A "caixa de fósforo" eu consegui identificar agora. É uma precon selada da JAP Telecom.
Não tem página deste modelo em específico no site:
A J.A.P Indústria de Materiais para Telefonia Ltda iniciou suas atividades no ano de 2002, como indústria e comércio de materiais para telefonia.
www.japtelecom.com.br
Alguns fabricantes, como neste caso, só disponibilizam este tipo de produto pra grandes empresas. Quase que projeto customizado ou sob encomenda. Então, nem põem no site.
Agora, a "Polaroid" eu nunca vi de perto e não deu pra ver marca de fabricante. Se desse pra ler o QR code estampado nela, dava pra saber.
Eu achei a Corning bem parecida mesmo com a Coca-Cola 3 litros.
Brincadeiras à parte, eu não sei se gosto muito dessa variedade de modelos. Com tanto peão de obra por aí, infelizmente, dificulta pros caras essa quantidade de caixas e formas de montar diferentes. Já ouviram o ditado: "Quando a grama muda de cor, o burro morre de fome"? É bem por aí lidar com esse tipo de mão de obra, principalmente no Brasil.
Particularmente, prefiro uma rede bem mais padronizada, independentemente da região ou da época em que seja construída. A Oi, por exemplo, tem redes FTTH bem padronizadinhas em todas as regiões, desde que começaram o projeto, lá em 2018. Só usam Corning fusionada de cor branca. CEOs tb eles usam de cor branca, do mesmo fabricante.
É que aí tb tem bem menos empresas disputando espaço. Provável que, por ser uma região bem horizontalizada e residencial, as empresas conseguem espalhar mais os cabos e equipamentos.
Agora, eu acho que as concessionárias de energia deviam fiscalizar e mandar todas as telcos tirarem tudo o que não seja BAP ou fusimec dos postes. Tinham que obrigar a colocar tudo em cordoalha. Fica tão melhor e menos poluído. Exemplos:
Se a parte de alvenaria, tubulação, DG e quadros de distribuição estiver conservada e tiver espaço, não precisa mexer em nada disso. Adequação se restringe a passar os cabos de entrada e de prumada, e a instalar as caixinhas de distribuição e de terminação nos quadros.
Só mesmo com fotos pra gente saber aqui o que tem instalado aí e no que precisa mexer.
Obs.: Só um detalhe mais técnico aqui. Nomenclatura é importante pra não haver mal entendidos. O que descreveram pra vc, então, foi um
cabo com 25
fibras. Uma fibra é um "fio" de vidro revestido de acrilato. Uma ou várias fibras vão dentro de um cabo.
Fio é diferente de
cabo. Fio é maçiço. Um cabo é composto de vários fios, geralmente trançados. Mas pode haver cabos, como o drop, que só tem uma fibra (um fio). Mas se chama o conjunto todo de cabo pq tem a fibra e os 3 fios de alumínio para tração e proteção.
É que o colega não soube explicar bem da primeira vez. De início, como ele falou em 25 cabos de fibra. Eu pensei que os caras estavam passando um cabo drop pra cada assinante, direto pra rua. Aí seria absurdo.
Depois é que ele explicou que era um único cabo, com 25 vias de fibra óptica.
Nessa época em que a rede era toda fusionada, então, eles não splitavam o sinal dentro do prédio, pelo jeito. Pelo menos em prédios pequenos.
Pode contratar de olhos fechados. Pelo meu uso aqui, melhor internet que já tive. Desde que contratei, em junho de 2020, nenhuma queda ou oscilação.
Quanto a colocar ou não a HGU em bridge, só aconselho bridge pra quem esteja na seguinte situação : (i) utiliza aplicações ou dispositivos que dão problema com duplo NAT; E (ii) tem tráfego ou necessidades de configurações que a HGU em modo router não atenda; E (iii) não tem TV e telefone fixo no combo.
Se pra vc o duplo NAT não for problema, aconselho deixar em router mesmo. Seu tráfego interno ficaria a cargo do USG e só o que for pra internet é que o USG vai passar pra HGU.
Uma sugestão mesmo pra quem tem problemas com duplo NAT, mas localizados em dispositivos específicos, como consoles de videogame: Deixa a HGU em router e coloca o roteador desejado depois dela. O dispositivo que tiver problema com duplo NAT é só conectar direto à HGU, em vez de conectar ao segundo roteador. O mesmo vale pros decoders da TV.
Quanto ao sistema UBNT Unifi, mano, posta aqui como ficou sua rede. Rede com link de fibra + Unifi fica muito top, com certeza. Quantos APs vc tem aí instalados? O fast roaming entre os APs funciona bem?