Galera uma dúvida rápida, conto com a ajuda de quem souber, fiz o calculo de mtu aqui da minha rede pelo cmd, o meu mtu pelo cmd foi de 1464, quando for usar esse mtu eu devo somar + 28 a ele ou não??? fucei aqui no google e em alguns post mandam somar + 28 ao mtu descoberto, com isso meu mtu seria 1492, por favor alguém pode me sanar essa duvida??
Não, você não soma.
O protocolo IP é 1500 bytes, o protocolo pppoe é 8 bytes, logo 1500-8, sendo assim, o máximo suportado quando utilizado pppoe é 1492. Portanto, o pacote IP será 1492 + 8 do túnel pppoe = 1500, assim chega no limite para o pacote ser transportado em um quadro ethernet entre a porta GPON da HGU até a porta SFP+/Ethernet do BRAS (concentrador pppoe).
Durante a autenticação pppoe, é negociado um valor de MTU suportado por ambas partes (roteador cliente e BRAS). O valor máximo que você pode usar é definido no BRAS.
Você pode forçar o valor 1492 na configuração via /padrao, aí usando o prompt, você roda "ping -l 1492 -f ordns.he.net". Se responder ping, 1492 é um valor aceito no BRAS, caso contrário dirá que o pacote é muito grande.
MTU descoberto é justamente para saber o tamanho máximo que você pode enviar entre as máquinas A e B pela internet. A razão para um ISP reduzir o MTU no cliente, é porque certamente está fazendo transporte do trafégo por túneis/labels i.e. VLANs, QinQ (vlan over vlan), VPLS, MPLS.
Eu não vou tirar da caixa e ligar a HGU Askey para lhe ensinar como trocar o MTU no pppoe dele. Mas se você tirar print, aí posso lhe dar a direção.
Interface > WAN > ip2, haverá um formulário com várias caixas preenchidas, se trocar o MTU e morrer a internet, só reverter o valor.