[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos VoiderX
  • Data de Início Data de Início
Eu arriscaria no Aliexpress, peguei um radiador 360mm Bykski e foi abaixo de $50, paguei só o ICMS.
Ou paga a diferença no paypal, fiz isso com uma bomba e reservatório da IceManCooler, ainda não chegou.

Qual fluido vocês utilizam ? Já utilizei do Zuin mas não responde no WhatsApp e já estou precisando.
Em mensagens anteriores teve essa discussão.

Eu por exemplo tava usando apenas água destilada mas tava fazendo o flush (limpeza) de 6 em 6 meses.

Porém um dos membros aqui o @CHM deu a ideia de utilizar água deionizada e 10% de Mono-Etilenoglicol.
Eu pretendo utilizar essa mistura assim que minha mangueiras de EPDM chegarem.

Em mensagens anteriores teve essa discussão.

Eu por exemplo tava usando apenas água destilada mas tava fazendo o flush (limpeza) de 6 em 6 meses.

Porém um dos membros aqui o @CHM deu a ideia de utilizar água deionizada e 10% de Mono-Etilenoglicol.
Eu pretendo utilizar essa mistura assim que minha mangueiras de EPDM chegarem.
Quando se usa apenas água destilada, não pode misturar cobre e alumínio, certo ?
Meus radiadores e blocos são Bykski e Barrow, radiador é cobre e bloco é niquelado, teria algum problema ?
E sabe onde encontra Agua Deionizada ? Vi no ML, mas não passa confiança.

Quando se usa apenas água destilada, não pode misturar cobre e alumínio, certo ?
Meus radiadores e blocos são Bykski e Barrow, radiador é cobre e bloco é niquelado, teria algum problema ?
Bloco niquelado é cobre com banho níquel, não tem nenhum problema… alumínio e cobre pode sim dar algum problema pela diferença de potencial elétrico… água desmineralizada acha em qualquer lugar não existe marca confiável é tudo mesma coisa pode comprar sem medo algum, eu compro em uma loja de peças de moto para você ter uma ideia.

Caso voce tenha um loop de metais amarelos ou nickel pode usar agua destilada, para garantir a qualidade uso agua comprada em farmacia de manipulacao e colocar algumas gotas de biocide, essa mistura vai garantir a longetividade e baixa proliferacao de fungos e outros.
Com essa mistura faço a limpeza de 12 em 12 meses, nunca encontrei problemas.

Cuidado BIOCIDE é um veneno e nao deve ser manipulado por criancas.

Tem algum problema deixar a tampa do reservatório aberta? É um water cooler custom com mangueiras de acrílico e uma mangueira saiu do fitting, creio ser por conta da pressão

Não há problema, assim como não há motivo. A única função do respiro no loop é pra drenagem e/ou preenchimento de fluído. Pressão atmosférica, lembre-se.

Definitivamente não é pressão porque física. A pressão de um loop normal não chega nem perto de 1bar.

Estou querendo me aventurar em um custom, mas o medo de fazer cagada é grande.
Estava dando uma olhada na GBA e na PowerUPWC, aqueles kits completos valem a pena ou são overpriced pelo o que oferecem?
Ideia é montar com 2x rad 360 e blocar a proxima GPU, daria pra montar algo bacana com um orçamento de R$2.000?
Tem alguém que faça consultoria/montagem em SP?

Mesmo com imposto e tudo, compensa mais comprar no Ali.

Tranquilo Al e Cu no mesmo loop, apenas não faz sentido algum com a disponibilidade de componentes de hoje em dia.

Boa tarde finos senhores, estou me preparando para montar meu primeiro loop custom e gostaria de um pouco de assistencia. Eu escolhi as seguinte peças:
PS: meu sistema é AM5

bomba + reservatorio
radiador (vou usar na lateral do meu 011 mini)
bloco (peguei sem o medidor de temp)
2 x fittings 45
4 x fittings 90
6 x fittings
2M mangueiras pvc

eu gostaria de blocar minha GPU tambem, mas no momento acho que nao vale mais a pena gastar com um bloco pra uma RX6800, por causa das taxas e porque ela já está com alguns aninhos nas costas e pretendo trocar em 2 -3 anos.

O que podem me dizer sobre a minha escolha de pecas? Acham que pode melhorar algo? Escolhi algo errado?

Eu arriscaria no Aliexpress, peguei um radiador 360mm Bykski e foi abaixo de $50, paguei só o ICMS.
Ou paga a diferença no paypal, fiz isso com uma bomba e reservatório da IceManCooler, ainda não chegou.

Qual fluido vocês utilizam ? Já utilizei do Zuin mas não responde no WhatsApp e já estou precisando.
posso estar falando merda, mas tem algum esquema pra nao pagar a taxa pelo ali pagando a diferença via pay pal pro vendedor?

posso estar falando merda, mas tem algum esquema pra nao pagar a taxa pelo ali pagando a diferença via pay pal pro vendedor?
De todo jeito tem que pagar taxa. Mas abaixo dos 50 paga "apenas" 22%.

Captura-de-tela-2023-12-12-173858.png

Mudariam algo? Tudo passa somente com ICMS.

Qual marca de fittings recomendam?

Então, sou bem novo nesse ramo de wc, mas parece que bombas ddc geralmente são mais barulhenta e mais fraca que a D5.
O bloco da até pra pegar um mais barato da própria bykski ou barrow.
Radiador é de alumínio, pega um de cobre, da Bykski.

eu também tô chegando agora, mas pelo que pesuisei concordo com o colega do comentário de cima. Bomba D5 (mas se não couber no orçamento vai DDC mesmo) e principalmente o radiador de cobre pra não ter que esquentar a cabeça com corrosão.

Então, sou bem novo nesse ramo de wc, mas parece que bombas ddc geralmente são mais barulhenta e mais fraca que a D5.
O bloco da até pra pegar um mais barato da própria bykski ou barrow.
Radiador é de alumínio, pega um de cobre, da Bykski.

eu também tô chegando agora, mas pelo que pesuisei concordo com o colega do comentário de cima. Bomba D5 (mas se não couber no orçamento vai DDC mesmo) e principalmente o radiador de cobre pra não ter que esquentar a cabeça com corrosão.

Captura-de-tela-2023-12-12-204814.png

A bomba seria essa?

O radiador de aluminio é de 45mm, de cobre que dá pra pegar é 30mm, perde muito desempenho?

Captura-de-tela-2023-12-12-204814.png

A bomba seria essa?

O radiador de aluminio é de 45mm, de cobre que dá pra pegar é 30mm, perde muito desempenho?
o modelo de bomba está correto, mas ela precisa de uma capa, e você ainda teria que comprar o reservatório. Fuçando aqui no grupo, achei o link de um modelo que já vem montado.

Nesse link você vai ver que tem duas opções de produto (além dos vários tamanhos de reservatório), o que recomendaram foi o modelo mais caro, da Alphacool (Ocool no anúncio).

Sobre o radiador, não tenho certeza... Ao mesmo tempo que o de alumínio é mais espesso, o de cobre tem melhor dissipação por conta do material. Se tivesse que chutar diria que a diferença entre eles fica na margem de erro de 5%. Mas vale ressaltar que a vantagem do radiador de cobre é que vc não precisa se preocupar tanto com corrosão, acho que a paz de espírito vale a diferença, fora que com um sistema 100% de cobre você pode usar água destilada pura com anti-alga, ou com uma concentração muito baixa de ethilenoglicol, o que melhora um pouco a condutividade térmica do líquido.

o modelo de bomba está correto, mas ela precisa de uma capa, e você ainda teria que comprar o reservatório. Fuçando aqui no grupo, achei o link de um modelo que já vem montado.

Nesse link você vai ver que tem duas opções de produto (além dos vários tamanhos de reservatório), o que recomendaram foi o modelo mais caro, da Alphacool (Ocool no anúncio).

Sobre o radiador, não tenho certeza... Ao mesmo tempo que o de alumínio é mais espesso, o de cobre tem melhor dissipação por conta do material. Se tivesse que chutar diria que a diferença entre eles fica na margem de erro de 5%. Mas vale ressaltar que a vantagem do radiador de cobre é que vc não precisa se preocupar tanto com corrosão, acho que a paz de espírito vale a diferença, fora que com um sistema 100% de cobre você pode usar água destilada pura com anti-alga, ou com uma concentração muito baixa de ethilenoglicol, o que melhora um pouco a condutividade térmica do líquido.

Tenho que pegar separado pra fugir da taxa, aí nesse caso a bomba + reservatório já fica R$1.5k com a taxa, já inviabiliza o projeto.

Tenho que pegar separado pra fugir da taxa, aí nesse caso a bomba + reservatório já fica R$1.5k com a taxa, já inviabiliza o projeto.
cara, de início eu iria na bomba mais básica, mas pegaria o radiador de cobre. Pq ai vc fica tranquilo que o loop vai durar, e ai você só se prepara pra trocar a bomba num futuro upgrade.

Com o risco de parecer presunçoso, peço licença pra dar algumas sugestões:

1) Bomba:

- Principal componente do loop, de longe. Se a bomba morrer ou der qualquer defeito, já era.
- Façam o possível pra comprar uma original Xylem. A única loja 100% confiável pra bombas originais no Ali é a AegirX.
- Xylem (Lowara, Laing) é a fabricante. Alphacool, Swiftech, etc. são marcas.
- Barrow ou Bykski não usam Xylem original.
- As "clones oficiais" das duas marcas têm potência e, principalmente, temperatura de operação nas descrições. Ignore o resto.
- Cuidado pra não comprar só o core. Compra o combo que sai mais barato.

Resumo do resumo: as originais têm histórico de confiabilidade e durabilidade. Os clones chineses, não.

2) Radiadores

- Compre o máximo de área que caiba no seu gabinete.
- Compre o "padrão" de 30mm de espessura por conta do barulho das fans. Não haverá diferença de desempenho pra 45, 60 ou mais.
- Não compre marca. Como vai comprar no Ali, vai de Barrow ou Bykski mesmo. Na Aegir tem Magicool e vale a diferença pelo QC e QA.

Resumo: basicamente, comprar o máximo que seu gabinete suporta.

3) Bloco:

- Depende do loop e uso. Pra começar a dar diferença significativa no boost e/ou OC em CPU, vai precisar gastar uma grana considerável.
- Pra GPU tanto faz.

4) Fittings:

- Compre uns 50% a mais do que calculou, conexões, adaptadores, torneira pra drenar o loop, etc.
- Termômetro!!! Curva de fans é pela temp do líquido, nunca pelas temps de CPU ou GPU.
- Só use cotovelo de 90º quando necessário. 4 cotovelos equivalem a um bloco a mais no loop.
- Sendo Barrow ou Bykski pra cima tanto faz a marca. Fittings é tipo um buraco negro pra dinheiro.

Com o risco de parecer presunçoso, peço licença pra dar algumas sugestões:

1) Bomba:

- Principal componente do loop, de longe. Se a bomba morrer ou der qualquer defeito, já era.
- Façam o possível pra comprar uma original Xylem. A única loja 100% confiável pra bombas originais no Ali é a AegirX.
- Xylem (Lowara, Laing) é a fabricante. Alphacool, Swiftech, etc. são marcas.
- Barrow ou Bykski não usam Xylem original.
- As "clones oficiais" das duas marcas têm potência e, principalmente, temperatura de operação nas descrições. Ignore o resto.
- Cuidado pra não comprar só o core. Compra o combo que sai mais barato.

Resumo do resumo: as originais têm histórico de confiabilidade e durabilidade. Os clones chineses, não.

2) Radiadores

- Compre o máximo de área que caiba no seu gabinete.
- Compre o "padrão" de 30mm de espessura por conta do barulho das fans. Não haverá diferença de desempenho pra 45, 60 ou mais.
- Não compre marca. Como vai comprar no Ali, vai de Barrow ou Bykski mesmo. Na Aegir tem Magicool e vale a diferença pelo QC e QA.

Resumo: basicamente, comprar o máximo que seu gabinete suporta.

3) Bloco:

- Depende do loop e uso. Pra começar a dar diferença significativa no boost e/ou OC em CPU, vai precisar gastar uma grana considerável.
- Pra GPU tanto faz.

4) Fittings:

- Compre uns 50% a mais do que calculou, conexões, adaptadores, torneira pra drenar o loop, etc.
- Termômetro!!! Curva de fans é pela temp do líquido, nunca pelas temps de CPU ou GPU.
- Só use cotovelo de 90º quando necessário. 4 cotovelos equivalem a um bloco a mais no loop.
- Sendo Barrow ou Bykski pra cima tanto faz a marca. Fittings é tipo um buraco negro pra dinheiro.

Termômetro pensei em pegar esse: https://encurtador.com.br/jrRTW

Vou usar tubulação flexivel, vou pegar no br.

Tenho que pegar mais algum item?

1.png

Última edição:
Alguém sabe se tem algo parecido com isso aqui no Brasil? Preciso fixar a bomba/reservatório no radiador, mas preciso descolocar ela um pouco para o lado direito para não pegar na gpu.

Captura-de-tela-2024-01-05-235802.png

també, gostaria de saber sobre esse negócio dp termômetro...

Peguei esse aqui: Barrow sensor temp TCWD-V1
Verifica se a sua mobo tem o conector (aqui na Asus é T_SENSOR)

ao meu ver voce tem tres opcoes: 1- modificar o distro; 2- modificar o gabinete; 3- desistir do distro

Como seria modificar o distro? Tem como usar outra saída como dreno? Tô pensando em modificar o gabinete, até agora. Uma micro retifica resolve né?

Como seria modificar o distro? Tem como usar outra saída como dreno? Tô pensando em modificar o gabinete, até agora. Uma micro retifica resolve né?
sem duvidas modificar o distro nao seria mais facil, modar o gabinete é mais tranquilo. E sim, acredito que uma micro retifica ja resolva

Users who are viewing this thread

Voltar