[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

As datas estão ali nos meus testes,pelo menos até o dia 16/11/2013 eles tavam com o upload baixo ainda, já em 24/02/2014 o testes saiu com o upload de 50%.

Linha web era bizarro, a desculpa era pq a fibra tinha que ter um "numero" para ter referencia dentro do sistema. Essa linha web tinha número e dava para ligar no suporte 10315 com ela.

Então concordo com vc.. eu migrei em dezembro de 2013.. pq não tinha porta no meu predio e estava esperando desde 2012.
Eu tinha net, antes. não tenho a OS aqui infelizmente senão dava pra saber a data certinho. mas é dezembro mesmo.

Achei meu testes aqui.. realmente o upload veio a virar depois, eu estava enganado mesmo. mais assinei uns dias antes e foram instalar em 12 ou 13 de dezembro de 2013.
segue:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você diz São Paulo capital ou todo o estado? Sou de Santos e aqui tem 600/300 para cnpj/empresas.

Para CNPJ tem mesmo, no meu endereço tem disponivel, so estar disposto a paga rsrsrs
ele quis dizer por CPF, porque comercialmente(via site) ainda não foi lançado.

Última edição:
Então concordo com vc.. eu migrei em dezembro de 2013.. pq não tinha porta no meu predio e estava esperando desde 2012.
Eu tinha net, antes. não tenho a OS aqui infelizmente senão dava pra saber a data certinho. mas é dezembro mesmo.

Achei meu testes aqui.. realmente o upload veio a virar depois, eu estava enganado mesmo. mais assinei uns dias antes e foram instalar em 12 ou 13 de dezembro de 2013.
segue:

Quase atrapalhei seu teste, por 20 minutos de diferença hahaha

pois eu sou o contrario, aqui a unifique fibrou a rua e só vou esperar terminar minha fidelidade pra vazar da vivo. Motivo? pago 189 na vivo 300/fixo e na unifique foi pagar 1gb por 179,90.
mQ1aQWR.png
Aqui chegou também já instalaram a cto

A "caixa de fósforo" eu consegui identificar agora. É uma precon selada da JAP Telecom.

Não tem página deste modelo em específico no site:

Alguns fabricantes, como neste caso, só disponibilizam este tipo de produto pra grandes empresas. Quase que projeto customizado ou sob encomenda. Então, nem põem no site.

Agora, a "Polaroid" eu nunca vi de perto e não deu pra ver marca de fabricante. Se desse pra ler o QR code estampado nela, dava pra saber.

Eu achei a Corning bem parecida mesmo com a Coca-Cola 3 litros. 😁

Brincadeiras à parte, eu não sei se gosto muito dessa variedade de modelos. Com tanto peão de obra por aí, infelizmente, dificulta pros caras essa quantidade de caixas e formas de montar diferentes. Já ouviram o ditado: "Quando a grama muda de cor, o burro morre de fome"? É bem por aí lidar com esse tipo de mão de obra, principalmente no Brasil.

Particularmente, prefiro uma rede bem mais padronizada, independentemente da região ou da época em que seja construída. A Oi, por exemplo, tem redes FTTH bem padronizadinhas em todas as regiões, desde que começaram o projeto, lá em 2018. Só usam Corning fusionada de cor branca. CEOs tb eles usam de cor branca, do mesmo fabricante.

É que aí tb tem bem menos empresas disputando espaço. Provável que, por ser uma região bem horizontalizada e residencial, as empresas conseguem espalhar mais os cabos e equipamentos.

Agora, eu acho que as concessionárias de energia deviam fiscalizar e mandar todas as telcos tirarem tudo o que não seja BAP ou fusimec dos postes. Tinham que obrigar a colocar tudo em cordoalha. Fica tão melhor e menos poluído. Exemplos:

WkwUf41.jpg

3863-F3-C5-7658-49-AB-9546-A9-D1-CC1-BC344.jpg

41-F6-DBD2-5565-4-B04-B3-A1-80-B990617802.jpg

Se a parte de alvenaria, tubulação, DG e quadros de distribuição estiver conservada e tiver espaço, não precisa mexer em nada disso. Adequação se restringe a passar os cabos de entrada e de prumada, e a instalar as caixinhas de distribuição e de terminação nos quadros.

Só mesmo com fotos pra gente saber aqui o que tem instalado aí e no que precisa mexer.

Obs.: Só um detalhe mais técnico aqui. Nomenclatura é importante pra não haver mal entendidos. O que descreveram pra vc, então, foi um cabo com 25 fibras. Uma fibra é um "fio" de vidro revestido de acrilato. Uma ou várias fibras vão dentro de um cabo. Fio é diferente de cabo. Fio é maçiço. Um cabo é composto de vários fios, geralmente trançados. Mas pode haver cabos, como o drop, que só tem uma fibra (um fio). Mas se chama o conjunto todo de cabo pq tem a fibra e os 3 fios de alumínio para tração e proteção.

É que o colega não soube explicar bem da primeira vez. De início, como ele falou em 25 cabos de fibra. Eu pensei que os caras estavam passando um cabo drop pra cada assinante, direto pra rua. Aí seria absurdo.

Depois é que ele explicou que era um único cabo, com 25 vias de fibra óptica.

Nessa época em que a rede era toda fusionada, então, eles não splitavam o sinal dentro do prédio, pelo jeito. Pelo menos em prédios pequenos.

Pode contratar de olhos fechados. Pelo meu uso aqui, melhor internet que já tive. Desde que contratei, em junho de 2020, nenhuma queda ou oscilação.

Quanto a colocar ou não a HGU em bridge, só aconselho bridge pra quem esteja na seguinte situação : (i) utiliza aplicações ou dispositivos que dão problema com duplo NAT; E (ii) tem tráfego ou necessidades de configurações que a HGU em modo router não atenda; E (iii) não tem TV e telefone fixo no combo.

Se pra vc o duplo NAT não for problema, aconselho deixar em router mesmo. Seu tráfego interno ficaria a cargo do USG e só o que for pra internet é que o USG vai passar pra HGU.

Uma sugestão mesmo pra quem tem problemas com duplo NAT, mas localizados em dispositivos específicos, como consoles de videogame: Deixa a HGU em router e coloca o roteador desejado depois dela. O dispositivo que tiver problema com duplo NAT é só conectar direto à HGU, em vez de conectar ao segundo roteador. O mesmo vale pros decoders da TV.

Quanto ao sistema UBNT Unifi, mano, posta aqui como ficou sua rede. Rede com link de fibra + Unifi fica muito top, com certeza. Quantos APs vc tem aí instalados? O fast roaming entre os APs funciona bem?
bom na questão de poste eu acho mais bonito a CTO esta fixada no poste do que esta numa cordoalha, e é mais fácil para os técnicos também. alem disso a OI tem essa padrão de fixar em cordoalha, inclusive a Oi fibra chegou numa região próxima a minha mas aqui não chegou, antes da vivo fibra aqui só tinha a Oi metalico com cabeamento da época das privatizações, quando era telebrasila ai virou brasil telecom e finalmente Oi, ai tinha a GVT metalico e a NET claro, só isso. ai chegou a vivo fibra, quando a terceirizada fez o cabeamento na hora desconfiei que era a vivo, a terceirizada não tinha identificação da vivo, metacom telecomunicações que fez o cabeamento, ela também trabalha para outras operadoras. isso em 2017, nesta época os técnicos da vivo não eram terceirizados eram da vivo mesmo, inclusive os dois tecnicos que vieram instalar aqui em 2017 mal sabiam mexer em fibra, eram antigos funcionários de metálico. ai agora em 2020 chegou a tim live aqui, a junto chegou a tal da Gip telecom que é regional, e por ultimo a linkwap. por isso acho difícil a Oi fibra chegar por aqui por esses tempos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas a Vivo aqui usava o cabeamento de linha telefônica como apoio hehehhehe. Lá já tinha a cordoalha.

São ópticos sim, eu tenho um pedaço dele aqui:

KApwLeD.jpg
aqui no DF fizeram o mesmo, usaram o cabeamento da antiga GVT como apoio para passar a fibra, fizeram isso em todos os lugares que passaram a fibra.

não foi em 2015. foi antes. pq em 2013 eu ja tinha 50/25 e 2016 ja estava com 100/50.
eu lembro dessa parada ai do numero virtual. era exatamente isso que vc falo.

As datas estão ali nos meus testes,pelo menos até o dia 16/11/2013 eles tavam com o upload baixo ainda, já em 24/02/2014 o testes saiu com o upload de 50%.

É isso mesmo, minha memória já não é a mesma coisa 😂 .

A virada de planos aconteceu no final de 2013 / começo de 2014.

Em Maio de 2013 esses eram os planos:

HcnRexi.png

Em 2014 já estavam assim:

MZi4XFb.png

Até que os preços hoje não estão tão caros. 100 Megas em 2014 por 119,90 é equivalente 210,00 reais hoje em dia.

Última edição:
Pior que a Vivo começou assim na região que eu morava, não sei pq pararam:
9Kdp3Mv.jpg

Eu acho que deve ser mais perigoso para o técnico apoiar a escada no fio perto da energia do que num CTO mais baixo. Sei la.
depois que a comprou a GVT, a direção da vivo mudou, o presidente que era da GVT virou presidente da Vivo e depois teve outro mudança de presidente. por isso mudou muita coisa na vivo.

É isso mesmo, minha memória já não é a mesma coisa 😂 .

A virada de planos aconteceu no final de 2013 / começo de 2014.

Em Maio de 2013 esses eram os planos:

HcnRexi.png

Em 2014 já estavam assim:

MZi4XFb.png

Até que os preços hoje não estão tão caros. 100 Megas em 2014 por 119,90 é equivalente 210,00 reais hoje em dia.
eu paguei exatamente isso pelos 50mb como comentei com o @KILLME praticamente efetuamos o speedtest no mesmo dia
e horario coisa de 20 minutos kkk;. so o upload que foi virar 25mb em 2014.

Realmente a utilização de conectores e os drops atuais deu muita velocidade ao processo, e certamente reduziu muito o custo (material e mão de obra).
Vamos vê quando chegar a segunda geração do HGU (xGHU), ocorre uma melhora visto que na Espanha já começaram a utilizar ele, e os HGU são projetos globais do grupo.
O que seria este xGHU ?
É um HGU preparado para GPON e XGPON com hardware (inclusive Wi-Fi atualizados para a novas Tecnologias), vou procurar aqui a especificação dele e posto no fórum.

xhgu.jpg

xhgu.jpg

1366_2000.jpg

RTF6105VW_big.jpg

QCd5cCS.png

xport.jpeg

router-xhgu-movistar-720x370.png

1366_2000.jpg

xhgu-mwc.jpg

xhgu.jpg

xhgu.jpg

1366_2000.jpg

RTF6105VW_big.jpg

QCd5cCS.png

xport.jpeg

router-xhgu-movistar-720x370.png

1366_2000.jpg

xhgu-mwc.jpg

bora fazer um bolão aqui no tópico, em no máximo 2 anos a telefonica lança xgpon(ou o xgspon) aqui no Brasil.

falo 2 anos se nem uma outra operadora apertar ela, se apertarem, é certeza que eles correm atrás =p

detalhe meu panorama é devido o Brasil ser um dos principais, se não o principal depois da Espanha, que eles atuam.

bora fazer um bolão aqui no tópico, em no máximo 2 anos a telefonica lança xgpon(ou o xgspon) aqui no Brasil.

falo 2 anos se nem uma outra operadora apertar ela, se apertarem, é certeza que eles correm atrás =p

detalhe meu panorama é devido o Brasil ser um dos principais, se não o principal depois da Espanha, que eles atuam.

Cara, eu não dou nem 2 anos. Onde, por exemplo, nós iríamos imaginar a Vivo botando 200 Mbps por R$ 99,99, pra ficar na cola da Oi? Eu mesmo achei que ia demorar mais um pouco pra Vivo cair na real. Só a gente lembrar que os caras tavam boiando na maionese, com plano de 50 Mbps por R$ 120 (!) há menos de 3 meses.

Do jeito que a Oi tá atropelando, as concorrentes vão ter que se mexer.

Depois dá uma brincada nesse site: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/banda-larga-fixa

Mano, os caras estão adicionando tantos clientes no FTTH, que no agregado eles estão conseguindo compensar a perda de clientes do ADSL. Depois de 4 anos só perdendo clientes, eles não só estão compensando, mas estão vendo crescimento líquido, somando FTTH com o cobre.

E agora com essa InfraCo e dezenas de bilhões de reais em dinheiro novo, e com a Oi saneada quanto a dívidas, eles vão acelerar mais ainda. E já estão dizendo a Deus e o mundo que são entusiastas do XGS-PON. E vão começar com isso já em 2021.

Edit: Em 2020, a Vivo, mesmo tendo uma rede FTTH com o dobro do tamanho da Oi, conseguiu em 2020 adicionar no FTTH só metade do quanto a Oi fez. E, no agregado da Vivo toda, ela continua perdendo base. As adições do FTTH ainda não estão compensando as perdas do cobre.

Última edição:

Eu participo com voto que não lançam nada hahahha, os caras nem tiraram proveito do GPON ainda com no máximo 300 Mbps (PF).
Não acho que vão se aventurar no XGPON tão cedo aqui. No mercado externo (inclusive na espanha) o plano máximo é 300 Mbps (exceto Chile 900 Mbps e Peru 1Gbps)

Só deixar uma timeline do que eu achei:

2008: Lançamento da fibra 8, 15 e 30 Mbps
2012: Plano de 200 Mbps
2017: Plano de 300 Mbps

Última edição:
Eu participo com voto que não lançam nada hahahha, os caras nem tiraram proveito do GPON ainda com no máximo 300 Mbps (PF).
Não acho que vão se aventurar no XGPON tão cedo aqui. No mercado externo (inclusive na espanha) o plano máximo é 300 Mbps (exceto Chile 900 Mbps e Peru 1Gbps)

Só deixar uma timeline do que eu achei:

2008: Lançamento da fibra 8, 15 e 30 Mbps
2012: Plano de 200 Mbps
2017: Plano de 300 Mbps

Já faz muito tempo que eles vendem 600mb na Espanha
unknown.png

Senhores, a Vivo bloqueia portas de servidores (como a 21, 22, 80...) que nem a Claro faz em contratos residenciais?

Lembrando que a Oi já tem um piloto do XGSPON funcionando em um bairro do RJ, se não me engano 459,00 reais pela conexão de 1G.

Cara, eu não dou nem 2 anos. Onde, por exemplo, nós iríamos imaginar a Vivo botando 200 Mbps por R$ 99,99, pra ficar na cola da Oi? Eu mesmo achei que ia demorar mais um pouco pra Vivo cair na real. Só a gente lembrar que os caras tavam boiando na maionese, com plano de 50 Mbps por R$ 120 (!) há menos de 3 meses.

Depois dá uma brincada nesse site: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/banda-larga-fixa

Mano, os caras estão adicionando tantos clientes no FTTH, que no agregado eles estão conseguindo compensar a perda de clientes do ADSL. Depois de 4 anos só perdendo clientes, eles não só estão compensando, mas estão vendo crescimento líquido, somando FTTH com o cobre.

E agora com essa InfraCo e dezenas de bilhões de reais em dinheiro novo, e com a Oi saneada quanto a dívidas, eles vão acelerar mais ainda. E já estão dizendo a Deus e o mundo que são entusiastas do XGS-PON. E vão começar com isso já em 2021.

Edit: Em 2020, a Vivo, mesmo tendo uma rede FTTH com o dobro do tamanho da Oi, conseguiu em 2020 adicionar no FTTH só metade do quanto a Oi fez. E, no agregado da Vivo toda, ela continua perdendo base. As adições do FTTH ainda não estão compensando as perdas do cobre.

Acho que só a remoção do Home Assist que reduz o valor da fatura em 5 reais.

Aqui a Vivo reduziu o valor do fixo quando adicionou o Assistência Casa na assinatura, fazendo com que o valor total permanecesse o mesmo.

Aqui consegui retirar o home assist com uma simples ligação no setor de cancelamento e diminuiu R$20,00 na mensalidade.

A Algar também está investindo em XGS-PON:
Sendo assim a Vivo vai ter que se mexer para não ficar para trás e não duvido que os provedores regionais comecem a investir em XGS-PON também.

Bom dia, depois de um ano com a claro no plano de 240/20, estou pensando seriamente em mudar pra vivo fibra (finalmente instalaram a uma semana a vivo aqui na região). Tenho algumas dúvidas, quanto ao cabo de fibra, ele é mais fino que o cabo coaxial branco da NET? Pergunto isso porque tive problemas ao instalar o cabo passando por uma tubulação antiga que era mais estreita. Estava lendo o fórum e vi que aqui na região existem vários CTOs diferentes, tem cafeteira moderna, chuveirinho, tem até algumas com a marca gvt na frente delas, isso é normal?

Obrigado

Bom dia, depois de um ano com a claro no plano de 240/20, estou pensando seriamente em mudar pra vivo fibra (finalmente instalaram a uma semana a vivo aqui na região). Tenho algumas dúvidas, quanto ao cabo de fibra, ele é mais fino que o cabo coaxial branco da NET? Pergunto isso porque tive problemas ao instalar o cabo passando por uma tubulação antiga que era mais estreita. Estava lendo o fórum e vi que aqui na região existem vários CTOs diferentes, tem cafeteira moderna, chuveirinho, tem até algumas com a marca gvt na frente delas, isso é normal?

Obrigado

Vai sem medo, cara. Internet da Vivo Fibra funciona redondo. O cabo drop de fibra é bem mais fino que coaxial. Vc precisaria de uns 4 ou 5 cabos drop pra dar o diâmetro de um coaxial. E a capa dele "escorrega" bem mais fácil tb.

As CTOs diferentes se devem ao fato de a Vivo vir construindo redes FTTH desde o início da década passada. São várias evoluções que ocorreram no material empregado, desde então. E ela tá construindo redes num ritmo acelerado pra todo canto do país. Então, cada localidade vai se encaixar melhor com uma topologia de rede.

Quanto à GVT, ela adquiriu a empresa completa, há mais de 5 anos. Então, ela está mais que certa de aproveitar e conservar o que herdou de melhor nas redes GVT.

Users who are viewing this thread

Voltar