Acordei as 7:30 hoje (só BF pra me tirar da cama essa hora) e joguei por cerca de 1h30min. Foram se não me engano 3 partidas.
Nesse pouco tempo que joguei, já da pra fazer um walltext bacana. Vamos por tópicos.
1) Gráficos: Estão MUITO bonitos. Nada a ver com o que foi mostrado no Teste Técnico. Visualmente não tenho do que reclamar. No meio de uma partida, começou a chover aleatoriamente, mapa continuou bonito da mesma forma. Em outra partida, ocorreu o lançamento do foguete, noooossa, visualmente é muito foda! Eu estava fora da área afetada pela fumaça, mas olhando de longe é muito massa de se ver.
2) Visibilidade: Outro ponto importante hoje em dia. Alguns jogos trazem gráficos bonitos, mas você tem várias dificuldades de enxergar o inimigo. No BF 2042 a visibilidade está perfeita.
3) Sons: Pra falar a verdade não prestei muita atenção. É muita coisa pra assimilar. Só tentei analisar o som dos passos e achei meia boca. Você escuta que tem inimigo, mas é meio confuso, você tem uma ideia de onde ele está, mas sem muita precisão. As vezes parece que tem 3 inimigos andando e é só um.
4) Jogabilidade: Está bem fluida. Pular obstáculos esta fácil, subir nos lugares, mas infelizmente o 'slide' é muito mais similar ao do WZ do que o BFV. Acho que o pessoal ainda não descobriu e, me parece que, ao levar tiros, sua capacidade de 'slidar' diminui, mas ainda assim o jogo tem uma movimentação mais rápida que os demais jogos da franquia e o 'slide' é relativamente agressivo. Nas partidas que joguei, eu fui mais beneficiado por ele do que prejudicado. Não tentei utilizar 'slide + atirar' ainda, porque os combates em close quarters estão bem raros. A corrida do soldado não gostei muito não, digo, a animação com o som, parece o boneco do PUBG correndo. O boneco balança a arma muito rápido e o som dos passos é rápido também. Corrida tática pareceu inútil.
5) Bots: São burros. As vezes correm sem direção, mas sempre esperam o revive até o final. Hahaha. A última partida que joguei, devia ter uns 40 bots, óbvio, eram 9h da manha de plena Quarta-feira no acesso antecipado de um BETA que só quem comprou o jogo podia jogar. Outro detalhe, as 03 partidas que joguei, iniciou do começo. Não entrei no meio de nenhuma delas. A sensação que eu tive, é que eles programaram o servidor para iniciar com um determinado número de players, tipo, juntou 100 players, começa! Mas no meio da partida, ninguém mais se une ao jogo, os próximos jogadores que dão 'play' são jogados em outra fila que, ao juntar 'X' jogadores, inicia. Talvez tenham feito isso para os jogadores pegarem a partida do início e se familiarizarem, porque na moral, eu fiquei perdidinho no jogo. Ou talvez tenha sido apenas casualidade de ter ocorrido isso.
6) Veículos: Não usei veículos de combate, apenas transporte, pois queria testar mesmo a infantaria. Eu achei a dirigibilidade dos veículos meio ruim. Eles não são muito responsivos e é bem fácil tu levar uns capotes. Não fui "estuprado" por nenhum veículo também. Nada de não conseguir andar no mapa por estar sendo arregaçado por jatos, choppers ou tanks (como acontecia no BF1). Na verdade morri uma ou outra vez para veículos. Vi Tanks passando ao meu lado e não achei a velocidade deles muito absurda não, mas depois vou testar. Achei MUITO ruim o fato de não terem espalhado motinhas ou outros veículos pelo mapa. Você tem que selecionar o Deploy e então selecionar um Jeep pra conseguir um veículo mais facilmente. Parece que não rola animação para entrar e sair dos veículos.
7) HUD: Aqui é onde estão os maiores problemas pra mim. Primeiro que não consegui aumentar o tamanho do mini-map, já começou ai. A DICE as vezes é muito burra. Eles tem algumas features essenciais que já estão prontas e eles simplesmente ignoram. No BFV sempre que morria o jogo mostrava pra você se havia algum médico ou membro do squad por perto, pra você não desistir do revive, agora tiraram isso. Você nunca sabe se tem médico perto. Também não da mais pra marcar o seu amigo pra avisar que você está indo dar revive nele. O spot parece estar inútil, no BFV, ao menos os Tanks apareciam no mini-map ao serem spotados, agora não mais. Você só tem conhecimento do blindado através do visual mesmo. Itens caídos no chão estão quase invisíveis, é bem chato para enxergar munição que o inimigo dropa por exemplo.
8) Attachments: Achei muito legal a parada de trocar os attachs. Tem uma dinâmica boa e é legal tu pensar "vou entrar ali, deixa trocar a mira" ou então "vou sair pra campo aberto, deixa colocar essa acog com essa munição". Gostei.
9) Especialistas: Até aqui não vi NADA de OP. O gancho do Mackay não faz tanta diferença assim, os lugares que ele acessa são acessíveis por todos, ele só chega lá mais rápido. A Maria eu joguei mais, é bom ter a seringa dela pra se auto-healar, mas nos amigos mesmo ela é bem inútil. Ela talvez seja a classe mais OP, pois você pode usar a seringa pra auto-heal e colocar uma caixa de munição (que acaba toda hora). Não joguei com os outros dois.
10) Armas: Eu acho que as pessoas confundem 'não ter recoil' com 'recoil fácil de controlar'. O jogo tem recoil sim e, no mid e long range, se você não atirar de rajadas, dando cliques no mouse, tu erra tudo. Não da pra fazer igual no WZ que tu senta o dedo, puxa a mira pra baixo e boa. Aqui tu vai errar tudo. Já no close range isso muda, o que é bem natural de acontecer. Eu gostei do gunfight, não achei ele tão noob friendly como do WZ de forma alguma!
11) Mapa: É realmente grande, mas o maior problema é que você fica perdido. Hora que o pessoal se localizar no mapa e aprender como 'chamar' os veículos, as coisas vão melhorar. Mas sem dúvidas se a DICE espalhar alguns veículos pelo mapa, ajudaria muito.
12) Objetivos: Eu fiquei confuso aqui também (é muita confusão pra um jogo só). Porque parece que você tem não só os pontos para capturar, mas também as áreas. Tipo, se o mapa tem A, B, C, D e E, eles dividem o mapa em 5 partes, cada parte recebe uma letra e, enquanto você está na área, ganha XP por estar nela, mas você só gira as áreas se estiver numa determinada área próxima ao que seriam as flags. Enfim, eu sinceramente não entendi muito bem a mecânica de objetivos do jogo. Detalhe, parece que as partida tem cerca de 50 minutos de tempo limite. São longas!
13) Pace (Ritmo): Fiquei com dó de quem comparou o jogo com CoD. O pace do jogo, pra mim, está muito agradável. Nem de longe que está aquela 'put*ria' do CoD. O soldado de fato é rápido, responsivo e se movimenta de forma bem fluida, mas algumas mecânicas brecam a correria, como o revive que é lento, o self healing, a quantidade de munição nos pentes, os padrões de recoil, o tamanho dos mapas... enfim, não tem NADA a ver com a gameplay de um CoD. Talvez se lançarem um Metro 2042 surja uma semelhança maior, mas no atual mapa, nada a ver.
14) Desempenho: Chorem crianças! Chorem prostradas no chão! Com o PC da assinatura, jogando em 3440 x 1440 no Ultra, o jogo fica em 80fps praticamente travado. O mínimo que bateu foi 76. Não vi opção para DLSS, apenas para o Nvidia Reflex. Colocando na mesma resolução, porém com preset low, ficou oscilando entre 110~130fps, então esta BEM PESADO. Pra ter noção, meu PC roda o Warzone a 180~200fps com uma configuração 'balanceada' que peguei na net. Usando os filtros da Nvidia, isso cai pra 160~180fps.
Fui escrevendo tudo picado... mas acho que é isso. Até o momento não foi uma experiência do tipo "Meu Deus que jogo sensacional é esse? Tomem meu dinheiro, me deem skins!!! DICE deusa do egito!!!"... não. Mas eu gostei bastante do que vi e acho que, quando sair o conteúdo completo, tem tudo pra ser um excelente jogo. Quando sair o Portal então, vish!!!!