[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Outra dúvida, esses blocks de GPU que não refrigeram os VRMs são uma boa opção ou já devo riscá-los imediatamente da lista? Como é um gabinete ITX não terá fluxo de ar direto nos VRM
 
Bomba e Reservatório: https://pt.aliexpress.com/item/CONG...=1007.13339.99734.0&scm_id=1007.13339.99734.0 U$ 58,00

RADIADOR 240mm: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.24.dba97f3fJj04wa&id=547508641468 ± U$ 20,00

GPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?sp...5vJeWXr&id=41390131897&ns=1&abbucket=4#detail ± U$ 85,00

CPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.39.14bf7535BAi96V&id=42459137828 ± U$ 23,00


Fica faltando mangueiras e fittings, alguma ideia de quanto devo gastar nesses itens? Fans vou utilizar meus Noctuas, alguma objeção às escolhas até agora? Total até agora U$ 186,00, consigo economizar de maneitra considerável em algum item sem perder muita qualidade ou já está tudo bem justo?
 
Outra dúvida, esses blocks de GPU que não refrigeram os VRMs são uma boa opção ou já devo riscá-los imediatamente da lista? Como é um gabinete ITX não terá fluxo de ar direto nos VRM
 
Bomba e Reservatório: https://pt.aliexpress.com/item/CONG...=1007.13339.99734.0&scm_id=1007.13339.99734.0 U$ 58,00

RADIADOR 240mm: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.24.dba97f3fJj04wa&id=547508641468 ± U$ 20,00

GPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?sp...5vJeWXr&id=41390131897&ns=1&abbucket=4#detail ± U$ 85,00

CPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.39.14bf7535BAi96V&id=42459137828 ± U$ 23,00


Fica faltando mangueiras e fittings, alguma ideia de quanto devo gastar nesses itens? Fans vou utilizar meus Noctuas, alguma objeção às escolhas até agora? Total até agora U$ 186,00, consigo economizar de maneitra considerável em algum item sem perder muita qualidade ou já está tudo bem justo?
Esse taobao é só em chinês mesmo???
 
Esse taobao é só em chinês mesmo???
Esse site é o MercadoLivre chinês, algo do mercado interno deles. Preços são geralmente bem melhores que no Aliexpress, mas a navegação e comunicação é realmente um pouco complicada
 
  • Curtir
Reações: wsb
Pessoal, existe algum site que tenha análise/review de peças para water cooler?
Mais conhecido e este :
https://www.xtremerigs.net/

Esse tem algumas coisa
http://thermalbench.com/

De resto e pesquisar no google.
 
Esse site é o MercadoLivre chinês, algo do mercado interno deles. Preços são geralmente bem melhores que no Aliexpress, mas a navegação e comunicação é realmente um pouco complicada
Se não me engano eles não enviam direto para o Brasil nesse site não ?
 
Ahh certo e o pagamento e cartão internacional igual os outros ?
Pelo que vi é pagamento por cc internacional mesmo, sei que na china eles têm um "paypal" próprio que funciona do mesmo jeito
 
  • Curtir
Reações: DGO
Outra dúvida, esses blocks de GPU que não refrigeram os VRMs são uma boa opção ou já devo riscá-los imediatamente da lista? Como é um gabinete ITX não terá fluxo de ar direto nos VRM
 
Bomba e Reservatório: https://pt.aliexpress.com/item/CONG...=1007.13339.99734.0&scm_id=1007.13339.99734.0 U$ 58,00

RADIADOR 240mm: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.24.dba97f3fJj04wa&id=547508641468 ± U$ 20,00

GPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?sp...5vJeWXr&id=41390131897&ns=1&abbucket=4#detail ± U$ 85,00

CPU BLOCK: https://item.taobao.com/item.htm?spm=a1z10.5-c-s.w4002-17140425339.39.14bf7535BAi96V&id=42459137828 ± U$ 23,00


Fica faltando mangueiras e fittings, alguma ideia de quanto devo gastar nesses itens? Fans vou utilizar meus Noctuas, alguma objeção às escolhas até agora? Total até agora U$ 186,00, consigo economizar de maneitra considerável em algum item sem perder muita qualidade ou já está tudo bem justo?

Convertendo com dólar do cartão + iof o valor tá melhor que do aliexpress?
 
É muito difícil instalar um water block numa placa de vídeo? Acredito que no manual vem o passo a passo de como proceder, certo?
Vai ser minha primeira vez.

Valeu
 
É muito difícil instalar um water block numa placa de vídeo? Acredito que no manual vem o passo a passo de como proceder, certo?
Vai ser minha primeira vez.

Valeu
E só seguir o manual que não tem erro, fazer em um local limpo organizado e bem iluminado ajuda e cuidado com a estática.
 
Convertendo com dólar do cartão + iof o valor tá melhor que do aliexpress?
Mas no aliexpress tem a mesma conversão, iof e etc....
 
alguem me ajuda?

Gabinete: View 71 da Thermaltake
CPU: I9 9900K
MSI Z390 GODLIKE

WC Custom 360 ou 420 pra por na lateral. Pode ser um médio, nem ruim nem tao caro
Quem puder ajudar colocando link de tudo vlw, desde bomba até flittings
 
Créditos para @NeoConker e @Ferras
agradeço as informações prestadas.
Minha Próxima Pump Vai ser essa EKWB EK-D5 PWM G2 Xylem PWM 1500L/H
com seguinte cover compatível D5 B-D5COV-XT

lowara.jpg
 
Última edição:
E só seguir o manual que não tem erro, fazer em um local limpo organizado e bem iluminado ajuda e cuidado com a estática.
 

Mas no aliexpress tem a mesma conversão, iof e etc....
Na verdade não, no aliexpress tinha como fazer uma gambiarra pra cobrar no cartão pelo ebanx e o IOF era 0.38, atualmente não tem mais como fazer essa gambiarra com o cartão, acho que por bug no site, mas pagando por boleto o IOF ainda será 0.38%
 
Pessoal, vou comprar as peças para meu wc custom e gostaria de sugestões em relação as melhores marcas/peças para wc.
Não tenho a menor noção de quais as melhores marcas para fittings, bombas, radiadores, reservatórios e blocks
Independente de valor, quais são as marcas/peças de wc mais pica das galáxias
 
Cara é um excelente pump, mas não seria melhor pegar uma combo com reservatório?
Tipo essa:
http://www.performance-pcs.com/ek-xres-140-revo-d5-rgb-pwm-incl-sl-pump.html
@NeoConker você anda garimpando as melhores bombas. pelo que consultei na descrição ela é uma variante da EK G2 Xylem PWM 1500L/H, correto! $179 conversão R$676.
ref ao conjunto EKWB EK-D5 PWM G2 com D5 B-D5COV-XT eu prefiro dessa forma usando um Suporte ou horizontal R$370,00 bomba +R$197,98 cover + Sup R$73,17 R$641,15
 
@NeoConker você anda garimpando as melhores bombas. pelo que consultei na descrição ela é uma variante da EK G2 Xylem PWM 1500L/H, correto! $179 conversão R$676.
ref ao conjunto EKWB EK-D5 PWM G2 com D5 B-D5COV-XT eu prefiro dessa forma usando um Suporte ou horizontal R$370,00 bomba +R$197,98 cover + Sup R$73,17 R$641,15

Estava no celular, então acabei resumindo.

A minha preocupação é a mistura de marcas. A bomba é EK e o cover + top são da Byksbi que é china primeira linha. Mas a compatibilidade não é 100% garantida.

E com o reservatório integrado, você economiza 2 fittings, tubo e um elemento a menos para vazar.

Mas se o espaço não comportar, aí é outro esquema.

Vai esfriar o que com esse bombeta?
 
Estava no celular, então acabei resumindo.

A minha preocupação é a mistura de marcas. A bomba é EK e o cover + top são da Byksbi que é china primeira linha. Mas a compatibilidade não é 100% garantida.

E com o reservatório integrado, você economiza 2 fittings, tubo e um elemento a menos para vazar.

Mas se o espaço não comportar, aí é outro esquema.

Vai esfriar o que com esse bombeta?
o que você fala é verdade. mas vou arriscar assim mesmo. descrição informa que é compativel, então
o problema é dinheiro.

i9-9900k torradeira maldita, teste do prime95 teve picos de 91ºC vcore 1.27 aqueceu os 2 radiadores de 240mm, +1 de 120mm e um de 140mm.
pretendo colocar 3 rad de 420mm, 1 120mm fundo, chão 240mm(rad 240mm baixo, cooler, em cima do cooler suporte+bomba) entendeu a gambiarra ^^
i9 é guloso. vou ter que mudar o loop, tudo. olha que ele tá com delid, pico de 91ºC no prime. tentar subir para 5.1 ou 5.2Ghz só mudando loop aqui. tem que mudar o gabinete só planejando ainda.
IMG_20190212_141720.md.jpg

 
Pessoal, vou comprar as peças para meu wc custom e gostaria de sugestões em relação as melhores marcas/peças para wc.
Não tenho a menor noção de quais as melhores marcas para fittings, bombas, radiadores, reservatórios e blocks
Independente de valor, quais são as marcas/peças de wc mais pica das galáxias
consegue importar esse? aqui
ou então esse conjunto citado lá em cima. é bomba EK G2 com Cover pretendo comprar.
sobre bombas comece lendo da PAG 121
 
alguem me ajuda?

Gabinete: View 71 da Thermaltake
CPU: I9 9900K
MSI Z390 GODLIKE

WC Custom 360 ou 420 pra por na lateral. Pode ser um médio, nem ruim nem tao caro
Quem puder ajudar colocando link de tudo vlw, desde bomba até flittings
pode começar lendo, quiser passar a noite lendo começa da PAG 1
@VoiderX já me ajudou muito.

Exemplo de peças para um Gabinete Thermaltake View 71 , é só um exemplo.

01 Bloco para CPU 115x(1151) aqui tem muitos modelos 1151, varios preços R$ 108,30
01 Bomba D5 PWM aqui frete epacket, escolha sua cor.R$ 335,15
01 reservtório de água 260mm aqui frete epacket R$ 193,45
01 KIT 08 Tubos 14mm PETG aqui frete epacket R$ 95,19 qualquer coisa compra 2 (kit 16 tubos)
01 KIT para moldar os Tubos 14mm aqui frete china post R$ 80,89
16 Fittings 14mm kit com 8 vai ter que comprar 2 para ficar com 16 aqui (é melhor que sobre que faltar, precisa ver se vai precisar de mais)frete china post R$188,74

10 Fittins 90º aqui R$ 261,64 tem outras lojas que vendem de latão sai muito mais barato.
06 Fittins 90º de enxaixe, só por garantia de não conseguir moldar alguma curva fechada. aqui R$ 129,76
06 Fittings Tampão aqui R$ 44,19
01 Torneira aqui R$ 68,66
01 Fitting de Pressão, colocar no reservatório remover ar. aqui R$ 32,10
06 Fitting Adaptador aqui R$ 59,27
01 Fittings Rotação 90º aqui R$ 47,64
01 Filtro não importante só se quiser aqui R$ 30,26 epacket
01 Bloco Placa De Vídeo Msi Rtx 2080 Gaming X Trio 8Gb Gddr6 (4pin RGB LIGHT 12v) aqui frete china post. R$ 487,96

Total =1.653,20
+Radiadores
03 radiador de 420mm aqui fazendo pedidos separados, (compra um paga, depois outro e mais outro, para poder usar frete epacket, frete EMS never) R$935,70
01 Radiador de 120mm aqui Frete epacket R$134,35
Total = R$2.723,70

obs: esquecendo dos fans PWM, RGB exemplos. aqui e aqui, cooler master aqui. Barrow aqui. modelos industriais tipo noctua aqui. corsair etc tem ainda controladores pwm separados aqui. controlador RGB separado para mudar as cores da FAN aqui, cabo rgb splitter cable para ligar mais de um cabo.
MFY-RCSN-NNUDK-R1 o controlador da cooler master. tem varios outros como controller commander pro da Corsair
 
Última edição:
Galera o que é bom pra limpar o radiador? Eu fiz alguns enxagues mas ainda tava saindo partículas. Tampei ele e meti agua com vinagre. Deixar umas 4 horas. Será que é suficiente?
 
Galera o que é bom pra limpar o radiador? Eu fiz alguns enxagues mas ainda tava saindo partículas. Tampei ele e meti agua com vinagre. Deixar umas 4 horas. Será que é suficiente?
para limpar você usa o RAD FLUSH deixa por 15 minutos e depois retira água suja.

Bardahl RadFlush proporciona rápida limpeza do sistema de arrefecimento, removendo depósitos e ferrugens em apenas 15 minutos. Essas impurezas devem ser eliminadas, pois impedem a passagem da água causando o aumento da temperatura e conseqüentes danos ao motor.
Vantagens Bardahl:
Bardahl RadFlush restaura a eficiência térmica, eliminando as impurezas do sistema de arrefecimento.
Onde usar:
Radiadores de carros, motocicletas, caminhões, tratores e ônibus.
Modo de Usar:
Drenar a água suja do sistema. Recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 1 frasco do produto.Para radiadores com volume acima de 10 litros, utilize na proporção de 10%. Certifique-se quanto ao correto funcionamento do sistema. Caso necessário, completar o nível do fluido com água. Deixar o motor funcionar durante 15 minutos, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa.
Reabastecer com Rad Cool Plus ou Rad Cool Long Life e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens

Pag: 124


qual fluído você anda usando? radiador soltando particulas?
 
Galera o que é bom pra limpar o radiador? Eu fiz alguns enxagues mas ainda tava saindo partículas. Tampei ele e meti agua com vinagre. Deixar umas 4 horas. Será que é suficiente?
Dica dada pelo user PC-pilot que tem experiência com watercoolers.

"Você vai encontrar um monte de receitas "naturais" na internet como deixar demolho em Vinagre e Sal e também Limão com bicarbonato de sódio, Ketchup e até Coca-Cola!... tudo isso realmente funciona e deixa o cobre limpinho e reluzente...

Mas isso não pode ser usado para watercooler!

Existem dois motivos: 1- Todas essas receitas são corrosivas; 2- A nível microscópio o cobre retém as partículas de Sal, de limãoe do bicarbonato. Quando você colocar fluído novo este será contaminado por essas partículas e a médio prazo danificará todos os componentes do sistema, a começar pelo eixo da bomba e também seu hélice. Muitas peças de cobre utilizam uma camada de nickel como proteção, e justamente essa fina camada terá forte corrosão se utilizar VINAGRE.

Mas o que fazer então? Simples, use apenas ÁGUA quente. Mas tem que ser água destilada e não pode estar fervendo.

Radiadores: 5 flushes de água destilada quente, agite bem entre um flush e outro.

Blocks e bombas: Água quente +escova de dentes NOVA (não useescovas usadas pois estãocontaminadas).

Outra coisa: não se deve enxugar as peças com papel toalha ou qualquer tipo de pano ou até mesmo com secador de cabelo. Isso irá contaminar as peças. A secagem deve ser realizada em local fechado e livre de poeira. Uma estufa ao sol ou o forno da cozinha (em baixíssima temperatura) são as formas ideais.

Isso que passei acima sãopara sistemas SEM ALGAS. Geralmente quando um sistema é montado desde novo, da forma correta, com os componentes corretos, não tem trocas de ar e não fica no sol, é utilizada apenas água destilada e com trocas periódicas as algas não se formam nunca e o sistema nunca teráproblemas.

Se o usuário utilizou alguma vez "água mineral" ou "água de bateria" ou "fluído de radiador" então o sistema estará comprometido, podendo ter algas, e uma abordagem mais agressiva será necessária e permitida porque "pior do que está não fica". Nesse caso serão necessários vários flushes de uma mistura de água destilada com diluição de 0,1% (1 ml em 1 litro) de água sanitária. A água sanitária tem em média 2,5% de cloro ativo, ou seja, o cloro que é altamente corrosivo já está um pouco diluído. Quando utilizamos 0,1% estamos diluindo esse cloro ainda mais, a um nível que consegue matar os organismos vivos mas se utilizado por pouco tempo não chega a corroer os metais. Por isso é importante finalizar a limpeza com vários flushes de água destilada pura para remover qualquer partícula de cloro que tenha ficadopresa em alguma ranhuramicroscópica."
 
para limpar você usa o RAD FLUSH deixa por 15 minutos e depois retira água suja.

Bardahl RadFlush proporciona rápida limpeza do sistema de arrefecimento, removendo depósitos e ferrugens em apenas 15 minutos. Essas impurezas devem ser eliminadas, pois impedem a passagem da água causando o aumento da temperatura e conseqüentes danos ao motor.
Vantagens Bardahl:
Bardahl RadFlush restaura a eficiência térmica, eliminando as impurezas do sistema de arrefecimento.
Onde usar:
Radiadores de carros, motocicletas, caminhões, tratores e ônibus.
Modo de Usar:
Drenar a água suja do sistema. Recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 1 frasco do produto.Para radiadores com volume acima de 10 litros, utilize na proporção de 10%. Certifique-se quanto ao correto funcionamento do sistema. Caso necessário, completar o nível do fluido com água. Deixar o motor funcionar durante 15 minutos, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa.
Reabastecer com Rad Cool Plus ou Rad Cool Long Life e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens

Pag: 124


qual fluído você anda usando? radiador soltando particulas?

é novo, quando fui reler o tópico já tinha metido vinagre :thathue:. Fiz vários enxagues e deixei secando em cima de uma luminária. Antes de montar irei enxaguar com agua destilada.
 
Na verdade não, no aliexpress tinha como fazer uma gambiarra pra cobrar no cartão pelo ebanx e o IOF era 0.38, atualmente não tem mais como fazer essa gambiarra com o cartão, acho que por bug no site, mas pagando por boleto o IOF ainda será 0.38%
Intendi, na minha compra fiz pelo boleto achei melhor que no cartão.
 
Dica dada pelo user PC-pilot que tem experiência com watercoolers.

"Você vai encontrar um monte de receitas "naturais" na internet como deixar demolho em Vinagre e Sal e também Limão com bicarbonato de sódio, Ketchup e até Coca-Cola!... tudo isso realmente funciona e deixa o cobre limpinho e reluzente...

Mas isso não pode ser usado para watercooler!

Existem dois motivos: 1- Todas essas receitas são corrosivas; 2- A nível microscópio o cobre retém as partículas de Sal, de limãoe do bicarbonato. Quando você colocar fluído novo este será contaminado por essas partículas e a médio prazo danificará todos os componentes do sistema, a começar pelo eixo da bomba e também seu hélice. Muitas peças de cobre utilizam uma camada de nickel como proteção, e justamente essa fina camada terá forte corrosão se utilizar VINAGRE.

Mas o que fazer então? Simples, use apenas ÁGUA quente. Mas tem que ser água destilada e não pode estar fervendo.

Radiadores: 5 flushes de água destilada quente, agite bem entre um flush e outro.

Blocks e bombas: Água quente +escova de dentes NOVA (não useescovas usadas pois estãocontaminadas).

Outra coisa: não se deve enxugar as peças com papel toalha ou qualquer tipo de pano ou até mesmo com secador de cabelo. Isso irá contaminar as peças. A secagem deve ser realizada em local fechado e livre de poeira. Uma estufa ao sol ou o forno da cozinha (em baixíssima temperatura) são as formas ideais.

Isso que passei acima sãopara sistemas SEM ALGAS. Geralmente quando um sistema é montado desde novo, da forma correta, com os componentes corretos, não tem trocas de ar e não fica no sol, é utilizada apenas água destilada e com trocas periódicas as algas não se formam nunca e o sistema nunca teráproblemas.

Se o usuário utilizou alguma vez "água mineral" ou "água de bateria" ou "fluído de radiador" então o sistema estará comprometido, podendo ter algas, e uma abordagem mais agressiva será necessária e permitida porque "pior do que está não fica". Nesse caso serão necessários vários flushes de uma mistura de água destilada com diluição de 0,1% (1 ml em 1 litro) de água sanitária. A água sanitária tem em média 2,5% de cloro ativo, ou seja, o cloro que é altamente corrosivo já está um pouco diluído. Quando utilizamos 0,1% estamos diluindo esse cloro ainda mais, a um nível que consegue matar os organismos vivos mas se utilizado por pouco tempo não chega a corroer os metais. Por isso é importante finalizar a limpeza com vários flushes de água destilada pura para remover qualquer partícula de cloro que tenha ficadopresa em alguma ranhuramicroscópica."
Cara não sabia dessa pegada do vinagre. Meu rad e block foi utilizado este enxaguei pouco e montei na época e ficou assim um ano.kkk( na limpeza não tinha algas mas agua já não estava cristalina e tinha resíduos de corante azul que foi utilizado pelo dono anterior do block alias este tava bem sujo as microparedes) . Semanas atrás fiz uma boa limpeza quando troquei o block ai só usei agua para limpeza e por garantia quando chegar o outro reservatório vou fazer denovo.
Você citou não usar agua de bateria ate onde eu sei e agua destilada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo