem um pouco, é vergonhoso a concorrência oferecer somente 20 megas de Upload para um plano de 240Megas.
E no meu caso o Plano Vivo Fibra + Netflix ficou num ótimo preço em relação ao que pagava na concorrência.
Em São Paulo parece que o limite do drop até o clientw é até 500 metros, não sei se nas demais cidades seguem esse limite.
No HGU pode ser usado em Bridge (desde que não tenha TV e Telefone).

Se tem uma CTO a cada 300 metros, o máximo de distância que vc precisa ir pra cada lado da CTO é 150 metros. Só raciocinar em cima da figura abaixo:

y4moDylezf185GxkZtxg_iy35YuztqwPhfpKQx6P4yUKtuNmaY2tVHD31KlqwfwYAgsW_bofX9ho0HjQcprNiWRCyMUxsq7wJK3v0PIejBt5SWlHYuAX1ssCjOTjgmuV42XhUZz848cTOoraSSN6VbxK9Plx7RokF6iwqdfepS1Fe1dV5y1D3_xrd9phn6Tflyl


Na figura, eu não desenhei os postes sem CTO, mas são 6 entre os desenhados, OK? E imaginem que à esquerda e à direita da figura, a rede continua, com outras CTOs a 300 metros uma da outra.

Então, se tem um cliente nesse vão de 300 metros entre os dois postes, o mais longe que ele estará da CTO mais próxima é 150 metros.

De toda forma, a Vivo trabalha com drops de 100, 200, 300 metros etc.

Cabeamento da minha residência é todo Cat5e, switches Gigabit, as interfaces Ethernet dos computadores também são Gigabit. Aliás conectei um laptop diretamente à HGU, laptop esse tb Gigabit, com todos os outros cabos de rede desligados e o laptop acusou 100mbps

Já testou trocar os conectores? Já aconteceu comigo, cara. Só troquei um conector e a rede voltou a funcionar direitinho.
 
Cabeamento da minha residência é todo Cat5e, switches Gigabit, as interfaces Ethernet dos computadores também são Gigabit. Aliás conectei um laptop diretamente à HGU, laptop esse tb Gigabit, com todos os outros cabos de rede desligados e o laptop acusou 100mbps
Se não for seus cabos/switches/equipamentos, então essa HGU está bugada, só abrindo chamado p resolver.
 
@offtopic
Porque sou multi-disciplinar (dev, sysadmin, networks) e "gastei" 6 anos como analista de suporte/suporte técnico em duas empresas de IT Outsourcing.
Eu normalmente falho na etapa de RH por causa da minha personalidade e TDAH. Em 2019 e 2020, entrei em dois ISPs menores de forma informal em SC... um o dono era um pouco malandro com algumas coisas e dificultava em organizar o suporte (eu era NOC/suporte N3); no outro pura má gestão, falta de técnico externo, IPv6 entregue a clientes mas sem roteamento gerando uma renca de tickets de "não está funcionando" "está lento a internet" tudo porque entravam em fallback (v6 -> v4) devido não funcionar o v6, e picuinha por causa de café sem açucar com a esposa do dono (era para ser 1 mês como suporte N1 e depois ser analista de redes)...
Agora você sabe de onde vem minha exp/conhecimento do que posto neste tópico.

Se é piada ou não, tanto faz.




1. Depende de como está o sinal na caixa de atendimento, ISPs regionais normalmente passam até 200 mts e isso é para o sinal não passar de -24dBm. Mas como a Vivo diz que certifica a rede, não devem usar aqueles spitters chineses que geram uma boa perda quando vão montando as CTOs e caixa de atendimento, logo permite que usem metragem maior.
Um módulo GPON (porta na OLT) tipicamente suporta até 20 km de fibra.

2. Depende do modelo, atualmente os Mitra e Askey vem com essa opção na webui facilitando você configurar esse modo.



Eu normalmente falho na etapa de RH por causa da minha personalidade e TDAH.
É explicito que vc esta dentro do espectro de autismo.
 
Se não for seus cabos/switches/equipamentos, então essa HGU está bugada, só abrindo chamado p resolver.
Recentemente vi esse tipo de caso acontecer com a HGU Nokia G-140W-H numa instalação da Oi.
O desktop negociava 1G, mas a HGU fechava em 100M apenas.

É explicito que vc esta dentro do espectro de autismo.
Pois é, não é o primeiro a me falar isso. E eu acho que é coisa boa também, pois consigo fazer algumas coisas que outras pessoas não fazem e me divirto com isso.
 
Migrei em Dezembro/20 para Vivo Fibra e não me arrependo nem um pouco, é vergonhoso a concorrência oferecer somente 20 megas de Upload para um plano de 240Megas.
E no meu caso o Plano Vivo Fibra + Netflix ficou num ótimo preço em relação ao que pagava na concorrência.
Em São Paulo parece que o limite do drop até o clientw é até 500 metros, não sei se nas demais cidades seguem esse limite.
No HGU pode ser usado em Bridge (desde que não tenha TV e Telefone).

Então na casa de um brtoher num condominio em carapicuiba passaram 300 metros de cabo até a cto mais proxima
 
Pessoal, vocês estão com alguma problema de rotas pra conexões internacionais? Olha que estranho, esse servidor está online e funcionando, mas não consigo conectar de jeito nenhum pela VIVO, quando coloco um VPN (br ou gringo) funciona normalmente. Por alguma motivo ele trava nesse terceiro salto, tentei em outros PC e dá na mesma, tentei em outra casa com provedor COPEL e funcionou....

Conexão VIVO:
unknown.png


VPN:
unknown.png
 
Pessoal, vocês estão com alguma problema de rotas pra conexões internacionais? Olha que estranho, esse servidor está online e funcionando, mas não consigo conectar de jeito nenhum pela VIVO, quando coloco um VPN (br ou gringo) funciona normalmente. Por alguma motivo ele trava nesse terceiro salto, tentei em outros PC e dá na mesma, tentei em outra casa com provedor COPEL e funcionou....

Conexão VIVO:
unknown.png


VPN:
unknown.png

Pode ser que o servidor do jogo tenha bloqueado acesso aos IP's do Brasil.
 
Pessoal, vocês estão com alguma problema de rotas pra conexões internacionais? Olha que estranho, esse servidor está online e funcionando, mas não consigo conectar de jeito nenhum pela VIVO, quando coloco um VPN (br ou gringo) funciona normalmente. Por alguma motivo ele trava nesse terceiro salto, tentei em outros PC e dá na mesma, tentei em outra casa com provedor COPEL e funcionou....

Conexão VIVO:
unknown.png


VPN:
unknown.png
fiz o mesmo teste e deu o mesmo. a diferença é que aqui no DF as rotas são pela vivozap. na epoca da GVT outras rotas, principalmente da leve 3 que é concorrente da vivo, e é claro que a vivo não ia usar mais a leve 3, isso nesta época fez a qualidade da GVT via Adsl cair, vi muita gente reclamando e caiu justamente por causa dessa troca de rotas excluindo a level 3. no seu caso é provável que é um problema de rota internacional porque pelo rastreio a rota nem esta saindo do Brasil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, vocês estão com alguma problema de rotas pra conexões internacionais? Olha que estranho, esse servidor está online e funcionando, mas não consigo conectar de jeito nenhum pela VIVO, quando coloco um VPN (br ou gringo) funciona normalmente. Por alguma motivo ele trava nesse terceiro salto, tentei em outros PC e dá na mesma, tentei em outra casa com provedor COPEL e funcionou....

Conexão VIVO:
unknown.png


VPN:
unknown.png
gente as rotas de vocês também passa pela vivozap ou só aqui aonde moro??
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo