[TÓPICO DEDICADO] Cadeiras

Aproveitando.. o site deles nao diz muito sobre as cadeiras. Pedi pra eles qual densidade da espuma utilizada. Tu tem como medir a distancia entre os bracos dela? O site ta confuso. Nao sou uma pessoa larga (1,80 / 76kg), e tenho receio que eles sejam muito afastados..
Não sei bem se vai ajudar, mas seguem algumas medidas. Tentei pegar umas medidas em geral e de maneira aproximada com um fita métrica (não necessariamente medidas retas).
Realmente você é bem mais magro, não sei como ficaria. Talvez eu esteja acostumado com uma cadeira pequena e simples e as pessoas gostem de muito espaço, mas pro meu tamanho e volume eu gostei.

y4mfPeYp6EWEInleXbxvJpntfRSyBZM28B1N0Cj5OJSbPe3ReM3nQhWL_DUp3QoQlw_CmQuC98kGCWm7gxk2nCGEbFTIpIEfr1O14J7rtyyngjF34qD8zKhvdeAx6VGwHcY2bsRaLcaPqHe4PckVy6bdriRwqtP8zVZp7eU3tBReDiH7CXSyOEj75YcTEInjIO--0xTe6As0-V8B3JZIJQI9A


Tem um vídeo no YouTube de um [pré]adolescente usando ela, esse aqui:
 
Alguem tem dica de rodizio 75mm? Estou precisando de um para a minha Iryna e queria pegar um bacana.

Tentei procurar DT3 e DX Racer mas não vendem separadamente.
 
Fala amigo,

to pensando em pegar uma Moira quando voltar o estoque. Pode falar mais um pouco dela ou mandar algumas fotos?

Tenho a mesma altura que você mas 74kg. Gostei dela pelo aparente conforto e altura em relacao ao chao (minha mesa e alta 80cm)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quanto pagou? Valor + Frete? To pensando em ir nela quando chegar no estoque, mas ta carissima, quase 1400.

Boa tarde, a tela em mesh as vezes incomoda um pouco, mas no calor facilita demais.
O ponto negativo pra mim é o apoio de lombar, ainda não consegui me acostumar. Afastei o assento um pouco e deu uma melhorada, mas ainda não me acostumei com o apoio.
Outra coisa é a distância dos braços, achei um pouco afastado.
Estou trabalhando em casa com ela por mais de 8horas de boas com ela.

Pelo preço que paguei (1000 reais na casas bahia) está ótimo demais

Segue algumas fotos dela

E_zuP0x0-jhiBGABsCUFusmZr8Eue-MtcSGxn8phWSLPfLleWIKwI_qpjDkg6EZgrycyBC11JoGoZMGj_P9eyyI-H6Dc3uBqkkOcAFZ6BO6CdtIwPePZcLI82Cga65ZkviRnI6ey90lXsbJNK4_7uu88UjKgIcEu6NpnxALSUM_6R5dTBLTeyrocFyAJ1yLEV_imnvnehRDPn_OVqHAkmyGrgfn2lo4vC4WFQhXJxCSgTvdLi1eqZ3iYDDd7THDlTOk3gjRRhsGLo17JbrOvD7otEfhEbX7cGEE9peKPfr1oD7b_9_lh-QgAtc3o1iviUUaXg5kvD2gzLUwFNoy7pkuNOQgd8uXwJsQbRnd9oMkJFwM0ynuT1mqL6S4B3-_qmrikhmiDN6vH_7LlJdaqlCcHWclN6miM4KVNTxeWWbyYocVn1USBSCDefqUIJzraetPoM2uA3JZnMj_7E2ulimVicwSgEzLNCA3ciJZFFW86Mb0Y0fOlAMAnEsGgK6C_DDd31J3d2uTf4YCjS6MtIHcelQDN4dCZZX3N0NqNqDQBGsJJt4VoF6zcqORffXQWO6cspBg_v1LQ4bXNoPXRTP8k_yBg5nanZBpVGGwnv1X0avFe-1bT2hAK22hRszs7rSGm2Bfbuis2HMGFqkZSfNNcaiRqJdzc52OUUPLYwvx-lrV-qQN52vNzVAuz8w=w528-h937-no
Cc-GQCkf-f0oHmwdfBowwiKsG9rz9PmyLUffIGYAn4_799XwFezFmppfMYTJpca2uPA8g_hKvTzKf3k-YGQzapHKb-jXGQY2GFMmLNVVk1yuODhJOhAGKgheNQrvliu_ECePtNX42yj3e_IcJ0o92M-4VaV7caCIOSC01Q78HINly1pQMCK7O5nNu9shEH8ELChZk_vAXGG7lisPuLQAx9FIgyWYYZGsN3807tTgA7pj9Zb9sl9fsah7v7Tg87E7FWbNt27_wzRO6PeUye3qGpQ4vB1P54o8BSWCvgGFVJEF9AMONbAaAMTlxfRHkaaOvw22dJqitNOdQuI_AF0pCx8fD_u24iEYyebAAXUoPsDw8x1jCtZP6NYE6jlRxLXpH-_Ha7ENxnYUuvJXy68uchADhYkAVK5XBa_5-KIyljCfF4fIryIQGMePqWiF7v3hFSWp9NoNWq_dnOrTx2aPGWSqUUoEuAwBSliAjxRXnYfN18H0z69NGU1folOcxtYM10v3eAxC-nmy5G_0UcOguXdWdIH8u-JXZJSzMTbILvcAJ2K0QOLnv7BHJSUacbJ1XZPl3OKYW5ijoT6iUM-XR6aGzBfjwxTWg4Cm2n6gArccNO5Sdq6zHHL-9tArW8rHjDbLrRY1CiNC8uA_m1QtvCwVhP0jg7hYAp0tfVb9if3F6I1FICP_HqkFXV-pww=w528-h937-no
 
cara, fica de olho pq teve MUITA reclamação dessa mercadao digital por nao entregar cadeiras. muita reclamação mesmo. se der pra cancelar, acho até melhor. dá uma lida no reclame aqui pra ce ver... e é tudo com cadeira!
Estou um pouco preocupado mesmo pq nao tem rastreio. Liguei na Ricardo hj e eles nao conseguem rastreio. A previsão é pra segunda, nao chegando já cancelo
Obrigado pela ajuda
 
Boa tarde, a tela em mesh as vezes incomoda um pouco, mas no calor facilita demais.
O ponto negativo pra mim é o apoio de lombar, ainda não consegui me acostumar. Afastei o assento um pouco e deu uma melhorada, mas ainda não me acostumei com o apoio.
Outra coisa é a distância dos braços, achei um pouco afastado.
Estou trabalhando em casa com ela por mais de 8horas de boas com ela.

Pelo preço que paguei (1000 reais na casas bahia) está ótimo demais

Cadeira linda, parece ser muito confortável mesmo. Vc tem quanto de altura? O encosto de cabeça fica bom pra vc?
 
Boa tarde, a tela em mesh as vezes incomoda um pouco, mas no calor facilita demais.
O ponto negativo pra mim é o apoio de lombar, ainda não consegui me acostumar. Afastei o assento um pouco e deu uma melhorada, mas ainda não me acostumei com o apoio.
Outra coisa é a distância dos braços, achei um pouco afastado.
Estou trabalhando em casa com ela por mais de 8horas de boas com ela.

Pelo preço que paguei (1000 reais na casas bahia) está ótimo demais

Segue algumas fotos dela

E_zuP0x0-jhiBGABsCUFusmZr8Eue-MtcSGxn8phWSLPfLleWIKwI_qpjDkg6EZgrycyBC11JoGoZMGj_P9eyyI-H6Dc3uBqkkOcAFZ6BO6CdtIwPePZcLI82Cga65ZkviRnI6ey90lXsbJNK4_7uu88UjKgIcEu6NpnxALSUM_6R5dTBLTeyrocFyAJ1yLEV_imnvnehRDPn_OVqHAkmyGrgfn2lo4vC4WFQhXJxCSgTvdLi1eqZ3iYDDd7THDlTOk3gjRRhsGLo17JbrOvD7otEfhEbX7cGEE9peKPfr1oD7b_9_lh-QgAtc3o1iviUUaXg5kvD2gzLUwFNoy7pkuNOQgd8uXwJsQbRnd9oMkJFwM0ynuT1mqL6S4B3-_qmrikhmiDN6vH_7LlJdaqlCcHWclN6miM4KVNTxeWWbyYocVn1USBSCDefqUIJzraetPoM2uA3JZnMj_7E2ulimVicwSgEzLNCA3ciJZFFW86Mb0Y0fOlAMAnEsGgK6C_DDd31J3d2uTf4YCjS6MtIHcelQDN4dCZZX3N0NqNqDQBGsJJt4VoF6zcqORffXQWO6cspBg_v1LQ4bXNoPXRTP8k_yBg5nanZBpVGGwnv1X0avFe-1bT2hAK22hRszs7rSGm2Bfbuis2HMGFqkZSfNNcaiRqJdzc52OUUPLYwvx-lrV-qQN52vNzVAuz8w=w528-h937-no
Cc-GQCkf-f0oHmwdfBowwiKsG9rz9PmyLUffIGYAn4_799XwFezFmppfMYTJpca2uPA8g_hKvTzKf3k-YGQzapHKb-jXGQY2GFMmLNVVk1yuODhJOhAGKgheNQrvliu_ECePtNX42yj3e_IcJ0o92M-4VaV7caCIOSC01Q78HINly1pQMCK7O5nNu9shEH8ELChZk_vAXGG7lisPuLQAx9FIgyWYYZGsN3807tTgA7pj9Zb9sl9fsah7v7Tg87E7FWbNt27_wzRO6PeUye3qGpQ4vB1P54o8BSWCvgGFVJEF9AMONbAaAMTlxfRHkaaOvw22dJqitNOdQuI_AF0pCx8fD_u24iEYyebAAXUoPsDw8x1jCtZP6NYE6jlRxLXpH-_Ha7ENxnYUuvJXy68uchADhYkAVK5XBa_5-KIyljCfF4fIryIQGMePqWiF7v3hFSWp9NoNWq_dnOrTx2aPGWSqUUoEuAwBSliAjxRXnYfN18H0z69NGU1folOcxtYM10v3eAxC-nmy5G_0UcOguXdWdIH8u-JXZJSzMTbILvcAJ2K0QOLnv7BHJSUacbJ1XZPl3OKYW5ijoT6iUM-XR6aGzBfjwxTWg4Cm2n6gArccNO5Sdq6zHHL-9tArW8rHjDbLrRY1CiNC8uA_m1QtvCwVhP0jg7hYAp0tfVb9if3F6I1FICP_HqkFXV-pww=w528-h937-no


Fabiano, em que sentido a tela incomoda?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apareceu uma diana no ml, mas é usada. Vontade e medo de comprar :bwahaha:
 
Acho que a questão não é marca e modelo, a Brizza Plaxmetal que comprei tem o apoio lombar que também não bate no local exato e incomodou. Bem ruim viver com isso. No meu caso eu nem
usei e ja solicitei a troca. Tenta resolver com a loja, ver se eles sugerem algum outro modelo ou solução.

Como foi o processo de trocar? Comprei uma cadeira lá também mas não ficou boa pra mim, queria trocar. Vc chegou a montar? Só desmontou e enviou de volta? Valeu!
 
Cadeira linda, parece ser muito confortável mesmo. Vc tem quanto de altura? O encosto de cabeça fica bom pra vc?

Tenho 1.73 e 94kg fica de boas o encosto sim

Fabiano, em que sentido a tela incomoda?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apareceu uma diana no ml, mas é usada. Vontade e medo de comprar :bwahaha:

Pode ser falta de costume, mas fico com a lombar doendo um pouco.
Não acho que diana seja uma boa por conta dos ajustes e tal.


Acabei falando errado a tela incomoda pelo fato de estar acima do peso kkkkkkkkkkkk, basicamente cria marcas e incomoda um pouco
 
A DT3 me informou pelo instagram que Helora só no começo de junho. Primeiro tinham me informado segunda quinzena de junho, mas depois me confirmaram que era "começo de junho", seja lá o que isso quer dizer.

Galera que tem uma Helora, as reclamações eram basicamente braços que balançam e estalosna cadeira. Algo mudou com o passar do tempo (pra melhor ou pior)? Como vocês avaliam a durabilidade do mesh? meu grande receio é ficar molenga rápido (tipo em 1 ano, 1 ano e meio). Contem aí suas impressões, porfa

Update rápido aqui, 3 meses de helora - o Mesh nem mudou viu, continua firme igual no dia 1, e eu peso 120KG.
Os barulhos ao mover a cadeira diminuiram, acho que as rodinhas "amaciaram" no rodizio. O suporte lombar auto ajustavel parece firme, da mesma forma quando comprei.

Os braços balançam sim, ficam meio moles, mas dá pra ver que a questão é o encaixe na parte de plastico, a estrutra de metal continua muito firme, sinceramente esse ponto não incomoda nem atrapalha. Eu montei invertido porque no meu uso fez mais sentido (com eles mais proximos ao corpo), uma coisa que não gostei é a distancia entre eles. Eu uso um teclado full, e para digitar por exemplo, não consigo manter os dois braços apoiados devido a distancia. Para jogar (uma mão no WASD e outra no mouse) consigo manter uma postura melhor, me parece, com os dois braços apoiados.

Acho que o maior ponto é que as dores nas costas que eu tinha no começo do ano (quando comecei home office) passaram, não tenho mais depos que comecei a usar essa cadeira. Acredito que é o melhor elogio que posso fazer!
 
Tenho 1.73 e 94kg fica de boas o encosto sim



Pode ser falta de costume, mas fico com a lombar doendo um pouco.
Não acho que diana seja uma boa por conta dos ajustes e tal.


Acabei falando errado a tela incomoda pelo fato de estar acima do peso kkkkkkkkkkkk, basicamente cria marcas e incomoda um pouco


É, a diana é bem basicona mesmo mas o orçamento tá curto e por 800 conto é tentador...... Mas também tem a questão de nessa compra, não ter arrependimento também e fora o coronha virú :feelbad:

A helora seria a melhor opção mesmo, o apoio lombar não deve incomodar nada e ela é maior.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é, estou indignado com os preços de cadeiras e a qualidade que tem a oferecer.

Meu único receio com uma toda em mesh é quanto a durabilidade do mesh no acento, queria um review de alguém que tem uma há muito tempo e como está, não sei nem se tem como trocar, diferente das que são em estofado que daria para trocar.

Não sei quanto a dt3, mas as melhores e mais caras cadeiras são de mesh e duram muito anos. Só arriscando mesmo pra saber
 
Update rápido aqui, 3 meses de helora - o Mesh nem mudou viu, continua firme igual no dia 1, e eu peso 120KG.
Os barulhos ao mover a cadeira diminuiram, acho que as rodinhas "amaciaram" no rodizio. O suporte lombar auto ajustavel parece firme, da mesma forma quando comprei.

Os braços balançam sim, ficam meio moles, mas dá pra ver que a questão é o encaixe na parte de plastico, a estrutra de metal continua muito firme, sinceramente esse ponto não incomoda nem atrapalha. Eu montei invertido porque no meu uso fez mais sentido (com eles mais proximos ao corpo), uma coisa que não gostei é a distancia entre eles. Eu uso um teclado full, e para digitar por exemplo, não consigo manter os dois braços apoiados devido a distancia. Para jogar (uma mão no WASD e outra no mouse) consigo manter uma postura melhor, me parece, com os dois braços apoiados.

Acho que o maior ponto é que as dores nas costas que eu tinha no começo do ano (quando comecei home office) passaram, não tenho mais depos que comecei a usar essa cadeira. Acredito que é o melhor elogio que posso fazer!

aeaeaeae o review que eu queria ler! massa, muito obrigado pelos insights.

Confesso que esses braços distantes me deixam um pouco preocupado, mas tenho ombros largos e braços longos, então vou torcer pra me adaptar bem, ja que meu trabalho é digitando o dia todo haha

agora é só esperar entrar no estoque... foda é ter que esperar mais 15, 20 dias x.x e ai mais uma semana pra vir do rio pra sp :/
 
  • Curtir
Reações: RDM
Como foi o processo de trocar? Comprei uma cadeira lá também mas não ficou boa pra mim, queria trocar. Vc chegou a montar? Só desmontou e enviou de volta? Valeu!
Ainda estou falando com eles. Não consegui o modelo que eu quero a pronta entrega e estou avaliando pegar outra. Eles são super atenciosos, me pediram para manter a embalagem original. Sim, cheguei a montar para testar e já percebi que não estava ok. Desmontei e guardei. Agora estou vendo se vou esperar ou investir um pouco mais em outro modelo.
 
aeaeaeae o review que eu queria ler! massa, muito obrigado pelos insights.

Confesso que esses braços distantes me deixam um pouco preocupado, mas tenho ombros largos e braços longos, então vou torcer pra me adaptar bem, ja que meu trabalho é digitando o dia todo haha

agora é só esperar entrar no estoque... foda é ter que esperar mais 15, 20 dias x.x e ai mais uma semana pra vir do rio pra sp :/
Realmente, é muito difícil por relato além do fato que cada corpo se adapta diferente. Eu só consegui comprar indo no showroom mesmo e sentando em uma porrada de cadeira, a helora me agradou mais. Se você é de SP recomendo ir no showroom da DT3, depois que passar a pandemia, é claro.
 
Muito bom encontrar um fórum dedicado a cadeiras! Eu também estou passando pelas mesmas dúvidas da galera aqui e tô acompanhando o fórum a dias.

Eu fiquei muito tentado em comprar a ThunderX3 Yama1, mas não está disponível mais em lugar nenhum, mandei até e-mail pra eles e me responderam dizendo que tinha uma previsão de retornar em outubro no Brasil, então...

Gostei bastante da ideia da DT3 Spider, mas achei o preço muito salgado, então estou esperando chegar no varejo (isso se chegar).
aeaeaeae o review que eu queria ler! massa, muito obrigado pelos insights.

Confesso que esses braços distantes me deixam um pouco preocupado, mas tenho ombros largos e braços longos, então vou torcer pra me adaptar bem, ja que meu trabalho é digitando o dia todo haha

agora é só esperar entrar no estoque... foda é ter que esperar mais 15, 20 dias x.x e ai mais uma semana pra vir do rio pra sp :/
eu também gostei bastante da Helora, mas me desanimou depois de ler alguns comentários no Youtube, especificamente o primeiro que aparece no vídeo (do André Felipe) dizendo que não tem ajuste de lombar e por ela ser MUITO alta: (ao contrário do que mostram no vídeo)

Mas depois de ler o review do RDM estou cogitando novamente.
Lendo uns outros posts seus, vi que está com as mesmas dúvidas e incertezas que eu haha Você decidiu qual irá comprar? Abraços
 
Última edição:
Realmente, é muito difícil por relato além do fato que cada corpo se adapta diferente. Eu só consegui comprar indo no showroom mesmo e sentando em uma porrada de cadeira, a helora me agradou mais. Se você é de SP recomendo ir no showroom da DT3, depois que passar a pandemia, é claro.
Onde que fica esse showroom deles ?
 
Salve, galera!
Pesquisei um pouco sobre cadeiras mas não tinha achado esse tópico ainda, daí acabei comprando uma TG12, da ThunderX3, por R$ 950. (com frete)
Gostei porque logo após a compra elas subiram, hoje só encontro por R$ 1250.

Enfim, o pior é que o design eu não curto muito e como era leigo, acreditava que essas cadeiras gamer eram as mais ergonômicas - induzido pela propaganda feita pelos streamers, obviamente -, agora acompanhando o fórum vi que não.

Vi em outro tópico que a galera fez também com banco de carro, alguns projetos ficaram bem legais, vocês sabem me dizer se banco de carro tem ergonomia superior a uma cadeira gamer?
 
Muito bom encontrar um fórum dedicado a cadeiras! Eu também estou passando pelas mesmas dúvidas da galera aqui e tô acompanhando o fórum a dias.

Eu fiquei muito tentado em comprar a ThunderX3 Yama1, mas não está disponível mais em lugar nenhum, mandei até e-mail pra eles e me responderam dizendo que tinha uma previsão de retornar em outubro no Brasil, então...

Gostei bastante da ideia da DT3 Spider, mas achei o preço muito salgado, então estou esperando chegar no varejo (isso se chegar).

eu também gostei bastante da Helora, mas me desanimou depois de ler alguns comentários no Youtube, especificamente o primeiro que aparece no vídeo (do André Felipe) dizendo que não tem ajuste de lombar e por ela ser MUITO alta: (ao contrário do que mostram no vídeo)

Mas depois de ler o review do RDM estou cogitando novamente.
Lendo uns outros posts seus, vi que está com as mesmas dúvidas e incertezas que eu haha Você decidiu qual irá comprar? Abraços


Esse ajuste de altura das costas + ajustando a altura da cadeira dá pra dar uma "regulada", mas realmente o apoio lombar é auto-ajustavél e não ajuste manual.

Onde que fica esse showroom deles ?

Na loja Progaming Computer, não é bem um showroom, mas sim uma loja que possui as cadeiras DT3 em mostruario, tem de outras marcas tbm. Preço na media do da internet na epóca que eu fui.
 
Realmente, é muito difícil por relato além do fato que cada corpo se adapta diferente. Eu só consegui comprar indo no showroom mesmo e sentando em uma porrada de cadeira, a helora me agradou mais. Se você é de SP recomendo ir no showroom da DT3, depois que passar a pandemia, é claro.

o foda é que nao vou ter esse tempo todo. comecei um trabalho novo que é home office pra sempre, nao so durante a pandemia, e eu tava enrolando pra trocar de cadeira pq nao esperava mudar de emprego. mas agora ta foda x.x eu vou ter que arriscar, mesmo. achei uma ergohuman por 2,7k e to quase comprando, mesmo sendo usada, pqta MUITO desconfortavel. minha cadeira é uma merda. pior que as de plastico de boteco.
 
Acho que o maior ponto é que as dores nas costas que eu tinha no começo do ano (quando comecei home office) passaram, não tenho mais depos que comecei a usar essa cadeira.


Só pra registrar, mesma coisa por aqui. Sem dores nas costas após começar a usar a DT3 Office Verana

Cadeira é importante demais. Tá loco.
 
Esse ajuste de altura das costas + ajustando a altura da cadeira dá pra dar uma "regulada", mas realmente o apoio lombar é auto-ajustavél e não ajuste manual.

Entendi! E o que vc achou no geral? Altura da cadeira, esse ajuste automático, etc? E qual a sua altura e peso?
 
Entendi! E o que vc achou no geral? Altura da cadeira, esse ajuste automático, etc? E qual a sua altura e peso?
Tem um review meu mais antigo nesse tópico que relato melhor minha experiencia, mas no geral estou satisfeito com a cadeira. Uso ela na altura mais baixa e encosto no mais alto. To acima do peso, 1,81 e 120KG.
 
Só pra registrar, mesma coisa por aqui. Sem dores nas costas após começar a usar a DT3 Office Verana

Cadeira é importante demais. Tá loco.

SIm! Concordo totalmente! Não só cadeira como se importar com a ergonomia num geral (foi assim que eu percebi que o ideal não é deixar os cotovelos apoiados no braço da cadeira e sim deixar os ombros relaxados.

Indico alguns vídeos de ergonomia no Youtube como por ex:




--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem um review meu mais antigo nesse tópico que relato melhor minha experiencia, mas no geral estou satisfeito com a cadeira. Uso ela na altura mais baixa e encosto no mais alto. To acima do peso, 1,81 e 120KG.

Ah, vou procurar por aqui então! Eu tenho 1,85 ~ 1,86, vc acha que ficaria muito alta?
 
Galera de SP, quem quiser tem um cara vendendo uma ergohuman usada em condições ótimas por 2,7k. Não vou pegar pq ele só aceita dinheiro e eu tava querendo transferir (nubank aqui), então tô passando aí a propaganda pra quem quiser.
 
SIm! Concordo totalmente! Não só cadeira como se importar com a ergonomia num geral (foi assim que eu percebi que o ideal não é deixar os cotovelos apoiados no braço da cadeira e sim deixar os ombros relaxados.

Indico alguns vídeos de ergonomia no Youtube como por ex:




--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Ah, vou procurar por aqui então! Eu tenho 1,85 ~ 1,86, vc acha que ficaria muito alta?


Legal esses videos, deu pra dar uma ideia aqui de melhorias no "escritorio".

Respondendo sobre a cadeira - não, eu acredito que pra 1,75CM pra baixo a helora fica muito grande/alta. No seu caso acredito que fica até melhor, ainda vai ter mais opções de ajuste, pela sua altura.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo