[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala pessoal, eu tinha uma HGU MitraStar que sempre funcionou de boa, recentemente ela queimo(do nada) e o pessoal da vivo trocou por uma da Askey e desde então tenho tido alguns problemas e o pessoal da Vivo não consegue arrumar. Basicamente a internet funciona de boa mas aparentemente tudo que usa protocolo UDP fica beeeeem instavel, por exemplo, stream na Twitch trava e volta logo em seguida, os jogos caem e tenho que relogar (aconteceu no WoW, Lol, dota, etc), e quando to trabalhando a VPN do trabalho fica caindo toda hora.
Eu queria arrancar fora essa HGU e trocar por uma ONT+Roteador mas to com algumas duvidas em qual comprar. Eu sei que várias pessoas usam a ONT TX-6610 da tp-link junto com um roteador, mas queria saber se os modelos novos de ONT/Roteador como o XZ000-G3 e o XR500V também funcionariam, mais especificamente o XR500V, ja que ele atenderia tudo o que eu preciso. Sei que tem aquela questão da Vivo com a autenticação por SLID e tal, então to meio com pé atrás de comprar um dos dois mais novos e não funcionar..

Valeu!
 
Fala pessoal, eu tinha uma HGU MitraStar que sempre funcionou de boa, recentemente ela queimo(do nada) e o pessoal da vivo trocou por uma da Askey e desde então tenho tido alguns problemas e o pessoal da Vivo não consegue arrumar. Basicamente a internet funciona de boa mas aparentemente tudo que usa protocolo UDP fica beeeeem instavel, por exemplo, stream na Twitch trava e volta logo em seguida, os jogos caem e tenho que relogar (aconteceu no WoW, Lol, dota, etc), e quando to trabalhando a VPN do trabalho fica caindo toda hora.
Eu queria arrancar fora essa HGU e trocar por uma ONT+Roteador mas to com algumas duvidas em qual comprar. Eu sei que várias pessoas usam a ONT TX-6610 da tp-link junto com um roteador, mas queria saber se os modelos novos de ONT/Roteador como o XZ000-G3 e o XR500V também funcionariam, mais especificamente o XR500V, ja que ele atenderia tudo o que eu preciso. Sei que tem aquela questão da Vivo com a autenticação por SLID e tal, então to meio com pé atrás de comprar um dos dois mais novos e não funcionar..

Valeu!

Cuidado com isso ai que não é garantido que essa ONT da tplink funcione em áreas que não é telesp
 
Não assine o serviço, uma verdadeira porcaria. Queda, velocidade contratada não é entregue, uma instabilidade fora do normal.

No início, o serviço funcionava até razoável, mas depois de 2 meses foi problema atrás de problema. Lembro que tinha alguns momentos que o acesso ao Google era necessário reCAPTCHA, provavelmente por conta da quantidade de usuários no IP. :lol2:

Depois da TIM Live disponível e outros provedores de médio/pequeno porte, eles começaram com esses "descontos e/ou preços". Eles não conseguirão entregar a velocidade com estabilidade, fiz uma reclamação no Google, mas simplesmente desapareceu.

Reclamação no Facebook.
"Não recomendo o serviço, estou refém da fidelidade. Assinante desde Abril/2020, no início estava funcionando com estabilidade e entregando a banda contratada para DL e UP, mas em Maio/Junho o serviço tem piorado, ficando instável e com DL's de arquivos em velocidades de 100kB/s ! ! !
Carregamento dos sites, péssima experiência. Cabeamento e Wi-Fi, não tem diferença, serviço sem qualidade! ! !
Contrato: 50/25Mb (DL/UP)"

Recomendo a TIM Live e/ou LinkWAP que o user @Matheus145 utiliza.
por isso evito esse provedores regionais, no caso da Gip parece que eles tem IPV6 apenas para empresas, é provável que usam CGNAT. eles usam o link a Algar telecom que tem uma excelente rede pelo país inteiro, ate cabos submarinos próprios. no caso desse provedor eles tem que investir mais em qualidade, como servidores, modem semelhante as grandes operadoras, rotas etc... no caso da Tim live eu não recomendo no momento, fiz a besteira de assinar e não gostei, não fui com a cara do modem, o wifi do modem fornecido é péssimo, o 5G nem da pra chamar de 5G, te obrigando a ter um roteador particular que para internet acima de 100 megas custa o olho da cara, acima de R$300, fora também a questão do suporte que não se compara a vivo, e ainda por cima não tem IPV6., tentei pedir o IPV6 e me ligaram disseram que estava ativado e nada desse IPV6 subir e ainda derrubou a conexão por horas. por enquanto não indico ninguém assinar a menos que não tenha alternativa, tem lugares na em Brasília e ate hoje nunca viu a cor da fibra da vivo, só ADSL. eu mesmo já fiz um textão sobre esse Tim Live e tudo que passei, tudo começou a dar errado logo na venda.
 
Boa tarde pessoal, é minha primeira mensagem no forum.

Estou precisando de ajuda. Eu tenho uma vivo fibra de 100mb com TV, e os dois vem pela fibra, o modem que to usando é o ASKEY RTF3507VW-N2. Só que estou tendo muito problema no PS4, quando eu faço um teste de conexão, aparece uma mensagem que minha conexão não é compativel com a fragmentação de pacotes. E jogando principalmente fortnite e fifa, tem horas no jogo, que eu aperto uma ação, de virar por exemplo, e ele fica travando nessa ação, como se tivesse um lag, o ping permanece na maioria das vezes menos de 10ms.

Eu entrei em contato com a vivo, a unica coisa que eles fizeram, foi adicionar o endereço do ps4 em DMZ, mas não mudou nada.

Procurei aqui no topico algumas coisas relacionadas, mas não achei solução.
Se alguem ja passou por isso, e sabe o que devo fazer para corrigir, agradeço.

Valeu pessoal!
gente alguma solução para esse caso????
 
Fala pessoal, eu tinha uma HGU MitraStar que sempre funcionou de boa, recentemente ela queimo(do nada) e o pessoal da vivo trocou por uma da Askey e desde então tenho tido alguns problemas e o pessoal da Vivo não consegue arrumar. Basicamente a internet funciona de boa mas aparentemente tudo que usa protocolo UDP fica beeeeem instavel, por exemplo, stream na Twitch trava e volta logo em seguida, os jogos caem e tenho que relogar (aconteceu no WoW, Lol, dota, etc), e quando to trabalhando a VPN do trabalho fica caindo toda hora.
Eu queria arrancar fora essa HGU e trocar por uma ONT+Roteador mas to com algumas duvidas em qual comprar. Eu sei que várias pessoas usam a ONT TX-6610 da tp-link junto com um roteador, mas queria saber se os modelos novos de ONT/Roteador como o XZ000-G3 e o XR500V também funcionariam, mais especificamente o XR500V, ja que ele atenderia tudo o que eu preciso. Sei que tem aquela questão da Vivo com a autenticação por SLID e tal, então to meio com pé atrás de comprar um dos dois mais novos e não funcionar..

Valeu!
Só testando para ter certeza. Eu uso a XZ000-G3 em rede da finada GVT, até então sem problemas.
O TX-6610 e XZ000-G3, usam o mesmo firmware praticamente, até possuem o mesmo bug de aviso que não deixa trocar o IP da ONT.
A maior diferença está no case, um fica "deitado" e o outro de pé. O hardware deve ser revisado, mas eu não abri para conferir.

A XZ000-G3 é 1/4 do tamanho de uma HGU Askey 8115.

Print da tela inicial do XZ000.
-ogM.png

A única coisa que não curti nesse firmware, é que vem em pt-br, eu detesto equipamento de rede com o idioma traduzido, pois normalmente as traduções possuem tendência em errar o real significado, bem como lhe deixa confuso dependendo do que configurar.

Sobre SLID, cara, é literalmente o GPON Password, nada de especial.... aqui na minha região é 9999999999 e a utilização é opcional, só clonar o GPON SN foi suficiente para registrar-se na OLT.

Já do XR500v, uma HGU, só testando, o item mais importante que precisa funcionar é trocar o GPON SN via config.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Pessoal,

Vivo fibra também está uma carroça para vocês?
Muito ruim a navegação em geral já faz uma semana quase...
Vi que alguém comentou isso umas três páginas pra trás aqui nesse tópico mas achei que era temporário sei lá...
 
Pessoal,

Vivo fibra também está uma carroça para vocês?
Muito ruim a navegação em geral já faz uma semana quase...
Vi que alguém comentou isso umas três páginas pra trás aqui nesse tópico mas achei que era temporário sei lá...
Onde exatamente? Para algum serviço específico ou generalizado?

Aqui no PR tudo certo.
 
Pessoal,
Vivo fibra também está uma carroça para vocês?
Muito ruim a navegação em geral já faz uma semana quase...
Vi que alguém comentou isso umas três páginas pra trás aqui nesse tópico mas achei que era temporário sei lá...
Sem mencionar quais websites a navegação está ruim e localidade (UF), fica difícil outros usuários opinarem com mais precisão.

Also, sem problemas até então no RS.
 
gente é normal a fibra esta a -15.090 dBm nestes novos modens??? no meu outro modem de 2017 estava -18 dBm antes de eu assinar a fibra novamente eu dei uma mexida na caixa do conector de emenda da fibra aqui em casa, sim o técnico usou o mesmo cabeamento antigo, não sei se estava com mal contato ou se algo no modem que da esse resultado de potencia de sinal.
 
Alguém tem alguma informação ou palpite de quando a vivo deve lançar velocidades maiores na fibra? No momento 200 por 99 e 300 por 129
 
Pessoal,

Vivo fibra também está uma carroça para vocês?
Muito ruim a navegação em geral já faz uma semana quase...
Vi que alguém comentou isso umas três páginas pra trás aqui nesse tópico mas achei que era temporário sei lá...
Em serviços do google está bem ruim, há pelo menos umas 3 semanas. O netflix só carrega em 1280x720 pelo firefox, mas pelo app do windows 10 ele roda em 1920x1080, vai entender kkkkk.
 
Vivo fibra também está uma carroça para vocês?
Muito ruim a navegação em geral já faz uma semana quase...
Vi que alguém comentou isso umas três páginas pra trás aqui nesse tópico mas achei que era temporário sei lá...
[/QUOTE]

Tudo normal aqui. Mas eu não uso DNS da Vivo, uso GoogleDNS e OpenDNS.
 
Um fato interessante sobre a ONT. Semana passada fui em uma loja Kalunga inaugurada no final de 2019. Vi um rack, dentro dele havia um switch de 16 portas da Tp link, um Mikrotik Routerboard com portas SFP e o mais curioso, uma ONT Alcatel antiga da Vivo fibra. Aí surge meu questionamento, será que a vivo fibra entrega a ONT apenas para link dedicado ou clientes empresariais?
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: gkz
Opa pessoal. Hoje assinei a Vivo novamente. Fui cliente GVT em Porto Alegre por anos, mas migrei pra Net.
Tenho algumas duvidas e já queria ir me preparando, se puderem dar uma luz:

- A fibra é conectada diretamente no modem ou vai ter um conversor otico/elétrico antes? (pensando em tomadas que vou precisar e caminho do cabo)
- Esse modem que a Vivo instala nós podemos acessar para direcionar portas, configurar DNS, etc?
- Algum detalhe sobre qualidade de wifi em modelos de modem que a Vivo entrega? Hoje tenho um Arris da NET com um bom alcance de wifi.

Agradeço a atenção,
 
Melhor coisa que fiz foi comprar um Tp-Link TX-6610 e substituir o Mitrastar fedorento da Vivo. Aqui não tenho TV nem telefone então foi bem fácil colocar pra rodar.
Não estava aguentando mais reiniciar aquela porcaria pra internet voltar a funcionar, além de eventualmente encontrar uma wifi fantasma que sempre se habilitava sozinha, e que sempre ficava trocando de canal toda hora cagando meu wifi.

O setup ficou simples mas eficiente. TX-6610 em modo bridge -> Archer C6 setando a Vlan 10 e estabelecendo o PPPoE.
 
Opa pessoal. Hoje assinei a Vivo novamente. Fui cliente GVT em Porto Alegre por anos, mas migrei pra Net.
Tenho algumas duvidas e já queria ir me preparando, se puderem dar uma luz:

- A fibra é conectada diretamente no modem ou vai ter um conversor otico/elétrico antes? (pensando em tomadas que vou precisar e caminho do cabo)
- Esse modem que a Vivo instala nós podemos acessar para direcionar portas, configurar DNS, etc?
- Algum detalhe sobre qualidade de wifi em modelos de modem que a Vivo entrega? Hoje tenho um Arris da NET com um bom alcance de wifi.

Agradeço a atenção,

A fibra chega até dentro da sua residência e é conectada à HGU. HGU é um equipamento tudo-em-um, combinando as funções de ONT, roteador, access point Wi-Fi, switch gigabit e gateway de telefone fixo.

Esta é a HGU:
qEGlQKPm6fLsOgVSst6WPK2q.png


Dá pra configurar direcionamento de portas, DMZ, servidor DHCP, DNS etc.

A qualidade do Wi-Fi aqui me atende bem, sem quedas, desconexões ou oscilações, Mas pra imóveis grandes, fique ciente de que um só ponto de Wi-Fi não faz milagre.

Tenta pedir o modelo Askey RTF3505VW-N2. É o que eu tenho aqui e, até agora, sem reclamações.

Obs.: ONT é o nome que se dá pro equipamento que converte o sinal da fibra em Ethernet. Em fibra, não é modem. É ONT.

Edit: Antes de pensar em comprar qualquer equipamento adicional pro Wi-Fi, testa primeiro se o Wi-Fi da HGU te atende. Se atender, que nem foi no meu caso, já economiza uma bufunfa.
 
Última edição:
Opa pessoal. Hoje assinei a Vivo novamente. Fui cliente GVT em Porto Alegre por anos, mas migrei pra Net.
Tenho algumas duvidas e já queria ir me preparando, se puderem dar uma luz:

- A fibra é conectada diretamente no modem ou vai ter um conversor otico/elétrico antes? (pensando em tomadas que vou precisar e caminho do cabo)
- Esse modem que a Vivo instala nós podemos acessar para direcionar portas, configurar DNS, etc?
- Algum detalhe sobre qualidade de wifi em modelos de modem que a Vivo entrega? Hoje tenho um Arris da NET com um bom alcance de wifi.

Agradeço a atenção,
A fibra vai direto p HGU (modem), do modem ela é convertida para cabo ethernet ou wifi.
Depende, há regiões em que é possível abrir mais portas, outras em que algumas são bloqueadas. É possível mudar o DNS.
O wifi da HGU é ruim, desse arris aí é melhor (experiência própria). Recomendo comprar um router wifi gigabit, de preferência o asus rt-ac59u. Aqui em casa uso 2 ax1800(meio desnecessário p um ap de 75m2, mas preciso de mais um pois a placa wifi da tv da sala foi pro saco) alcance muito bom.
 
A fibra chega até dentro da sua residência e é conectada à HGU. HGU é um equipamento tudo-em-um, combinando as funções de ONT, roteador, access point Wi-Fi, switch gigabit e gateway de telefone fixo.

Esta é a HGU:
qEGlQKPm6fLsOgVSst6WPK2q.png


Dá pra configurar direcionamento de portas, DMZ, servidor DHCP, DNS etc.

A qualidade do Wi-Fi aqui me atende bem, sem quedas, desconexões ou oscilações, Mas pra imóveis grandes, fique ciente de que um só ponto de Wi-Fi não faz milagre.

Tenta pedir o modelo Askey RTF3505VW-N2. É o que eu tenho aqui e, até agora, sem reclamações.

Obs.: ONT é o nome que se dá pro equipamento que converte o sinal da fibra em Ethernet. Em fibra, não é modem. É ONT.

Edit: Antes de pensar em comprar qualquer equipamento adicional pro Wi-Fi, testa primeiro se o Wi-Fi da HGU te atende. Se atender, que nem foi no meu caso, já economiza uma bufunfa.

Opa, obrigado pelas explicações. Ficou mais claro agora. Vou testar o wifi do HGU que instalarem e avalio se volto a usar meu TP Link.
A fibra vai direto p HGU (modem), do modem ela é convertida para cabo ethernet ou wifi.
Depende, há regiões em que é possível abrir mais portas, outras em que algumas são bloqueadas. É possível mudar o DNS.
O wifi da HGU é ruim, desse arris aí é melhor (experiência própria). Recomendo comprar um router wifi gigabit, de preferência o asus rt-ac59u. Aqui em casa uso 2 ax1800(meio desnecessário p um ap de 75m2, mas preciso de mais um pois a placa wifi da tv da sala foi pro saco) alcance muito bom.

Obrigado! O Arris realmente é muito bom o wifi, tanto que aposentei meu tplink. Vou ver como essa Hgu que instalarem se comporta então.
 
É lamentável a situação desses provedores pequenos. Realmente, pelas experiências que já tive e pelo que presto de suporte a clientes desse tipo de empresa, vejo que é muito amadorismo por parte deles. 99% desses ISPs de pequeno porte não têm capital humano realmente capacitado pra lidar com a complexidade que são as redes de internet de alta capacidade. Mão de obra de alto grau de formação mesmo. Aqueles caras que têm até pós-graduação em engenharia de redes ou em outros cursos na área de TI. Aí vai desde profissionais que atuam na configuração de rotas, nas configurações de BGP, nos projetos de redes de transporte e de atendimento, nos projetos de headend, na integração com PTT etc.

A maioria dessas empresas nem ao menos consegue implantar IPv6 na própria rede, de tanto amadorismo. Isso sem falar no suporte técnico. Já passei casos aqui de provedores que demoraram mais de 5 dias pra trocar um simples drop rompido.

Pra nós, clientes, é uma tristeza isso pq eram pra ser opções que teríamos às grandes operadoras, além de servirem pra pressionar as grandes empresas a terem ofertas decentes quanto a preço e velocidades.

Conclusão: ISP de pequeno porte só mesmo pra quem não tem opção de empresa grande e bem estruturada, com FTTH, onde mora. Ou seja, pro cara que tá no xDSL ou coaxial da vida.
to pra te falar que prefiro um vdsl com uptime 100% do que essas bombas aí com trocentos megas
vc esquece os uploads, mas não tem dor de cabeça, é um pesadelo ter qualquer problema (principalmente no fim de semana) nesses pequenos
 
to pra te falar que prefiro um vdsl com uptime 100% do que essas bombas aí com trocentos megas
vc esquece os uploads, mas não tem dor de cabeça, é um pesadelo ter qualquer problema (principalmente no fim de semana) nesses pequenos

Também só confio em internet de operadora grande.

O VDSL da Vivo e até mesmo da Oi dão uma surra em muita fibra regional.
 
Boa noite pessoal. To com 300/150 e fixo local ilimitado por 151,90. To achando caro, já q a Vivo baixou os preço dos planos dela: 200Mb por 99,00 , etc. Qual a melhor forma de conseguir a redução desse valor , q pago, sem tero perigo de ter a internet cancelada , tipo pelo setor de cancelamento ? Alguam dica ? Obrigado a todos, desde já....abrs
 
Boa noite pessoal. To com 300/150 e fixo local ilimitado por 151,90. To achando caro, já q a Vivo baixou os preço dos planos dela: 200Mb por 99,00 , etc. Qual a melhor forma de conseguir a redução desse valor , q pago, sem tero perigo de ter a internet cancelada , tipo pelo setor de cancelamento ? Alguam dica ? Obrigado a todos, desde já....abrs

Cara, seu preço está praticamente o mesmo das ofertas vigentes. R$ 129,90 por 300 Mbps é só pela internet. 300 Mbps + telefone fixo custam R$ 149,98.

Na Vivo não tem telefone fixo incluído automaticamente no combo. Só na Oi e na Claro que é assim.
 
Cara, seu preço está praticamente o mesmo das ofertas vigentes. R$ 129,90 por 300 Mbps é só pela internet. 300 Mbps + telefone fixo custam R$ 149,98.

Na Vivo não tem telefone fixo incluído automaticamente no combo. Só na Oi e na Claro que é assim.

Estava pensando em migrar para a velocidade de 200. 300 eu nem uso tanto assim...e a diferença seria de 50,00/mês, o q daria 600,00 por ano
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo