Meu conselho é o seguinte:
Monitore o tráfego de sua rede, filtre principalmente se tem Torrent (Wireshark) durante a queda;
Faça um MTR (via cabo) no mesmo instante em que ocorrer o problema (MTR para o IP do modem, IP do DSLAM e para o UOL.com.br);
Qual modelo do seu modem? Quantos usuários simultâneos? Tem muito streaming na rede?
Você tem access point em sua casa? Se sim, estão conectados via cabo ou Wi-Fi?
Qual modem utiliza? Quando chove, pode ocorrer de alguma parte da sua linha estar exposta até o DSLAM, via MTR durante a chuva da para mensurar isso (aqui no fórum busque por MTR e verá como pegar o IP do DSLAM, ou o primeiro IP do segundo salto da rede).
Durante a queda, realize um teste via (
http://simet.nic.br/) e também durante o dia quando estiver tudo bem! Já senti quedas brucas de DSLAM no bairro onde moro, pois é um bairro (industrial, comercial e residencial), e o volume de consumo é agressivo, e quando cai, cai no mesmo instante na minha sogra e o MTR vai nas alturas logo em seguida.
Todos esses testes são para mensurar onde esta perdendo pacote, onde pode estar sendo um obstáculo! Se for sobrecarga do DSLAM, é muito provável que não vão assumir!
Durante esses problemas teve troca de Modem? Se sim, ocorreu a mudança de marca e modelo ?
Se o problema insistir em acontecer após a ajuda de todos nos aqui do fórum, sugiro abrir uma notificação no CAIU da Registro.br (mesmo sendo um problema isolado) e perguntar se algum provedor pode
instalar um FTTH na região (especifique se a região tem prédios residenciais e se poucos clientes possuem 10 ou 15Mbps). Brigar com a VIVO tem hora que cansa, e a solução é abrir oportunidade para quem quer investir $$$. Mais pessoas além de você enfrenta esse problema na região?
Link do CAIU da Registro.br - eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
Vi agora que é um Arcadyan... qual o modelo dele?