[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pois é que chato....me dei mal tava todo feliz com a instalação agora já não to mais AEOUEAOHEAHUEA
Não é pra tanto, na verdade o equipamento é muito bom para um uso trivial.

Se precisar partir para coisas mais avançadas tipo redirecionamento de portas, personalização de dhcp, controle de dns e etc. a melhor coisa é partir para algo próprio mesmo.
 
Não é pra tanto, na verdade o equipamento é muito bom para um uso trivial.

Se precisar partir para coisas mais avançadas tipo redirecionamento de portas, personalização de dhcp, controle de dns e etc. a melhor coisa é partir para algo próprio mesmo.
Dicas de algo barato com gigalan pra poder redirecionar porta no lugar do atual modem?
 
71538595_3091458954228814_2403892693060026368_n.jpg

Pra galera que já tem costume com a Vivo, conseguiria dizer se essas desconexões podem ser "resolvidas localmente" ou parece ser problema do sinal mesmo?
 
Estava tentando 1 ftp na porta 21, hospedei e tentei a abrir e nada, depois que me irritei eu fui tentar outras portas pra outras coisas e percebi que nenhuma abre.

Fiz 1 teste com 1 router aqui e com ele no modo bridge e no router eu consegui abrir, o problema que o router nao é gigalan então não vale a pena usar. O modem deveria funcionar e abrir.

Menos mal então. Esse modem é famoso por ter um firmware bugado e cheio de limitações neste aspecto, sugiro fortemente que você parta para um roteador próprio.

Como eu já comentei, um tecnico q veio aqui disse q tem modens bloqueados, q a WebUI diz q tá com uma config mas ela num é aplicada. Disseram q até pra passar pra bridge num funcionaria. Parece o diagnóstico desse caso, ativa o forwarding mas ele num funciona.

A dificuldade vai ser convencer eles q isso existe. Mais fácil comprar um router duma vez.
 
Obrigado pela resposta!

Está ativado sim upnp e nat e nada.

Olha eu tentei no menu avançado indo em nat e adicionando 1 virtual server e eu tentei tambem no menu normal em port forward e tambem nada.
Estou testando pelo telnet, ele nao consegue conectar na porta que eu gostaria.

Eu tentei varias portas, 80, 8080, 2500, nenhuma porta que eu queira abrir ele abre, só a 1500 que parece estar sempre ativa e eu nao sei porque.

Dicas?
Não lembro onde li (talvez no Fórum da Vivo) que portas comerciais (21, 25, 80, 443, etc) são bloqueadas pelo ISP para assinaturas residenciais.

Na minha assinatura eu não consigo liberar essas portas, por mais que elas estejam listadas no Port Forward.

Outras portas como 9000, 9090, 3389, já funcionam sem maiores dificuldades.
 
Estava tentando 1 ftp na porta 21, hospedei e tentei a abrir e nada, depois que me irritei eu fui tentar outras portas pra outras coisas e percebi que nenhuma abre.

Fiz 1 teste com 1 router aqui e com ele no modo bridge e no router eu consegui abrir, o problema que o router nao é gigalan então não vale a pena usar. O modem deveria funcionar e abrir.

Você abriu as portas e testou sem subir um servidor no IP e porta de destino da LAN? Porque se foi, o comportamento do modem está correto, ele está te protegendo contra ataques. O que eu tenho da vivo em casa faz isso e é o que bons modens deveriam fazer. A porta só abre efetivamente na WAN se existe um serviço rodando na porta de destino da LAN.
E eu usaria uma porta acima de 10000. Só ir no 192.168.15.1, Configurações > Rede Local > Redirecionar Portas.

Eu consigo alterar o DNS, só que manualmente, no caso do PC posso deixar sempre um IP atribuído a ele, tipo 192.168.15.67, que quando o PC for ligado ele já vai usar esse. E o DNS que eu coloque no painel de controle do Windows. Acho que pro iPad também tem como salvar a configuração manual, e inserir o DNS que vc quiser.

Mas a ideia seria mesmo obrigar todo mundo a usar o mesmo DNS por ex. da Google, ao invés de ficar configurando manualmente 10 aparelhos.

Não entendi esse comentário sobre bridge pois o Archer VR900 joga a rede de 5 GHz depois de ligar na saída LAN do modem da Vivo. Mas internamente o DHCP do Archer está desligado e ele diz que está no modo “wireless router”. O único DHCP ligado É O DO MODEM DA VIVO, por isso é que quando um aparelho se conecta via Wi-Fi ele fica assim:

192.168.15.100 (exemplo)
255.255.255.0
192.168.15.1 (DNS) *

* E por isso é que ele remete ao DNS da Vivo, aquele que fica dentro do modem, o 200.175....

Dá para mudar também. Só ir no 192.168.15.1, Configurações > Rede Local > DHCP.
Preencha o DNS Primário e o DNS Secundário com o que quiser e deve funcionar. Usei por muito tempo o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 em casa assim mas acabei voltando pro da vivo eventualmente porque achei indiferente o desempenho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho essa abordagem boa, só fico com restrição de às vezes precisar fazer testes de entrada e querer aproveitar q tenho 2 ISP pra sair por um e entrar pelo outro, mas num posso pq, pelos modens deles serem muito ruins, eu ser obrigado a botar ambos em bridge.

De verdade, não entendo porque você chama esse modem de ruim. 90% das configurações que de fato se usa estão na interface básica e funcionam. O router é gigabit, tem 2.4 e 5 Ghz, beamforming, MIMO, band steering direto de fábrica, sem o usuário ter que ficar mexendo. Não engasga com os 300 Mbps de casa também.
Não ter configurações avançadas de subnetting, VLAN por porta da LAN, etc. que 99,99% das pessoas não vão usar não fazem ele ruim e ele ainda permite entrar em bridge caso você seja um desses casos.
Sinceramente, o que você espera de um modem que tem que atender milhões de casas com os mais diversos perfis?
 
Última edição:
Não é pra tanto, na verdade o equipamento é muito bom para um uso trivial.

Se precisar partir para coisas mais avançadas tipo redirecionamento de portas, personalização de dhcp, controle de dns e etc. a melhor coisa é partir para algo próprio mesmo.
Discordo totalmente da primeira frase. Na minha opinião, um roteador tem que ser: seguro, estável e rápido, nessa ordem de prioridade. O aparelho carece de estabilidade e falha miseravelmente no quesito segurança. As configurações que vem de fábrica são ridículas e mesmo que a pessoa tenha bastante conhecimento sobre segurança, não conseguirá deixar o aparelho seguro. Não quer dizer que basta colocar um outro aparelho que estará tudo resolvido. Na verdade, se o usuário não souber muito bem o que está fazendo, ele pode piorar muito mais a situação colocando, por exemplo, D-link 615 T1 com firmware stock na rede dele.
 
Não lembro onde li (talvez no Fórum da Vivo) que portas comerciais (21, 25, 80, 443, etc) são bloqueadas pelo ISP para assinaturas residenciais.

Na minha assinatura eu não consigo liberar essas portas, por mais que elas estejam listadas no Port Forward.

Outras portas como 9000, 9090, 3389, já funcionam sem maiores dificuldades.

Estranho, pra mim ela deixa as portas abertas, é a concorrente dela q fica com essas frescuras. Será q cada datacenter é configurado diferente?

Usei por muito tempo o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 em casa assim mas acabei voltando pro da vivo eventualmente porque achei indiferente o desempenho.

A gente espera q o DNS server do ISP seja mais rápido né, afinal um DNS server é barato de ter e o ISP pode colocar um bem próximo da gente, bem mais rápido q depois da sair da infra dele.

O principal motivo de mudar o DNS server é por security e pra haver independência.

O ideal é ter um DNS server em casa fazendo cache, assim temos performance da nossa LAN, sem a limitação de velocidade do ISP, e de quebra podemos criar domains internos. Hoje qqr router tem DNS integrado ao DHCP.

Segundo o Pihole, quase metade das requests q meus devices fazem é respondida pelo cache dele, num sei qts são respondidas pelo dnsmasq e pelo BIND antes de precisar recorrer ao OpenDNS.

De verdade, não entendo porque você chama esse modem de ruim. 90% das configurações que de fato se usa estão na interface básica e funcionam. O router é gigabit, tem 2.4 e 5 Ghz, beamforming, MIMO, band steering direto de fábrica, sem o usuário ter que ficar mexendo. Não engasga com os 300 Mbps de casa também.
Não ter configurações avançadas de subnetting, VLAN por porta da LAN, etc. que 99,99% das pessoas não vão usar não fazem ele ruim e ele ainda permite entrar em bridge caso você seja um desses casos.
Sinceramente, o que você espera de um modem que tem que atender milhões de casas com os mais diversos perfis?

Eu num digo q ele é ruim pra todo mundo e todo mundo deve comprar, pode ver q eu elogiei eles dizendo q eles fazem o fundamental. Disse q eles num atendem pra quem quer features completas de router, e aí é melhor investir uns R$500 mais o tempo de aprender a ficar quebrando a cabeça.

Usei os meus por muito tempo como router e queria continuar usando, mas tive q passar pra bridge pq num atendiam.
 
Discordo totalmente da primeira frase. Na minha opinião, um roteador tem que ser: seguro, estável e rápido, nessa ordem de prioridade. O aparelho carece de estabilidade e falha miseravelmente no quesito segurança. As configurações que vem de fábrica são ridículas e mesmo que a pessoa tenha bastante conhecimento sobre segurança, não conseguirá deixar o aparelho seguro. Não quer dizer que basta colocar um outro aparelho que estará tudo resolvido. Na verdade, se o usuário não souber muito bem o que está fazendo, ele pode piorar muito mais a situação colocando, por exemplo, D-link 615 T1 com firmware stock na rede dele.
Segurança em que sentido? Deveria ter um Snort ou Suricata embarcado? :haha:

O equipamento já é super 'fechado' e é justamente este um dos grandes reclames do pessoal que tenta fazer uma configuração mais avançada (que muitas vezes nem é tão avançada assim).

De toda forma, minha experiência foi boa neste aspecto nos meses em que usei o gpt-2541gnac-gv (Mitrastar) em modo roteador, inclusive em estabilidade e velocidade.

Mas pelo que sei os Askey são diferentes e tem firmwares mais bugados, apesar do hardware similar/igual então talvez minha experiência seja um pouco diferente que a sua, por exemplo.
 
Segurança em que sentido? Deveria ter um Snort ou Suricata embarcado? :haha:

O equipamento já é super 'fechado' e é justamente este um dos grandes reclames do pessoal que tenta fazer uma configuração mais avançada (que muitas vezes nem é tão avançada assim).

De toda forma, minha experiência foi boa neste aspecto nos meses em que usei o gpt-2541gnac-gv (Mitrastar) em modo roteador, inclusive em estabilidade e velocidade.

Mas pelo que sei os Askey são diferentes e tem firmwares mais bugados, apesar do hardware similar/igual então talvez minha experiência seja um pouco diferente que a sua, por exemplo.
Segurança no sentido que todo firmware minimamente decente deveria ter. Resumindo muito:
- WPS ativado por padrão.
- Senha gerada a partir do endereço MAC.
- UPnP ativado por padrão.
- Vários usuários adicionais que não estão na etiqueta colada no aparelho.
- Telnet ativado.
- O Wi-fi deveria vir configurado como WPA2 CCMP.

E vários outros pontos ridículos, que uma empresa preocupada com segurança deveria consertar. Em muitos casos, se a configuração de fábrica não for alterada, é possível conectar ao wi-fi sem precisar da senha usando WPS. E a partir daí, o céu é o limite para o que uma pessoa mal intencionada e com conhecimento técnico pode fazer.
 
Eu já tinha testado com server de ftp on e mesmo assim nao tava indo.
Felizmente consegui! Depois de mudar o ip padrão do modem pra 192.168.15.254 eu consegui liberar algumas portas e deu super bom! Parece até 1 milagre kkk!
Fui em port forward e foi que foi! Parece inclusive que o UPNP que nao tava funcionando direito agora está. Sensacional! Não vou precisar comprar 1 router novo tão cedo.

Só 1 duvida, nao existiria 1 jeito de abrir 1 porta para todos os ips da lan? por ex se eu quiser que todos os dispositivos conectados na minha rede tenham aberto pra receber e enviar da porta 1000 é possivel? Seria 1 ótima sem ter que ir de 1 em 1...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não lembro onde li (talvez no Fórum da Vivo) que portas comerciais (21, 25, 80, 443, etc) são bloqueadas pelo ISP para assinaturas residenciais.

Na minha assinatura eu não consigo liberar essas portas, por mais que elas estejam listadas no Port Forward.

Outras portas como 9000, 9090, 3389, já funcionam sem maiores dificuldades.
é fato aqui tambem nao consegui, a saída foi redirecionar as mesmas.
 
Última edição:
Alguém mais com problema nas fotos das redes sociais ?
Por aqui o Facebook e Instagram não estão carregando as imagens, parece internet discada :haha:
 
Alguém mais com problema nas fotos das redes sociais ?
Por aqui o Facebook e Instagram não estão carregando as imagens, parece internet discada :haha:
Uso link fibra de um provedor local e há alguns dias tanto o Facebook quanto o Instagram tem apresentados problemas de lentidões e falha geral. Pode ser que esteja havendo problemas de massiva nos servidores, como problemas de rotas ou gargalos na infraestrutura.
 
Alguém mais com problema nas fotos das redes sociais ?
Por aqui o Facebook e Instagram não estão carregando as imagens, parece internet discada :haha:
Não é só com a VIVO mas também não afeta todas as regiões, já está assim há alguns dias.
 
Segurança em que sentido? Deveria ter um Snort ou Suricata embarcado? :haha:

O equipamento já é super 'fechado' e é justamente este um dos grandes reclames do pessoal que tenta fazer uma configuração mais avançada (que muitas vezes nem é tão avançada assim).

De toda forma, minha experiência foi boa neste aspecto nos meses em que usei o gpt-2541gnac-gv (Mitrastar) em modo roteador, inclusive em estabilidade e velocidade.

Mas pelo que sei os Askey são diferentes e tem firmwares mais bugados, apesar do hardware similar/igual então talvez minha experiência seja um pouco diferente que a sua, por exemplo.

Security é uma disciplina muito complicada. No software development em geral, falhas pequenas são aceitas pelos users, e eles até chegam a usar o software de forma diferente se preciso pra contornar algumas.

Mas qd uma falha causa uma vulnerabilidade q prejudique a Security, aí a coisa é feia. Hackers vão fazer de tudo pra provocar a falha e explorar ela pra fazer oq desejam.

As melhores medidas q conheço pra melhorar a Security dum sistema é contratar hackers pra ficarem frequentemente testando, e atualizar o sistema ASAP qd uma falha é descoberta. Se os updates puderem ser feitos automaticamente direto pelo sistema, melhor ainda!

Ainda hoje vemos empresas enrolando pra fazer updates, sem fix meses depois duma falha ser divulgada. Vi há uns meses uma palestra excelente sobre Security em cryptocurrency exchanges e fiquei realmente assustado com oq foi mostrado.

No caso dos modens das ISP, já vi gente falar deles terem sido atualizados automaticamente. Se a ISP tá atenta a isso e o update é feito, parabéns. Se ela num tem algum processo de fazer updates nos modens, ou pior ainda se ela nem tem updates e deixa eles desatualizados, aí num tem como falar em Security né.

- Vários usuários adicionais que não estão na etiqueta colada no aparelho.
- Telnet ativado.

Num entendi esse. Pra q contas q num são usadas e o user nem sabe q existem? Isso num é prato cheio pra hacker q toma conhecimento delas? Ainda mais tendo telnet, logo telnet!, ativado...

Só 1 duvida, nao existiria 1 jeito de abrir 1 porta para todos os ips da lan? por ex se eu quiser que todos os dispositivos conectados na minha rede tenham aberto pra receber e enviar da porta 1000 é possivel? Seria 1 ótima sem ter que ir de 1 em 1...

Cada port no router só pode ser direcionada a 1 conjunto IP : port. Pra abrir algum service pra vários devices, vc precisa colocar ports diferentes no router pra cada. Se num quiser configurar 1 por 1 na WebUI, routers "completos" permitem q vc conecte via SSH, faça download do config, edite ele de forma mais confortável, e faça upload de volta...

Não vou precisar comprar 1 router novo tão cedo.

Poisé...
 
vivo anda mal das pernas aqui na minha cidade, pppoe caindo toda hora ja fazem 2 dias, ligo pra vivo e dizem que é manutenção e não dão prazo para terminar. quando está funcionando, fica essa droga:

tudo com mais de 10% de loss.
dali 15-30 minutos o pppoe cai e volta fazendo tudo que está conectado cair também.
Modem não perde sincronismo, os sinais estão normais, parece que foi algum problema grande pois amigos meus de outros bairros também estão com o mesmo problema.
Tenso...
 
A Vivo Fibra é IP dinâmico ? Modem opera em bridge sem precisar de assinar plano empresarial ?

Aqui no ES está mudando a estrutura de xDSL para FFTH afim de pegar os clientes de volta que perdeu para Net Virtua do plano de 120mb.

A Vivo está ofertando 200mb por 129,00 fora do combo durante 1 ano. E quem tem Vivo controle ganha 5gb de bônus por ser cliente Fibra.

O grande diferencial é o upload de 50% do download, e 1ms do link. Diferente da Net Virtua que é 7ms e míseros 10mb de upload no plano de 120mb.

Estou querendo voltar a ser cliente Vivo com esse plano de FFTH, e estou atrás de informações.
 
A Vivo Fibra é IP dinâmico ? Modem opera em bridge sem precisar de assinar plano empresarial ?

Aqui no ES está mudando a estrutura de xDSL para FFTH afim de pegar os clientes de volta que perdeu para Net Virtua do plano de 120mb.

A Vivo está ofertando 200mb por 129,00 fora do combo durante 1 ano. E quem tem Vivo controle ganha 5gb de bônus por ser cliente Fibra.

O grande diferencial é o upload de 50% do download, e 1ms do link. Diferente da Net Virtua que é 7ms e míseros 10mb de upload no plano de 120mb.

Estou querendo voltar a ser cliente Vivo com esse plano de FFTH, e estou atrás de informações.
Qual cidade você mora?
 
Rapaz tem a tal de Loga internet. Tem muita empresa pequena ofertando fibra ótica. A Vivo se mexeu porque perdeu clientela com força para Claro.

Na capital oferecendo só 15mb para cliente doméstico, e 50mb VDSL para cliente corporativo é sacanagem.
Aqui em jardim da penha começaram em agosto colocar fibra, todo dia tem vendedor nas esquinas vendendo, mas está uma droga para instalar
O @rlv1204 é de vitoria e tem vivo
Era para ter né, foi marcado umas 3 vezes a instalação e nunca apareceram hahaha
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo