[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Vou postar todos os links da minha build by china/aliexpress:
Loja 01 - StoreSTvodool
Fittings/válvula endcaps:
https://www.aliexpress.com/store/3604003?spm=2114.10010108.0.0.58976c4cwZ8mo1 comprei vários tipos inclusive sobraram alguns (procure na loja)...
Bloco cpu:
https://www.aliexpress.com/store/pr...l?spm=2114.12010615.8148356.16.168753528m5317
Reservatório:
https://www.aliexpress.com/item/234...706.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.236a4c4dipoemz

Loja 02 - watercooling CN Store
Bomba d5:
https://www.aliexpress.com/item/d5-...667.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.236a4c4dipoemz
Bloco barrow GPU rtx 2080
https://www.aliexpress.com/item/LRC...001.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.236a4c4dipoemz

Loja 03 - AegirX MOD Store
Radiador :
https://www.aliexpress.com/item/fre...403.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.236a4c4dipoemz
Splitter pwm
https://www.aliexpress.com/item/Ori...239.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.236a4c4dipoemz

Meu primeiro watercooler era full xspc/performace pcs. Sinceramente tirando alguns aspectos do acabamento, não estão devendo em nada a grande marcas, como ek, xspc, alphacool. Agora resta saber a durabilidade...
 
Última edição:
Boa tarde galera!

Vou montar meu primeiro custom, e gostaria da opinião de vocês e dicas de incompatibilidade. Segue build para AM4 R7:

AQUACOMPUTER CUPLEX KRYOS NEXT AM4, ACETAL/COPPER
Black Ice Nemesis 280GTS® Ultra Stealth U-Flow Low Profile Radiator - Black Carbon
2x Noctua NF-A14 industrialPPC 3000 PWM 140mm Fan
Aquacomputer Aqualis D5 150 ml, G1/4
SWIFTECH MCP655-PWM 12V WATER D5 PUMP MODULE - PWM (SINGLE VERSION)
AQUACOMPUTER MOUNTING KIT FOR AQUALIS D5
MAYHEMS ULTRA CLEAR TUBING 3/8" X 1/2" (10/13MM) TUBING

Fittings:

1x BITSPOWER BP-MVV-MBK MINI-VALVE - MATTE BLACK
1x KOOLANCE NOZZLE COUPLING ADAPTER, G 1/4 MALE-MALE - BLACK
1x KOOLANCE FITTING SINGLE, SWIVEL ANGLED FOR 10MM X 13MM (3/8IN X 1/2IN) - BLACK
1x KOOLANCE FITTING SINGLE, COMPRESSION FOR 10MM X 13MM (3/8IN X 1/2IN) *BLACK*, G 1/4 BSPP

Abs!
 
Boa tarde galera!

Vou montar meu primeiro custom, e gostaria da opinião de vocês e dicas de incompatibilidade. Segue build para AM4 R7:

AQUACOMPUTER CUPLEX KRYOS NEXT AM4, ACETAL/COPPER
Black Ice Nemesis 280GTS® Ultra Stealth U-Flow Low Profile Radiator - Black Carbon
2x Noctua NF-A14 industrialPPC 3000 PWM 140mm Fan
Aquacomputer Aqualis D5 150 ml, G1/4
SWIFTECH MCP655-PWM 12V WATER D5 PUMP MODULE - PWM (SINGLE VERSION)
AQUACOMPUTER MOUNTING KIT FOR AQUALIS D5
MAYHEMS ULTRA CLEAR TUBING 3/8" X 1/2" (10/13MM) TUBING

Fittings:

1x BITSPOWER BP-MVV-MBK MINI-VALVE - MATTE BLACK
1x KOOLANCE NOZZLE COUPLING ADAPTER, G 1/4 MALE-MALE - BLACK
1x KOOLANCE FITTING SINGLE, SWIVEL ANGLED FOR 10MM X 13MM (3/8IN X 1/2IN) - BLACK
1x KOOLANCE FITTING SINGLE, COMPRESSION FOR 10MM X 13MM (3/8IN X 1/2IN) *BLACK*, G 1/4 BSPP

Abs!

Tem uns review ruim desse top na amazon, mas acho que depende da bomba que estavam usando...
Amazon product ASIN B01N7N2COP
 
Tem uns review ruim desse top na amazon, mas acho que depende da bomba que estavam usando...
Amazon product ASIN B01N7N2COP

@unBond

Esse que você postou é da bomba + top (Module) o que ele quer pegar, é só a bomba, sem carcaça ou top (Single)

http://www.frozencpu.com/products/1...Pump_Module_-_PWM_Enabled_Single_Version.html

O reservatório que ele escolheu (Aqualis) é um dos mais bonitos que existe. Mas até o bracket para fixação é vendido separado e é bem caro.
 
Pessoal, qual é o material mais usado para hard tube? Qual é o melhor?
Outra dúvida em relação aos fittings compression para hard tube, no site da ek tem de 12mm e 16mm. No site da primochill tem muita opção de fitting compression pra hard tube com medida de 1/2, já no site da ek essa medida nem se encontra.
Nos fittings de soft tube o de 3/4 por 1/2 é o maior e creio ser o melhor. Já no de hard tube eu estou meio perdido. Será para cpu + vga + dois radiador.
Obrigado.
 
Pessoal, qual é o material mais usado para hard tube? Qual é o melhor?
Outra dúvida em relação aos fittings compression para hard tube, no site da ek tem de 12mm e 16mm. No site da primochill tem muita opção de fitting compression pra hard tube com medida de 1/2, já no site da ek essa medida nem se encontra.
Nos fittings de soft tube o de 3/4 por 1/2 é o maior e creio ser o melhor. Já no de hard tube eu estou meio perdido. Será para cpu + vga + dois radiador.
Obrigado.

Material mais comum é o acrílico, tem o Petg (mais chato de ser dobrar, porém é mais seguro, pois não racha ou quebra, só amassa), tem também vidro, cobre, latao, inox, alumínio, até fibra de carbono.

Hard tem nas medidas (externas) de 12, 14 ou 16mm, os mais comuns são o de 12 e 16mm.

Sobre a primochill e demais marcas, a recomendação é sempre pegar o fitting e tube da mesma marca. No passado a Monsoon fez um fiting numa medida que só o tubo dela dava certo.

No seu exemplo, a maioria do mundo e chinas usam o sistemas métrico, ou seja 12mm, o primochill usa Imperial em polegadas, 1/2 pol são 12,7mm. Esses 0,7 podem gerar vazamentos ou incompatibilidade.

A espessura do tubo é 100% estético, pois apenas tubos abaixo de 9mm restringem o fluxo (menos que a rosca 1/4 BSP britânica)
 
Já ouviram falar nesse composto Benzotriazol, estou querendo usar algum anticorrosivo no sistema, que não agrida as borrachas.

https://www.aquatuning.us/water-coo...aquatuning-anticorrosive-anticorro-fluid-50ml
https://www.aquatuning.de/download/30009_GB-en.pdf

Acabei me lembrando que os aditivos para motores à diesel e estacionários anteriores a 1996 só possuem anticorrosivo. Estou pensando em comprar e adicionar 4% (meu loop tem 750ml, o que daria 30mls).
cara não sei o que aconteceu no seu loop. estou usando água destilada + glicerina liquida com 4 gotas de algicida. não vejo coisa melhor. ainda pensei em usar o aditivo
 
cara não sei o que aconteceu no seu loop. estou usando água destilada + glicerina liquida com 4 gotas de algicida. não vejo coisa melhor. ainda pensei em usar o aditivo
por enquanto não aconteceu nada uma semana montado, agua destilada e algicida:bwahaha:
a questão é se irá acontecer :vish:
 
Material mais comum é o acrílico, tem o Petg (mais chato de ser dobrar, porém é mais seguro, pois não racha ou quebra, só amassa), tem também vidro, cobre, latao, inox, alumínio, até fibra de carbono.

Hard tem nas medidas (externas) de 12, 14 ou 16mm, os mais comuns são o de 12 e 16mm.

Sobre a primochill e demais marcas, a recomendação é sempre pegar o fitting e tube da mesma marca. No passado a Monsoon fez um fiting numa medida que só o tubo dela dava certo.

No seu exemplo, a maioria do mundo e chinas usam o sistemas métrico, ou seja 12mm, o primochill usa Imperial em polegadas, 1/2 pol são 12,7mm. Esses 0,7 podem gerar vazamentos ou incompatibilidade.

A espessura do tubo é 100% estético, pois apenas tubos abaixo de 9mm restringem o fluxo (menos que a rosca 1/4 BSP britânica)
Obrigado pela resposta. Não sabia dessa informação, então tanto faz o tubo ser de 12mm ou 16mm no caso de hard tube, não influencia em nada no sistema a não ser na parte estética. Imagino que isso deve valer pra soft tube também, certo? Tanto faz a espessura do tubo/fitting ser 1/2 - 3/4 ou 3/8-1/2, isso só influencia na estética. To começando a mexer com wc agora, vai ser meu primeiro sistema, não sabia dessa informação. Valeu
 
Obrigado pela resposta. Não sabia dessa informação, então tanto faz o tubo ser de 12mm ou 16mm no caso de hard tube, não influencia em nada no sistema a não ser na parte estética. Imagino que isso deve valer pra soft tube também, certo? Tanto faz a espessura do tubo/fitting ser 1/2 - 3/4 ou 3/8-1/2, isso só influencia na estética. To começando a mexer com wc agora, vai ser meu primeiro sistema, não sabia dessa informação. Valeu

Sim, pq tudo passa pela rosca de 1/4 BSP que tem 9mm, então pode ser aqueles tubos custom de 20mm mas tudo é restringido pelo 9mm da rosca.
 
To numa busca por um bom gabinete pra instalar o wc. Estava pensado em por dois radiador de 360. Pra quem já tem wc custom, qual gabinete vocês usam?
 
Eu uso um 780T graphite da corsair full tower, serve dois radiadores de 360 e um de 140 juntos.
 
Última edição:
Galera comprei tubos14mm e os fittings 14mm da imagem abaixo, ele tem 3 borrachas de vedação interna e duas para vedação externa, dessas duas uma é igual a que fica rosca do fitting e a outra é maior e mais fina que fica na parte externa e vai atras do fitting para dr aperto e não deixar o tubo sair, porem mesmo eu apertar muito forte, dou uma leve puxada o tubo sai, o força da puxada é como se eu estivesse esticando uma borrachinha de dinheiro.

Dai tive uma ideia, coloca a outra borracha que é igual a da rosca junto com essa borracha externa para dar mais aperto, e realmente ficou mais firme, mas se eu puxo forte, fazendo bastante força como se eu estivesse querendo rasga a alça de uma sacolinha de mercado o tubo ainda sai.

Tenho bastante experiencia em montagem de wc com mangueira, mas com tubo será a primeira vez, então gostaria de saber se isso é normal, se é normal puxar um pouco forte os fittings de qualquer marca sairem do tubo, e se tem algum problema usar desta forma


GfLJKQb.jpg

 
Galera comprei tubos14mm e os fittings 14mm da imagem abaixo, ele tem 3 borrachas de vedação interna e duas para vedação externa, dessas duas uma é igual a que fica rosca do fitting e a outra é maior e mais fina que fica na parte externa e vai atras do fitting para dr aperto e não deixar o tubo sair, porem mesmo eu apertar muito forte, dou uma leve puxada o tubo sai, o força da puxada é como se eu estivesse esticando uma borrachinha de dinheiro.

Dai tive uma ideia, coloca a outra borracha que é igual a da rosca junto com essa borracha externa para dar mais aperto, e realmente ficou mais firme, mas se eu puxo forte, fazendo bastante força como se eu estivesse querendo rasga a alça de uma sacolinha de mercado o tubo ainda sai.

Tenho bastante experiencia em montagem de wc com mangueira, mas com tubo será a primeira vez, então gostaria de saber se isso é normal, se é normal puxar um pouco forte os fittings de qualquer marca sairem do tubo, e se tem algum problema usar desta forma


GfLJKQb.jpg

galera..., resolvido..., fui em uma loja de vedações e comprei borrachinha da parede mais grossa, agora não sai nem se eu puxa com toda força, não vou apaga o post porque pode servir de ajuda pra mais alguem
 
Galera comprei tubos14mm e os fittings 14mm da imagem abaixo, ele tem 3 borrachas de vedação interna e duas para vedação externa, dessas duas uma é igual a que fica rosca do fitting e a outra é maior e mais fina que fica na parte externa e vai atras do fitting para dr aperto e não deixar o tubo sair, porem mesmo eu apertar muito forte, dou uma leve puxada o tubo sai, o força da puxada é como se eu estivesse esticando uma borrachinha de dinheiro.

Dai tive uma ideia, coloca a outra borracha que é igual a da rosca junto com essa borracha externa para dar mais aperto, e realmente ficou mais firme, mas se eu puxo forte, fazendo bastante força como se eu estivesse querendo rasga a alça de uma sacolinha de mercado o tubo ainda sai.

Tenho bastante experiencia em montagem de wc com mangueira, mas com tubo será a primeira vez, então gostaria de saber se isso é normal, se é normal puxar um pouco forte os fittings de qualquer marca sairem do tubo, e se tem algum problema usar desta forma


GfLJKQb.jpg

 


galera..., resolvido..., fui em uma loja de vedações e comprei borrachinha da parede mais grossa, agora não sai nem se eu puxa com toda força, não vou apaga o post porque pode servir de ajuda pra mais alguem
encontrou em casa de construção é isso? a borracha? humm vou ver se encontro entao 2 fittings aqui sem borracha parados
 
Galera comprei tubos14mm e os fittings 14mm da imagem abaixo, ele tem 3 borrachas de vedação interna e duas para vedação externa, dessas duas uma é igual a que fica rosca do fitting e a outra é maior e mais fina que fica na parte externa e vai atras do fitting para dr aperto e não deixar o tubo sair, porem mesmo eu apertar muito forte, dou uma leve puxada o tubo sai, o força da puxada é como se eu estivesse esticando uma borrachinha de dinheiro.

Dai tive uma ideia, coloca a outra borracha que é igual a da rosca junto com essa borracha externa para dar mais aperto, e realmente ficou mais firme, mas se eu puxo forte, fazendo bastante força como se eu estivesse querendo rasga a alça de uma sacolinha de mercado o tubo ainda sai.

Tenho bastante experiencia em montagem de wc com mangueira, mas com tubo será a primeira vez, então gostaria de saber se isso é normal, se é normal puxar um pouco forte os fittings de qualquer marca sairem do tubo, e se tem algum problema usar desta forma


GfLJKQb.jpg

 


galera..., resolvido..., fui em uma loja de vedações e comprei borrachinha da parede mais grossa, agora não sai nem se eu puxa com toda força, não vou apaga o post porque pode servir de ajuda pra mais alguem
manda uma foto dessa borracha que vc comprou na loja de vedações por favor
 
Galera o nome dessa borrachinhas para quem não sabe e O-rings pode facilitar na hora da procura.
 
manda uma foto dessa borracha que vc comprou na loja de vedações por favor

é a mesma da ss que postei ali em cima, mesmo tamanho da que te espessura fina só que com a espessura da menor.

pra min foi o canal, ja até montei a tubulação no pc

xtX0FsG.jpg
 
Última edição:
Eu li que a recomendação é utilizar apenas água destilada. A TT tá de trollagem só pra vender os produtos deles?

https://www.thermaltake.com/Liquid_...acific_RL360_RGB_Water_Cooling_Kit/design.htm

Caution

Thermaltake recommends the following steps to be taken before using the Pacific series radiators and water blocks
  1. To ensure a clean loop, flush and rinse your radiators and water blocks with distilled water prior to use.
  2. Do not use tap water or distilled water as your coolant, it may harm your loop and reduce performance.
  3. It is strongly recommended to use market proven pre-mix coolant, such as Thermaltake Coolant 1000. It offers great performance while protecting the entire liquid loop from corrosion.
  4. Before storing your water cooling components, please clean, rinse and dry. This will ensure a longer lifespan for your components.
 
uso agua destilada pura a mais de 4 anos e nunca deu nada , essa thermaltake ta é k o
 
Estou pensando em importar o kit da Mayhems Biocide Plus and Inhibitor Plus



Estou extremamente pé atrás de rodar um sistema made in china sem um anticorrosivo/anti-cavitante.
 
Eu li que a recomendação é utilizar apenas água destilada. A TT tá de trollagem só pra vender os produtos deles?

https://www.thermaltake.com/Liquid_...acific_RL360_RGB_Water_Cooling_Kit/design.htm

Caution

Thermaltake recommends the following steps to be taken before using the Pacific series radiators and water blocks
  1. To ensure a clean loop, flush and rinse your radiators and water blocks with distilled water prior to use.
  2. Do not use tap water or distilled water as your coolant, it may harm your loop and reduce performance.
  3. It is strongly recommended to use market proven pre-mix coolant, such as Thermaltake Coolant 1000. It offers great performance while protecting the entire liquid loop from corrosion.
  4. Before storing your water cooling components, please clean, rinse and dry. This will ensure a longer lifespan for your components.
Tá de trollagem só pra vender o produto deles mesmo xD
 
Estou pensando em importar o kit da Mayhems Biocide Plus and Inhibitor Plus



Estou extremamente pé atrás de rodar um sistema made in china sem um anticorrosivo/anti-cavitante.


é uma porcaria, vi dois video a tempo ja, que tinha mais de 1 ano de uso com esse fluido Mayhems, detonou o sistema dos cara, foi entupindo tudo, o meu é todo bykski, tudo made in china, unica coisa de marca diferente é os tubos petg que é da barrow que tambem é da china, comprei em montei em outubro, usando só agua destilada pura sem mais nada, nada de corrosão até agora.
 
uso agua destilada pura a mais de 4 anos e nunca deu nada , essa thermaltake ta é k o

Nos primórdios dos WC custom, quando se usava cpu block Swiftech Apogee, usava água de radiador ou fervida e nunca deu problema.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo