• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Fala rpz, estou tentando fazer meu primeiro WC Custom e queria ajuda com algumas coisas.

Atualmente eu uso um R9 7950X junto com o Kraken X73 360mm, como esse R9 é um forno, o kraken acaba nao segurando mt deixando em clocks baixos quando em full stress ou temps muito elevadas fazendo praticamente nada no PC.

Até entao esse é o meu carrinho

Algumas dúvidas:
1 - Esse reservatorio pump da Freezemod tem 480 LPM, isso é suficiente? Uma bomba com 700 LPM por exemplo faria tanta diferença assim?

2 - Esse CPU Block que escolhi e bem barato, os outros que vi sao bem mais caros, vale a pena comprar um tao caro ou é mais pra estetica?

3 - Eu quero comprar tubos de acrilico mas nao quero esquentar para fazer as curvas ( de 90 graus por exp) e sim usar os fittings para isso, porém, eu nao faço ideia de qual fittings comprar, de nenhuma parte, como identifico cada um? Qual a diferença dos fittings mais baratos e mais caros?

4 - Atualmente eu uso um NZXT H9 Flow e pretendo colocar um radiator no topo e outro em baixo, apenas esse pump é suficiente para o fluído percorrer todo o percurso?

Segue o link de cada produto do print:
Teste de vazamento
Medidor de temp e flow
Radiador 360mm Cobre
CPU Block AM5
Reservatorio bomba
 
Alguem sabe como remover esse 'suor' que esta no topo do distro plate, na filling port.

IMG-20240124-172747.jpg
 
Alguem sabe como remover esse 'suor' que esta no topo do distro plate, na filling port.

IMG-20240124-172747.jpg
Não remove, é evaporação normal, não tem o que fazer.
 
Thermaltake anuncia disponibilidade de componentes de resfriamento líquido Pacific SR Radiator e Pacific SF Fittings
Thermaltake, marca líder de DIY para PC em soluções de hardware premium, tem o prazer de anunciar que o radiador Pacific SR e os novos acessórios Pacific SF estão prontos para compra. Um sistema de refrigeração a água de alta qualidade deve incluir componentes com máxima capacidade de modificação e atratividade visual. O radiador Pacific SR possui painéis laterais destacáveis para você personalizar a pintura com mais facilidade, e os acessórios Pacific SF agora vêm em três cores – preto prateado, preto fosco e branco, garantindo uma seleção abrangente para atender a todas as suas necessidades.

Radiador Pacific SR280/360/420 - Edição Preto/Neve
O Radiador Pacific SR é um radiador fino com 28 mm de espessura e seu tamanho compacto pode oferecer enorme flexibilidade de posicionamento. Esta série possui 3 modelos: o Pacific SR360 que acomoda ventoinhas de 120 mm, e o Pacific SR280 e Pacific SR420 que acomoda ventoinhas de 140 mm. O Pacific SR Radiator tem edições em preto e neve para escolher; contribuindo para o design modular, você pode retirar os painéis laterais destacáveis do radiador e pintá-los na cor que desejar. Além disso, este radiador é fabricado com tubos planos e densidade de aletas de 17 FPI, combinado com ventiladores de alta pressão estática que podem oferecer uma solução de resfriamento excepcional.

g7DG9U5.jpeg


0J4AKAR.jpeg


z7RooDS.jpeg


0dA2o8x.jpeg


Acessórios Pacific SF - Prata Preto/Preto Mate/Branco
Os acessórios Pacific SF incorporam 10 modelos, que podem ser divididos em três categorias - adaptadores, extensores e acessórios de compressão com diâmetro externo de 16 mm. O preto prateado foi lançado anteriormente e agora mais duas novas cores, preto fosco e branco, também estão disponíveis. Eles herdam a nova aparência de estilo industrial e seu design se concentra na conveniência de instalação e na estética atraente. As conexões Pacific SF são feitas de latão de alta qualidade com acabamento especial e apresentam rotadores helicoidais projetados com serrilhamento, fazendo com que seus sistemas pareçam elegantes e fáceis de instalar. Em relação aos adaptadores e extensores, o design giratório de 2 vias e 360 graus de seus rotadores também facilita um processo simplificado de instalação e desmontagem.

Os adaptadores Pacific SF contêm 90 graus, 45 graus e 45 e 90 graus, permitindo que você construa seu sistema de refrigeração líquida com diferentes ângulos de loop.

Os extensores Pacific SF incorporam comprimentos de 20 mm e 30 mm em vários designs com roscas de parafuso G1/4, de macho para macho, fêmea para macho e fêmea para fêmea. Os extensores Pacific SF podem ser conectados ao radiador, blocos ou outros adaptadores para uma instalação mais fácil de usar, incluindo extensão do comprimento e troca dos conectores macho/fêmea.

As compressões de tubo rígido Pacific SF de 16 mm de diâmetro externo podem combinar com tubos de PETG, acrílico e vidro, chegando em 16 mm de diâmetro externo (OD) e emparelhados com roscas de parafuso G1/4. Eles são adequados para aplicação em chassis compactos sem comprometer a vedação de compressão ou impactar o fluxo do líquido refrigerante.

Características do radiador Pacific SR280/360/420:
Libere seu chassi

O Pacific SR Radiator é um radiador fino de design industrial com design compacto, que ocupa menos espaço dentro do chassi e permite maior flexibilidade na colocação de componentes e otimização de espaço.

O design modular torna o DIY mais acessível
O design modular permite que você destaque o painel lateral e aplique tinta no radiador do seu PC e seu painel lateral removível permite combinar o esquema de cores do seu sistema, adicionando um toque de personalização à sua construção.

Alta qualidade para melhores resultados de resfriamento
A série de radiadores Pacific SR tem 28 mm de espessura, e o Pacific SR360 apresenta um tanque de latão com tubos planos de 12 conjuntos, enquanto o Pacific SR280/420 apresenta um com tubos planos de 14 conjuntos, o que é ideal para aplicações térmicas. capacidade e maior transferência de calor. Sua densidade de aletas de 17 FPI maximiza a área de superfície para dissipação de calor eficiente; aumentando um pouco a velocidade do ventilador, haverá um aumento notável no desempenho de resfriamento.

Expansão notável
O Pacific SR360 é adequado para ventiladores de alta pressão estática de 120 mm e o Pacific SR280/420 é adequado para ventiladores de alta pressão estática de 140 mm; ele permite que os usuários construam um sistema de refrigeração líquida com estética excepcional e flexibilidade para integrar perfeitamente atualizações modulares externas, resultando em um nível incomparável de configurações personalizadas.

Características das conexões Pacific SF:
Novo estilo industrial com melhor aderência

As conexões Pacific SF são forjadas com rotadores helicoidais recartilhados de estilo industrial feitos com latão de alta qualidade e tratados com um acabamento superficial especial, criando um novo visual com estética fantástica e proporcionando uma aderência mais ergonômica durante a instalação.

Adaptadores Pacific SF: Facilite a construção com um pouco de ajuda
Os adaptadores Pacific SF oferecem conveniência e finalidade estética ao criar uma construção, permitindo que você decore seu sistema de refrigeração líquida enquanto cria ângulos de 90 e 45 graus.

Adaptadores Pacific SF: escolha o que melhor se adapta
aos adaptadores Pacific SF vêm com diferentes ângulos, incluindo 90 graus, 45 graus e 45 e 90 graus, fornecendo uma ampla gama de seleções para construir seu sistema de refrigeração líquida com facilidade e mais dinâmica.

Extensores Pacific SF: Escolha o que melhor se adapta
Os extensores Pacific SF vêm em comprimentos de 20 mm a 30 mm em vários designs de roscas G1/4, de macho para macho, de fêmea para macho e de fêmea para fêmea, fornecendo uma ampla gama de seleções para você construa seu sistema de refrigeração líquida com mais eficiência.

Adaptadores / extensores Pacific SF: gire e ajuste
Os rotadores são bidirecionais e giratórios de 360 graus, trazendo conveniência durante a instalação e desmontagem.

Compressão Pacific SF OD: Instale livremente e sem preocupações
Tubo rígido Pacific SF de 16 mm OD As conexões de compressão podem ser usadas com tubos PETG, acrílico e vidro, que têm 16 mm de diâmetro externo (OD) e emparelhados com roscas de parafuso G1/4. Eles são projetados para trabalhar em espaços apertados sem comprometer a vedação de compressão ou impactar o fluxo do líquido refrigerante. Eles também apresentam quatro O-Rings para fornecer uma vedação mais segura e desempenho confiável.
Fonte: Thermaltake
 
Em mensagens anteriores teve essa discussão.

Eu por exemplo tava usando apenas água destilada mas tava fazendo o flush (limpeza) de 6 em 6 meses.

Porém um dos membros aqui o @CHM deu a ideia de utilizar água deionizada e 10% de Mono-Etilenoglicol.
Eu pretendo utilizar essa mistura assim que minha mangueiras de EPDM chegarem.
Chegou a usar essa mistura indicada pelo user ?
Estou usando, mas criou uma camada no reservatório, lembra gordura na agua. Mas tinha usado um corante da Bykski e estava manchando todo o sistema, desmontei tudo e limpei
talvez não tenha limpado direito... Porém tenho um amigo que está usando o fluido transparente do Zuin com o mesmo corante que usei, e não teve nenhum problema, então creio que seja a mistura mesmo. Mas Zuin não responde mais...

Qual melhor jeito de limpar o sistema, água e vinagre ?

Quem tem bomba Lowara, qual foi a maior vazão que conseguiu ? Assim que montei o sistema, batia 500L/H, mas depois de toda a caca no loop tá batendo 445L/H
 
Chegou a usar essa mistura indicada pelo user ?
Estou usando, mas criou uma camada no reservatório, lembra gordura na agua. Mas tinha usado um corante da Bykski e estava manchando todo o sistema, desmontei tudo e limpei
talvez não tenha limpado direito... Porém tenho um amigo que está usando o fluido transparente do Zuin com o mesmo corante que usei, e não teve nenhum problema, então creio que seja a mistura mesmo. Mas Zuin não responde mais...

Qual melhor jeito de limpar o sistema, água e vinagre ?

Quem tem bomba Lowara, qual foi a maior vazão que conseguiu ? Assim que montei o sistema, batia 500L/H, mas depois de toda a caca no loop tá batendo 445L/H
desmontar tudo, água e sabão e escova/bucha
 
Galera será q uma Alphacool Eisbaer Solo aguenta empurrar um radiador Black Ice Nemesis 560GTR ele tem 560mm e 5,5cm de espessura só usei bomba D5 com esse radiador mas estou querendo montar um sistema com block, reservatório e bamba integrado

s-l640.jpg
images
 
Fala rpz, estou tentando fazer meu primeiro WC Custom e queria ajuda com algumas coisas.

Atualmente eu uso um R9 7950X junto com o Kraken X73 360mm, como esse R9 é um forno, o kraken acaba nao segurando mt deixando em clocks baixos quando em full stress ou temps muito elevadas fazendo praticamente nada no PC.

Até entao esse é o meu carrinho

Algumas dúvidas:
1 - Esse reservatorio pump da Freezemod tem 480 LPM, isso é suficiente? Uma bomba com 700 LPM por exemplo faria tanta diferença assim?

2 - Esse CPU Block que escolhi e bem barato, os outros que vi sao bem mais caros, vale a pena comprar um tao caro ou é mais pra estetica?

3 - Eu quero comprar tubos de acrilico mas nao quero esquentar para fazer as curvas ( de 90 graus por exp) e sim usar os fittings para isso, porém, eu nao faço ideia de qual fittings comprar, de nenhuma parte, como identifico cada um? Qual a diferença dos fittings mais baratos e mais caros?

4 - Atualmente eu uso um NZXT H9 Flow e pretendo colocar um radiator no topo e outro em baixo, apenas esse pump é suficiente para o fluído percorrer todo o percurso?

Segue o link de cada produto do print:
Teste de vazamento
Medidor de temp e flow
Radiador 360mm Cobre
CPU Block AM5
Reservatorio bomba

Legal, estou me interando do assunto para ver se monto um loop pra mimha CPU. Inicialmente ia usar mangueiras, nem tinha pensado na possibilidade de usar tubos somente com fitings para fazer curvas, tem de ser algo bem planejado, não queria ter de comprar acessórios para fazer curvas.
Sobre os fitings o primeiro post do inicio desse tópico fala de alguns desses com curvas, vé se te ajuda.
 
Fala rpz, estou tentando fazer meu primeiro WC Custom e queria ajuda com algumas coisas.

Atualmente eu uso um R9 7950X junto com o Kraken X73 360mm, como esse R9 é um forno, o kraken acaba nao segurando mt deixando em clocks baixos quando em full stress ou temps muito elevadas fazendo praticamente nada no PC.

Até entao esse é o meu carrinho

Algumas dúvidas:
1 - Esse reservatorio pump da Freezemod tem 480 LPM, isso é suficiente? Uma bomba com 700 LPM por exemplo faria tanta diferença assim?

2 - Esse CPU Block que escolhi e bem barato, os outros que vi sao bem mais caros, vale a pena comprar um tao caro ou é mais pra estetica?

3 - Eu quero comprar tubos de acrilico mas nao quero esquentar para fazer as curvas ( de 90 graus por exp) e sim usar os fittings para isso, porém, eu nao faço ideia de qual fittings comprar, de nenhuma parte, como identifico cada um? Qual a diferença dos fittings mais baratos e mais caros?

4 - Atualmente eu uso um NZXT H9 Flow e pretendo colocar um radiator no topo e outro em baixo, apenas esse pump é suficiente para o fluído percorrer todo o percurso?

Segue o link de cada produto do print:
Teste de vazamento
Medidor de temp e flow
Radiador 360mm Cobre
CPU Block AM5
Reservatorio bomba

Irmão seguinte, minha opinião ok?

Tenho WC custom faz um tempo, e percebi que o fluxo de água quando muito alto, acaba não fazendo muito efeito... Então você pode ter uma bomba com 1 MILHÃO de LPM que não vai adiantar muito se você não tiver o radiador e o Block adequado. Atualmente uso um 14900K que tambem é muito quente!

Quando mais rápido a o fluído passa pelos componentes (principalmente radiador) menor o "calor" que fluído vai dissipar... Ou seja, se ele passar muito rápido pelo radiador não vai dar tempo dos Fans resfriar o fluído novamente.

Outro ponto, invista em um Block, pois seria um dos componentes principais do circuito! Tenho vários, e percebo que quanto mais "material" o Block tem, mais pesado e denso ele é, melhor o desempenho...

E mais uma coisa... Não acredite que vai dar certo fazer com tubos PetG (Tubos rígidos) e curvas, pois vai por mim... Não da certo! É impossível alinhar tudo sem fazer alguma curvinha nos tubos! Sobre fittings, eu uso Bykski e gosto demais! Já usei os gringos, DeepCool, Koolance, e esse Chines Bykski foram os que chegaram mais próximo da qualidade dos gringos.

Segue fotos ai do meu WC:

IMG-2579.jpg
IMG-2584.jpg


IMG-2584.jpg
 
Irmão seguinte, minha opinião ok?

Tenho WC custom faz um tempo, e percebi que o fluxo de água quando muito alto, acaba não fazendo muito efeito... Então você pode ter uma bomba com 1 MILHÃO de LPM que não vai adiantar muito se você não tiver o radiador e o Block adequado. Atualmente uso um 14900K que tambem é muito quente!

Quando mais rápido a o fluído passa pelos componentes (principalmente radiador) menor o "calor" que fluído vai dissipar... Ou seja, se ele passar muito rápido pelo radiador não vai dar tempo dos Fans resfriar o fluído novamente.

Outro ponto, invista em um Block, pois seria um dos componentes principais do circuito! Tenho vários, e percebo que quanto mais "material" o Block tem, mais pesado e denso ele é, melhor o desempenho...

E mais uma coisa... Não acredite que vai dar certo fazer com tubos PetG (Tubos rígidos) e curvas, pois vai por mim... Não da certo! É impossível alinhar tudo sem fazer alguma curvinha nos tubos! Sobre fittings, eu uso Bykski e gosto demais! Já usei os gringos, DeepCool, Koolance, e esse Chines Bykski foram os que chegaram mais próximo da qualidade dos gringos.

Segue fotos ai do meu WC:

IMG-2579.jpg
IMG-2584.jpg


IMG-2584.jpg

Legal, tu usou dois radiadores para o loop?

Qual o fluxo? Eu entendi assim: Bomba -> CPU Block -> Radiador do topo -> Radiador da Frente -> Reservatório

Acho que só assim esfriaria meu 14900KF, kkk...

Minha CPU é meio selvagem, mesmo colocando PL1 e PL2 em 253W e com algum undervolt, não pode ser muito, senão trava em testes e até alguns games mais exigentes, meu AIO não aguenta.

Só consegui evitar que passase de 95°C, indo a 100°C, e Thermal Throttle adoidado, baixando os P-Cores para 5,2Mhz e os E-Cores para 2.4Mhz, assim ele não passa dos 95°C em stress test nem em games, evitando o Thermal Throttle e ficando estável. Mesmo baixando os Mhz, fica legal para games, porque eles usam principalmente os P-Cores, e 5,2Mhz não é pouca coisa para jogar, segura fácil minha VGA.
 
Última edição:
Legal, tu usou dois radiadores para o loop?

Qual o fluxo? Eu entendi assim: Bomba -> CPU Block -> Radiador do topo -> Radiador da Frente -> Reservatório

Acho que só assim esfriaria meu 14900KF, kkk...

Minha CPU é meio selvagem, mesmo colocando PL1 e PL2 em 253W e com algum undervolt, não pode ser muito, senão trava em testes e até alguns games mais exigentes, meu AIO não aguenta.

Só consegui evitar que passase de 95°C, indo a 100°C, e Thermal Throttle adoidado, baixando os P-Cores para 5,2Mhz e os E-Cores para 2.4Mhz, assim ele não passa dos 95°C em stress test nem em games, evitando o Thermal Throttle e ficando estável. Mesmo baixando os Mhz, fica legal para games, porque eles usam principalmente os P-Cores, e 5,2Mhz não é pouca coisa para jogar, segura fácil minha VGA.
Mano meu Loop é exatamente esse como você mencionou: Bomba -> CPU Block -> Radiador do topo (280mm) -> Radiador da Frente (360mm) -> Reservatório

Porém tenho problemas quando jogo... O radiador do topo pega o ar de dentro do gabinete e joga para fora, quando estou jogando a VGA fica entre 65-70 graus e isso faz com que o fluído ao passar pelo radiador do topo esquente ao invés de resfriar, pois o fluído entra no primeiro radiador em torno de 40 graus.
Preciso inverter os fans de 140mm no topo pegando o ar de Fora -> Dentro do gabinete.

Cara, não uso AIO aqui... Nunca nem mexi nisso ai, porém o WC custom consegue segurar bem as Temps quando esta tudo em padrão stock.
Se quer melhoras as termps opte por refinar manualmente mesmo, e vai testanto a estabilidade. Se você quer algo fino não tem jeito...

Não sei qual sua refrigeração ai, mas 14700k pra cima, infelizmente não tem como... No mínimo um WC selado 360mm dos bons!
 
Mano meu Loop é exatamente esse como você mencionou: Bomba -> CPU Block -> Radiador do topo (280mm) -> Radiador da Frente (360mm) -> Reservatório

Porém tenho problemas quando jogo... O radiador do topo pega o ar de dentro do gabinete e joga para fora, quando estou jogando a VGA fica entre 65-70 graus e isso faz com que o fluído ao passar pelo radiador do topo esquente ao invés de resfriar, pois o fluído entra no primeiro radiador em torno de 40 graus.
Preciso inverter os fans de 140mm no topo pegando o ar de Fora -> Dentro do gabinete.

Cara, não uso AIO aqui... Nunca nem mexi nisso ai, porém o WC custom consegue segurar bem as Temps quando esta tudo em padrão stock.
Se quer melhoras as termps opte por refinar manualmente mesmo, e vai testanto a estabilidade. Se você quer algo fino não tem jeito...

Não sei qual sua refrigeração ai, mas 14700k pra cima, infelizmente não tem como... No mínimo um WC selado 360mm dos bons!

Meu AIO tem 280mm/FANS 140mm (na assinatura) e fica no topo, e realmente a VGA deve jogar bastante ar quente nele, afinal são 3 FANs bombando ar no meio da jogatina. Mesmo assim com a config que falei antes fica tranquilo, mas com o 14900KF em stock ou undervolt básico, aí não tem jeito vira um vulcão o micro.
Também tenho 6 FANs de 120mm jogando ar para dentro (3 na base e 3 na frente/lado), 1 FAN de 120mm jogando ar para fora atrás e 2 FANS de 140mm (do AIO) jogando ar para fora no topo.

No meu gabinete consigo encaixar o AIO apenas no topo ou na base, devido ao tamanho dos FANs, se for de 360mm, posso por na frente, em baixo ou no topo.

Depois tem aquele lance das bolhas de ar, que se o block estiver acima do radiador a tendência das bolhas de ar é ir parar no block. Num WC Custom, não tem esse problema, pois normalmente o ar acaba ficando no reservatório.

Sobre o teu loop, a questão do radiador do topo pegar ar quente da VGA, eu acho que ele esquenta não só por isso, ele pega ar quente do radiador da frente também que pega ar fresco de fora, resfria o radiador, mas acaba depois joga dentro do gabinete ar quente da troca de calor, se for esse o fluxo. O que pode estar faltando é FAN jogando ar fresco de fora para dentro, sem passar por radiador, não vi muitos FANs jogando ar frio de fora pra dentro nas fotos do teu gabinete. Quanto mais ar fresco entrar no gabinete, melhor para a troca de calor.
 
Última edição:
Meu AIO tem 280mm/FANS 140mm (na assinatura) e fica no topo, e realmente a VGA deve jogar bastante ar quente nele, afinal são 3 FANs bombando ar no meio da jogatina. Mesmo assim com a config que falei antes fica tranquilo, mas com o 14900KF em stock ou undervolt básico, aí não tem jeito vira um vulcão o micro.
Também tenho 6 FANs de 120mm jogando ar para dentro (3 na base e 3 na frente/lado), 1 FAN de 120mm jogando ar para fora atrás e 2 FANS de 140mm (do AIO) jogando ar para fora no topo.

No meu gabinete consigo encaixar o AIO apenas no topo ou na base, devido ao tamanho dos FANs, se for de 360mm, posso por na frente, em baixo ou no topo.

Depois tem aquele lance das bolhas de ar, que se o block estiver acima do radiador a tendência das bolhas de ar é ir parar no block. Num WC Custom, não tem esse problema, pois normalmente o ar acaba ficando no reservatório.

Sobre o teu loop, a questão do radiador do topo pegar ar quente da VGA, eu acho que ele esquenta não só por isso, ele pega ar quente do radiador da frente também que pega ar fresco de fora, resfria o radiador, mas acaba depois joga dentro do gabinete ar quente da troca de calor, se for esse o fluxo. O que pode estar faltando é FAN jogando ar fresco de fora para dentro, sem passar por radiador, não vi muitos FANs jogando ar frio de fora pra dentro nas fotos do teu gabinete. Quanto mais ar fresco entrar no gabinete, melhor para a troca de calor.
Cara, é engraçado mas os meus fans frontais que sopram do raidador para dentro não esquenta muito... Mas no WC custom o fluído não aquece ao ponto de aquecer o ar interno do gabinete, pelo menos não nesse meu loop... Pode ser que se eu adicionar a VGA o cenário mude e passe aquecer mais o fluído, mas por hora, os fans da frente empurrando o ar "quente" do radiador não é o problema.

Vou fazer a alteração dos fans superiores e posto os resultados.
 
Cara, é engraçado mas os meus fans frontais que sopram do raidador para dentro não esquenta muito... Mas no WC custom o fluído não aquece ao ponto de aquecer o ar interno do gabinete, pelo menos não nesse meu loop... Pode ser que se eu adicionar a VGA o cenário mude e passe aquecer mais o fluído, mas por hora, os fans da frente empurrando o ar "quente" do radiador não é o problema.
Vou fazer a alteração dos fans superiores e posto os resultados.

Estava vendo aqui, o radiador do topo acho até normal esquentar, afinal ele pega o liquido bem quente do processador, natural ele ser mais quente, quando chega no da frente ele esfria mais o liquido, por isso esse teu sistema segura a CPU.

Acho que tá tudo certo, não tem sentido o liquido sair quente da cpu e chegar frio no radiador do topo, pelo contrário vai chegar bem quente nele, ainda mais em uso intenso, então natural ele ele esquentar, e vai começar a troca de calor para resfriar, quando chega no radiador da frente ele já está mais refrigerado, além dele ser maior e refrigerar mais ainda, após o liquido volta mais fresquinho pro teu reservatório, acho que tá tudo certo no teu loop.

Meu AIO, fica no topo, em uso normal larga ar fresquinho, FANs lentas e silenciosas, mas jogando games pesados, as FANs aumentam a rotação, o pump também, além de jogar muito mais ar quente no topo, para fora do gabinete, vira um vulcão..kkk. Ainda mais com a ajuda da VGA jogando ar quente para cima, quando em uso intenso, porque sem jogar as ventoinhas dela ficam paradas até. Isso que tenho 6 FANs de 120mm jogando ar para dentro, elas não são tão poderosas, mas puxam ar de fora igual.
 
galera jogo rapido.
aqueles blocos com bomba e reservatorio da barrow e bom ????

amigo trouxe de fora um kit para intel, comprou errado e esta vendendo, o pc dele e amd.

e esse modelo aqui, isso presta ???

 
Última edição:
amigo trouxe de fora um kit para intel, comprou errado e esta vendendo, o pc dele e amd.

Qualquer mounting pra bloco da Barrow custa pouco mais de US$5.

Se o "trouxe de fora" significar "comprou no Ali", bem provável que a loja envie um de graça pedindo com jeito.

Se o "trouxe de fora" significar "pensei que era um AIO", aí complica.


e esse modelo aqui, isso presta ???

Barrow/Bykski e derivados no geral, sim.
 
Boa tarde pessoal, estou interessado em montar um projeto onde vou utilizar um Water Cooler custom, queria tirar algumas dúvidas;

A marca Bykski é boa o suficiente?

Aquela linha chamado Granzon que eles comercializam é boa? Não achei muito conteúdo sobre esses itens em específico.

Estou interessado em comprar pelo o Aliexpress a seguinte Pump/Reservatório:


Alguém tem algum feedback sobre?

Outro ponto, esse meu próximo projeto será Intel e o projeto está para o futuro pois irei aguardar a próxima geração dos CPUs da Intel saírem, é muito arriscado comprar o seguinte water block esperando que a furação seja igual ou facilmente adaptável?

Esse WB:


E a ultima e talvez mais estúpida pergunta; como vocês se planejam de quantos e quais fittings vocês irão comprar?
 
Qualquer mounting pra bloco da Barrow custa pouco mais de US$5.

Se o "trouxe de fora" significar "comprou no Ali", bem provável que a loja envie um de graça pedindo com jeito.

Se o "trouxe de fora" significar "pensei que era um AIO", aí complica.




Barrow/Bykski e derivados no geral, sim.
Cara e aquele Block com bomba e reservatório tudo junto.

Minha dúvida se isso presta
 
Cara e aquele Block com bomba e reservatório tudo junto.

Minha dúvida se isso presta

Sim. Fora raras exceções, como os fittings quick disconnect, os produtos da Barrow e Bykski competem de igual pra igual com marcas tradicionais "de entrada" como Alphacool, Watercool, Heatkiller, etc. Pode ficar tranquilo.

Dito isto, não tenho conhecimento sobre esse modelo específico. Sobre os componentes que realmente importam, tanto a bomba DDC clonada como o bloco são vendidos separadamente e têm boa reputação. A diferença é que a Barrow parafusou bomba e bloco na unidade que serve de top pros dois*. Claro que ainda precisa montar todo o resto como um loop normal com radiadores, mangueiras, fittings, termostato, bloco pra GPU, etc. Esses kits bloco e bomba da Barrow estão bem populares mesmo na gringa.

*Combos bloco/bomba da Barrow permitem instalar uma DDC original. Basta desparafusar a que veio e instalar uma Laing DDC310 de qualquer marca que já tenha housing.

Alguém tem algum feedback sobre?

Você estaria pagando basicamente pelos extras. Tanto o combo (bomba) quanto o bloco são idênticos aos Bykski de R$350 e $200, respectivamente. Aí é contigo.

irei aguardar a próxima geração dos CPUs da Intel saírem

Já foi confirmado que o LGA1851 tem espaçamento idêntico ao LGA1700.
 
Irmão seguinte, minha opinião ok?

Tenho WC custom faz um tempo, e percebi que o fluxo de água quando muito alto, acaba não fazendo muito efeito... Então você pode ter uma bomba com 1 MILHÃO de LPM que não vai adiantar muito se você não tiver o radiador e o Block adequado. Atualmente uso um 14900K que tambem é muito quente!

Quando mais rápido a o fluído passa pelos componentes (principalmente radiador) menor o "calor" que fluído vai dissipar... Ou seja, se ele passar muito rápido pelo radiador não vai dar tempo dos Fans resfriar o fluído novamente.

Outro ponto, invista em um Block, pois seria um dos componentes principais do circuito! Tenho vários, e percebo que quanto mais "material" o Block tem, mais pesado e denso ele é, melhor o desempenho...

E mais uma coisa... Não acredite que vai dar certo fazer com tubos PetG (Tubos rígidos) e curvas, pois vai por mim... Não da certo! É impossível alinhar tudo sem fazer alguma curvinha nos tubos! Sobre fittings, eu uso Bykski e gosto demais! Já usei os gringos, DeepCool, Koolance, e esse Chines Bykski foram os que chegaram mais próximo da qualidade dos gringos.

Segue fotos ai do meu WC:

IMG-2579.jpg
IMG-2584.jpg


IMG-2584.jpg

Que fitings vc usou no teu projeto? Falo não só marca, mas quais os tipos?
O que seria aquele dispositivo transparente, na mangueira, que tem um pouco antes de entrar no reservatório?
E no radiador da frente, abaixo, que fittings seriam? Tem aqeuele mais comprido para o lado, qual a função?
Comprou tudo no Alie?
 
Que fitings vc usou no teu projeto? Falo não só marca, mas quais os tipos?
O que seria aquele dispositivo transparente, na mangueira, que tem um pouco antes de entrar no reservatório?
E no radiador da frente, abaixo, que fittings seriam? Tem aqeuele mais comprido para o lado, qual a função?
Comprou tudo no Alie?
Cara, todo meu projeto é a da marca Bykski, uso fittings de compressão para mangueiras de 13mm externo. Esses fittings atendende vários tipos de mangueira, mas a que eu mais gosto de usar e uso atualmente é a 13x10 (13mm externo / 10mm interno). Todas as curvas que eu uso são rotativas, ou seja, elas "rodam" o que torna a organização e posicionamento das mangueiras bem mais fácil!

Aquele tubinho transparente é um filtro de fluxo duplo, ele tem 2 paredes de filtragem. Não é muito necessário em um circuito totalmente estanque como em um WC, mas como já montei vários e vários sistemas, depois de um tempo em alguns casos dependendo do fluído que esta usando, o tipo da mangueira, material do block, acaba formando alguns detritos bem pequenos dentro do sistema. Então eu gosto de usar o filtro pois tudo fica parado nele, e claro, é necessário limpar. Como meu sistema ja esta muito limpo e eu só aplico fluído sem corante... Desmonto tudo 1 vez por ano, e a sujeira é bem pequena.
Quando se usa corante, infelizmente é mais complicado... Eu já usei VÁRIAS marcas de fluído com corante, desde as gringas como o T1000, Corsair, EK, e já usei nacional como GBA e Power UP, TODOS COM CORANTE acaba "sujando" mais o sistema.

Recentemente instalei um visor de fluxo, questão estética mesmo.

Instalei uma válvula de alívio no cap superior do reservatório. Todo WC forma "pressão" dentro do sistema devido ao aquecimento da água... Por mais que muitos iram dizer que essa pressão é pequena, a temperatura do fluído não é suficiente para ebulição e blablabla, essa pressão é formada SIM e eu posso provar com vídeos kkkkk, então para não ficar abrindo o cap manualmente a cada 4, 5 dias para aliviar a pressão... Eu uso essa válvula de alívio que faz esse trabalho automaticamente, além de evitar o risco de uma mangueira sair do fitting devido a pressão interna.

Agora falando dos fittings instalados no radiador frontal, eu tenho sensores para monitoramento do delta das temperaturas... Tenho no total 4 sensores (2 entrada e 2 saída) nos radiadores para monitorar o resfriamento do flúido - Esses sensores são ligados em um controlador Corsair Commander Pro. No radiador frontal em um dos lados, tenho instalado uma válvula de dreno, que na minha opinião é muito útil. Já tive alguns problemas onde eu tinha que ficar fazendo uma "renovação" do fluído, similar a uma diálise... Então eu sempre gostei de ter uma válvula no ponto mais baixo para drenar uma parte do fluído. Lembrando que não é possível drenar tudo, no caso de um sistema similar ao meu, onde tenho 1L de fluído, por essa válvula consigo drenar 700ml, ou seja, 300ml sempre fica retido e a única maneira de retirar tudo é desmontando todo o loop.

Veja nas imagens que aquela "esfera" onde está conetado o sensor é um divisor de fluxo. Se trata de uma "esfera" oca para dividir o fluído caso necessário. No caso da imagem abaixo, é uma esfera de 4 vias e outra de 3 vias.

Tudo isso ligado em extrensores rotativos, pois caso seja extensores FIXOS, é complicado saber a posição que todo esse conjunto vai ficar posicionado quando acabar a rosca, para dar o torque final. (Espero que tenha sido claro kkkkkk)

Comprei muita coisa no Aliexpress, mas algumas coisas não tem como encontrar. Por exemplo, o minha bomba e reservatório são Swiftech.
Atualmente os Chinas fazem muita coisa boa, de muita qualidade mesmo! Como Barrow, Bykski, Freezemod... Posso afirmar que Barrow e Bykski são tops porque já usei e uso produtos deles. Mas se você quer algo muito muito premium, só nos EUA mesmo. Alphacool, DC Cooling, PrimoChill, EK entre outras inúmeras marcas muito top. Nunca encontrei nada dessas marcas na China. Encontra algumas coisas aqui no BR mas custa absurdamente caro.

Segue as fotos com os detalhes que mencionei:

IMG-0407.jpg
IMG-2702.jpg
IMG-2703.jpg
IMG-9205.jpg
 
Última edição:
galera jogo rapido.
aqueles blocos com bomba e reservatorio da barrow e bom ????

amigo trouxe de fora um kit para intel, comprou errado e esta vendendo, o pc dele e amd.

e esse modelo aqui, isso presta ???


Amigo nunca usei esse tipo de componente em meus WC.

Como foi mencionado lá em cima, marcas como Barrow, Bykski, Freezemod, são componentes de ótimo custo benefício... Mas não se trata de algo premium! Nem perto de uma EK ou AquaComputer... Mas atende muito bem, melhor que QUALQUER WC selado.

Vale ressaltar que esses componentes integrados, principalmente falando de Block com bomba e Radiador com bomba, são voltados mais para sistemas ITX com pouco espaço... Não sei se é seu caso.

Mas se você tiver bastante espaço ai, opte por componentes mais robustos e simples... Acredite o convencional sempre funciona!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde pessoal, estou interessado em montar um projeto onde vou utilizar um Water Cooler custom, queria tirar algumas dúvidas;

A marca Bykski é boa o suficiente?

Aquela linha chamado Granzon que eles comercializam é boa? Não achei muito conteúdo sobre esses itens em específico.

Estou interessado em comprar pelo o Aliexpress a seguinte Pump/Reservatório:


Alguém tem algum feedback sobre?

Outro ponto, esse meu próximo projeto será Intel e o projeto está para o futuro pois irei aguardar a próxima geração dos CPUs da Intel saírem, é muito arriscado comprar o seguinte water block esperando que a furação seja igual ou facilmente adaptável?

Esse WB:


E a ultima e talvez mais estúpida pergunta; como vocês se planejam de quantos e quais fittings vocês irão comprar?
Cara eu curto demais a Bykski, como pode ver 95% do meu WC uso bykski e indico.

Quanto comprar a linha Granzon... É mais gurmet, estética e firulas... Mas jamais será equivalente a componentes premium tipo EK... Quem já usou EK ou AquaComputer sabe o que estou querendo transmitir.

Minha opinião como usuário da marca, não compre Granzon... Vai gastar grana atoa! Os componentes convencionais da Barrow ou Bykski entregaram a mesma perfornance por um valor muito menor.
 
Última edição:
Cara, todo meu projeto é a da marca Bykski, uso fittings de compressão para mangueiras de 13mm externo. Esses fittings atendende vários tipos de mangueira, mas a que eu mais gosto de usar e uso atualmente é a 13x10 (13mm externo / 10mm interno). Todas as curvas que eu uso são rotativas, ou seja, elas "rodam" o que torna a organização e posicionamento das mangueiras bem mais fácil!

Aquele tubinho transparente é um filtro de fluxo duplo, ele tem 2 paredes de filtragem. Não é muito necessário em um circuito totalmente estanque como em um WC, mas como já montei vários e vários sistemas, depois de um tempo em alguns casos dependendo do fluído que esta usando, o tipo da mangueira, material do block, acaba formando alguns detritos bem pequenos dentro do sistema. Então eu gosto de usar o filtro pois tudo fica parado nele, e claro, é necessário limpar. Como meu sistema ja esta muito limpo e eu só aplico fluído sem corante... Desmonto tudo 1 vez por ano, e a sujeira é bem pequena.
Quando se usa corante, infelizmente é mais complicado... Eu já usei VÁRIAS marcas de fluído com corante, desde as gringas como o T1000, Corsair, EK, e já usei nacional como GBA e Power UP, TODOS COM CORANTE acaba "sujando" mais o sistema.

Recentemente instalei um visor de fluxo, questão estética mesmo.

Instalei uma válvula de alívio no cap superior do reservatório. Todo WC forma "pressão" dentro do sistema devido ao aquecimento da água... Por mais que muitos iram dizer que essa pressão é pequena, a temperatura do fluído não é suficiente para ebulição e blablabla, essa pressão é formada SIM e eu posso provar com vídeos kkkkk, então para não ficar abrindo o cap manualmente a cada 4, 5 dias para aliviar a pressão... Eu uso essa válvula de alívio que faz esse trabalho automaticamente, além de evitar o risco de uma mangueira sair do fitting devido a pressão interna.

Agora falando dos fittings instalados no radiador frontal, eu tenho sensores para monitoramento do delta das temperaturas... Tenho no total 4 sensores (2 entrada e 2 saída) nos radiadores para monitorar o resfriamento do flúido - Esses sensores são ligados em um controlador Corsair Commander Pro. No radiador frontal em um dos lados, tenho instalado uma válvula de dreno, que na minha opinião é muito útil. Já tive alguns problemas onde eu tinha que ficar fazendo uma "renovação" do fluído, similar a uma diálise... Então eu sempre gostei de ter uma válvula no ponto mais baixo para drenar uma parte do fluído. Lembrando que não é possível drenar tudo, no caso de um sistema similar ao meu, onde tenho 1L de fluído, por essa válvula consigo drenar 700ml, ou seja, 300ml sempre fica retido e a única maneira de retirar tudo é desmontando todo o loop.

Veja nas imagens que aquela "esfera" onde está conetado o sensor é um divisor de fluxo. Se trata de uma "esfera" oca para dividir o fluído caso necessário. No caso da imagem abaixo, é uma esfera de 4 vias e outra de 3 vias.

Tudo isso ligado em extrensores rotativos, pois caso seja extensores FIXOS, é complicado saber a posição que todo esse conjunto vai ficar posicionado quando acabar a rosca, para dar o torque final. (Espero que tenha sido claro kkkkkk)

Comprei muita coisa no Aliexpress, mas algumas coisas não tem como encontrar. Por exemplo, o minha bomba e reservatório são Swiftech.
Atualmente os Chinas fazem muita coisa boa, de muita qualidade mesmo! Como Barrow, Bykski, Freezemod... Posso afirmar que Barrow e Bykski são tops porque já usei e uso produtos deles. Mas se você quer algo muito muito premium, só nos EUA mesmo. Alphacool, DC Cooling, PrimoChill, EK entre outras inúmeras marcas muito top. Nunca encontrei nada dessas marcas na China. Encontra algumas coisas aqui no BR mas custa absurdamente caro.

Segue as fotos com os detalhes que mencionei:

IMG-0407.jpg
IMG-2702.jpg
IMG-2703.jpg
IMG-9205.jpg


Show teu loop em detalhes cara, é tanta informação e detalhes que dá até medo de ter um WC Custom ahsahash.

Uso AIO de 280mm, talvez ainda dê uma chance para algum AIO de 360mm, antes de partir para algo custom, mas pelo que andei vendo por aí, para segurar o 14900KF só custom mesmo.
 
Última edição:
Por exemplo, o minha bomba e reservatório são Swiftech

Você tá usando uma DDC no fundo e uma D5 no topo do reservatório? Confesso que fiquei olhando uma meia hora e não entendi... :haa:
 
Você tá usando uma DDC no fundo e uma D5 no topo do reservatório? Confesso que fiquei olhando uma meia hora e não entendi... :haa:
Não amigo… No topo do reservatório é somente a tampa do reservatório com fitting para retorno kkkkkkk.

Uso uma Swiftech MCP655-PWM 12v Water D5 Pump no fundo do reservatório!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo