[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Pc virou balada :ahh:. Quero fotos:allgoods:
O meu também é :haha:

Q5K4BYp.jpg
 
Eita lucas, pegou vício no Euro Truck e gastou em volante :haha: Jogando na tv também? :mondie:
Tenho o G27 desde 2013, quando adquiri o ETS2 original.
Depois disso, vieram mais jogos que utilizei o volante.
Uso a TV como monitor desde 2013 também, pois comprei em uma promo na época já pensando em usar como monitor.
 
Cara, essas novas fans da Corsair são boas pelo que diz nas specs.
O ruim é o valor absurdo que é cobrado por elas aqui no BR.
Tem um outro fan que é levemente superior e custa pouco menos da metade dos Corsair ML, são os Cooler Master 120 AP (Air Pressure).

Vai ficar com o PC mais lindo ainda quando colocar a nova MB na água.
Depois mostra pra nós como ficou!
Abração, meu amigo!


Não é muito recomendado usar apenas 1 radiador paraa CPU e GPU, pois a eficiência do WC pode não atingir bons resultados.
O problema dessa bomba é que ela é embutida, ou seja, se ela morrer, tu perdeu o combo inteiro (bomba + reservatório).
O mais indicado é usar 1 radiador para cada fonte de calor (hardware) a ser blockado.

Entendo, é um risco que vou ter que correr, mas meu sonho de consumo será uma D5 com reservatório, futuramente pego ela com certeza, mas a princípio essa já pode me dar um desempenho razoável...

Vou esboçar um projeto de como vai ficar o sistema só com CPU e posto aqui, mas estou pensando em algo como:

Bomba > CPU > Radiador > Reservatório/Bomba

Como é um sistema bem simples acho que não há muito o que fazer...

Tem alguma outra recomendação de sequência que não esta?

Abraços... :joia:
 
O meu também é :haha:

Q5K4BYp.jpg

Belo Setup... :mr:
 
Entendo, é um risco que vou ter que correr, mas meu sonho de consumo será uma D5 com reservatório, futuramente pego ela com certeza, mas a princípio essa já pode me dar um desempenho razoável...

Vou esboçar um projeto de como vai ficar o sistema só com CPU e posto aqui, mas estou pensando em algo como:

Bomba > CPU > Radiador > Reservatório/Bomba

Como é um sistema bem simples acho que não há muito o que fazer...

Tem alguma outra recomendação de sequência que não esta?

Abraços... :joia:
 


Belo Setup... :mr:
A sequência para esse loop não faz diferença alguma.
Essa bomba já vai ser um começo, assim, já vai pegando a manha do WC Custom :joia:
Obrigado pelo elogio!
 
Maldito Paint... :haha:

Basicamente pretendo deixar assim, o que acham?
4FVAhov.png

PS: Isto está longe de ter as dimensões exatas... haha
 
Pessoal, não é difícil montar um WC Custom como a maioria pensa, pois é muito simples.
Tu vai precisar de uma bomba, um reservatório, block para CPU e/ou GPU, conexões (barb fittings, compression fittings ou PETG fittings), alguns ângulos/extensores, mangueiras ou tubulação rígida.
Mas para escolher um radiador tem que levar em consideração o espaço do case, se irá blockar só CPU/GPU ou os dois e a partir disso escolher os fans.
Normalmente, quanto mais espesso for o radiador, menor vai ser o FPI (aletas por polegadas).
Quanto maior o FPI mais restrição para a passagem do ar no radiador, com isso deverá utilizar fans que possuem alta pressão.
Lembrando que para fans de alta pressão, o ruído apresentado pelo mesmo também é alto e, dependendo do usuário, isso pode atrapalhar.
Se o radiador for de baixo FPI, recomendo fans que sejam balanceados em termos de pressão e CFM.

Montar um WC Custom não tem segredo.
Basta comprar os fittings da mesma medida (interna e externa) das mangueiras que não vai ter erro.
Tudo tem entrada e saída, basta rosquear os fittings ali (não se preocupe que as roscas de todas as peças são padronizadas, todas são roscas de passo de 1/4"), conectar as mangueiras, encher o reservatório e colocar, ligar a bomba, desligar a bomba, encher o reservatório, religar a bomba e assim por diante, até que o fluído complete o loop e comece a retornar para o reservatório.
Depois disso, basta ir virando o case para os lados, frente e para trás para que as bolhas de ar sejam bombeadas para o reservatório.
E para finalizar, basta encher o reservatório até o nível desejado, em seguida deixe rodando por algumas horas para que tenha certeza que não há nenhum vazamento.
Confira todas as conexões novamente enquanto o sistema está rodando e depois volte a usar o PC normal.

Vou dar o meu exemplo: penso que WC Custom é sinônimo de performance com silêncio.
Eu uso um radiador Alphacool XT45 360x45mm com apenas 3 fans Cougar CFD 120mm, fan silencioso e com ótima performance para o radiador que possui 12 FPI.
O outro radiador é um Alphacool UT60 240x60mm (10 FPI) só que nele uso Push & Pull devido ao espaço de 2 fans de 140mm na parte da frente do 750D e os fans que estão no Pull são de 120mm.

Aí me perguntam: "mas não é overkill esse teu loop para o 2600K + GTX980?"
Realmente é, mas eu acredito que para quem procura um WC Custom, tem mais é que aproveitar ao máximo o espaço que o case oferece.

Segue uma imagem do meu atual sistema:

Wketap5.jpg


xkhf4JW.jpg
Parabéns, resumiu 4 anos de tópico em algumas linhas :notbad:
Quase pensando em pegar teu post e por em spoiler no post inicial como: "Versão para preguiçosos".:haha:
 
Rapaz tu é ninja no paint viu, os meus desenhos são todos abstratos, só no CorelDRAW X7 que eu sou fera.
Vlw... haha

Eu já não manjo nada nesses programas, corew, photoshop, o máximo que mexi um pouco foi com cad há um tempo atrás, mas o que fiz nesse desenho aí foi usar apenas formas e retas, e fazer aquele efeito básico de cubo que a gente aprende na escola... haha

Abraços...
 
:hmm::medo:

Mudando o foco...
Qual a diferença entre esses cpu blocks?
http://s.aliexpress.com/QNbUfU3E
http://s.aliexpress.com/eiYNNVre

Ah! E que fan seria interessante para esse radiador? Tava pensando em uma SP 120 ou AF 120.
http://s.aliexpress.com/EJBF36N7

O da Barrow tem LEDs... :bwahaha:

Agora sem zoeira, o @Lucas.Fraga.RS sempre recomenda esses da Barrow pro pessoal aqui, é uma marca bem melhor mas em ganho prático não sei se haverá muita diferença entre um e outro bloco, o preço do outro tá bem convidativo, são quase R$30 a menos de um pro outro... Além disso, esse mais barato é universal, não?
 
galera alguém sabe onde compra os parafusos pra prender o cooler no radiador ?
e que comprei um cooler slim ja que o tamanho normal não cabe pois não tem espaço :okay:.
os parafusos que tem e so pros normais
 
:hmm::medo:

Mudando o foco...
Qual a diferença entre esses cpu blocks?
http://s.aliexpress.com/QNbUfU3E
http://s.aliexpress.com/eiYNNVre

Ah! E que fan seria interessante para esse radiador? Tava pensando em uma SP 120 ou AF 120.
http://s.aliexpress.com/EJBF36N7
Esse block com led possui aletas no seu interior, já o outro não possui aletas.
As aletas servem para aumentar a área de contato de troca térmica, ou seja, é para aumentar a eficiência da transferência do calor do block para o fluído.

Se não me engano, esse radiador aí possui 16 FPI, então pegaria fans que tenham uma pressão acima de 2 mmH2O.
Tenho recomendado um fan da Cooler Master 120 AP (Air Pressure), pois além de ser próprios para radiadores, eles possuem uma "chavinha" na parte de trás, onde tu pode selecionar qual modo quer usar (Silence, Quiet e Performance).
O valor deles é bem atrativo, pois está saindo por R$49,90 na Kabum.

O da Barrow tem LEDs... :bwahaha:

Agora sem zoeira, o @Lucas.Fraga.RS sempre recomenda esses da Barrow pro pessoal aqui, é uma marca bem melhor mas em ganho prático não sei se haverá muita diferença entre um e outro bloco, o preço do outro tá bem convidativo, são quase R$30 a menos de um pro outro... Além disso, esse mais barato é universal, não?
Corrigindo, esse block não é da Barrow, mas sim da Bkyski, que é uma empresa OEM que fabrica peças para EKWB.
O block que uso é da Bykski, mas é o modelo antigo que foi substituído por esse ali.

galera alguém sabe onde compra os parafusos pra prender o cooler no radiador ?
e que comprei um cooler slim ja que o tamanho normal não cabe pois não tem espaço :okay:.
os parafusos que tem e so pros normais
Vai em uma loja de parafusos e compra parafusos M4, dai se não achar do comprimento desejado, basta cortar com um alicate o comprimento excessivo.
Fiz isso para poder fixar os radiadores que uso no 750D.
 
Ola...dei uma boa lida nas ultimas paginas...
Jah ficou claro para min +- o que comprar e de qual marca....seguindo a indicaçoes de voces.. estou ainda conprando as pecas do pc...entao vai ficar mais para frente montar o WC, por iso nao vou sair postando aqui +- as pecas que eu escolhi. Mas inicialmente somente o CPU

Tenho algumas duvidas..

Essa bomba d5 da china...gostaria de saber se o barulho dela atrapanha? Pois quero um pc bem silencioso. E segundo as fotos tem uma chave seletora de rpm atraz dela... Para saber qual posicao eu deixo eu tenho que ir testando a temp? Ela nao eh pwm neh...

Os Fans que fazem o pull tem que ser iguais os dos push? Push pull melhora bastante as temps?

Vi em algumas fotos uma "bolinha" com vias... Vi o pessoal usando ela na saida da bomba junto a uma valvula, pelo visto eh para retirar o fluido... De tempos em tempos o que eh necessario fazer na manutenção?

Desculpe tantas perguntas...sempre gosto de saber tudo antes de fazer ou comprar alguma coisa.

Obrigado...e parabens para voces, otimo topico
 
Esse block com led possui aletas no seu interior, já o outro não possui aletas.
As aletas servem para aumentar a área de contato de troca térmica, ou seja, é para aumentar a eficiência da transferência do calor do block para o fluído.

Se não me engano, esse radiador aí possui 16 FPI, então pegaria fans que tenham uma pressão acima de 2 mmH2O.
Tenho recomendado um fan da Cooler Master 120 AP (Air Pressure), pois além de ser próprios para radiadores, eles possuem uma "chavinha" na parte de trás, onde tu pode selecionar qual modo quer usar (Silence, Quiet e Performance).
O valor deles é bem atrativo, pois está saindo por R$49,90 na Kabum.


Corrigindo, esse block não é da Barrow, mas sim da Bkyski, que é uma empresa OEM que fabrica peças para EKWB.
O block que uso é da Bykski, mas é o modelo antigo que foi substituído por esse ali.


Vai em uma loja de parafusos e compra parafusos M4, dai se não achar do comprimento desejado, basta cortar com um alicate o comprimento excessivo.
Fiz isso para poder fixar os radiadores que uso no 750D.
blz depois vo na loja que e especializada aqui onde moro e vejo se eles tem esses parafusos
 
Corrigindo, esse block não é da Barrow, mas sim da Bkyski, que é uma empresa OEM que fabrica peças para EKWB.
O block que uso é da Bykski, mas é o modelo antigo que foi substituído por esse ali.

Malditos Chineses: "Marca: BARROW" :haha:
Vivendo e aprendendo... :joia:
 
Ola...dei uma boa lida nas ultimas paginas...
Jah ficou claro para min +- o que comprar e de qual marca....seguindo a indicaçoes de voces.. estou ainda conprando as pecas do pc...entao vai ficar mais para frente montar o WC, por iso nao vou sair postando aqui +- as pecas que eu escolhi. Mas inicialmente somente o CPU

Tenho algumas duvidas..

Essa bomba d5 da china...gostaria de saber se o barulho dela atrapanha? Pois quero um pc bem silencioso. E segundo as fotos tem uma chave seletora de rpm atraz dela... Para saber qual posicao eu deixo eu tenho que ir testando a temp? Ela nao eh pwm neh...

Os Fans que fazem o pull tem que ser iguais os dos push? Push pull melhora bastante as temps?

Vi em algumas fotos uma "bolinha" com vias... Vi o pessoal usando ela na saida da bomba junto a uma valvula, pelo visto eh para retirar o fluido... De tempos em tempos o que eh necessario fazer na manutenção?

Desculpe tantas perguntas...sempre gosto de saber tudo antes de fazer ou comprar alguma coisa.

Obrigado...e parabens para voces, otimo topico
As bombas D5 são muito fortes e silenciosas, não é à toa que são as melhores bombas do mercado.
A seleção de velocidade dos modelos Vario, funciona só para aumentar a pressão caso seu loop seja muito restritivo.
Também existe bombas D5 PWM, porém não possuem a chave seletora de velocidade, podendo ser controlado diretamente pela MB/Bios.

Sempre que fizer Push & Pull, o ideal é usar fans idênticos, até para não haver refluxo de ar no radiador.
Quem faz P&P, normalmente baixa até 3°C, coisa que eu acho que não compensa por causa do aumento do ruído, pois seria o dobro de fans naquele radiador.

Aquela "bolinha" que tu se refere são os spliters, eles servem tanto para acoplar válvula para drenagem, quanto para uma série de coisas, um exemplo é o uso de sensor de temperatura do fluído.
 
As bombas D5 são muito fortes e silenciosas, não é à toa que são as melhores bombas do mercado.
A seleção de velocidade dos modelos Vario, funciona só para aumentar a pressão caso seu loop seja muito restritivo.
Também existe bombas D5 PWM, porém não possuem a chave seletora de velocidade, podendo ser controlado diretamente pela MB/Bios.

Sempre que fizer Push & Pull, o ideal é usar fans idênticos, até para não haver refluxo de ar no radiador.
Quem faz P&P, normalmente baixa até 3°C, coisa que eu acho que não compensa por causa do aumento do ruído, pois seria o dobro de fans naquele radiador.

Aquela "bolinha" que tu se refere são os spliters, eles servem tanto para acoplar válvula para drenagem, quanto para uma série de coisas, um exemplo é o uso de sensor de temperatura do fluído.

Obrigado pela resposta...

Alguns topicos atraz alguen falou que aa bombas chinesas faziam mais barulho, entao deceriam estar falando de outra bomba entao? Essas D5 do Aliexpress entao...sao as mesmas se eu comprasse na frozen por exemplo?

Eu ainda nao entendi ao certo a manutenção, vi um video onde o cara usava agua quente e vinagre rodandonpor 10-15 min para limpar... Mais antes tinha que retirar o fluido antigo, ele tinha um splitter com umas valvula na saida da bomba, eh possivel retirar todo o fluido do sistema ou tira por gravidade e vai colocando agua destilada ate que fique limpo ?
 
Obrigado pela resposta...

Alguns topicos atraz alguen falou que aa bombas chinesas faziam mais barulho, entao deceriam estar falando de outra bomba entao? Essas D5 do Aliexpress entao...sao as mesmas se eu comprasse na frozen por exemplo?

Eu ainda nao entendi ao certo a manutenção, vi um video onde o cara usava agua quente e vinagre rodandonpor 10-15 min para limpar... Mais antes tinha que retirar o fluido antigo, ele tinha um splitter com umas valvula na saida da bomba, eh possivel retirar todo o fluido do sistema ou tira por gravidade e vai colocando agua destilada ate que fique limpo ?
As bombas chinesas não são as D5 que sempre recomendo.
Quase que todas as grandes marcas possuem indústria na china, ou seja, a XSPC por exemplo, todas as peças dela são fabricadas lá.
As bombas D5 do AliExpress, pode ser da Lowara, XSPC, Barrow, tanto faz a marca, mas sendo do modelo D5, vai ser silenciosa.
 
As bombas chinesas não são as D5 que sempre recomendo.
Quase que todas as grandes marcas possuem indústria na china, ou seja, a XSPC por exemplo, todas as peças dela são fabricadas lá.
As bombas D5 do AliExpress, pode ser da Lowara, XSPC, Barrow, tanto faz a marca, mas sendo do modelo D5, vai ser silenciosa.

Obrigado novamente... Mais para frente volto a encher o saco...kkk
 
Comecei a atualizar minha build. Ontem aproveitei o feriado em SP, desmontei e limpei tudo. As novas peças devem chegar amanhã e assim que terminar, posto o resultado. Para quem tem dúvida sobre os fluidos coloridos, recomendo fortemente os fluídos da EK e da Thermaltake. Utilizei os dois por mais de 6 meses (é pouco, mas já dá pra ter uma ideia) e nenhum dos dois mancharam as mangueiras ou deixaram resíduos nos radiadores/blocos. Continuarei usando eles, além de ter um apelo estético, ajudam na dissipação do calor.
 
Última edição:
Comecei a atualizar minha build. Ontem aproveitei o feriado em SP e desmontei e limpei tudo. As novas peças devem chegar amanhã e assim que terminar, posto o resultado. Para quem tem dúvida sobre os fluidos coloridos, recomendo fortemente os fluídos da EK e da Thermaltake. Utilizei os dois por mais de 6 meses (é pouco, mas já dá pra ter uma ideia) e nenhum dos dois mancharam as mangueiras ou deixaram resíduos nos radiadores/blocos. Continuarei usando eles, além de ter um apelo estético, ajudam na dissipação do calor.
Muito bom saber, semana que vem monto meu sistema, a princípio com Água Destilada mesmo, mas futuramente quero colocar um fluido colorido... :joia:
 
Comecei a atualizar minha build. Ontem aproveitei o feriado em SP e desmontei e limpei tudo. As novas peças devem chegar amanhã e assim que terminar, posto o resultado. Para quem tem dúvida sobre os fluidos coloridos, recomendo fortemente os fluídos da EK e da Thermaltake. Utilizei os dois por mais de 6 meses (é pouco, mas já dá pra ter uma ideia) e nenhum dos dois mancharam as mangueiras ou deixaram resíduos nos radiadores/blocos. Continuarei usando eles, além de ter um apelo estético, ajudam na dissipação do calor.
Depois relata para nós como ficaram as temps depois de colocar aqueles fans da Cooler Master e diga o que achou deles.
Abração, amigo Breno!
 
galera alguém sabe onde compra os parafusos pra prender o cooler no radiador ?
e que comprei um cooler slim ja que o tamanho normal não cabe pois não tem espaço :okay:.
os parafusos que tem e so pros normais
@manotroll
Só corrigindo: os parafusos são M3 e não M4 conforme tinha citado anteriormente :joia:
 
Última edição:
Sempre que fizer Push & Pull, o ideal é usar fans idênticos, até para não haver refluxo de ar no radiador.
Quem faz P&P, normalmente baixa até 3°C, coisa que eu acho que não compensa por causa do aumento do ruído, pois seria o dobro de fans naquele radiador.

fui inventa de de coloca pushpull aqui uma vez com 6 fans r4 da cooler master, mesmo ligados em 5v não fico 24h no radiador, ruido aumenta muito faz tipo um eco delas todas girando, radiador fica fora, na parte de tras do gabinete, deixei só com 3 mesmo, essas 3 mesmo lugadas de 12v não fazem o ruido que 6 ligadas de 5v fazem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo