Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

essas leis são gostosinhas e fáceis de estudar
lei dos servidores, dir. constitucional, direito administrativo...
pega um direito processual civil, lei 8666 (do capeta) dentre outras pra ver :bem:

mas eu tbm prefiro começar pelo que me atrai mais, ou o que é de mais fácil leitura... pq daí depois vc encara um monstro maior :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


this
e qdo cansar, faça o triplo
qdo achar q já fez o bastante, refaça todas, principalmente as que errou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara, esses simplificados aí é pra complementar o estudo
é bom vc ler a lei e depois o pdf simplificado pra tomar uma boa base, relembrar, etc...
não dá pra estudar as leis mais complexas SÓ por ele, pois as vezes a banca cobra o texto da lei, tal como ela é, nua e crua
Na última prova errei uma questão extremamente boba de licitação por não ter dado mais atenção pra lei seca.

Era só um copia e cola da lei, mas que não tinha em material de cursinho.

1/3 da pontuação dessa questão e, atualmente, eu estaria empossado em outro cargo . :bem:
 
Na última prova errei uma questão extremamente boba de licitação por não ter dado mais atenção pra lei seca.

Era só um copia e cola da lei, mas que não tinha em material de cursinho.

1/3 da pontuação dessa questão e, atualmente, eu estaria empossado em outro cargo . :bem:
exato
tem muita questão q cobra o texto exato da lei
não adiantar ler PDF sem ter lido a lei seca
é chato, é difícil de entender no início, é burocrático... mas é essencial... DEPOIS vc usa o PDF ou vídeo aulas que vão te explicar tudo que está escrito ali
 
Será que vai ter um passaralho na PMDF e nos policiais legislativos do Senado?
Acho bem difícil porque:
- Podem alegar estar seguindo ordens superiores.
- Podem alegar que o contingente não era suficiente.
- Estabilidade pública, fora que eles seriam julgados pela justiça militar eu creio (bem mais branda...etc..etc).
O que mais provavelmente vai acontecer é pedirem a federalização da segurança em Brasília (ao invés de ficarem subordinados ao estado/governador ficarem subordinados direto ao PR como está acontecendo agora com a intervenção).

On Topic:
A galera que é mais antenada nos cargos, quais deles estão com a rotina híbrida/remota? alguém tem noção?
 
Última edição:
essas leis são gostosinhas e fáceis de estudar
lei dos servidores, dir. constitucional, direito administrativo...
pega um direito processual civil, lei 8666 (do capeta) dentre outras pra ver :bem:

mas eu tbm prefiro começar pelo que me atrai mais, ou o que é de mais fácil leitura... pq daí depois vc encara um monstro maior :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


this
e qdo cansar, faça o triplo
qdo achar q já fez o bastante, refaça todas, principalmente as que errou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara, esses simplificados aí é pra complementar o estudo
é bom vc ler a lei e depois o pdf simplificado pra tomar uma boa base, relembrar, etc...
não dá pra estudar as leis mais complexas SÓ por ele, pois as vezes a banca cobra o texto da lei, tal como ela é, nua e crua
Nem me fale. Foi prazeroso estudar a aula 0 do estatuto, era aula inicial, 34 páginas com questões e gabarito inclusa. Zerei o material, fiz todas questões, depois reli todo material de novo e refiz todas questões, explicando passa a passo os erros na minha cabeça. Foi daora. Hoje vou ler a aula 1 do estatuto, vai até a 3. É mais curto por isso comecei por ela. Agora sobre esses negócio de ler lei não sabia pq se é dito que estratégia tem material de sobra pra passar na maioria deste concursos. Então na minha visão os estudos apenas pelos materiais do estratégia + questões/simulados seriam mais que suficiente. Mas vou tentar dar atenção a lei seca também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui pra aula I agora. Marcar 4 horas de estudo.
Abri o PDF, 160 páginas... Já fiquei assim? Putz, mas quando olhei PDF, 80 páginas é de conteúdo e as outras 80 são tudo questões... Assim que eu gosto... Material completo... Tu estuda e faz 80 páginas de questões, tu zera a alma do negócio. + De 100 questões pra fazer! Só sobre uma aula de estatuto dos servidores, a prova é geral e são 60 questões. O cara de prepara de verdade com esse estratégia. Agora já percebi que as revisões tem que estar sempre presente pq conteúdo é extenso... Meu medo é chegar na hora da prova e dar alguns brancos na hora H.
 
Última edição:
Seria essa playlist chamada dicas de estudos com Alexandre Meirelles?


O Alex costuma fazer novas lives sobre esses assuntos de métodos de estudo com frequência. A playlist a qual me refiro é essa abaixo:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alex é foda. Vi um corte de um podcast que ele participou esses dias (ainda tenho que procurar a íntegra).

Nesse corte ele tava falando sobre estudo "old school". Porque o pessoal geralmente comenta que era muito mais fácil ter um cargo público antigamente.

Galera só esquece de pensar que há uns 20 anos, mal tinha material para estudar e os melhores cursinhos eram presenciais e no RJ. Se você não fosse do sudeste, iria ralar pra caralho para passar em uma prova. Até pra saber da tua nomeação você tinha que comprar um "jornal de grande circulação".

Kkkkkk tempos duros.

Deve ser o podcast que ele participou no DP Podcast:



Aliás, o DP podcast é excelente fonte de motivação, para quem costuma ler/ver entrevistas com aprovados. Uma das formas de se manter firme nos estudos é estar motivado e, acredite, manter-se motivado por vários meses ou anos de estudo é difícil pra caráleo. Uma das formas de me manter motivado é ver vídeos de aprovados contando suas trajetórias, técnicas de estudo que usaram, como a vida mudou depois da aprovação etc.

Aproveitando o gancho, outras formas que uso pra me manter motivado:
1) Ver vídeos de viagens, especialmente em lugares com neve, tenho um sonho de fazer um boneco de neve desde pequeno :hihi:

2) Fotos de belas casas no wallpaper do PC/tablet. Antigamente eu imprimia essas fotos em uma cartolina grande e colava na parede da frente da minha mesa de estudos, rsrs.

3) Vídeos de aquários. Sou loooooooooooouco por peixinhos de aquário. Quando eu passar em algo definitivo, vou fazer um aquário de poder mergulhar dentro :vish:

4) Fotos da minha família, proporcionar uma vida familiar mais tranquila, no que tange a parte financeira/estresse trabalhista.

Com essas coisinhas simples, formo um mindset: quer ter isso? Pau nos livros!!!
 
Última edição:
Nem me fale. Foi prazeroso estudar a aula 0 do estatuto, era aula inicial, 34 páginas com questões e gabarito inclusa. Zerei o material, fiz todas questões, depois reli todo material de novo e refiz todas questões, explicando passa a passo os erros na minha cabeça. Foi daora. Hoje vou ler a aula 1 do estatuto, vai até a 3. É mais curto por isso comecei por ela. Agora sobre esses negócio de ler lei não sabia pq se é dito que estratégia tem material de sobra pra passar na maioria deste concursos. Então na minha visão os estudos apenas pelos materiais do estratégia + questões/simulados seriam mais que suficiente. Mas vou tentar dar atenção a lei seca também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui pra aula I agora. Marcar 4 horas de estudo.
Abri o PDF, 160 páginas... Já fiquei assim? Putz, mas quando olhei PDF, 80 páginas é de conteúdo e as outras 80 são tudo questões... Assim que eu gosto... Material completo... Tu estuda e faz 80 páginas de questões, tu zera a alma do negócio. + De 100 questões pra fazer! Só sobre uma aula de estatuto dos servidores, a prova é geral e são 60 questões. O cara de prepara de verdade com esse estratégia. Agora já percebi que as revisões tem que estar sempre presente pq conteúdo é extenso... Meu medo é chegar na hora da prova e dar alguns brancos na hora H.
Pra otimizar um pouco mais isso aí, e pra ficar menos monótono, em vez de fazer essas 80 questões numa tacada só, divide elas em 2 partes.

Ex: Num primeiro momento, faz só as questões ímpares. Aí vc guarda as pares para fazer uma revisão mais pra frente.

O estudo fica mais dinâmico, você vai girar o ciclo de matérias mais rápido.
 
Aproveitando o gancho, outras formas que uso pra me manter motivado:
Minha motivação é um dia subir nessa garupa:
wEws1g5.png
 
Pra otimizar um pouco mais isso aí, e pra ficar menos monótono, em vez de fazer essas 80 questões numa tacada só, divide elas em 2 partes.

Ex: Num primeiro momento, faz só as questões ímpares. Aí vc guarda as pares para fazer uma revisão mais pra frente.

O estudo fica mais dinâmico, você vai girar o ciclo de matérias mais rápido.
Tô ligado!
Essa aula I eu não termino hoje, são 160 páginas. Amanhã vou continuar onde parar hoje. Estou na página 19 agora. Já fiz minha pausa de 12 min. Divido em sessões. A cada 40 min dou uma pausa de 12. Vou até concluir 4 horas liquidas.
 
Fiz 30 páginas em 3 horas inclusa as questões. Isso é pouco né? Material com 160 páginas e é só uma aula. Melhorar isso, foda é que o remédio (ritalina) passou o efeito no meio do estudo do material, minha leitura ficou lenta, menas atento, tendo que voltar e ler várias vezes pra entender, me perdendo no meio do texto, tdah é foda, no dia da prova me lembrar de tomar medicação senão já diminui desempenho de prova.

:crycat: :bua:
 
Fiz 30 páginas em 3 horas inclusa as questões. Isso é pouco né? Material com 160 páginas e é só uma aula. Melhorar isso, foda é que o remédio (ritalina) passou o efeito no meio do estudo do material, minha leitura ficou lenta, menas atento, tendo que voltar e ler várias vezes pra entender, me perdendo no meio do texto, tdah é foda, no dia da prova me lembrar de tomar medicação senão já diminui desempenho de prova.

:crycat: :bua:
Calma irmão, acho que você tá muito agitado kkkkk.

Eu to voltando a estudar, já sou servidor e hoje mandei só 12pg de uma matéria.

Tua velocidade/retenção/desempenho/etc vão subir naturalmente. Acho que a dica mais importante é estudar todo dia, sem grilar.
 
Calma irmão, acho que você tá muito agitado kkkkk.

Eu to voltando a estudar, já sou servidor e hoje mandei só 12pg de uma matéria.

Tua velocidade/retenção/desempenho/etc vão subir naturalmente. Acho que a dica mais importante é estudar todo dia, sem grilar.
É pq hoje devido culpa minha iniciei estudo mais tarde mas já tinha tomado medicação. Efeito acabou ainda estudando, aí da um downgrade, na verdade os sintomas voltam... Aí fica foda... Sempre bate aquela bad de se achar burro ou lerdo.
Na vdd isso é culpa minha, a vdd é que tem que tomar medicação, esperar um pouco e ir estudar pra aproveitar todo tempo. Eu estudo 3-4 horas líquidas mas a real é que a hora bruta fica umas 5 horas pra 5 horas e meia, é praticamente o tempo da medicação. Só que eu enrolo 1 hora e meia pra duas horas curtindo a vibe química e o "silêncio na mente" vendo alguns hobbies. Aí sobram umas 3 horas e meia- 4 horas sendo que com as pausas ficam umas 5 horas e meia estudando o material. Eu uso pomodoro. Faço uma sessão, paro, descanso, aí começo outro, Paulo, descanso e denovo e assim por diante.

Mas tipo eu fui bem até... Das 20 questões, acertei 17, sendo que um dos erros foi por desatenção mesmo, confundi estatuto com constituição federal aí marquei errado.
 
Fiz 30 páginas em 3 horas inclusa as questões. Isso é pouco né? Material com 160 páginas e é só uma aula. Melhorar isso, foda é que o remédio (ritalina) passou o efeito no meio do estudo do material, minha leitura ficou lenta, menas atento, tendo que voltar e ler várias vezes pra entender, me perdendo no meio do texto, tdah é foda, no dia da prova me lembrar de tomar medicação senão já diminui desempenho de prova.

:crycat: :bua:
não se preocupe com número de paginas, mas sim com conteúdo bem estudado que irá lembrar na hora de fazer as questões.
O importante é começar devagar e manter o ritmo e o foco.
 
É pq hoje devido culpa minha iniciei estudo mais tarde mas já tinha tomado medicação. Efeito acabou ainda estudando, aí da um downgrade, na verdade os sintomas voltam... Aí fica foda... Sempre bate aquela bad de se achar burro ou lerdo.
Na vdd isso é culpa minha, a vdd é que tem que tomar medicação, esperar um pouco e ir estudar pra aproveitar todo tempo. Eu estudo 3-4 horas líquidas mas a real é que a hora bruta fica umas 5 horas pra 5 horas e meia, é praticamente o tempo da medicação. Só que eu enrolo 1 hora e meia pra duas horas curtindo a vibe química e o "silêncio na mente" vendo alguns hobbies. Aí sobram umas 3 horas e meia- 4 horas sendo que com as pausas ficam umas 5 horas e meia estudando o material. Eu uso pomodoro. Faço uma sessão, paro, descanso, aí começo outro, Paulo, descanso e denovo e assim por diante.

Mas tipo eu fui bem até... Das 20 questões, acertei 17, sendo que um dos erros foi por desatenção mesmo, confundi estatuto com constituição federal aí marquei errado.
Olá, meu caro! Que medicação é essa que você toma? É para déficit de atenção ou algo do tipo? Ou é algo apenas voltado para os estudos mesmo?
 
não se preocupe com número de paginas, mas sim com conteúdo bem estudado que irá lembrar na hora de fazer as questões.
O importante é começar devagar e manter o ritmo e o foco.
Sim, memorização e entendimento é a chave. Agora percebi que sobre os detalhes de lei, constituição na seca são difíceis de lembrar letra por letra, por sorte geralmente os enfoques não é esse. Meu foco tá atualmente nisso mesmo, todo dia bater as 3/4 horas liquidas. Com tempo vou otimizando a retenção e nível de conteúdo estudo, não pode ser lento pq material é muito extenso e até prova deve ter uns 6-7 meses.

Olá, meu caro! Que medicação é essa que você toma? É para déficit de atenção ou algo do tipo? Ou é algo apenas voltado para os estudos mesmo?
É medicamento para déficit de atenção. Basicamente dá mais atenção e foco, e mais energia também, é ótimo, percebo que meus estudos e perfomance rende melhor quando uso pra estudo( na vdd pra tudo, mas o foco atualmente é pra estudo). Quando não uso o estudo é mais lento e requer mais esforço.
 
Bom dia galera. Alguém sabe se dá para confiar no site Olhonavaga?
Anteontem fiz a prova da Seagri-DF, e, de acordo com o site, estou na classificação 10-13° das 67 vagas imediatas.
Já posso comprar a botina e marcar o churrasco da posse? 😁
 
Última edição:
Bom dia galera. Alguém sabe se dá para confiar no site Olhonavaga?
Anteontem fiz a prova da Seagri-DF, e, de acordo com o site, estou na classificação 10-13° das 67 vagas imediatas.
Já posso comprar a botina e marcar o churrasco da posse? 😁

Sim, é confiável. Só que quanto mais "nichado" ou desconhecido for o concurso, menos pessoas usarão o olhonavaga para colocar sua nota. Não é porque lá você está nessa classificação que necessariamente vai ficar de fato. É um bom termômetro, mas eu evitaria ficar olhando e mantendo a ansiedade lá no alto.
 
Bom dia galera. Alguém sabe se dá para confiar no site Olhonavaga?
Anteontem fiz a prova da Seagri-DF, e, de acordo com o site, estou na classificação 10-13° das 67 vagas imediatas.
Já posso comprar a botina e marcar o churrasco da posse? 😁
Multiplica sua colocação por 5. Deve ser por aí.
Um de SP q eu fiz eu tava em 2 lugar no olho na vaga. Colocação final 10.

Eu não pude fazer essa prova, meu vôo pra Brasília foi cancelado...
 
Bom dia galera. Alguém sabe se dá para confiar no site Olhonavaga?
Anteontem fiz a prova da Seagri-DF, e, de acordo com o site, estou na classificação 10-13° das 67 vagas imediatas.
Já posso comprar a botina e marcar o churrasco da posse? 😁

Se o número de candidatos que cadastrarem a nota no ranking for bem próximo do número de inscritos para o cargo dá para tomar o ranking como base, mas se a quantidade de notas cadastradas no ranking for muito inferior à quantidade de inscritos não dá para usar como base, pois tem-se uma amostragem muito pequena perto do quantitativo real de candidatos ao cargo. Daí é melhor não ficar se iludindo muito e esperar o resultado oficial.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo