Fee da rede, ou taxa dos mineradores é como moedas POW como Bitcoin funcionam, mineradores são necessários para a moeda funcionar e eles não trabalham de graça. Bitcoin é uma moeda extremamente limitada e precária, só permite poucas transações por bloco, o que faz uma fila de transações enorme que funciona da seguinte forma: Quem paga mais fee fura fila. Essas transações esperando para entrar em blocos ficam num lugar chamado mempool, nesse momento a mempool tem 140 mil transações esperando, 2500 entram em média por bloco, cada bloco demora uns 20 minutos. Então você não vai querer entrar no fim da fila, que nesse momento recebe 5 transações por segundo.
Em épocas normais, a taxa para uma transação de poucos minutos, é 0,001 BTC, existem sites que calculam quanto você deve botar de fee se estiver com pressa ou sem pressa. Com o valor nominal do bitcoin sendo tão alto, esses 0,001 BTC virou um dinheirão, se um dia o BTC chegar a 50, 100 mil dólares, vai ficar mais engraçado do que já é.
Exchanges, na maioria, usam taxas seguras de transações rápidas e não deixam você personalizar. Fazem isso pois seus usuários, na sua maioria leigos e ignorantes, não entenderiam o motivo da transação não ter sido efetuada por fee baixa, ou o btc ter sumido devido ao preenchimento equivocado. Essa liberdade geraria muitos problemas e tickets. Carteiras pessoais geralmente deixam você escolher, carteiras são só interfaces para sua chave privada, se você fizer cagada, problema é seu. Na exchange a chave é deles. Exchanges usam taxas mais altas do que deveria? Na maioria dos casos, sim. Pagam, com seu dinheiro, para não terem problemas.
Para sacar Bitcoin na Foxbit o fee da rede pode variar mas geralmente é 0.0012 BTC (o que daria uns R$ 70,00), esse dinheiro não vai para a Foxbit.
A FOXBIT ganha dinheiro com saque em reais para conta bancária 1,39%, execução de ordem passiva, 0,25% (quando você coloca a ordem lá), e ativa 0,50% (quando você executa a ordem de alguém) e só. Algumas Exchanges, como o Mercado Bitcoin, cobra também taxa de depósito em reais (1,99% + R$ 2,50).