[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Dúvida ai pros migo do WC, qual temperatura em jogos vocês conseguem na CPU de vocês? E na GPU? E quais modelos/clock de CPU/GPU, obviamente. Gracias
 
Dúvida ai pros migo do WC, qual temperatura em jogos vocês conseguem na CPU de vocês? E na GPU? E quais modelos/clock de CPU/GPU, obviamente. Gracias

Com WC ? Quando tinha o 3930k A 4.5Ghz diários em jogando ele não passava de 50C , nas 780ti classified blocadas em Fulload a máxima era 40C!
 
Com WC ? Quando tinha o 3930k A 4.5Ghz diários em jogando ele não passava de 50C , nas 780ti classified blocadas em Fulload a máxima era 40C!

Que blz de temps nas Ti !!! :notbad:

Assim que terminar de montar o meu, posto as temps.

1ZYRzyk.jpg
 
Opa pessoal preciso de ajuda de vocês....

Atualmente possuo um H100I e aparentemente alguma coisa nele não está normal (não sei se foi a bomba ou radiador mas algo parou pois o mesmo não está resfriando como deveria.) Teria alguma maneira de eu testar os componentes pra vê qual poderia está estragado / queimado ?
Digo isso pois meu I7 3770K em estoque e totalmente idle está ficando 40 graus, abre um navegador pula para 60, jogo então...Nem se fale.
Observação: O Logo do H100I está em perfeito estado porém quando coloco o dedo na bomba e nas mangueiras, não sinto sequer uma vibração porém a mesma não está esquentando, to literalmente sem entender.


Pergunto isso pois sabendo qual o item estragado irei remove-lo e se preparar para um WC custon...
 
Opa pessoal preciso de ajuda de vocês....

Atualmente possuo um H100I e aparentemente alguma coisa nele não está normal (não sei se foi a bomba ou radiador mas algo parou pois o mesmo não está resfriando como deveria.) Teria alguma maneira de eu testar os componentes pra vê qual poderia está estragado / queimado ?
Digo isso pois meu I7 3770K em estoque e totalmente idle está ficando 40 graus, abre um navegador pula para 60, jogo então...Nem se fale.
Observação: O Logo do H100I está em perfeito estado porém quando coloco o dedo na bomba e nas mangueiras, não sinto sequer uma vibração porém a mesma não está esquentando, to literalmente sem entender.

Pergunto isso pois sabendo qual o item estragado irei remove-lo e se preparar para um WC custon...

Ao que parece a bomba dele parou amigo. já instalou o Corsair Link? Ele mostra a rotação da bomba.

Mas se estiver na garantia, já abre RMA.
 
Ao que parece a bomba dele parou amigo. já instalou o Corsair Link? Ele mostra a rotação da bomba.

Mas se estiver na garantia, já abre RMA.

No corsair link ele aparece como "H100I Pump" algo assim? Se sim, vi isso já, ele me aparece selecionado em two com rotações de aparentemente 2300 algo assim (nao estou com o PC agora pois levei em uma loja para vê se descobrem mas aparentemente estão mais perdido do que eu.) Quando coloquei ele em "one" se nao me engano, foi para 4400 porém não senti nada de vibração da mesma maneira. Não sei o que fazer mais para descobrir se realmente é ela com problema....

Em relação a garantia, está apenas da Corsair (5 anos) porém nao me lembro onde guardei a nota e muito menos onde comprei (antigamente foi em um anuncio de uma loja platinum no mercado livre). Me falaram que o RMA demora cerca de 4 meses ai fica tenso esperar tudo isso... :poker:
 
Me tira uma duvida galera, andei vendo uns videos de um pessoal mergulhando o PC em óleo mineral, e parece manter o sistema mais frio q Walter cooler, minha dúvida, se eu tivesse um WC custom e não quisesse mergulhar o PC no óleo, seria possível testar no WC? Tipo, no lugar de agua, colocar o óleo mineral?
 
Eu nunca vi um WC com óleo mineral ao invés de água ou fluido de WC.
Mas se você quiser testar seria interessante saber o que acontece.
Acho que a bomba vai queimar por causa da resistência do óleo em circular e a temperatura não vai ser tão boa assim porque o tempo de transferência entre o fluido do radiador até os blocos será maior.
Também nos blocos da CPU e das GPUs existem finas aletas por onde passa a agua e no caso do óleo a resistência para passar nas aletas da CPU seriam tão grandes que acho que poderia parar o sistema todo.

Mas são apenas teorias, tem que ver na pratica o que acontece :haha:
 
Pois é cara, se eu tivesse um sistema velho pra testar, mas como vou comprar tudo do zero ai não rola kkk. Tipo, nem usando uma bomba mais potente ou mais de uma bomba pra empurrar o óleo? Essa dúvida me surgiu pelo fato de o óleo não causar corrosão e não ter mais problemas com fungo, bactérias, algas e etc... Sei lá, mas vlw.
 
Mesmo com duas bombas acredito que o maior problema é que os blocos de CPU como EK-Supremacy não foram feitos para passar oleo. Suas canaletas são muito finas e provavelmente criariam uma restrição tão grande que com o tempo ou a bomba quebraria ou as canaletas se desfariam.
Teria que fazer uma engenharia nos blocos para um outro tipo de restrição. Seria um redesign completo dos blocos e até mesmo dos radiadores.
 
Galera... Atualmente utilizo Água Destilada/Desmineralizada, mas anda juntando muito resíduos muito rápido, além de não ter baixa condutividade...
Um brother manjador das químicas tava me tirando uma dúvida, e chegou a conclusão que a fórmula de DIVERSOS fluídos próprios para WC, tem a fórmula praticamente idêntica à muitos fluídos de radiador de carro (um exemplo é os Radiex da linha TAP http://www.radiex.com.br/arrefecimento/item/299-tap-r1832-azul )... e ainda são MUITO mais baratos. Inclusive no laboratório em que ele trabalha, utilizam esses fluidos em equipamentos refrigerados à líquidos. Porém, meu sistema atualmente é todo laranja translúscido, não queria utilizar nenhum fluido de cor diferente... vocês conhecem algum incolor e que seja bom de usar em WC ??
 
Eu nunca vi aditivo de radiador incolor, mas o que voce pode fazer tambem é usar agua destilada com algicida.
Ou procura por fluido de radiador laranja. Eu acho que já vi dessa cor na MercadoCar
 
Galera... Atualmente utilizo Água Destilada/Desmineralizada, mas anda juntando muito resíduos muito rápido, além de não ter baixa condutividade...
Um brother manjador das químicas tava me tirando uma dúvida, e chegou a conclusão que a fórmula de DIVERSOS fluídos próprios para WC, tem a fórmula praticamente idêntica à muitos fluídos de radiador de carro (um exemplo é os Radiex da linha TAP http://www.radiex.com.br/arrefecimento/item/299-tap-r1832-azul )... e ainda são MUITO mais baratos. Inclusive no laboratório em que ele trabalha, utilizam esses fluidos em equipamentos refrigerados à líquidos. Porém, meu sistema atualmente é todo laranja translúscido, não queria utilizar nenhum fluido de cor diferente... vocês conhecem algum incolor e que seja bom de usar em WC ??

Eu nunca vi aditivo de radiador incolor, mas o que voce pode fazer tambem é usar agua destilada com algicida.
Ou procura por fluido de radiador laranja. Eu acho que já vi dessa cor na MercadoCar

Há alguns dias estou utilizando uma solução (que eu mesmo fiz) de água destilada, monoetilenoglicol e algicida. Fica incolor e até agora nada a reclamar.
 
Eu nunca vi um WC com óleo mineral ao invés de água ou fluido de WC.
Mas se você quiser testar seria interessante saber o que acontece.
Acho que a bomba vai queimar por causa da resistência do óleo em circular e a temperatura não vai ser tão boa assim porque o tempo de transferência entre o fluido do radiador até os blocos será maior.
Também nos blocos da CPU e das GPUs existem finas aletas por onde passa a agua e no caso do óleo a resistência para passar nas aletas da CPU seriam tão grandes que acho que poderia parar o sistema todo.

Mas são apenas teorias, tem que ver na pratica o que acontece :haha:

A bomba não vai queimar, muito pelo contrário, é possível que o óleo até aumente a vida útil dela, por conta da lubrificação.
Claro que ela vai girar bem mais devagar, por conta da resistência, mas essas bombas trabalham aplicando uma tensão contínua no motor, e não tentando manter sempre a mesma rotação. A rotação vai ser menor, mas a tensão aplicada vai ser a mesma, então não tem problema.

Sobre a perda de carga nos radiadores e blocos, sim, vai ser maior.
E você precisaria de bombas com maior pressão pra empurrar o sistema.


Mas existem dois problemas nesse tipo de sistema:
1 - Óleo conduz calor pior do que água;
2 - O óleo resseca os o-rings de borracha, até eles racharem e vazarem.


Óleo é usado em full immersion cooling porque é inerte e isolante, duas coisas que a água não é.
Mas pra closed loops, água é melhor
 
Pessoal estou querendo trocar as mangueiras do meu H100I porem muitas duvidas me surgem (primeiro mod em um WC).

1 - Diametro da mangueira qual usar? Que tipo de mangueira tem que ser neste caso?

2 - Ainda estou pensando se manterei selado só com a troca de mangueira ou irei adicionar um reservatório, caso adicione o reservatório como funciona a escolha dos fittings? O que devo analisar neles, compatibilidade com a mangueira ou reservatório em si? Como farei isso ?


Essas parte dos fittings estao me impedindo de iniciar o projetos.... :nooo:
 
Brothers, logo devo pedir a segunda parte dos equipos para o wc, os blocks das vgas, mais fittings, mangueiras, parafusos, controlador e um rombo no bolso de 700 obamas... meu fiofa está ardendo, mas esse wc sai ainda esse ano...

Logo eu solto a lista de produtis...


Edit: tive uma dúvida, tenho rad gtx 360, seria interessante comprar outro radiador? Vou colocar a lista do que tenho e do que preciso, fora os fittings:

Tenho:
- Reservatório dual bay EK
- Bomba EK DCP 4.0
- Radiador Black Ice GTX 360
- Block para cpu EK Supremacy
- Compression fittings na medida 3/8 id 1/2 od, alguns simples, alguns 45º, outros 90º
- 5 fans San Ace 9sg1212p1g03-pwm
- 1 fan delta pfc1212de-pwm
- 10 fans San Ace 109r1212h1161 3 pinos

Adicionei na lista de desejos:
- Block para vga aquacomputer kryographics 290X com backplate ativo (x2)
- Fita térmica fujipoly de 0.5mm
- Fita prata killcoil
- Tubos tygon norprene
- Corta tubos
- Filtro anti poeira

Além de mais alguns fittings, preciso de outro(s) radiador(es)? Aí tem de incluir outra bomba. Outra dcp ou melhor sugestão? E o controlador? E a ppcs, faz transferencia por WU?

Gostaria de deixar o gabinete bonito, comprei a fita led dos china, o gabinete tem capacidade para um rad no topo, e mais quatro espaços para fans espalhados. O atcs é bonito, bem construido, mas não tem 300 mil lugares para socar os radiadores. Farei o que todo mundo faz, sugestões?
 
Última edição:
Brothers, logo devo pedir a segunda parte dos equipos para o wc, os blocks das vgas, mais fittings, mangueiras, parafusos, controlador e um rombo no bolso de 700 obamas... meu fiofa está ardendo, mas esse wc sai ainda esse ano...

Logo eu solto a lista de produtis...


Edit: tive uma dúvida, tenho rad gtx 360, seria interessante comprar outro radiador? Vou colocar a lista do que tenho e do que preciso, fora os fittings:

Tenho:
- Reservatório dual bay EK
- Bomba EK DCP 4.0
- Radiador Black Ice GTX 360
- Block para cpu EK Supremacy
- Compression fittings na medida 3/8 id 1/2 od, alguns simples, alguns 45º, outros 90º
- 5 fans San Ace 9sg1212p1g03-pwm
- 1 fan delta pfc1212de-pwm
- 10 fans San Ace 109r1212h1161 3 pinos

Adicionei na lista de desejos:
- Block para vga aquacomputer kryographics 290X com backplate ativo (x2)
- Fita térmica fujipoly de 0.5mm
- Fita prata killcoil
- Tubos tygon norprene
- Corta tubos
- Filtro anti poeira

Além de mais alguns fittings, preciso de outro(s) radiador(es)? Aí tem de incluir outra bomba. Outra dcp ou melhor sugestão? E o controlador? E a ppcs, faz transferencia por WU?

Gostaria de deixar o gabinete bonito, comprei a fita led dos china, o gabinete tem capacidade para um rad no topo, e mais quatro espaços para fans espalhados. O atcs é bonito, bem construido, mas não tem 300 mil lugares para socar os radiadores. Farei o que todo mundo faz, sugestões?

Você já sabe como vai fazer o sistema de drenagem do seu loop? É importante definir isso para eventuais manutenções, drenar o sistema de forma prática e "limpa" evita muita dor de cabeça...
 
Brothers, logo devo pedir a segunda parte dos equipos para o wc, os blocks das vgas, mais fittings, mangueiras, parafusos, controlador e um rombo no bolso de 700 obamas... meu fiofa está ardendo, mas esse wc sai ainda esse ano...

Logo eu solto a lista de produtis...


Edit: tive uma dúvida, tenho rad gtx 360, seria interessante comprar outro radiador? Vou colocar a lista do que tenho e do que preciso, fora os fittings:

Tenho:
- Reservatório dual bay EK
- Bomba EK DCP 4.0
- Radiador Black Ice GTX 360
- Block para cpu EK Supremacy
- Compression fittings na medida 3/8 id 1/2 od, alguns simples, alguns 45º, outros 90º
- 5 fans San Ace 9sg1212p1g03-pwm
- 1 fan delta pfc1212de-pwm
- 10 fans San Ace 109r1212h1161 3 pinos

Adicionei na lista de desejos:
- Block para vga aquacomputer kryographics 290X com backplate ativo (x2)
- Fita térmica fujipoly de 0.5mm
- Fita prata killcoil
- Tubos tygon norprene
- Corta tubos
- Filtro anti poeira

Além de mais alguns fittings, preciso de outro(s) radiador(es)? Aí tem de incluir outra bomba. Outra dcp ou melhor sugestão? E o controlador? E a ppcs, faz transferencia por WU?

Gostaria de deixar o gabinete bonito, comprei a fita led dos china, o gabinete tem capacidade para um rad no topo, e mais quatro espaços para fans espalhados. O atcs é bonito, bem construido, mas não tem 300 mil lugares para socar os radiadores. Farei o que todo mundo faz, sugestões?

faltou a config do pc, mas pra dois blocos 290x mais cpu mais rads, seria ideal uma d5, fora que duas ek4.0 vao fazer muito barulho, mas como vc ja tem a 4.0, ve ai, ela é 800lh, nao estou certo que uma so de conta do que vc tem... pra 3 blocos precisa de dois rads preferencialmnete, mais um de 240 por ex. controlador de fan pra essas san ace de 7w cada tem que ter pelo menos 25w por canal pra poder pendurar 3 com segurança em cada, mesmo assim vão fazer barulho por ser industrial, prepara o ouvido, além de roncar abaixo dos 9v, principalmente das delta, eu mesmo não tolero, muita zuera pra um pc e desnecessario, minha opinião.
 
Adicionarei os qdc da koolance ou o que estiver disponivel... Já me certifiquei com o pessoal da ppcs quanto ao wu, acho que é hora de escolher...

Tava barato essas h1161, verei o sweet spot delas a 1000~1300 rpm, o controlador das 9sg tenho de contruir eu mesmo, usando as dicas do forum gringo, ou colocar as mais fracas em pushpull.

A config é tranquila, as peças estão chegando ainda, peguei uma giga x99-ud4p, 2x8 crucial balistix, a 2ª 290x, a fonte 1200 plati da evga, e a cpu comprarei por aqui mesmo.
Em termos de calor gerado, ficará a mesma coisa. Meu problema é que como comprei as fans e um rad restritivo, o rad do teto vai com as fortes, mas um mais tranquilo posso usar tambem, sei lá, são tantas configs que eu olho que perdi a referencia...
 
Última edição:
Adicionarei os qdc da koolance ou o que estiver disponivel... Já me certifiquei com o pessoal da ppcs quanto ao wu, acho que é hora de escolher...

Tava barato essas h1161, verei o sweet spot delas a 1000~1300 rpm, o controlador das 9sg tenho de contruir eu mesmo, usando as dicas do forum gringo, ou colocar as mais fracas em pushpull.

A config é tranquila, as peças estão chegando ainda, peguei uma giga x99-ud4p, 2x8 crucial balistix, a 2ª 290x, a fonte 1200 plati da evga, e a cpu comprarei por aqui mesmo.
Em termos de calor gerado, ficará a mesma coisa. Meu problema é que como comprei as fans e um rad restritivo, o rad do teto vai com as fortes, mas um mais tranquilo posso usar tambem, sei lá, são tantas configs que eu olho que perdi a referencia...

sim o gtx é fpi alto, fica bom com push pull, mas com essas fans delta e san ace vai ser um barulho enorme, mesmo em baixa voltagem, digo pois tenho 6 delta afb e outras san ace 109r 38mm e nao aguentei, removi, coloquei gt15. mas experimenta pois já estão ai.
 
sim o gtx é fpi alto, fica bom com push pull, mas com essas fans delta e san ace vai ser um barulho enorme, mesmo em baixa voltagem, digo pois tenho 6 delta afb e outras san ace 109r 38mm e nao aguentei, removi, coloquei gt15. mas experimenta pois já estão ai.

Putz cara tu me deixou com medo agora as San Ace tem 39Db de ruído e tua acha muito mesmo na controladora, fechei negocio em algumas unidades da Delta TFC1212DE (256CFM, 5500RPM, Ruido 66Db ):argh:
Acho que vou vender, elas ligadas deve ser sinistro.:damn:
 
Última edição:
Putz cara tu me deixou com medo agora as San Ace tem 39Db de ruído e tua acha muito mesmo na controladora, fechei negocio em algumas unidades da Delta TFC1212DE (256CFM, 5500RPM, Ruido 66Db ):argh:
Acho que vou vender, elas ligadas deve ser sinistro.:damn:

nao presta pra pc, essas ai nao operam abaixo de 8v, ou com muita ronqueira, fora que que demandam 48w, aonde vc espetar elas na placa mae ou controlador comum, vai queimar, so com controladora apropriada.
 
Última edição:
Iria utiliza-las direto na fonte e o PWM na placa-mae, será que consigo uns R$50 cada uma ?:trollfail:
nao presta pra pc, essas ai nao operam abaixo de 8v, ou com muita ronqueira, fora que que demandam 48w, aonde vc espetar elas no pc vai queimar, so com controladora apropriada.
 
Iria utiliza-las direto na fonte e o PWM na placa-mae, será que consigo uns R$50 cada uma ?:trollfail:

como vc faria isso se o conector é um só? tenta lá, no ml quem sabe consiga.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo