CAFÉ - Métodos de preparo, grãos, máquinas...

Relato e dúvida de um cara totalmente leigo em cafés.

Não sou muito fã de cafés, fora que sempre que tomava ele atacava minha ansiedade.
Enfim, certo dia estava no mercado e estava rolando amostras de um cappucino artesanal, sabor chocolate suiço.
Tomei aquilo e fiquei louco... no dia comprei o sabor chocolate suiço, o sabor ovomaltine e o sabor alpino.
Realmente gostei desses cappucinos e queria entrar mais nisso, já que estou tomando praticamente todo dia.

Tem alguma marca específica que vocês recomendam? Gosto mais desse sabor voltado para o chocolate.
Pergunto isso também pois esse artesanal é um pouco caro hehe

Valeu!
 
alguém aqui usa cápsula reutilizável em máquina dolce gusto ou similar Eu gostaria de recomendação de cafés bons que não sejam de moagem fina pra usar nessa cápsula, pois moagem fina entope e força demais o motor. Atualmente uso o pilão cafeteria coado(ou espresso), mas apenas porque diz na embalagem que é moagem média, nenhum dos outros fala a moagem.
 
alguém aqui usa cápsula reutilizável em máquina dolce gusto ou similar Eu gostaria de recomendação de cafés bons que não sejam de moagem fina pra usar nessa cápsula, pois moagem fina entope e força demais o motor. Atualmente uso o pilão cafeteria coado(ou espresso), mas apenas porque diz na embalagem que é moagem média, nenhum dos outros fala a moagem.
Eu já usei cápsula reutilizável com a a Dolce Gusto, porém com café em grãos e moedor manual. Assim conseguia regular a moagem, além de comprar café em grãos ser mais em conta e preservar as características.
 
Eu já usei cápsula reutilizável com a a Dolce Gusto, porém com café em grãos e moedor manual. Assim conseguia regular a moagem, além de comprar café em grãos ser mais em conta e preservar as características.
é mais em conta café em grão? eu achava o contrário pelo que vejo nos mercados. E qual moedor é bom? Qual é a melhor moagem pra dolce gusto?
 
Pessoal, gosto de cafe, aqui em casa apenas eu tomo. Pensei que um Melitta/3corações/pilao 252 era bom, mas estava enganado.
Também tenho uma cafeteira 3 corações, mas não curto muito. Preferia coar mesmo.
Mas experimentei o 3 corações "gourmet" Mogiana Paulista e descobri que aquilo que eu tomava nem da pra ser considerado cafe, principalmente o pilão que parece que estou chupando carvão depois que senti o gosto desse cafe citado acima. :bem:

Enfim, quero comprar um moedor manual e gostaria de saber onde vocês compram cafes em graos de qualidade e o que mais eu preciso saber sobre o assunto.
 
Enfim, quero comprar um moedor manual e gostaria de saber onde vocês compram cafes em graos de qualidade e o que mais eu preciso saber sobre o assunto.
Não sei qual o orçamento mas como recomendação de moedor manual se ainda estiver em dúvida, dá uma olhada no Timemore C2 (talvez o C3 também, não vi quais as diferenças entre eles) e no Kingrinder K2, pra coados um moedor de entrada atende bem mas caso pense em fazer espresso mais pra frente o investimento vai ser um pouquinho maior, usei pessoalmente o Timemore C2 e Kingrinder K2 e gostei bastante, fazia coado/V60 e moka pot e atendiam super bem, vendi recentemente o K2 e não acompanhei mais se tem alguma novidade de moedor CxB

Grãos eu comprava online mesmo mas daria uma olhada se não tem coffee shops/torrefações locais pra conhecer pela cidade mesmo, eu comprei da 4Beans e Moka Clube aqui mas tem bastante oferta de café online, já comprei no ML também e achei excelente CxB, gostei do Terrazu Gourmet e Harpia Orgânico, mas aí é testar grãos diferentes pra descobrir o que gosta mais, e experimentar com métodos de preparo diferente, testar moagem mais grossa/fina a cada grão, tentar temperatura mais alta ou baixa da água e ver o que agrada mais o paladar de cada um, eu acabei viciando em fazer café gelado depois de um tempo kkkkk, usava 35g de café pra 400ml de água e um pouco de mel e depois botava 450-500g de gelo, ficava uma bebida leve mas sem ficar aguado nem amargo, usava mais torra média/escura assim
 
Não sei qual o orçamento mas como recomendação de moedor manual se ainda estiver em dúvida, dá uma olhada no Timemore C2 (talvez o C3 também, não vi quais as diferenças entre eles) e no Kingrinder K2, pra coados um moedor de entrada atende bem mas caso pense em fazer espresso mais pra frente o investimento vai ser um pouquinho maior, usei pessoalmente o Timemore C2 e Kingrinder K2 e gostei bastante, fazia coado/V60 e moka pot e atendiam super bem, vendi recentemente o K2 e não acompanhei mais se tem alguma novidade de moedor CxB

Grãos eu comprava online mesmo mas daria uma olhada se não tem coffee shops/torrefações locais pra conhecer pela cidade mesmo, eu comprei da 4Beans e Moka Clube aqui mas tem bastante oferta de café online, já comprei no ML também e achei excelente CxB, gostei do Terrazu Gourmet e Harpia Orgânico, mas aí é testar grãos diferentes pra descobrir o que gosta mais, e experimentar com métodos de preparo diferente, testar moagem mais grossa/fina a cada grão, tentar temperatura mais alta ou baixa da água e ver o que agrada mais o paladar de cada um, eu acabei viciando em fazer café gelado depois de um tempo kkkkk, usava 35g de café pra 400ml de água e um pouco de mel e depois botava 450-500g de gelo, ficava uma bebida leve mas sem ficar aguado nem amargo, usava mais torra média/escura assim
Obrigado pelas dicas, gostei do preço desse kingrinder K2 na ali, bem acessivel. Vou começar por ele e se sentir necessidade de algo melhor invisto mais.
Vou começar com ele e uma moka pra tentar também outras formas de preparo.
 
Senhores, tenho uma prima latte 2 e um moedor manual timemore c3, sei que ele não é ideal para expresso mas não posso investir em um melhor agora. Vocês sabem informar qual a regulagem ideal e a grama para o café simples/duplo? Não to curtindo o expresso que ta saindo, já vi alguns vídeos mas queria usar o automático da máquina.

Até comprei um copo de encaixe não pressurizado mas ainda não chegou
 
cafeteria oster super automatica


utilizando o cupom NAOSOUBARISTA fica um total de R$2.463,12 menor preço que ja encontrei ate hoje.

Comprei ela faz 1 semana, paguei 2.519, com cupom Oster10. Quando fui aplicar esse cupom, não funcionou, infelizmente.

Ainda está vindo, quando chegar faço o review.

Já tenho a Oster Prima Latte Nova e pretendo comprar a Perfect Brew.
 
Vou ser sincero, não gosto muito de super automáticas por causa da falta de consistência na entrega. O moedor é bom, mas não dos melhores, e ainda deixa resquícios de pó velho no circuito.
Só que são as máquinas de melhor performance entre as residenciais com relação a compressor e linearidade, junto às automáticas maiores (que prefiro).

No caso, o melhor dos dois mundos seria ter uma máquina dessas top de linha e um moedor separado, usando no modo com regulação prévia, mas o preço é uma violência.
 
Última edição:
Vou ser sincero, não gosto muito de super automáticas por causa da falta de consistência na entrega. O moedor é bom, mas não dos melhores, e ainda deixa resquícios de pó velho no circuito.
Só que são as máquinas de melhor performance entre as residenciais com relação a compressor e linearidade, junto às automáticas maiores (que prefiro).

No caso, o melhor dos dois mundos seria ter uma máquina dessas top de linha e um moedor separado, usando no modo com regulação prévia, mas o preço é uma violência.

Concordo, super automática não é o melhor café do mundo. Mas é o melhor café prático, rápido e relativamente barato possível.
Claro que se essa oster tivesse mais números de regulagem ou, permitissem que a moagem fosse separada, por exemplo, com um kingrinder k6, já seria oooutra coisa.
Mas, o foco dela é moer e fazer o café.
Só acho que seria legal essa modularidade.
 
Gosto bastante do café feito na prensa francesa e vi esses dias a aeropress.
Alguém aí sabe dizer como fica o café feito nela? Parecido? Quem gosta na prensa tem tendência a gostar dele? Ou é tão semelhante que acaba sendo até redundante com a prensa?

Vale pagar os R$400 que pedem nela?
 
Gosto bastante do café feito na prensa francesa e vi esses dias a aeropress.
Alguém aí sabe dizer como fica o café feito nela? Parecido? Quem gosta na prensa tem tendência a gostar dele? Ou é tão semelhante que acaba sendo até redundante com a prensa?

Vale pagar os R$400 que pedem nela?

Com um bom moedor e moagem adequada, fica excelente sim.

Sim, vale a pena, ela é uma das, se não a melhor, para café portátil!

Está na minha listinha, rs, junto de um moedor Kingrinder K6, entre outros itens rs
 
Bom... A minha chegou hoje to ansioso pra estrear a bixinha...

Bueno...
Uso a Prima Latte Nova a cerca de 4 meses (filtro pressurizado - ainda), não comprei o tamper, puck, cachimbo naked e nem filtro despressurizado, pois é melhor iniciar comprando um bom moedor!
Uso bastante, compro grãos ok (santa monica e orfeu), a moagem faço com um moedor elétrico da black decker e quanto ao sabor, gosto bastante. O café é muito melhor que de maquininha, dá mais trabalho, mas compensa.
Quanto a bebidas com leite, não faço, pois não gosto hehehehe.
Pretendia comprar os itens para ela, mas desisti no momento, comprarei futuramente.

Quanto a Super automática, ela é realmente MUITO prática. Pro corre do dia a dia é maravilhosa, pra escritório é fantástica. Não dá trabalho algum.
Unico ruim é não ter acesso as laminas para limpar e remover os grãos que ficam. De resto, é o melhor café prático que tomei, até então. Bem melhor do que as capsulas que, em 1 ano acabam saindo bem mais caras pra quem toma muito café (meu caso, rs).
O sabor dela não é melhor que a Prima Latte com filtro pressurizado, devo dizer. Mas com o Grão certo, dá pra extrair uma excelente bebida, além que dá um charme no escritório hehehehe.

Agora, em 2023, minha expectativa é comprar um Hario V60, uma Oster Perfect Brew, além de algumas melhorias para a máquina: Moedor Kingrinder K6, Filtro não pressurizado, puck, tamper e cachimbo naked. E mais alguns outros itens rs.

No caso, a Super Automática vai ficar no meu escritório, a Prima Latte ficaria na casa que tenho em outra cidade e a Perfect Brew, no meu apartramento, rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tá aí meu maior vício, hoje bem maior que o próprio PC (provavelmente por falta de tempo).

Começou quando fui em uma cafeteria comer alguma coisa, depois de uma rápida olhada no cardápio fiquei intrigado com a palavra "Prensa-Francesa". Decidi pedir uma.
Amor ao primeiro gole. De lá pra cá foram inúmeros experimentos em cafés, técnicas, métodos diferentes, etc.

Hoje sou um feliz pro proprietário de uma
6291169_sa.jpg;maxHeight=640;maxWidth=550


e uma
81456646387691p


Meus dois métodos favoritos.

Qual prensa é essa?
 
Estou em duvida entre duas máquinas:

Cafeteira Express Pro, Tramontina, 69066011, Prata 127V​



ou essa

Cafeteira Expresso Automática Prestige Cadorna 127V, Preto, Gaggia​


Alguém tem ou já usou essa da Gaggia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



 
Última edição:
Estou em duvida entre duas máquinas:

Cafeteira Express Pro, Tramontina, 69066011, Prata 127V​



ou essa

Cafeteira Expresso Automática Prestige Cadorna 127V, Preto, Gaggia​


Alguém tem ou já usou essa da Gaggia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




São 2 categorias de produtos diferentes.
Se você quer aprender, e conseguir fazer variações de extração na mão, é a Tramontina.
Se você só quer tomar um expresso razoável, num apertar de botão, é a Prestige.
 
São 2 categorias de produtos diferentes.
Se você quer aprender, e conseguir fazer variações de extração na mão, é a Tramontina.
Se você só quer tomar um expresso razoável, num apertar de botão, é a Prestige.
só quero tomar um café melhor e diferente mesmo :haha: valeu pela info.
 
só quero tomar um café melhor e diferente mesmo :haha: valeu pela info.

Na tramontina tu vai ter mais controle da extração, testar perfils e moagens diferentes, quantidade de pó e tal, na Gaggia não vai conseguir fazer nada, no máximo talvez uma alteração pequena na moagem.
 
Estou em duvida entre duas máquinas:

Cafeteira Express Pro, Tramontina, 69066011, Prata 127V​



ou essa

Cafeteira Expresso Automática Prestige Cadorna 127V, Preto, Gaggia​


Alguém tem ou já usou essa da Gaggia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---





Eu diria que são duas cafeteiras complementares.
Uma delas é Automática, ou seja, você aperta somente 1 botão e tem um café automatico extraído superior aos de capsulas (leia minha assinatura, tenho uma dessas, a Oster Super Automática).
Outra delas é manual, ou seja, você vai precisar ter um bom moedor (acho que nessa tramontina vem embutido, mas não é muuuito bom, aconselho um Kingrinder K2 de 300 reais), vai precisar ter um bom tamper, um bom anel dosador, WDT, etc. É um processo de extração mais complexo, MAS, em contrapartida, o café sai cerca de 30-40% superior.
 
Eu diria que são duas cafeteiras complementares.
Uma delas é Automática, ou seja, você aperta somente 1 botão e tem um café automatico extraído superior aos de capsulas (leia minha assinatura, tenho uma dessas, a Oster Super Automática).
Outra delas é manual, ou seja, você vai precisar ter um bom moedor (acho que nessa tramontina vem embutido, mas não é muuuito bom, aconselho um Kingrinder K2 de 300 reais), vai precisar ter um bom tamper, um bom anel dosador, WDT, etc. É um processo de extração mais complexo, MAS, em contrapartida, o café sai cerca de 30-40% superior.
vou dar uma pesquisada, valeu pela info, boiei na metade então preciso mesmo pesquisar sobre o assunto :haha:

sobre moer o café (pra experimentar alguns diferentes), eu estou pensando em pegar esse moedor aqui:

Moedor Express 127V, Tramontina, 69060011, Prata​

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo