[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

É que aí tb tem bem menos empresas disputando espaço. Provável que, por ser uma região bem horizontalizada e residencial, as empresas conseguem espalhar mais os cabos e equipamentos.

Agora, eu acho que as concessionárias de energia deviam fiscalizar e mandar todas as telcos tirarem tudo o que não seja BAP ou fusimec dos postes. Tinham que obrigar a colocar tudo em cordoalha. Fica tão melhor e menos poluído. Exemplos:

Pior que a Vivo começou assim na região que eu morava, não sei pq pararam:
9Kdp3Mv.jpg


Eu acho que deve ser mais perigoso para o técnico apoiar a escada no fio perto da energia do que num CTO mais baixo. Sei la.
 
Pior que a Vivo começou assim na região que eu morava, não sei pq pararam:
9Kdp3Mv.jpg


Eu acho que deve ser mais perigoso para o técnico apoiar a escada no fio perto da energia do que num CTO mais baixo. Sei la.
pararam por questão de custo.

essas ctos antigas da vivo são de fusão ótica, as novas são todas de conectorizadas.
sem falar que na rede conectorizada o cabo que liga as ctos, é praticamente um drop comum, não da pra sustentar o peso de uma escada em cima dele.
 
pararam por questão de custo.

essas ctos antigas da vivo são de fusão ótica, as novas são todas de conectorizadas.
sem falar que na rede conectorizada o cabo que liga as ctos, é praticamente um drop comum, não da pra sustentar o peso de uma escada em cima dele.

A sim, mas não tava falando de agora, estava falando da época mesmo 2014 ~ 2015, pararam com essa aí e colocaram nos postes as "cafeteiras" que tbm são de fusão hehe. Conectorizada é coisa nova mesmo.
 
Pior que a Vivo começou assim na região que eu morava, não sei pq pararam:
9Kdp3Mv.jpg


Eu acho que deve ser mais perigoso para o técnico apoiar a escada no fio perto da energia do que num CTO mais baixo. Sei la.
questão de custos como o @dudu1505 comentou.
Nesse tempo ainda rolava a fusão nas instalações dentro da residência,
hoje é tudo conectorizada. Alguns prédios antigos ainda rola a fusão do dg do prédio, e do corredor.
mas dentro do apt ja é conector.

Na ksa de um amigo, eles migraram até o cabo dele para as novas CTO. e deixaram essa ai sem clientes parada.
Acho que irão retirar do poste algum dia.
 
Pior que a Vivo começou assim na região que eu morava, não sei pq pararam:
9Kdp3Mv.jpg


Eu acho que deve ser mais perigoso para o técnico apoiar a escada no fio perto da energia do que num CTO mais baixo. Sei la.

Questão de custo mesmo. Independentemente do tipo de cabo ou de caixa, quando ela fica no vão entre os postes, ela vai pendurada em cordoalha. Se vc fixa nos postes, não precisa gastar com cordoalha, sacou?

pararam por questão de custo.

essas ctos antigas da vivo são de fusão ótica, as novas são todas de conectorizadas.
sem falar que na rede conectorizada o cabo que liga as ctos, é praticamente um drop comum, não da pra sustentar o peso de uma escada em cima dele.

O fato de a caixa ser conectorizada ou não independe de ficar no poste ou no vão. Por exemplo, nas fotos que postei na página anterior, todas aquelas CTOs da Corning (cafeteiras ou Coca-Cola 3 litros) são conectorizadas (pra drop precon, inclusive). E estão em cordoalha, nos vãos entre os postes. Quem sustenta o peso das escadas não são os drops, mano. São as cordoalhas ou os cabos auto-sustentados. Na minha cidade mesmo, a ATC, que aluga a rede pra Vivo, instalou a maioria das caixas Corning em cordoalha. Todas conectorizadas. Tem 8 provedores pequenos aqui. Então, imagina como são os postes no Centro da cidade, por exemplo. Assim, eles fugiram da bagunça que os ISPs fizeram nos postes.

Se vc nunca viu de perto ou pegou um cabo auto-sustentado de fibra (cabos AS80 ou ASU80), o negócio é violento, cara. Só se vc dobrar e fizer muita força que vc quebra aquilo. Eu te digo que aquilo é mais forte que um cabo de par metálico com uns 50 pares. Tanto é que o pessoal que monta redes prediais sempre usa cabo AS ou ASU como sonda pra passar os cabos definitivos nas tubulações.

questão de custos como o @dudu1505 comentou.
Nesse tempo ainda rolava a fusão nas instalações dentro da residência,
hoje é tudo conectorizada. Alguns prédios antigos ainda rola a fusão do dg do prédio, e do corredor.
mas dentro do apt ja é conector.

Na ksa de um amigo, eles migraram até o cabo dele para as novas CTO. e deixaram essa ai sem clientes parada.
Acho que irão retirar do poste algum dia.

Antigamente, pelo pouco que vi daquela época, eles faziam uma fusão num PTO que instalavam perto do ONT. E conectavam o PTO ao ONT com um patch cord óptico. Hoje, até nos quadros de distribuição dos prédios, é tudo conectorizado. Quando muito, só fazem fusões nos cabos de prumada e no de entrada. E isso se for prédio médio pra grande, acima de 64 HPs. Em prédio pequeno, estão montando as prumadas com drop conectorizado mesmo.

Aproveitando o ensejo, na foto acima, os cabos brancos são ópticos ou coaxiais? Eu comecei a trabalhar com telecom quando todos os drops já eram conectorizados, no modelo atual. Então, nunca vi de perto drop circular assim (se isso na foto for drop óptico).
 
Questão de custo mesmo. Independentemente do tipo de cabo ou de caixa, quando ela fica no vão entre os postes, ela vai pendurada em cordoalha. Se vc fixa nos postes, não precisa gastar com cordoalha, sacou?
Mas a Vivo aqui usava o cabeamento de linha telefônica como apoio hehehhehe. Lá já tinha a cordoalha.

Aproveitando o ensejo, na foto acima, os cabos brancos são ópticos ou coaxiais? Eu comecei a trabalhar com telecom quando todos os drops já eram conectorizados, no modelo atual. Então, nunca vi de perto drop circular assim (se isso na foto for drop óptico).

São ópticos sim, eu tenho um pedaço dele aqui:

KApwLeD.jpg
 
Mas a Vivo aqui usava o cabeamento de linha telefônica como apoio hehehhehe. Lá já tinha a cordoalha.



São ópticos sim, eu tenho um pedaço dele aqui:

KApwLeD.jpg

Então era drop figura 8 com tubo loose ainda. Caramba. Por isso o negócio era caro naquela época. Sempre eu vejo, hoje, figura 8 com capa preta. Até mesmo da Furukawa. Nunca vi branco.
 
É que o colega não soube explicar bem da primeira vez. De início, como ele falou em 25 cabos de fibra. Eu pensei que os caras estavam passando um cabo drop pra cada assinante, direto pra rua. Aí seria absurdo.

Depois é que ele explicou que era um único cabo, com 25 vias de fibra óptica.

Nessa época em que a rede era toda fusionada, então, eles não splitavam o sinal dentro do prédio, pelo jeito. Pelo menos em prédios pequenos.

Aqui também é prédio com splittagem externa, e CTOs com precon para os drops. Percebi que passaram a utilizar full precon em 2020.

A sim, mas não tava falando de agora, estava falando da época mesmo 2014 ~ 2015, pararam com essa aí e colocaram nos postes as "cafeteiras" que tbm são de fusão hehe. Conectorizada é coisa nova mesmo.

É conectorizada no lado drop e fusão no lado "rede".

Então era drop figura 8 com tubo loose ainda. Caramba. Por isso o negócio era caro naquela época. Sempre eu vejo, hoje, figura 8 com capa preta. Até mesmo da Furukawa. Nunca vi branco.

Era bem complexo. Fusão no poste, outra fusão interna. Instalação levava no mínimo 5 horas.

Algumas fotos da instalação feita em Outubro de 2010:

Plano de 30/5 e se chamava Speedy Xtreme.

CTO da Tyco
IMG-3357.jpg


Cabo drop da Furukawa. Rolo de 500m
IMG-3358.jpg

IMG-3359.jpg


Máquina de fusão
IMG-3361.jpg


PTO da Furukawa
IMG-3362.jpg

IMG-3363.jpg


Cabo patch flexível de 5m
IMG-3364.jpg


ONT Ericsson T063G
IMG-3365.jpg


Técnico ativando o serviço. Também forneceram uma régua da APC e um roteador D-Link (que nem usei)
IMG-3366.jpg


Ao final. Não tinha arrumado os cabos ainda. Dá até pra ver o microfiltro do ADSL de 4Mb :haha:
IMG-3367.jpg
 
Aqui também é prédio com splittagem externa, e CTOs com precon para os drops. Percebi que passaram a utilizar full precon em 2020.



É conectorizada no lado drop e fusão no lado "rede".



Era bem complexo. Fusão no poste, outra fusão interna. Instalação levava no mínimo 5 horas.

Algumas fotos da instalação feita em Outubro de 2010:

Plano de 30/5 e se chamava Speedy Xtreme.

CTO da Tyco
IMG-3357.jpg


Cabo drop da Furukawa. Rolo de 500m
IMG-3358.jpg

IMG-3359.jpg


Máquina de fusão
IMG-3361.jpg


PTO da Furukawa
IMG-3362.jpg

IMG-3363.jpg


Cabo patch flexível de 5m
IMG-3364.jpg


ONT Ericsson T063G
IMG-3365.jpg


Técnico ativando o serviço. Também forneceram uma régua da APC e um roteador D-Link (que nem usei)
IMG-3366.jpg


Ao final. Não tinha arrumado os cabos ainda. Dá até pra ver o microfiltro do ADSL de 4Mb :haha:
IMG-3367.jpg


Era o meu caso mais minha instalação era de 2013. e a velocidade era 50/25 exatamente 5 horas de instalação
e veio uma equipe em ksa com 4 técnicos.
 
É conectorizada no lado drop e fusão no lado "rede".

Não sabia disso, achava que era fusão tbm no poste igual a minha em 2014 hehehe. Acho que na minha demorou umas 3 horas..

U7Q4AhP.png

Não tinha a hora nesta ordem de serviço, mas na ordem da troca de velocidade (100 para 200) os caras demoraram 3 horas tbm hehehe.
 
Aqui também é prédio com splittagem externa, e CTOs com precon para os drops. Percebi que passaram a utilizar full precon em 2020.



É conectorizada no lado drop e fusão no lado "rede".



Era bem complexo. Fusão no poste, outra fusão interna. Instalação levava no mínimo 5 horas.

Algumas fotos da instalação feita em Outubro de 2010:

Plano de 30/5 e se chamava Speedy Xtreme.

CTO da Tyco
IMG-3357.jpg


Cabo drop da Furukawa. Rolo de 500m
IMG-3358.jpg

IMG-3359.jpg


Máquina de fusão
IMG-3361.jpg


PTO da Furukawa
IMG-3362.jpg

IMG-3363.jpg


Cabo patch flexível de 5m
IMG-3364.jpg


ONT Ericsson T063G
IMG-3365.jpg


Técnico ativando o serviço. Também forneceram uma régua da APC e um roteador D-Link (que nem usei)
IMG-3366.jpg


Ao final. Não tinha arrumado os cabos ainda. Dá até pra ver o microfiltro do ADSL de 4Mb :haha:
IMG-3367.jpg
Instalação 10/10. Queria que hoje fosse assim, ont parruda + roteador da tp link e ainda mais um filtro de linha! Mas hoje eles só querem cortar custos, infelizmente...
 
Instalação 10/10. Queria que hoje fosse assim, ont parruda + roteador da tp link e ainda mais um filtro de linha! Mas hoje eles só querem cortar custos, infelizmente...

esse roteador é da dlink é um belo lixo..... se nao me engano era o di524. e essa ont da siemens é uma porcaria.. a ont que eu tive era da huawei que era considerado a melhor
na epoca, e não tinha plano de tv e telefone. mas a instalação em si era top. porem demorava 5 horas para instalação.
 
esse roteador é da dlink é um belo lixo..... se nao me engano era o di524. e essa ont da siemens é uma porcaria.. a ont que eu tive era da huawei que era considerado a melhor
na epoca, e não tinha plano de tv e telefone. mas a instalação em si era top. porem demorava 5 horas para instalação.

Aqui era a dupla Huawei e Dlink gigante branco, aposentei o Dlink e comprei um tp-link bom. Na minha época a linha era metálica, então só tinha que resolver a questão da VLAN em bridge.
 
esse roteador é da dlink é um belo lixo..... se nao me engano era o di524. e essa ont da siemens é uma porcaria.. a ont que eu tive era da huawei que era considerado a melhor
na epoca, e não tinha plano de tv e telefone. mas a instalação em si era top. porem demorava 5 horas para instalação.
para 2010 esse router estava ótimo...
 
Não tinha a hora nesta ordem de serviço, mas na ordem da troca de velocidade (100 para 200) os caras demoraram 3 horas tbm hehehe.

Idem comigo. Não foram 3 horas, mas levou 1h pelo menos. Acho que tenho guardada a OS tbm, hehe.

O plano de 200 "inaugurou" a era de VLAN, aí precisavam alterar a configuração da OLT. Na ocasião (2013) trocaram a ONT por uma Ericsson T063G made in Manaus (a grandona da foto era importada) e forneceram o D-Link DMG-6661.

Btw, a velocidade era de 200/64. Acho que em 2014 subiram o up para 100M

mCkjNQeOfsm0-oUN31cP_WS_3FMQ_DKk_YAhHe4nRKtEKANrDDdAJ32fDD2kzkYm8FTiu6zFDw6RyBuuEXL8DiIRrIKBUg


h9ULEHbtTNuw3Gxjh4gBGuKQ.png

Instalação 10/10. Queria que hoje fosse assim, ont parruda + roteador da tp link e ainda mais um filtro de linha! Mas hoje eles só querem cortar custos, infelizmente...

Isso era o início da era GPON. É normal que utilize-se "tudo de referência" com coisas/tecnologias novas e com o passar o tempo vá se "refinando". Infelizmente o refinando pode piorar algumas coisas, e concordo sobre a HGU. Já sobre o drop melhorou horrores este novo padrão. É muito mais fácil a instalação em diversos aspectos e principalmente a troca do mesmo, caso haja rompimento.
 
Aqui eu pedi fibra, vieram e me instalaram a merda do Ajato coaxial, como era ruim hahahaha. Não tinha nada a ver com a NET que era muito estável na época. Caia de hora em hora e upload era bem merda.

2791709314.png


Puto da Vida com a situação, fui na rua e vi aCTO da Vivo, pesquisei e vi que era fibra mesmo, liguei e enchi o saco deles até que mandaram alguém para verificar e acertaram o cadastro. Tempo depois vieram e instalaram a fibra: Plano 50/25 Mbps.

2826329911.png


Que beleza, estava mais estável e era muito rápido. Depois de um tempo troquei para 100/15 Mbps.. Oi? Upload menor que o plano de 50? wtf? Mas instalei hhaha

2922202338.png


Aí com o tempo aumentei para 200/60 Mbps por causa do upload.

3105955591.png


Acho que 3 meses depois a Vivo tomou vergonha na cara e arrumou o upload dos planos para 50% fazendo meu 200/60 Mbps virarem 200/100 Mbps.

3328680291.png


Mas no final de 2014 voltei para a minha cidade natal para os meus 8/0,300 Mbps ADSL, que triste hahaha.

3983453543.png


Por causa da treta de inicio do Ajato eu comecei a tirar fotos de postes e infra de telecom.
 
O plano de 200 "inaugurou" a era de VLAN, aí precisavam alterar a configuração da OLT. Na ocasião (2013) trocaram a ONT por uma Ericsson T063G made in Manaus (a grandona da foto era importada) e forneceram o D-Link DMG-6661.

Btw, a velocidade era de 200/64. Acho que em 2014 subiram o up para 100M

Essa atualização das velocidades (acho) foi no final de 2015, quando eles lançaram o novos planos (25/5, 50/25, 100/50 e 200/100). Lembro pq assinei logo depois disso, o upload de 50% da velocidade era a novidade da época.

Engraçado ver como o serviço mudou nesses anos. Se lembra da famosa Linha Web? Quem assinava a Fibra Solo recebia um número de telefone "virtual" e o técnico vinha puxar o par de cobre do poste até a entrada da casa do assinante, mas o fio morria ali mesmo pendurado. O meu ta aqui até hoje. 😂😂
 
Realmente a utilização de conectores e os drops atuais deu muita velocidade ao processo, e certamente reduziu muito o custo (material e mão de obra).
Vamos vê quando chegar a segunda geração do HGU (xGHU), ocorre uma melhora visto que na Espanha já começaram a utilizar ele, e os HGU são projetos globais do grupo.

Idem comigo. Não foram 3 horas, mas levou 1h pelo menos. Acho que tenho guardada a OS tbm, hehe.

O plano de 200 "inaugurou" a era de VLAN, aí precisavam alterar a configuração da OLT. Na ocasião (2013) trocaram a ONT por uma Ericsson T063G made in Manaus (a grandona da foto era importada) e forneceram o D-Link DMG-6661.

Btw, a velocidade era de 200/64. Acho que em 2014 subiram o up para 100M

mCkjNQeOfsm0-oUN31cP_WS_3FMQ_DKk_YAhHe4nRKtEKANrDDdAJ32fDD2kzkYm8FTiu6zFDw6RyBuuEXL8DiIRrIKBUg


h9ULEHbtTNuw3Gxjh4gBGuKQ.png



Isso era o início da era GPON. É normal que utilize-se "tudo de referência" com coisas/tecnologias novas e com o passar o tempo vá se "refinando". Infelizmente o refinando pode piorar algumas coisas, e concordo sobre a HGU. Já sobre o drop melhorou horrores este novo padrão. É muito mais fácil a instalação em diversos aspectos e principalmente a troca do mesmo, caso haja rompimento.
 
Realmente a utilização de conectores e os drops atuais deu muita velocidade ao processo, e certamente reduziu muito o custo (material e mão de obra).
Vamos vê quando chegar a segunda geração do HGU (xGHU), ocorre uma melhora visto que na Espanha já começaram a utilizar ele, e os HGU são projetos globais do grupo.
O que seria este xGHU ?
 
Aqui eu pedi fibra, vieram e me instalaram a merda do Ajato coaxial, como era ruim hahahaha. Não tinha nada a ver com a NET que era muito estável na época. Caia de hora em hora e upload era bem merda.

2791709314.png


Puto da Vida com a situação, fui na rua e vi aCTO da Vivo, pesquisei e vi que era fibra mesmo, liguei e enchi o saco deles até que mandaram alguém para verificar e acertaram o cadastro. Tempo depois vieram e instalaram a fibra: Plano 50/25 Mbps.

2826329911.png


Que beleza, estava mais estável e era muito rápido. Depois de um tempo troquei para 100/15 Mbps.. Oi? Upload menor que o plano de 50? wtf? Mas instalei hhaha

2922202338.png


Aí com o tempo aumentei para 200/60 Mbps por causa do upload.

3105955591.png


Acho que 3 meses depois a Vivo tomou vergonha na cara e arrumou o upload dos planos para 50% fazendo meu 200/60 Mbps virarem 200/100 Mbps.

3328680291.png


Mas no final de 2014 voltei para a minha cidade natal para os meus 8/0,300 Mbps ADSL, que triste hahaha.

3983453543.png


Por causa da treta de inicio do Ajato eu comecei a tirar fotos de postes e infra de telecom.
ja usei ajato e por ultimo o vivo adsl . 1mb kkkkk isso em 2006
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Idem comigo. Não foram 3 horas, mas levou 1h pelo menos. Acho que tenho guardada a OS tbm, hehe.

O plano de 200 "inaugurou" a era de VLAN, aí precisavam alterar a configuração da OLT. Na ocasião (2013) trocaram a ONT por uma Ericsson T063G made in Manaus (a grandona da foto era importada) e forneceram o D-Link DMG-6661.

Btw, a velocidade era de 200/64. Acho que em 2014 subiram o up para 100M

mCkjNQeOfsm0-oUN31cP_WS_3FMQ_DKk_YAhHe4nRKtEKANrDDdAJ32fDD2kzkYm8FTiu6zFDw6RyBuuEXL8DiIRrIKBUg


h9ULEHbtTNuw3Gxjh4gBGuKQ.png



Isso era o início da era GPON. É normal que utilize-se "tudo de referência" com coisas/tecnologias novas e com o passar o tempo vá se "refinando". Infelizmente o refinando pode piorar algumas coisas, e concordo sobre a HGU. Já sobre o drop melhorou horrores este novo padrão. É muito mais fácil a instalação em diversos aspectos e principalmente a troca do mesmo, caso haja rompimento.

na minha segunda instalação eu tive o D-Link DMG-6661.
ja com plano de tv.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa atualização das velocidades (acho) foi no final de 2015, quando eles lançaram o novos planos (25/5, 50/25, 100/50 e 200/100). Lembro pq assinei logo depois disso, o upload de 50% da velocidade era a novidade da época.

Engraçado ver como o serviço mudou nesses anos. Se lembra da famosa Linha Web? Quem assinava a Fibra Solo recebia um número de telefone "virtual" e o técnico vinha puxar o par de cobre do poste até a entrada da casa do assinante, mas o fio morria ali mesmo pendurado. O meu ta aqui até hoje. 😂😂

não foi em 2015. foi antes. pq em 2013 eu ja tinha 50/25 e 2016 ja estava com 100/50.
eu lembro dessa parada ai do numero virtual. era exatamente isso que vc falo.
 
Última edição:
Essa atualização das velocidades (acho) foi no final de 2015, quando eles lançaram o novos planos (25/5, 50/25, 100/50 e 200/100). Lembro pq assinei logo depois disso, o upload de 50% da velocidade era a novidade da época.
não foi em 2015. foi antes. pq em 2013 eu ja tinha 50/25 e 2016 ja estava com 100/50.
eu lembro dessa parada ai do numero virtual. era exatamente isso que vc falo.

As datas estão ali nos meus testes,pelo menos até o dia 16/11/2013 eles tavam com o upload baixo ainda, já em 24/02/2014 o testes saiu com o upload de 50%.


Engraçado ver como o serviço mudou nesses anos. Se lembra da famosa Linha Web? Quem assinava a Fibra Solo recebia um número de telefone "virtual" e o técnico vinha puxar o par de cobre do poste até a entrada da casa do assinante, mas o fio morria ali mesmo pendurado. O meu ta aqui até hoje.

Linha web era bizarro, a desculpa era pq a fibra tinha que ter um "numero" para ter referencia dentro do sistema. Essa linha web tinha número e dava para ligar no suporte 10315 com ela.
 
É impressão minha ou a fibra da vivo em Salvador ta estagnada? Já tenho 5 anos morando no mesmo lugar, e somente a Claro/NET, atende com altas velocidades, ontem vi a Oi fibra cabeando uma área subterrânea próxima daqui onde moro. Nesse tempo a Vivo deixou de oferecer 50 MB, e só oferece 15 MB.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo