[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Vou aproveitar para postar novamente as CTO's que a Vivo usa aqui:

Cafeteira clássica
KeH6ZOW.jpg


Chuveirinho
QuKH3X0.png


Vaquinha
xvgpc4P.png


Cafeteira moderna
tHddxlr.png


Caixa de fosforo
NXhUvPQ.png


Polaroid
riMGKa4.png


Pinheirinho
tuWS75b.jpg
Simplesmente sensacional! Impossível passar por uma postagem desse porte sem falar nada! Admito que nunca iria imaginar que a vivo pudesse estar utilizando tantos modelos diferentes, e muito menos que estariam todos em uma mesma cidade! Os formatos e nomes dados foram um tanto quanto estranhos porém de uma criatividade admirável!
Aqui na cidade do Rio de Janeiro só vejo o chuveirinho hahahah
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As cores identificam qual modelo de splitter desbalanceado tem dentro da CTOP. Quando vcs virem CTOPs deste tipo, com alguma cor na trava circular, significa que aquela rede secundária é precon do tipo barramento, ou seja, construída com cabos pré-conectorizados e splitters desbalanceados pra dar continuidade ao ramal, usando uma única fibra. A última caixa do ramal, geralmente, é uma caixa sem splitter 1:2, tendo só a configuração tradicional, de 1:8. Este modelo é todo preto.

A caixa da segunda foto do post @gkz é da Vivo mesmo, mas é do modelo tradicional da Corning, alimentado por fusão.

Antes de lançar estes modelos "chuveirinho", a Furukawa fornecia os modelos abaixo:

CTOP selada:
1.jpg


Caixa hub:
35520348-fkctop-16p-slim.1024px.jpg




Dá uma olhada na sequência de cores pra ver quantas caixas a Vivo está usando no mesmo ramal de barramento aí na sua região. Geralmente, se usam ramais com até 4 ou até 8 caixas, em topologia barramento.

No início do ramal, vc vai encontrar uma caixa que distribui os cabos para os ramais, chamada caixa hub (ou caixa de distribuição). Saem até 16 cabos dela.

Só como curiosidade, no e-commerce da Furukawa, tem ums folders de apresentação da solução precon deles. No canal deles do YouTube tb tem um vídeo mostrando.



topo-ezgrow.jpg

ez-grow-01.jpg




Conheço boa parte dos modelos acima, mas as fotos estão espalhadas pelo tópico.

A "cafeteira" clássica é o modelo tradicional da Corning, alimentada por cabo auto-sustentado (AS80 ou ASU80) e fusão. Não consigo ver a semelhança dela com uma cafeteira. 😁




Daqui pra baixo, todas são totalmente precon. São alimentadas por drops circulares pré-conectorizados.

A "chuveirinho" é o modelo mais recente da Furukawa pra redes totalmente precon. É totalmente selada (não tem como abrir)


A "vaquinha" é o modelo antigo da Furukawa, substituído pela "chuveirinho". Acho que parece mais um guarda-chuva.


A "cafeteira moderna" é basicamente a caixa tradicional da Cornig, mas totalmente precon, incluindo a alimentação e a continuação da rede.

A "caixa de fósforo" e a "Polaroid" não estou identificando quais modelos são ou quais são os fabricantes.

Por fim, a "pinheirinho" é da Quadrac. Totalmete selada tb.


Tenho quase certeza que já vi tb o modelo abaixo por algum lugar aqui do tópico. Se alguém encontrar, posta aí pra gente, pra completar a galeria.


Excelentes explicações! Devo admitir que não captei a cafeteira tb, seria mais uma coca de 3 litros, mas beleza kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou aproveitar para postar novamente as CTO's que a Vivo usa aqui:

Cafeteira clássica
KeH6ZOW.jpg


Chuveirinho
QuKH3X0.png


Vaquinha
xvgpc4P.png


Cafeteira moderna
tHddxlr.png


Caixa de fosforo
NXhUvPQ.png


Polaroid
riMGKa4.png


Pinheirinho
tuWS75b.jpg
Trocaria somente a nomenclatura cafeteira clássica por canelone e cafeteira moderna por canelone grande
 
Última edição:
Tem mais alguém sem internet? Eu assinei Vivo Fibra porque a Net aqui era horrível. Instalaram sexta, funcionou o fim de semana. No domingo a noite a internet caiu e até agora terça de manhã não voltou. Eu nunca fiquei tanto tempo sem internet assim. Quando a net dava problema voltava em no maximo umas 10 horas. Aqui ja deu 1 dia e meio sem internet e contando. Eu ligo pra la e sempre passam uma previsão diferente. Sempre estoura o limite e empurram mais horas pra frente para arrumar. Estou começando a me arrepender amargamente de ter assinado Vivo. Mais alguém passou ou está passando por isso?
 
Tem mais alguém sem internet? Eu assinei Vivo Fibra porque a Net aqui era horrível. Instalaram sexta, funcionou o fim de semana. No domingo a noite a internet caiu e até agora terça de manhã não voltou. Eu nunca fiquei tanto tempo sem internet assim. Quando a net dava problema voltava em no maximo umas 10 horas. Aqui ja deu 1 dia e meio sem internet e contando. Eu ligo pra la e sempre passam uma previsão diferente. Sempre estoura o limite e empurram mais horas pra frente para arrumar. Estou começando a me arrepender amargamente de ter assinado Vivo. Mais alguém passou ou está passando por isso?
HGU com led vermelho aceso ou outro comportamento? Informaram ao menos se é algo regional? Pois é o que parece.
 
HGU com led vermelho aceso ou outro comportamento? Informaram ao menos se é algo regional? Pois é o que parece.
Ontem liguei e não quiseram me passar os detalhes. Hoje liguei novamente e informaram que houve um rompimento de fibra aqui na região.

A dúvida maior é se eles demoram tanto pra arrumar um defeito desses em outras regiões. Eu estou em home office e ja estou perdendo meu segundo dia.

Isso ja aconteceu com alguém? Se sim quanto tempo em média demoraram para arrumar?
 
Buenas pessoal. Semana passada sai da Net e instalaram a Vivo fibra de 200 mega. Tudo esta funcionando bem, inclusive o wifi do mitrastar me atendeu. Única coisa que estou enfrentando problemas é com uma câmera ip p2p. Qdo estou externo o app fa câmera fica conectando e desconectando por um longo tempo até que consegue conectar. Após isso funciona bem, sem lags na imagem. Voltando o router da Net a câmera acessa instantâneo e dentro da rede lan pelo mitrastar também funciona de primeira. Alguém mais tem camera ip p2p e notou algo parecido? Essas câmeras nao precisa abrir portas, então acho estranho esse comportamento na Vivo.
 
Fala pessoal boa tarde,

Coloquei a vivo fibra aqui (mesma situação de muitos saíndo da Net e indo pra Vivo) porém to tendo diversos problemas com VPN, ela não fica up nem fazendo força na Vivo... Na net ficava sem problemas....

Tentei olhar n coisas mas não encontrei nada e essa carniça do RTF8115VW não é nada intuitivo pra ver se existe algum bloqueio de ppp ou algo parecido... Alguém aí tem alguma idéia do que pode ser ou como resolver?

Esqueci de comentar, a interface comum é toda travada??? não consigo mudar regra de FW, ou port forward... caraca complicado isso viu...
 
Última edição:
Nossa, mas se fizeram isso, foi uma baita barbeiragem. 25 cabos vindo da rua. Isso não existe. Tem que ser montado um sistema de prumada e splitters dentro do prédio. Um único cabo vindo da rua alimentaria essa prumada. Isso é o que se chama de adequação predial.

Prédio desse tamanho exige adequação, sim.

Maioria das instalações prediais da era pré-precon são assim. A splittagem está na rua e entram com um cabo de 72 ou 144 FO distribuindo nas caixas pelos andares.
 
Lentidao para carregar alguns sites, agora no vivo fibra zn oeste de sp. Mais alguem? Notei que alguns sites fora do Brasil estao lentos para carregar, parece que a latencia esta alta.

Mais alguem?
O que sera? Rotas? Dns?
 
Fala pessoal boa tarde,

Coloquei a vivo fibra aqui (mesma situação de muitos saíndo da Net e indo pra Vivo) porém to tendo diversos problemas com VPN, ela não fica up nem fazendo força na Vivo... Na net ficava sem problemas....

Tentei olhar n coisas mas não encontrei nada e essa carniça do RTF8115VW não é nada intuitivo pra ver se existe algum bloqueio de ppp ou algo parecido... Alguém aí tem alguma idéia do que pode ser ou como resolver?

Esqueci de comentar, a interface comum é toda travada??? não consigo mudar regra de FW, ou port forward... caraca complicado isso viu...
Para configuracoes mais avançadas, tenta o seguinte:
No navegador poe o seguinte endereço:
IP_do_Roteador/padrao

o login deverá ser SUPPORT (tudo minúsculo) e a senha a mesma indicada no fundo do aparelho
 
Galera, utilizo telefone da Vivo no meu comércio/casa (prédio com a loja embaixo e apartamento em cima) e tive proposta para a fibra da Vivo.
Atualmente utilizo aqui o ONT Huawei HG8245H com Router (USG), Unifi Switch e APs Unifi (está com double nat pois não tive um tempo/vontade de mudar o ONT para bridge - e não sei quanto tempo duraria, já que houve relatos de a Copel alterar o bridge).
A instalação de tudo está no hall de entrada e a loja e apartamento é alimentado via RJ45.

Com a Vivo daria para deixar no ONT apenas a conversão de mídia e deixar a autenticação e tudo mais no router, evitando o double nat? Ou eles incomodam um pouco?
E a fibra da Vivo é boa?
 
Para configuracoes mais avançadas, tenta o seguinte:
No navegador poe o seguinte endereço:
IP_do_Roteador/padrao

o login deverá ser SUPPORT (tudo minúsculo) e a senha a mesma indicada no fundo do aparelho

Sim eu fui nessa carniça já mas bixo o trem não é nada intuitivo... muito ruim de mexer...

E o pior que não acho nenhuma documentação direito dele...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara impressionante a porcaria da vpn não fica up nem a pau... como que trabalha desse jeito.. alguém aí já passou por isso???

Eu li em alguns locais que pode ser a questão do protocolo PPTP/L2TP/PPPoE do roteador interferir com a VPN... tentei de tudo aqui, e o pior que já olhei de tudo e o openfortivpn funcionava de boa com a net mas aqui na vivo caraca...
 
Última edição:
Sim eu fui nessa carniça já mas bixo o trem não é nada intuitivo... muito ruim de mexer...

E o pior que não acho nenhuma documentação direito dele...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara impressionante a porcaria da vpn não fica up nem a pau... como que trabalha desse jeito.. alguém aí já passou por isso???

Eu li em alguns locais que pode ser a questão do protocolo PPTP/L2TP/PPPoE do roteador interferir com a VPN... tentei de tudo aqui, e o pior que já olhei de tudo e o openfortivpn funcionava de boa com a net mas aqui na vivo caraca...
Jovem........
Passei por alguns perrengues no inico.... Fui na contra mao e desabilitei o IPV6 - pra mim ficou melhor.
Tente pra ver se resolve - desabilitar o IPV6 no Modem.

Tem um tal de NAT FULLCONE pra ativar... marca essa opcao como ultimo recurso...
 
Galera, utilizo telefone da Vivo no meu comércio/casa (prédio com a loja embaixo e apartamento em cima) e tive proposta para a fibra da Vivo.
Atualmente utilizo aqui o ONT Huawei HG8245H com Router (USG), Unifi Switch e APs Unifi (está com double nat pois não tive um tempo/vontade de mudar o ONT para bridge - e não sei quanto tempo duraria, já que houve relatos de a Copel alterar o bridge).
A instalação de tudo está no hall de entrada e a loja e apartamento é alimentado via RJ45.

Com a Vivo daria para deixar no ONT apenas a conversão de mídia e deixar a autenticação e tudo mais no router, evitando o double nat? Ou eles incomodam um pouco?
E a fibra da Vivo é boa?

sim. se vc não tem tv ou telefone vc consegue alterar para o modo bridge normalmente.

sim a fibra é boa. sou cliente desde 2013
 
sim. se vc não tem tv ou telefone vc consegue alterar para o modo bridge normalmente.

Obrigado pela resposta.
Atualmente tenho somente o telefone da Vivo (tem ADSL que era embutido no combo, porém nunca usei - o modem nunca saiu da caixa).
Se eu assinar a fibra, vincula o telefone e influencia algo para o bridge?
 
Obrigado pela resposta.
Atualmente tenho somente o telefone da Vivo (tem ADSL que era embutido no combo, porém nunca usei - o modem nunca saiu da caixa).
Se eu assinar a fibra, vincula o telefone e influencia algo para o bridge?

Então uns falam que o telefone funciona no modo bridge e outros falam que não funciona.
aqui mesmo no fórum pessoal relatou.
Quando é so internet é 100% de eficácia
 
Jovem........
Passei por alguns perrengues no inico.... Fui na contra mao e desabilitei o IPV6 - pra mim ficou melhor.
Tente pra ver se resolve - desabilitar o IPV6 no Modem.

Tem um tal de NAT FULLCONE pra ativar... marca essa opcao como ultimo recurso...


Eeheh tentei de tudo inclusive isso tbm... to tendo de usar a caramba da vpn pelo 4g da claro :D
 
Galera,
Quando a fibra se rompe ou de alguma maneira é danificada automaticamente o modem já começa a piscar em vermelho as luzes de sincronização? Hoje depois de mover ele para arrumar e limpar alguns lugares ele parou de funcionar e não sincroniza de jeito nenhum nem a internet e nem o telefone, fiz o reset, desliguei diversas vezes da tomada e nada adiantou, em contato com a central a mesma disse não ser problema da região e não conseguiu corrigir de lá, marcaram visita técnica, achei muito estranho, em 6 meses com a Vivo nunca tinha acontecido nada parecido. Tenho um mitrastar, será que é alguma nova atualização de firmware?
 
Galera,
Quando a fibra se rompe ou de alguma maneira é danificada automaticamente o modem já começa a piscar em vermelho as luzes de sincronização? Hoje depois de mover ele para arrumar e limpar alguns lugares ele parou de funcionar e não sincroniza de jeito nenhum nem a internet e nem o telefone, fiz o reset, desliguei diversas vezes da tomada e nada adiantou, em contato com a central a mesma disse não ser problema da região e não conseguiu corrigir de lá, marcaram visita técnica, achei muito estranho, em 6 meses com a Vivo nunca tinha acontecido nada parecido. Tenho um mitrastar, será que é alguma nova atualização de firmware?
é normal, na fibra local que tenho na roça rolou o mesmo com migo.

mesmo já tendo trabalhado com a maldita fibra antes em redes privadas locais, foi inventar de mover o modem de lugar e quebrei a fibra dentro do conector :haha:

se por qual quer motivo o núcleo da fibra não alinhar com o conector de entrada do modem, ou ate msm trincar em qual quer parte o sinal não chega e o modem não sincroniza, simples assim.
 
Fala pessoal boa tarde,

Coloquei a vivo fibra aqui (mesma situação de muitos saíndo da Net e indo pra Vivo) porém to tendo diversos problemas com VPN, ela não fica up nem fazendo força na Vivo... Na net ficava sem problemas....

Tentei olhar n coisas mas não encontrei nada e essa carniça do RTF8115VW não é nada intuitivo pra ver se existe algum bloqueio de ppp ou algo parecido... Alguém aí tem alguma idéia do que pode ser ou como resolver?

Esqueci de comentar, a interface comum é toda travada??? não consigo mudar regra de FW, ou port forward... caraca complicado isso viu...
qual VPN voce usa?, aqui a que uso esta normal.
 
Bom dia, senhores.

Mais um que migrou da Claro pra Vivo. Instalarão na sexta. Peguei os 200mb por R$ 99, que é o que eu já pagava na Claro. O upload do HFC não tava dando conta dos arquivos de backup e AWS 😅.

Ia pra TIM, mas eles cobram taxa de habilitação e a Vivo não.

Pergunta: a Vivo entrega IPv4 público válido? Na Claro, estava em CGNAT e só precisei pedir ao técnico pra tirar, alguns anos atrás.

BH/MG.
 
Bom dia, senhores.

Mais um que migrou da Claro pra Vivo. Instalarão na sexta. Peguei os 200mb por R$ 99, que é o que eu já pagava na Claro. O upload do HFC não tava dando conta dos arquivos de backup e AWS 😅.

Ia pra TIM, mas eles cobram taxa de habilitação e a Vivo não.

Pergunta: a Vivo entrega IPv4 público válido? Na Claro, estava em CGNAT e só precisei pedir ao técnico pra tirar, alguns anos atrás.

BH/MG.

A vivo está entregando IPV4 público até o momento.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo