Você poderia detalhar como resolveu? o meu também fica na média de 450 a 480 (grupo gtd)
Você pode usar o app Vivo para abrir solicitação de visita técnica ou ligar na central pra solicitar.
Se precisar ligar, explique que a velocidade contratada não chega em 500 nem através do cabo de rede e que você está com erro de perfil.
Quando o técnico vier, fale pra ele ligar no CO, que é a central deles pra corrigir perfil.
Tenha perto um PC ou notebook que possa fazer teste de velocidade via cabo de rede.
O técnico vai fazer testes, se não der certo, vi ligar no CO, que vai pedir pra ele trocar o aparelho HGU por outro pra tentar corrigir.
Se não der certo com ele, ele vai pedir pra pessoa do CO transferir pra gerência, não é sempre que eles transferem, tem que insistir que você precisa muito que chegue os 500 Mega, dê algum motivo muito importante pra isso, fale que trabalha com a internet enviando arquivos grandes por isso esses 20 Mega fazem a diferença no tempo de realização de tarefas, porque aí eles vão continuar insistindo em arrumar.
As vezes resolve sem chegar na gerência, mas se precisar eles transferem pra lá.
Insista, pois é seu direito.
O chamado técnico e ligar no CO é o caminho mais certo.
Agora, se mesmo assim não conseguirem, aí você abre reclamação na Anatel, pois ela acompanha o caso até o fim e tem que ser resolvido.
Sempre anote número de protocolo porque pode precisar pra abrir uma reclamação.